Conheça a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido

Sofre com cancelamentos indevidos? Conheça a ferramenta de denúncia de clientes e conte com mais segurança na sua operação!

Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido  em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.

Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.

Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.

Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!

Como funciona a ferramenta de denúncia? 

Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular

O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.

A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood

A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.

Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado  a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

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#MelhoriaContinua

948 respostas

    1. ei, Frank! A ferramenta busca combater suspeitas de fraudes e trotes. Caso você receba um pedido de cancelamento e entenda que ele é indevido, você pode denunciar a supeita de conduta inaquada do consumidor. Dessa forma, o consumidor ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja. Enquanto isso, o iFood vai analisar se a conduta foge dos termos de uso e, caso seja confirmada a conduta irregular, o usuário será banido da plataforma. O objetivo é justamente promover mais segurança na operação dos nossos parceiros!

  1. E se o cliente receber a comida e cancelar o pedido para não pagar? Essa solução não atinge esses casos de má fé, então na minha avaliação não é útil.

    1. ei, Cristina! A ferramenta busca combater fraudes e trotes. Caso você receba um pedido de cancelamento e entenda que ele é indevido, você pode denunciar a suspeita de conduta inadequada do consumidor. Dessa forma, o consumidor ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja. Enquanto isso, o iFood vai analisar se a conduta foge dos termos de uso e, caso seja confirmada a conduta irregular, o usuário será banido da plataforma. O objetivo é justamente promover mais segurança na operação dos nossos parceiros! Uma outra dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/

  2. Bom dia ótima iniciativa, é isso mesmo que acontece, a concorrencia e muito desleal e acontece isso mesmo

    1. ei, Josenilson! Ficamos felizes por você ter gostado da novidade. Estamos empenhados a oferecer uma experiência cada vez melhor a você! Se em algum momento você precisar utilizar o recurso, não deixe de compartilhar um feedback com a gente!

  3. Concordo com o Luís, aqui na minha região levamos muitos cancelamentos, após o cliente receber o pedido, e o Ifood não responde por isso, sentimos que o benefício sempre vinculado ao cliente final e nós pagando tudo …

  4. O aifood só avisam depois do cancelamento.
    Infelizmente deixa a desejar o aifood. É como se nós fossemos empregados deles.
    O sistema do aifood tinha que ser diferente cidade grande pra cidade pequena.
    O custo é 20% prá aifood.
    Tá na hora de valorizar o contratante prestação de serviço.

  5. O difícil é q a maioria das vezes os clientes fazem os pedidos dormem ou algo do tipo e acabamos perdendo o nosso produto e no outro dia eles simplesmente cancelam

    1. ei, José! A ferramenta busca combater suspeitas de fraudes e trotes. Caso você receba um pedido de cancelamento e entenda que ele é indevido, você pode denunciar a suspeita de conduta inadequada do consumidor. Dessa forma, o consumidor ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja. Enquanto isso, o iFood vai analisar se a conduta foge dos termos de uso e, caso seja confirmada a conduta irregular, o usuário será banido da plataforma. O objetivo é justamente promover mais segurança na operação dos nossos parceiros!

  6. Tem que ter também para denunciar os entregadores, acontece que alguns deles recebe o pedido, sai com o pedido do restaurante e não dar saída e nem entrega ao cliente, ai chega outro entregador para o mesmo pedido que já saiu, ele pede o cancelamento, a cliente pensa que foi a loja.

      1. Minha plataforma foi clonada, a pessoa tem acesso a tudo, cancela meus pedidos e pausa meus itens do meu cardápio, faz até alteração de valores. Já tentei de tudo pra resolver e até hj não fizeram nada.

  7. Muitos clientes cancelam, sem os proprietários ter o que fazer ou denuncia, esperamos que com essa nova ferramenta diminua os casos de cancelamentos indevido. Cliente sim deveria fica em débito com ifood não o estabelecimento parceiro fica no prejuízo.

    1. ei, Dioney! Esperamos que você tenha gostado da novidade. Estamos empenhados a oferecer uma experiência cada vez melhor a você! Se em algum momento você precisar utilizar o recurso, não deixe de compartilhar um feedback com a gente!

  8. E se o cliente cancelar o pedido?
    Alegando não recebi
    Ou impróprio para consumo…
    Já sofremos com alguns testes,
    Cliente que recebeu o pedido e diz ao app ifood que não recebeu,
    Reclamei ao ifood e disse que não pode fazer nada. Espero que melhore pois ainda me sinto desamparado pela plataforma

  9. O Ifood deveria dar mais atenção ao comerciante! Pedidos on line onde o cliente recebe o pedido e cancela, mesmo quando o comerciante não permite o cancelamento, clientes com cadastros antigos e/ou incorretos, com telefones que não funcionam ou nem moram mais no endereço cadastrado. Pensando seriamente em parar de vender pelo Ifood, é um descaso com o comerciante que nunca vi igual!.

    1. Oi Caroline, tudo bem? Para esses casos, você pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/

  10. Mas e quando a pessoa age de má fé recebe o pedido e cancela o mesmo após a entrega, sem que o ifood se quer consulte o restaurante “parceiro”?
    Por que pelo que entendi nesta ferramenta é para antes do pedido ser entregue. Comigo aconteceu três cancelamentos do tipo que acabei de descrever. Um deles acabou que o indivíduo não sei se por peso na consciência entrou em contato com o restaurante e efetuou o pagamento do pedido que ele mesmo havia cancelado. O ifood foi completamente Inoperante em todos estes casos.
    O que vão fazer para tentar corrigir este problema?
    Por que então posso simplesmente pedir comida, consumir e após cancelar dando qualquer justificativa? Por que não houve nenhuma ação do ifood em termos de contato com o restaurante. Apenas desejo que o ifood implemente algo em que os restaurantes tenham o mínimo de proteção contra estes golpes.

    1. Oi Aparecido, para os casos citados no comentário, você pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/.

  11. Verdade tem muitos clientes que pedem um exemplo 00:30 quando é três da manhã que o pedido já foi entregue , fala que cancelou por demora da entrega sem ter demorado … Prejuízo imenso para o estabelecimento..

  12. todos os meus últimos cancelamentos foram pelo mesmo motivo: falta de entregador no ifood com maquininha para o cliente pagar na entrega; precisa resolver isso.

  13. Boa a ferramenta.. chegou tarde, mas enfim chegou. Eu estou baixo no ranking pq cancelo fraudes.

    Em mais de 10 anos de App, somente agora foram avaliar isso e pensar nos restaurantes??

    Precisam colocar o RESTAURANTE no CENTRO da estratégia, que são ELES que geram receita pro Ifood.

    Aqui é um tripé, se pensar só em cliente e deixar restaurante e entrega (motoboy) de lado, não se sustenta.

    1. Oi Jose, estamos trabalhando em soluções que possam ajudar a resolver esses problemas que você apontou no comentário.Por enquanto, temos essa ferramenta de denúncia de clientes e a de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/. Fique atento aos nossos canais para saber as outras novidades que estão por vir.

  14. Na verdade minha loja sofre com o gestor da loja sendo fechado durante o dia pelo ifood,sem mesmo eu mecher ,inclusive esta semana o ifood cancelou meus pedidos na hora de uma preparação e fechou a loja do nada,aí depous apareceu que todos os pedidos inclusive os concluídos estavam cancelados e disseram que foi o restaurante que cancelou, vê se tem lógica vou ficar trabalhando de graça!!!

    1. Oi, Michele. Recomendamos que você abra um chamado pelo Portal do Parceiro para que nosso time investigue o assunto. Assim, vamos entender como ajudar melhor você!

  15. Olá Equipe Ifood, bom dia.
    Parabéns pela iniciativa. Esse é um problema que prejudica demais as lojas. No entanto, essa iniciativa resolve parte do problema.
    Ocorre que um dos gaps que temos é quando o “cliente cancela o pedido após ter recebido o mesmo”, e nesse caso, o pagamento é estornado, o cliente fica com o pedido e…fica por isso! O Ifood não pensou em nenhum mecanismo pra bloquear esses casos. E quando abrimos chamado para reavermos o valor estornado, vocês simplesmente falam que “por se tratar de entrega própria não podemos reaver o valor”. O que, sinceramente falando, é forçar os parceiros a terem a entrega com entregadores Ifood. Caso contrário, ficaremos, sim, com o prejuízo. Isso pra mim não faz sentido. Não estamos tratando o problema pela raiz.
    Já tive vários casos em que o cliente faz o pedido a tarde e de madrugada (02:00) ele faz o cancelamento. Por ser pagamento online, o mesmo é estornado do cliente e da loja, e daí o parceiro fica no prejuízo.
    Já pensaram em alguma solução pra esses casos?

    1. Oi Alex, tudo bem? Obrigado pelos seus apontamentos e sugestões. Estamos trabalhando em soluções que ajudem a resolver os problemas apontados no comentário. Por enquanto, temos essa funcionalidade de denúncia de clientes e também a a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/.

  16. O cancelamento é feito de forma prática e rápida pelos clientes do iFood, já para os estabelecimentos parceiros se gera uma burocracia só em tentar contato, por sua vez não tem um canal direto com os “parceiros” e passa uma sensação de insegurança para os estabelecimentos de menor porte.

  17. É necessário haver a possibilidade de denunciar também aqueles que fazem o pedido, o recebem e, depois de um tempo, cancelam afirmando que não receberam o pedido ou que o pedido foi errado! Sofremos muito com isso!

  18. Eu sofri um golpe de 270.00 reais estou pensando em cancelar o plano não trabalhar mais pois ficou a favor do cliente que recebeu o produto e roubou estou frustada aonde cliente recebeu consumi e faz cancelamento aonde eu saí no prejuízo sendo que nada é de graça pago para ifood e sofri esse golpe roubo.

    1. Oi, Maria! Sentimos muito por essa situação. Recomendamos que abra um chamado pelo Portal do Parceiro, para que nosso time de suporte entenda como ajudar no seu caso. Com essa ferramenta, buscamos oferecer uma operação ainda mais segura a sua loja.

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