Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.
Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.
Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.
Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!
Como funciona a ferramenta de denúncia?
Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular.
O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.
A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood.
A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.
Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
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#MelhoriaContinua
948 respostas
Ótimo
Já tomei alguns golpes como o do cliente que paga em pix para o ifood depois do pedido recebido cancelam por motivos mentirosos tenho print das entregas e número do pedido será que podem me ajudar ?
Oi, Leandro! Que bom que gostou! Estamos trabalhando em ferramentas e ações para melhorar a sua experiência na plataforma. Para acompanhar todas as melhorias, acesse o Relatório de Melhoria Contínua! ?
A respeito do caso que você reportou, recomendamos que você abra um chamado para que nossa equipe de suporte entenda o seu caso melhor. Para isso, acesse o Portal do Parceiro, clique em Chamados e Ajuda, Atendimento e selecione o motivo pelo qual quer falar.
Já entrei com um processo com vcs ,tenho vários pedidos online cancelados por clientes mesmo recebendo o pedido e comendo ,prejuízo enorme
Oi, Tales! Sentimos muito pela experiência ruim que você teve. Estamos empenhados a entregar uma experiência cada vez melhor a você. Já começamos os trabalhos: confira o Relatório de Melhoria Contínua para ver todas as iniciativas.
Caramba depos de muitos prejuizos fomos lembrado …..passo da hora de termos essa ferramenta ….
Oi, Lukas! Esperamos que tenha gostado da nova ferramenta! Estamos trabalhando em ferramentas e ações para melhorar a sua experiência na plataforma. Para acompanhar todas as melhorias, acesse o Relatório de Melhoria Contínua! ?
O cancelamento indevido é aquele que entregamos o pedido e o cliente simplesmente cancela, no portal do ifood diz: que não é permitido contestar o pagamento, e isso geralmente ocorre sempre após o comércio estar fechado, já tive pedidos cancelados as 20h e eu tinha entregue as 14h, isso ainda vai dar margem para confusão de cobranças de forma violenta, pois o ifood está permitido a ação de “clientes” ladrões
Oi, Angelo! Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!
Espero que funcione realmente para nos ajudar em relação a clientes que usam de má fé!!!
Oi, Ana! Esperamos que tenha gostado! Estamos trabalhando em ferramentas e ações para melhorar a sua experiência na plataforma. Para acompanhar todas as melhorias, acesse o Relatório de Melhoria Contínua! ?
Estamos sofrendo muito com os golpes de clientes, eles recebem os pedidos e depois de um tempo cancelam. Nós ficamos sem a nossa mercadoria e sem o pagamento e sem a possibilidade de questionar, porque não toca o aviso que o cliente está tentando cancelar o pedido. Na semana passada um cliente que recebeu seu pedido até antes do prazo, tentou cancelar alegando que não o tinha recebido. Um consultor do ifood me ligou, pela primeira vez , pra confirmar se era verdade. O mesmo disse qua ia voltar o contato com o cliente e deu o pedido como concluído. Mas agora na hora do meu repasse, descontaram de mim o cancelamento. Se nada nudar realmente, vou me desligar da plataforma.
Oi, Denise! Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!
A respeito do caso reportado, por gentileza, abra um chamado para que nossa equipe de atendimento possa investigar melhor. Para isso, clique no botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e depois clique em Atendimento. Assim vamos conseguir ajudar melhor, combinado?! Saiba que sua parceria é muito importante para o iFood!
O ifood deveria criar uma ferramenta q o cliente q cancelar um pedido impróprio pra consumo terá um prazo pra entrar em contato com o restaurante e devolver o pedido, pois é muito cliente e reclama do pedido até cancela por está impróprio pra consumo e não devolve nem permite o restaurante ir pegar, óbvio q ele comeu e deu um golpe pra não pagar pois sabe a política frágil de cancelamento do ifood
Oi, André! Estamos empenhados a entregar uma experiência cada vez melhor a você. Já começamos os trabalhos: confira o Relatório de Melhoria Contínua para ver todas as iniciativas.
Demorou!!! Por que tive 2 cancelamento que foi pura sacanagem do cliente, contestei com o Ifood e o mesmo mal deu atenção, apenas respondeu com mensagem automática dizendo que não se enquadrava nos termos de cancelamento. O que é um absurdo!!! Recorri e mesmo assim não fizeram nada, ou seja, 2 pedidos que perdi cerca de 250,00…
Oi, Everton! Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!
tem q colocar um botão pra finalizar as entregas feitas no gestor de pedidos,pq minha entrega é própria e dependo do cliente colocar como entregue fiz duas entregas q foi cancelada depois da entrega e fiquei no prejuízo pq quando vi já não consegui mais reclamar com ifood pedi a entrega de duas garrafas de whisky red label depois desses prejuízos deixei de trabalhar com ifood estou pensando em voltar agora sendo q tem q ter essa opção da loja finalizar a entrega quando estiver concluída…
Oi, Victor! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Aí sim
❤️
É um bom começo. Mas não resolve o problema de alguns clientes que pedem, e depois cancelam alegando impróprio para consumo.
Aí o restaurante perde os produtos e não recebe uma ajuda de custo, porque o Ifood diz que esse tipo de cancelamento não entra na política de contestamento.
Oi, Maria! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!
Melhorem também qnd depois de um pedido já entregue , o “cliente” cancela e Vcs não querem reembolsar o estabelecimento.
Espero que dê algum efeito isso, pois já passei por tantos pedidos cancelados que é um estresse provar pro ifood que a pessoa faz porque não quer pagar o pedido.
Além do mais, que o Ifood sempre fica do lado dos “clientes” deles e rara vezes do lado do estabelecimento.
Tenho um pedido cancelado do Ano passado que Não recebi ainda, mesmo diante da contestação….
Oi, Shádya! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!
Há muito tempo somos parceiros do IFOOD, mas infelizmente não temos voz, pois é uma dificuldade abrir chamado, vc clica nas opções e o site te direciona para links prontos, quando na vdd queremos falar com alguém de fato e solucionar os problemas. Cliente cancela pedido e recebe mesmo assim, daí ficamos no prejuízo 2x. O empreendedor não consegue receber, o cartão do cliente é estornado e ele ainda come o produto e como ficamos????
Oi, Ju. Na aba “Chamados e ajuda”, você encontra um botão de atendimento no canto superior direito da tela. 🙂 Se por qualquer motivo, não seja possível falar por lá, avisa a gente em nossos outros canais para parceiros, tá bom? 😉 Esteja certa de que estamos aqui pra sermos aliados do crescimento da sua loja. 🙂
E quando o cliente informa que não recebeu todos os itens pedidos, e o Ifood desconta do valor de venda, sendo que foi enviado tudo?
Recebo a menos sobre minha venda e ainda perdi mercadoria!
Pagamos taxas absurdas ao Ifood para não ter o mínimo de respaldo da plataforma de entrar em contato com o estabelecimento para entender o acontecido ou apurar se de fato é verdade.
Oi, Marcio! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!
A sim ,,,vamos suspeitar que é fraude e cancelar ? Como se pra uma pessoa baixar o aplicativo do ifood basta ela fazer um email com nome diferente e pronto o trouxa do restaurante cai no golpe de novo , vcs devem é fazer um aplicativo que seja obrigatório o cpf e esse CPF bater com o nome do cidadão, vcs não ajudaram em nada , pois se fosse fácil suspeitar de alguém e imaginar que ele vai dar golpe é só entrar na plataforma e cancelar ué, no que mudou?
E outra coisa se o pedido saiu pra entrega e o moto boy deu baixa como entregue não poderia ter a opção de o cliente cancelar mais … E pronto tinha que ser assim
Oi, Marilyn! A denúncia pode ser feita mesmo após o pedido ter sido entregue e o cliente ter solicitado o cancelamento. Caso você entenda que o cancelamento é um trote ou fraude, você pode denunciar a conduta irregular. O usuário será bloqueado de fazer novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o motivo e, se confirmado, bani-lo da plataforma. Caso você precise utilizar a ferramenta em algum momento, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, combinado?!
Na minha operação de hambúrgueres, já recebi algumas vezes golpes de clientes, ( leia-se ) concorrentes.
Numa noite atendi cerca de 60 clientes ,com os mesmos produtos.
E um cliente enviou reclamação dizendo que comeu e passou mal, e deu uma estrela na minha operação de 4,8 estrelas, desconfiei depois que ele era um concorrente.
Já havia feito isso em outras operações pelo bairro.
Oi, Gustavo! Sentimos muito pela experiência ruim que você teve. Estamos empenhados a entregar uma experiência cada vez melhor a você. Já começamos os trabalhos: confira o Relatório de Melhoria Contínua para ver todas as iniciativas.
Uma ferramenta para denunciar e apenas realizar uma análise não retorna o prejuízo.
A ferramenta atual precisa garantir que o fato não ocorra pois o benefício precisa ser a vítima é não para o autor como está sendo proposto .
A plataforma precisa urgentemente é criar canais reais para comunicação dos parceiros. Continuar como estamos com apenas uma via de contato que é da plataforma não vai gerar soluções e melhorias que atendam as necessidades apenas desperdícios.
Concordo, nem podemos ser chamados de parceiros, nem temos facilidade de comunicação com nosso “parceiro” ifood, é muito resolver qualquer coisa
Oi Leandro! Você pode consultar todas as melhorias que estamos fazendo na plataforma, através do Relatório de Melhoria Continua: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua/.
Exatamente! Além de vários entregadores “parceiros” q tb cancelam pedidos por se recusarem a retirar em mãos como previsto em contrato do serviço! Péssima comunicação com a plataforma! Feito pra vc desistir. .
Oi, Marcello! Estamos empenhados a entregar uma experiência cada vez melhor a você. Já começamos os trabalhos: confira o Relatório de Melhoria Contínua para ver todas as iniciativas.
Concordo plenamente com você!
É disso que tento sempre falar nos chamados, o prejuízo que meu restaurante ja tomou por culpa do próprio ifood é descomunal.
Oi, Gabriel! Sentimos muito pela experiência ruim que você teve. Estamos empenhados a entregar uma experiência cada vez melhor a você. Já começamos os trabalhos: confira o Relatório de Melhoria Contínua para ver todas as iniciativas.
Cara, é extremamente difícil combater fraudes e pessoas má intencionadas! Isso é uma tarefa conjunta e o ifood está demonstrando esforço! Vamos fazer nossa parte e denunciar, se for preciso!
Joldmar, veja outros movimentos que estamos fazendo para melhorar a sua experiência na plataforma. Acesse o Relatório de Melhoria Contínua e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua/
Concordo
Concordo, ainda fica muito fácil para as pessoas que cancelam de má fé, pois eles irão fazer outras contas. Acho que seria melhor a pessoa não receber o dinheiro, pois as coisas só funcionam qdo dói no bolso. O IFOOD tem muito o que arrumar, banir os restaurantes fantasmas, melhorar a gestão dos motoboys e etc.
Oi, Erica! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Verdade estou pensando seriamente em não acetar mais o pagamento on LINE pois o maior problema dos cancelamentos depois de receber o pedido está aí.
O cliente inventa qualquer coisa e cancela.
Oi, Marco! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Não aceita comentários que não agradam
É assim que nós parcriros precisamos dessas mudanças urgent porque recebemos o prdido castamos os produtos e enviamos um entregado e logo vem a noticia devolução do cliente x quem paga o envio e ó produto pronto?
oi, Mauro. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?
Bom dia gostaria de saber sobre o pagamento do aifood
Oi, Taysa! Para falar sobre pagamentos, o ideal é que você acione nossos canais de suporte. Acesse o Portal do Parceiro, clique em Chamados e Ajuda > Atendimento.
Mas a ferramenta deveria estar habilitada também para o pós venda. Acredito que na maioria dos casos só se confirma o golpe com o produto já entregue.
Oi, Levíssima! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!
Pouco interessante. Como vou saber que o cliente está mal intencionado antes dele cancelar o pedido para aplicar o trote? Acredito que a ferramenta ideal seria se comunicar com o restaurante para informar sobre o cancelamento e não simplesmente cancelar como é feito atualmente. Quem deve saber da conduta é o ifood e não o restaurante.
Oi, John! Obrigado por compartilhar sua percepção com a gente! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!
Muito bom , sou motoboy trabalho para um restaurante fui bloqueado pelo ifood por conta deste tipo de cliente, mesmo assim no restaurante que trabalho depois que eu faço a entre o cliente cancela o pedido ou falo que não recebeu
Oi, Edenilson! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/