Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.
Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.
Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.
Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!
Como funciona a ferramenta de denúncia?
Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular.
O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.
A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood.
A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.
Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
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#MelhoriaContinua
948 respostas
Ótimo, gostei muito desta iniciativa do Ifood, mas acrescentaria a opção de ter a ação para os ENTREGADORES que também fazem isso conosco CANCELAM e levam a comida embora para a casa deles, deixando nosso cliente irritados e com razão! São poucos mas existe esse problema também!
Oi, David! Obrigado por compartilhar sua sugestão com a gente! Do lado de cá, estamos empenhados a oferecer uma experiência cada vez melhor a nossos parceiros. Aproveite e confira o relatório de Melhoria Contínua para conhecer as ações: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua/
E no caso dos clientes que estão cancelando alguns itens do cardápio ou mesmo o pedido todo alegando que os itens não estão próprios para consumo? O restaurante em si não vai enviar produtos que não estão aptos para serem consumidos. O cliente cancela o pedido recebe o estorno e o restaurante que enviou o pedido é prejudicado.
Oi, Ana! O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura, evitando suspeita de fraudes e trotes. Você poderá usá-la mesmo após receber um pedido de cancelamento. Uma outra dica dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Já tive vários pedidos cancelado depois que o cliente recebeu o produto, e fui contestar o ifood não aceitou,assim é fácil o cliente pede, come e depois cancela ,nessa história só o estabelecimento que perde
Oi, Luciene! O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura, evitando fraudes e trotes. Você poderá usá-la mesmo após receber um pedido de cancelamento. Caso você precise usá-la em algum momento, não deixe de compartilhar com a gente um feedback sobre sua experiência.
Bom dia Ifood! No meu caso, no último mês houve cancelamentos sem justificativa correta “Consumidor via operação” alegando “O pedido veio com todos os itens errados”, sendo que foi eu mesmo que embalei e entreguei ao motoboy. Com isso a loja recebe um valor menor e sua avaliação cai prejudicando a visibilidade da mesma. Esse tipo de cancelamento fica fácil identificar a má conduta do cliente, ele fica com o pedido e cancela, recebendo o estorno do ifood e a loja recebe o valor menor sendo penalizada pela má conduta d ciente.
Oi, Thiago! O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura, evitando fraudes e trotes. Você poderá usá-la mesmo após receber um pedido de cancelamento. Caso você precise usá-la em algum momento, não deixe de compartilhar com a gente um feedback sobre sua experiência.
Está cada vez mais difícil ser parceiro do ifood. Os golpes de cancelamento está aumentando absurdamente.
E não existe um canal de denúncia e não conseguimos contestar. Mal está sobrando para sobreviver e ainda dar comida de graça , só poderia ser cancelado se o cliente devolver a mercadoria para o restaurante sem mecher.
Olá, equipe da Cozinha da Ju! Essa ferramenta é um canal de denúncia que busca apoiar os parceiros nessa situação que você relatou. Buscamos oferecer uma operação cada vez mais segura, evitando fraudes e trotes. Você poderá usá-la mesmo após receber um pedido de cancelamento. Caso você precise usá-la em algum momento, não deixe de compartilhar com a gente um feedback sobre sua experiência.
Um cliente fez um pedido de 100$ e 3 dias depois cancelou fiquei no prejuízo
Oi, José! O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura, evitando fraudes e trotes. Você poderá usá-la mesmo após receber um pedido de cancelamento. Caso você precise usá-la em algum momento, não deixe de compartilhar com a gente um feedback sobre sua experiência.
Faz 2 meses que não vendo no ifood. Desisti de ganhar golpes e prejuízo após ficar famoso o golpe onde vc reclama do pedido e recebe reembolso e o restaurante perde o produto e o dinheiro.. dando comida de graça pra golpista
Oi, Maeli! Sentimos muito por essa situação. O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura, evitando fraudes e trotes. Caso você precise usá-la em algum momento, não deixe de compartilhar com a gente um feedback sobre sua experiência.
Oi Maeli, tudo bem? Estamos trabalhando constantemente para melhorar a sua experiência na plataforma. Para ficar por dentro de tudo, acesse o Relatório de Melhoria Continua: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua/
Acho bom isso já sofri tantos golpes e esses cancelamentos só atrapalham a gente
Oi, Letícia! Que bom que gostou! Estamos trabalhando em ferramentas e ações para melhorar a sua experiência na plataforma. Para acompanhar todas as melhorias, acesse o Relatório de Melhoria Contínua! ?
Oi Leticia, tudo bem? Estamos trabalhando para melhorar a sua experiência dentro da plataforma. Acesse o Relatório de Melhoria Contínua e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua/
Já sofri com cliente que cancelou o pedido após ele ser entregue. Não consigo entender como o ifood permite isso. Oscilante pede, paga online, o restaurante despacha e entrega, o cliente depoisbde já ter recibo o pedido, cancela. Deveria ter uma ferramenta para evitar isso tbm. Fiquei no prejuízo.
oi, Filipe. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?
Oi, tudo bem? Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Desde que entramos no ifood, nosso restaurante já sofreu vários cancelamentos indevidos, e temos muita dificuldade ou nunca conseguimos entrar em contato com ifood por locação, isso é injusto, só lamento
Oi, Andreia! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
oi, Andreia. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?
Concordo, clientes compram e depois de dias cancelam. Não temos como saber quem foi e pelo chat as atendentes dizem que por se tratar de entrega própria não temos como provar se realmente foi entregue. Resumindo o restaurante sai no prejuízo!!! Já me aconteceu várias vezes, infelizmente.
Oi Fabiana, uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Oi, Fabiana! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Já é um começo, mas oque ocorre demais, é o cancelamento depois que o pedido foi entregue, essa ferramenta deveria ficar disponível após o cancelamento, pois não da para saber ou lembrar de todos os clientes, no momento em que o pedido é cancelado o restaurante tem que contestar, precisamos nos defender, tá demais esses cancelamentos.
Oi, tudo bem? Nesses casos, você pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/.
É os pedidos que são cancelado depois que o cliente come e caga? o Cliente liga para vcs relatando que o produto é impróprio para o consumo, vcs vão e cancela na maior cara de pau, o restaurante fica no prejuízo e sem saber aonde reclama porque pra falar com vcs e uma luta. Vcs não deveriam cancela! Pra que serve as estrela os comentários só esse mês tive 4 cancelamento por cliente safado que gosta de comer de graça por que ele liga pra vcs depois de come caga peida e ganha o estorno de volta parabéns ??
Oi João, para evitar o cancelamento após entrega, você pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Gostaria q vcs coloque uma regra de cobrança sobre o cliente no caso de cliente q pede o lanche para pagamento na entrega pois muitos não recebem o lanche e quem fica no prejuízo é a loja com o produto que no meu casa 99 porcento eu perco e mais a entrega que tenho q pagar penso que o ifood deveria ter este meio de cobrança se o cliente dorme ou não está para receber q pague.
Olá, equipe Buzina Dog! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Eu simplesmente amei essa ajuda a nós , pois tbm venho sofrendo isso , eles colocam como pedido impróprio, e cancelam após duas hrs e nos restaurantes ficamos no prejuízo , eu já quase não ganho , devido o absurdo q a ifood nos cobra de 27% q vamos ser sinceros , é inadimicivil um valor tão alto , aí temos q cobrar tbm caro e acabamos q não vendemos para nós manter o restaurante ativo direto …..mais resumindo uma boa ideia
Oi Luana, ficamos felizes que você gostou dessa nova ferramenta. Além dela, você também pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Espero que resolva nossa situação, não aguento mais levar golpe nessa plataforma
Oi Jéssica! Para evitar suspeitas de fraude e trote com cancelamento, você pode usar a ferramenta de denúncia de clientes e a confirmação de entrega (Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/).
Por várias vezes já entreguei o pedido e o cliente cancelou depois de receber e eu fiquei no prejuízo. Isso tem que acabar, pq não tive nem a opção de não aceitar o cancelamento do cliente
Oi Gilmar! Para evitar esse caso, você pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Eu acho q antes de aceitar o cancelamento pelo cliente vocês deveriam saber de nós parceiros se o cancelamento pode ser aceito!!! Recebi vários cancelamentos de clientes agindo de má fé!! O lanche foi entregue e o mesmo fez o cancelamento no dia seguinte pela manhã dizendo que não foi entregue, e quem fez a entrega foi eu mesmo o dono do restaurante!!! O ifood simplesmente aceito o cancelamento e eu fico no prejuízo!!! Tinha que ter a opção de vender somente com recebimento em dinheiro, pq assim o cliente não pode fazer o cancelamento!!!
Oi Rodrigo, tudo bem? Além da ferramenta de denúncia de cliente, você também pode usar a confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Tem que cercar o motoboy mal intencionado também.
Também recebi vários fraudi e nada foi feito e não recebi de vcs fiquei muito insatisfeito porque vcs não analisa primeiro o restaurante ligando pra nós para verificar a verdade vão logo acreditando no consumidor e não percebe que é golpe e depois quem fica no prejuízo sou eu o restaurante o quê da comissão prá vcs olha mais isso com cuidado obrigada.
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Oi Fernanda, tudo bem? Estamos trabalhando para melhorar a sua experiência na plataforma. Veja algumas ações no Relatório de Melhoria Contínua: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua/