Conheça a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido

Sofre com cancelamentos indevidos? Conheça a ferramenta de denúncia de clientes e conte com mais segurança na sua operação!

Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido  em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.

Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.

Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.

Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!

Como funciona a ferramenta de denúncia? 

Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular

O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.

A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood

A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.

Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado  a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

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#MelhoriaContinua

948 respostas

  1. Ótimo
    Já tomei alguns golpes como o do cliente que paga em pix para o ifood depois do pedido recebido cancelam por motivos mentirosos tenho print das entregas e número do pedido será que podem me ajudar ?

    1. Oi, Leandro! Que bom que gostou! Estamos trabalhando em ferramentas e ações para melhorar a sua experiência na plataforma. Para acompanhar todas as melhorias, acesse o Relatório de Melhoria Contínua! ?

      A respeito do caso que você reportou, recomendamos que você abra um chamado para que nossa equipe de suporte entenda o seu caso melhor. Para isso, acesse o Portal do Parceiro, clique em Chamados e Ajuda, Atendimento e selecione o motivo pelo qual quer falar.

  2. Já entrei com um processo com vcs ,tenho vários pedidos online cancelados por clientes mesmo recebendo o pedido e comendo ,prejuízo enorme

  3. O cancelamento indevido é aquele que entregamos o pedido e o cliente simplesmente cancela, no portal do ifood diz: que não é permitido contestar o pagamento, e isso geralmente ocorre sempre após o comércio estar fechado, já tive pedidos cancelados as 20h e eu tinha entregue as 14h, isso ainda vai dar margem para confusão de cobranças de forma violenta, pois o ifood está permitido a ação de “clientes” ladrões

    1. Oi, Angelo! Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  4. Espero que funcione realmente para nos ajudar em relação a clientes que usam de má fé!!!

  5. Estamos sofrendo muito com os golpes de clientes, eles recebem os pedidos e depois de um tempo cancelam. Nós ficamos sem a nossa mercadoria e sem o pagamento e sem a possibilidade de questionar, porque não toca o aviso que o cliente está tentando cancelar o pedido. Na semana passada um cliente que recebeu seu pedido até antes do prazo, tentou cancelar alegando que não o tinha recebido. Um consultor do ifood me ligou, pela primeira vez , pra confirmar se era verdade. O mesmo disse qua ia voltar o contato com o cliente e deu o pedido como concluído. Mas agora na hora do meu repasse, descontaram de mim o cancelamento. Se nada nudar realmente, vou me desligar da plataforma.

    1. Oi, Denise! Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

      A respeito do caso reportado, por gentileza, abra um chamado para que nossa equipe de atendimento possa investigar melhor. Para isso, clique no botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e depois clique em Atendimento. Assim vamos conseguir ajudar melhor, combinado?! Saiba que sua parceria é muito importante para o iFood!

  6. O ifood deveria criar uma ferramenta q o cliente q cancelar um pedido impróprio pra consumo terá um prazo pra entrar em contato com o restaurante e devolver o pedido, pois é muito cliente e reclama do pedido até cancela por está impróprio pra consumo e não devolve nem permite o restaurante ir pegar, óbvio q ele comeu e deu um golpe pra não pagar pois sabe a política frágil de cancelamento do ifood

  7. Demorou!!! Por que tive 2 cancelamento que foi pura sacanagem do cliente, contestei com o Ifood e o mesmo mal deu atenção, apenas respondeu com mensagem automática dizendo que não se enquadrava nos termos de cancelamento. O que é um absurdo!!! Recorri e mesmo assim não fizeram nada, ou seja, 2 pedidos que perdi cerca de 250,00…

    1. Oi, Everton! Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  8. tem q colocar um botão pra finalizar as entregas feitas no gestor de pedidos,pq minha entrega é própria e dependo do cliente colocar como entregue fiz duas entregas q foi cancelada depois da entrega e fiquei no prejuízo pq quando vi já não consegui mais reclamar com ifood pedi a entrega de duas garrafas de whisky red label depois desses prejuízos deixei de trabalhar com ifood estou pensando em voltar agora sendo q tem q ter essa opção da loja finalizar a entrega quando estiver concluída…

  9. É um bom começo. Mas não resolve o problema de alguns clientes que pedem, e depois cancelam alegando impróprio para consumo.
    Aí o restaurante perde os produtos e não recebe uma ajuda de custo, porque o Ifood diz que esse tipo de cancelamento não entra na política de contestamento.

    1. Oi, Maria! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  10. Melhorem também qnd depois de um pedido já entregue , o “cliente” cancela e Vcs não querem reembolsar o estabelecimento.
    Espero que dê algum efeito isso, pois já passei por tantos pedidos cancelados que é um estresse provar pro ifood que a pessoa faz porque não quer pagar o pedido.
    Além do mais, que o Ifood sempre fica do lado dos “clientes” deles e rara vezes do lado do estabelecimento.
    Tenho um pedido cancelado do Ano passado que Não recebi ainda, mesmo diante da contestação….

    1. Oi, Shádya! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

      1. Há muito tempo somos parceiros do IFOOD, mas infelizmente não temos voz, pois é uma dificuldade abrir chamado, vc clica nas opções e o site te direciona para links prontos, quando na vdd queremos falar com alguém de fato e solucionar os problemas. Cliente cancela pedido e recebe mesmo assim, daí ficamos no prejuízo 2x. O empreendedor não consegue receber, o cartão do cliente é estornado e ele ainda come o produto e como ficamos????

        1. Oi, Ju. Na aba “Chamados e ajuda”, você encontra um botão de atendimento no canto superior direito da tela. 🙂 Se por qualquer motivo, não seja possível falar por lá, avisa a gente em nossos outros canais para parceiros, tá bom? 😉 Esteja certa de que estamos aqui pra sermos aliados do crescimento da sua loja. 🙂

  11. E quando o cliente informa que não recebeu todos os itens pedidos, e o Ifood desconta do valor de venda, sendo que foi enviado tudo?
    Recebo a menos sobre minha venda e ainda perdi mercadoria!
    Pagamos taxas absurdas ao Ifood para não ter o mínimo de respaldo da plataforma de entrar em contato com o estabelecimento para entender o acontecido ou apurar se de fato é verdade.

    1. Oi, Marcio! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  12. A sim ,,,vamos suspeitar que é fraude e cancelar ? Como se pra uma pessoa baixar o aplicativo do ifood basta ela fazer um email com nome diferente e pronto o trouxa do restaurante cai no golpe de novo , vcs devem é fazer um aplicativo que seja obrigatório o cpf e esse CPF bater com o nome do cidadão, vcs não ajudaram em nada , pois se fosse fácil suspeitar de alguém e imaginar que ele vai dar golpe é só entrar na plataforma e cancelar ué, no que mudou?
    E outra coisa se o pedido saiu pra entrega e o moto boy deu baixa como entregue não poderia ter a opção de o cliente cancelar mais … E pronto tinha que ser assim

    1. Oi, Marilyn! A denúncia pode ser feita mesmo após o pedido ter sido entregue e o cliente ter solicitado o cancelamento. Caso você entenda que o cancelamento é um trote ou fraude, você pode denunciar a conduta irregular. O usuário será bloqueado de fazer novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o motivo e, se confirmado, bani-lo da plataforma. Caso você precise utilizar a ferramenta em algum momento, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, combinado?!

  13. Na minha operação de hambúrgueres, já recebi algumas vezes golpes de clientes, ( leia-se ) concorrentes.
    Numa noite atendi cerca de 60 clientes ,com os mesmos produtos.
    E um cliente enviou reclamação dizendo que comeu e passou mal, e deu uma estrela na minha operação de 4,8 estrelas, desconfiei depois que ele era um concorrente.
    Já havia feito isso em outras operações pelo bairro.

  14. Uma ferramenta para denunciar e apenas realizar uma análise não retorna o prejuízo.
    A ferramenta atual precisa garantir que o fato não ocorra pois o benefício precisa ser a vítima é não para o autor como está sendo proposto .
    A plataforma precisa urgentemente é criar canais reais para comunicação dos parceiros. Continuar como estamos com apenas uma via de contato que é da plataforma não vai gerar soluções e melhorias que atendam as necessidades apenas desperdícios.

    1. Concordo, nem podemos ser chamados de parceiros, nem temos facilidade de comunicação com nosso “parceiro” ifood, é muito resolver qualquer coisa

    2. Exatamente! Além de vários entregadores “parceiros” q tb cancelam pedidos por se recusarem a retirar em mãos como previsto em contrato do serviço! Péssima comunicação com a plataforma! Feito pra vc desistir. .

    3. Concordo plenamente com você!
      É disso que tento sempre falar nos chamados, o prejuízo que meu restaurante ja tomou por culpa do próprio ifood é descomunal.

    4. Cara, é extremamente difícil combater fraudes e pessoas má intencionadas! Isso é uma tarefa conjunta e o ifood está demonstrando esforço! Vamos fazer nossa parte e denunciar, se for preciso!

    5. Concordo, ainda fica muito fácil para as pessoas que cancelam de má fé, pois eles irão fazer outras contas. Acho que seria melhor a pessoa não receber o dinheiro, pois as coisas só funcionam qdo dói no bolso. O IFOOD tem muito o que arrumar, banir os restaurantes fantasmas, melhorar a gestão dos motoboys e etc.

    6. Verdade estou pensando seriamente em não acetar mais o pagamento on LINE pois o maior problema dos cancelamentos depois de receber o pedido está aí.
      O cliente inventa qualquer coisa e cancela.

    7. É assim que nós parcriros precisamos dessas mudanças urgent porque recebemos o prdido castamos os produtos e enviamos um entregado e logo vem a noticia devolução do cliente x quem paga o envio e ó produto pronto?

    8. oi, Mauro. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?

    1. Oi, Taysa! Para falar sobre pagamentos, o ideal é que você acione nossos canais de suporte. Acesse o Portal do Parceiro, clique em Chamados e Ajuda > Atendimento.

  15. Mas a ferramenta deveria estar habilitada também para o pós venda. Acredito que na maioria dos casos só se confirma o golpe com o produto já entregue.

    1. Oi, Levíssima! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!

  16. Pouco interessante. Como vou saber que o cliente está mal intencionado antes dele cancelar o pedido para aplicar o trote? Acredito que a ferramenta ideal seria se comunicar com o restaurante para informar sobre o cancelamento e não simplesmente cancelar como é feito atualmente. Quem deve saber da conduta é o ifood e não o restaurante.

    1. Oi, John! Obrigado por compartilhar sua percepção com a gente! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  17. Muito bom , sou motoboy trabalho para um restaurante fui bloqueado pelo ifood por conta deste tipo de cliente, mesmo assim no restaurante que trabalho depois que eu faço a entre o cliente cancela o pedido ou falo que não recebeu

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