O iFood desenvolveu uma série de ferramentas para minimizar o impacto negativo que a ruptura causa nos clientes e também reduzir o dano financeiro que ela representa. Um desses recursos é a Edição de Cesta.
Depois de o cliente incluir todos os itens no carrinho, antes de confirmar a compra, o aplicativo questionará o que deve ser feito caso algum dos produtos não esteja disponível na loja e são apresentadas 3 opções.
ESCOLHA OUTRO POR MIM
A pessoa responsável pela separação da compra deve escolher um produto similar ao que está em falta e na mesma faixa de preço para fazer a troca, sem a necessidade de entrar em contato com o(a) cliente.
Vamos imaginar que o consumidor está em uma reunião de trabalho, ou em qualquer outra situação que o(a) impeça de estar atento ao celular para interagir via chat ou receber ligações. Sendo assim, optou pela opção “Escolha um item por mim”.
Ou seja, a pessoa está dando à pessoa separadora a liberdade de fazer a troca do produto, sem precisar entrar em contato com ela. Mas atenção, sempre envie um produto semelhante e que esteja dentro da mesma faixa de preço.
Exemplo: cliente pediu um 01 pacote de Bisnaguinhas Panco no valor de R$5,70. Sendo assim, se a troca for necessária, a pessoa que está fazendo a separação NÃO deve enviar 01 pacote de pão sovado que custa R$10,59. Além de os produtos não serem parecidos, quem comprou pagaria um valor muito mais alto do que se propôs, resultando em uma experiência negativa.
Lembre-se de prezar pela confiança que o cliente depositou na loja!
ENTRE EM CONTATO COMIGO
Nesse caso, o consumidor quer avaliar as opções de produtos semelhantes para decidir se tem interesse na troca ou não.
É importante ressaltar que após o envio das sugestões, o(a) cliente receberá uma notificação no celular informando que um dos itens acabou e que a loja está propondo a substituição.
Se eventualmente o(a) cliente não estiver atento ao celular e não ver a mensagem do iFood dentro do prazo, o item que faltou será cancelado automaticamente pelo sistema e a loja deve dar continuidade ao envio do restante da compra.
CANCELE O ITEM
Quando o(a) cliente opta pela opção “Cancele o item” significa que não há interesse por nenhum outro produto, mesmo que semelhante. Isso pode resultar em duas situações que chamamos de “cancelamento parcial” e “cancelamento total”.
- Cancelamento parcial: O pedido tem mais de 01 produto, sendo assim a pessoa separadora irá marcar o item que faltou como “Não encontrado”, mas enviará o restante da compra;
- Cancelamento total: O pedido tem um único produto, nesse caso, além de marcar o produto como “Não encontrado”, o pedido deverá ser cancelado com o motivo “Cancelamento por Ruptura”.
Em nenhuma hipótese a pessoa separadora deverá realizar a troca por conta própria e sem a autorização prévia do cliente, pois essa atitude resultaria em uma quebra de confiança entre o consumidor e a loja, já que a vontade do(a) cliente não foi respeitada.
24 respostas
Ola,
Cancelei minha conta por suspeitar que haviam outras pessoas tentando utilizá-la e agora não consigo criar novamente. Ao inserir meus dados, aparece a mensagem “há algo errado”. Poderiam me auxiliar?
Não consigo falar com vcs mas é muito errado oque vcs fazem o valor do repasse é um vcs fazem outro
Não consigo falar com vcs mas é muito errado oque vcs fazem o valor do repasse é um vcs fazem outro que nervoso
Meu pedido está a mais de uma hora atrasado e quero efetuar o cancelamento!
Oi, Larissa! Como vai?
Entre em contato com nosso atendimento exclusivo para assuntos de cadastro: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Oi, Josefa! Acesse nosso post para saber como resolver casos financeiros no iFood: https://blog-parceiros.ifood.com.br/casos-financeiros/
Não recebi o meu reembolso
Oi, Jean. Pedimos que entre em contato pela opção de ajuda no aplicativo para verificarmos melhor o ocorrido.
Ontem a noite veio um entregador, na minha casa e pediu um número que eu não sabia e falou q leva de volta o pedido, e depois fico reclamando que está trabalhando na chuva, e chamou a gente de grossos. O que nao gostei mesmo.
Oi, Pablo. Sentimos muito pelo ocorrido! Você pode relatar o ocorrido por meio da opção Ajuda no aplicativo, para o nosso time realizar uma investigação.
Boa noite. Comprei uns lanches no Burg king e saiu o pix de pagamento no nome do Ifood e a informação era de 49min sendo que pedi as 21:05 -+ e já são 22:45 e nada da entrega. O que faço com a raiva de vcs que estou sentindo, é uma vergonha comprar e pagar e não receber
Como faço pra rever meu dinheiro sem ter problemas
Oi, Janice. No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nosso suporte para clientes no botão Ajuda do app ou em: https://www.ifood.com.br/ajuda.
Boa noite,
Houve um problema no meu pedido, veio um item a menos do que foi encomendado e pago. Fui na opção “Ajuda” do aplicativo, e nem a loja nem o ifood sequer responderam ao meu pedido de ajuda, o que devo fazer?
Oi, Denis. Obrigado por enviar mensagem pra gente! No momento, este canal (iFood para Parceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Em um computador, acesse nosso suporte para clientes em: http://ms.spr.ly/612052GqQ.
Não consigo entrar na minha conta, verificação do telefone por watts não chega
Para te ajudarmos com a recuperação do acesso, abra uma aba anônima do navegador, entre em http://portal.ifood.com.br/login e clique na opção “Esqueci meu e-mail”, tudo bem? Depois, basta preencher as informações que serão solicitadas.
Fiz um pedido e ele foi cancelado, disseram que ia ter o reembolso e até agora não estou conseguindo receber nem em saldo em carteira. Aparece uma mensagem pra entrar em contato com vocês, mas não consigo concluir nem o reembolso nem o saldo em carteira.
OI, Andressa. No momento, este canal (iFood para Parceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Em um computador, acesse nosso suporte para clientes em: https://www.ifood.com.br/ajuda.
Boa noite
Ganhei um VOUCHER IFOOD de $40,00 do Carrefour
Como consigo resgatar
Oi, Miriam. O time especializado ajudará com isso. Em um computador, acesse nosso suporte para clientes em https://www.ifood.com.br/ajuda – ou clique no botão “Ajuda” do app.
Fiz meu cadastro, efetuei meu primeiro pedido e perdi meus cupons de desconto pois não percebi que estava em pagamento com pix, não efetuei o pagamento é mesmo assim perdi os cupons, indigitado com a política de atendimento ao cliente que vocês executam.
Oi, Geovany. Em um computador, acesse nosso suporte para clientes em https://www.ifood.com.br/ajuda – ou clique no botão “Ajuda” do app. Vamos verificar o que houve!
Estou com uma dúvida. Todos os mercados no ifood pelo que vi utiliza a forma de pagamento pelo app, ou seja, o ifood desconta o valor do pedido antes mesmo de eu receber. Se algum produto for substituído,como fica a diferença de valor, já que eu já paguei pelo mais caro?
Fiz uma compra e dois produtos foram substituídos, no entanto o valor dos que vieram eram mais barato do que os produtos que pedi. O que acontece com a diferença de preço, eu simplesmente perco o dinheiro??
Oi Bruna! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda