Conheça a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido

Sofre com cancelamentos indevidos? Conheça a ferramenta de denúncia de clientes e conte com mais segurança na sua operação!

Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido  em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.

Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.

Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.

Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!

Como funciona a ferramenta de denúncia? 

Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular

O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.

A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood

A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.

Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado  a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

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#MelhoriaContinua

948 respostas

  1. Concordo, nem podemos ser chamados de parceiros, nem temos facilidade de comunicação com nosso “parceiro” ifood, é muito resolver qualquer coisa

  2. Olha ajuda muito pois e muito ruim entrega pedido cliente cancelar como não recebeu e só ele tem a razão

  3. E quando o cliente faz um pedido grande ,e cancela ,com o a observação que estava impróprio para o consumo ,sendo que não é verdade .
    O mesmo recebe o valor pago de volta ,fica com o pedido ,e o restaurante fica com todo o prejuízo .O que poderá ser feito ,para inibir essa conduta?

    1. Oi, Marcela! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!

  4. Mauro, vc está completamente certo. Os restaurantes perdem MT dinheiro e os motoboys roubam a comida, perdemos o cliente que nunca mais volta a comprar, e não somos reembolsados.
    Prejuízo em dobro.
    Absurdo não ter uma estratégia para mitigar isso.

  5. Gostaria de saber quando o cliente fica com o produto e Depois cancelar o pedido por algum motivo sendo que esse motivo não procede o que fazer nesse caso?

  6. Adorei, estávamos precisando dessa ferramenta. Muito obrigado ??. É uma pena no meu comercio estamos recebendo comentário negativo das próprias concorrência , vão no ifood faz o pedido e comentar ruim, fico triste por isso, vivemos no mesmo ramo temos que nos unir não prejudica o outro.?triste. Mas graças a Deus temos clientes especiais que Deus colocou no nosso caminho e estamos vencendo. Obrigado ifood

  7. Enquanto ficarmos reféns de não ter o contato direto com o cliente, não vai adiantar de muita coisa, pois o prejuízo será computado. O IFOOD precisa garantir que o prejuízo para o seu cliente parceiro seja o menor possível. Espero poder realmente bloquear os indesejáveis golpistas. Mas também quero ter direito as informações do cliente. Eles não liberam as notificações no celular e não respondem as msgs no chat. Qdo liga, o número que aparece é estranhíssimo e eles não atendem… Assim fica difícil para o estabelecimento.

  8. Eu suspendi a operação com o Ifood devido as fraudes de usuários que compram e cancelam.
    For 8 pedidos e nenhuma resolução e nem reembolso .não temos suportes e contatos e a tendência é de rompimento geral com esse app

    1. oi, Adilson. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?

  9. Concordo plenamente com o Mauro Harder, o que precisamos é que se crie um código de confirmação para entregas próprias, e feito a confirmação do mesmo, o cliente não possa mais cancelar. Porque não ira receber o produto sem a confirmação deste mesmo código. Evitando assim os que recebem e cancelam. Que e isso que nós tem dado prejuízo.

    1. Oi, Carlos! Já temos essa solução ativa para você! É a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/

  10. Tomei um golpe que estou revendo se vou conseguir com o iFood no meu estabelecimento. É muito inseguro e difícil contato com iFood .

    1. Oi Marriete, você já abriu um chamado no Portal do Parceiro? Acesse o campo Chamados e Ajuda e fale com a gente! Vamos ajudar você!

  11. A empresa Ifood deveria, além do que está sendo proposto, reduzir o tempo que o cliente tem para cancelar o pedido após o recebimento do produto/item. Tive um pedido cancelado no meu estabelecimento horas após a confirmação de entrega do item, e simplesmente não pude contestar porque o Ifood entendeu que não se encaixava na política de reembolso, a cliente pediu um produto sem ler a descrição que dizia que “o produto será entregue na forma de GELO de coco para Drinks” assim a cliente cancelou por “produto impróprio para o consumo”.

    1. Oi, Rafael. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?

  12. Legal o iffod estar tomando providencia em relação aos golpes que clientes estao dando.
    Ja tomei 3 golpes de cancelamento de pedidos onde tomei um prejuizo de 400,00.
    Onde os clientes fizeram o pedido foi entregue corretamente e depois de minutos os clientes fizeram o cancelamento falando que o produto estava errado ou quantidade errada.
    O cliente reclamar de qualquer coisa eu concordo plenamente.
    Só que se ta errado o produto com relação a quantidade, qualidade comprou uma coisa veio outro, então deveria ter uma ferramenta escrito devolução onde o proprio comercio pagaria a taxa do motoqueiro e o produto retornar para o comercio já que o cliente ta falando que ta errado.
    Não como hoje e feito o cliente cancela o pedido fica com o produto mesmo estando ( certo ou errado) e o comercio fica com o prejuizo.
    Um dos meus pedidos era uma garrafa de wisk no valor de 150,00 a garrafa fechada lacrada tudo certinho.
    Olha o golpe o cliente falou que a quantidade estava errada.
    A minha classificação caiu por causa do cancelamento, perdi 150,00 e nao tive suporte por que o cliente sempre tem razão mesmo dando golpe.
    hoje tenho Medo toda vez que toca o ifood para saber se e golpe ou verdadeiro.
    Eu nao coloco mais produtos caros no ifood para nao tomar prejuizo.
    Por que sei que nao terei suporte da parte do ifood.
    Motoqueiro que nao entrega e fica com o pedido, cliente que cancela e da golpe no comercio.
    Nao estou generalizando tem muito clientes, motoqueiros e comercios honestos mas se continuar assim nao tem como trabalhar tomando prejuízo.
    Att Eduardo

  13. Deveria ter um tempo hábil para o cancelamento, pois a maioria das vezes o produto já está pronto e chega o cancelamento… O prejuízo sempre é do parceiro, é isso que tem que mudar. Não deveria haver cancelamentos isso sim!!!

  14. Estávamos realmente precisando de uma ferramenta assim, porém e necessário que tenhamos o extorno dos valores, para não ficarmos no prejuízo.

  15. Precisamos de ferramentas que favoreçam o restaurante e não só o consumidor clientes tem feito pedidos recebem e depois vão lá e cancelam e nos restaurantes nada podemos fazer oq só a palavra do cliente tem vez.

  16. Nossa tudo que precisamos.
    Inúmeros cancelamentos indevidos cheguei a pensar em desistir.
    Parabéns.
    Tenho que fazer ainda três comunicados de cancelamento indevido.

  17. Não tinha que ser apenas denunciar. Poderíamos ter também a opção de bloquear esses clientes apenas em nosso restaurante. Pois sabemos bem que o Cliente que prejudica um restaurante não prejudica outro. E de toda forma o Ifood não perderia um cliente em potencial de venda. Apenas redistribuiria a clientela para os restaurantes mais adequados sem prejudicar nenhum. De toda forma já é um avanço. Parabéns ao Ifood pela iniciativa.

    1. Oi Rafael! Quando você inclui os dados do cliente na ferramenta de denúncia, o cliente fica bloqueado para fazer pedidos no seu restaurante enquanto o iFood analisa a situação. Você já pode usar usando o Portal do Parceiro ou Gestor de Pedidos.

  18. Não adianta de nada, a pessoa vai e cria outra conta em outro e-mail e faz a mesma coisa e o prejuízo continua

  19. Não somente para cancelamento, mais também para comentário indevido. Pois a pessoa pedi e comenta por maldade e falta a pedir de novo no seu restaurante. Isso e muito ruim .

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