Promoção no iFood: prepare sua loja para atrair e fidelizar clientes

Acesse o guia de promoção no iFood e saiba como preparar sua loja para atrair e fidelizar clientes. Confira!

Construir e participar de promoções é uma tática eficaz para conquistar novos clientes. Com preços e condições atrativas, os clientes sentem-se motivados a conhecer a sua loja e experimentar o seu produto; mas elas também têm um papel estratégico com aqueles que já conhecem a sua loja: é uma oportunidade de fidelizá-los. As promoções ajudam você a se destacar no iFood e, com isso, você atrai mais pedidos.

O iFood possibilita que você participe de diferentes tipos de promoções que envolvem, por exemplo, cupons de desconto, preços atrativos, frete grátis ou cartão fidelidade. Ao participar de promoções você também tem um apoio extra na divulgação: seja dando um destaque especial no próprio aplicativo para atrair mais visibilidade, seja pela divulgação em outras mídias, como redes sociais do iFood e, até mesmo, anúncios em televisão.

Preparamos este material para apresentar as promoções e compartilhar dicas essenciais para você alcançar bons resultados com essa estratégia. Confira as próximas páginas!

Por que participar de promoções?

Ao participar de promoções, sua loja oferece condições especiais de compra e tem mais destaque no aplicativo iFood, atraindo mais olhares dos clientes. Os principais benefícios das promoções são:

  • aumento no volume de pedidos: você ganha mais destaque no aplicativo iFood e, com isso, mais pessoas vão pedir na sua loja;
  • venda de itens complementares: ao colocar um item promocional na sacola, o cliente vai conhecer sua loja e pode adicionar pratos extras;
  • reputação da marca: você consegue melhorar a reputação ao oferecer um produto de qualidade e uma boa experiência aos clientes — com um bom serviço você pode, até mesmo, melhorar a média de avaliação da sua loja no aplicativo;
  • conquista de novos clientes: com a visibilidade alcançada no aplicativo, novos clientes conhecerão sua loja e terão um primeiro contato com a qualidade dos seus produtos;
  • retenção de clientes: clientes que já conhecem sua marca também podem pedir novamente e se fidelizarem.

Quais são os critérios para participar de promoções?

Os critérios que permitem que um restaurante participe de promoções são variáveis. Algumas promoções são feitas em conjunto do iFood com os parceiros, em que ambos fazem investimentos.

A principal exigência para participar de uma promoção é ter um cardápio organizado e com foto. Ao fornecer uma boa visualização do cardápio aos clientes, os produtos estarão aptos a participarem de promoções.

Além disso, vale considerar que, antes de participar de uma promoção, você deve entender qual é o seu objetivo comercial, como alcançar novos clientes, fidelizar clientes ou aumentar o número de vendas.

Quais são os tipos de promoções?

No menu Promoções do Portal do Parceiro você visualiza três categorias principais: Alavancar vendas; Conquistar novos clientes e Fidelizar clientes. Cada uma das categorias oferece condições específicas para seu restaurante, com benefícios únicos aos clientes. Você deve escolher conforme os objetivos de venda da sua loja.

Alavancar vendas

A primeira categoria de promoções é indicada para os momentos em que você quer alcançar um grande volume de vendas. Os parceiros iFood podem alcançar os seguintes resultados:

  • aumento das vendas em até 30%;
  • aumento na aquisição de novos clientes de até 30%;
  • até 5 vezes mais visitas no cardápio.

Nessa categoria você encontra algumas condições específicas, como:

  • entrega grátis;
  • desconto para novos clientes do restaurante;
  • cupons de desconto;
  • adicione 2, leve 1.

Conquistar mais clientes

A segunda categoria é recomendada aos parceiros que querem trazer novos clientes para experimentarem seus produtos. Se esse é o seu objetivo, você pode construir promoções para clientes que nunca compraram na sua loja. Com as promoções da categoria, você pode alcançar os seguintes resultados:

  • aumento no número de aquisição de novos clientes de até 50%;
  • aumento nas vendas de até 25%;
  • a cada 5 novos clientes, 1 volta a pedir.

As condições especiais que essa categoria oferece são:

  • entrega grátis;
  • cupom de desconto para retirada;
  • cupom de desconto para novos clientes;
  • desconto em pratos selecionados.

Fidelizar clientes

As ações de fidelização de clientes buscam incentivar que aqueles que já conhecem seu cardápio continuem comprando de você. Os resultados que podem ser alcançados são:

  • aumento na frequência de pedidos em até 10%;
  • aumento de até 90% de clientes fazendo 5 pedidos em 30 dias;
  • a cada 5 pessoas que participam da promoção, 1 volta a realizar pedidos.

A condição oferecida nessa categoria de promoção são os cartões fidelidade. Nessa modalidade, os clientes completam um número estipulado de pedidos e recebem um benefício por isso.

Promobomb

Além das promoções disponíveis no Portal do Parceiro, existem outras promoções que sua loja pode participar. Um exemplo são as promobombs, que são aquelas promoções que oferecem preços especiais em itens selecionados — como Tudo por 4,99; Tudo por 9,99 etc.

Essas promoções são desenvolvidas pelo iFood em regiões, períodos e com valores que variam conforme a estratégia comercial. Para participar de uma promobomb você deve observar a aba Promoções no Portal do Parceiro. Caso ela esteja disponível para sua loja, você encontrará a opção de participar, assim como as regras, subsídio e período da ação.

Veja as principais vantagens em participar de uma promobomb:

  • novos clientes serão alcançados e poderão experimentar os seus produtos. É a oportunidade ideal para oferecer uma boa experiência e fidelizá-los;
  • você alcança mais visibilidade. Isso porque o iFood direciona esforços em diferentes mídias para divulgar as promobombs, como mídias sociais e canais de TV.

Campanha Inteligente

A Campanha Inteligente é um jeito prático de investir nas promoções da sua loja. O investimento feito pela sua loja nas promoções é alocado com a ajuda da inteligência de dados do iFood. Então, de forma automática, inteligente e dinâmica, o iFood ajuda você a definir onde, como e para quem as promoções da sua loja serão exibidas.

Quer conhecer as vantagens da Campanha Inteligente? Veja só:

  • facilidade: os algoritmos do iFood fazem o trabalho para você! Nossa inteligência de dados direciona o seu investimento naquelas promoções com maior potencial de retorno;
  • visibilidade: com a Campanha Inteligente sua loja pode ter ainda mais sucesso para conquistar e fidelizar clientes. Além disso, você tem mais oportunidades de divulgar sua loja em notificações no aplicativo e listas de destaque.

Para participar da Campanha Inteligente você deve consultar a disponibilidade em Promoções > Conquistar mais clientes, no Portal do Parceiro.

Promoções personalizadas da aba Marketing

Na aba Marketing do Portal do Parceiro você pode criar promoções personalizadas para sua loja. Nessa categoria de promoção, você escolhe o público que será beneficiado, como:

  • pessoas que favoritaram sua loja no aplicativo iFood;
  • pessoas que compraram com mais frequência de você nos últimos 60 dias.

Definido o público, você pode personalizar as pessoas exatas que receberão o benefício. Nessa seleção você pode optar, por exemplo, pelos clientes que fizeram o maior número de pedidos, ou aqueles com o ticket médio mais alto.

Então, você define qual benefício que aqueles clientes receberão, como entrega grátis ou cupons de desconto exclusivos.

A grande vantagem da promoção personalizada da aba Marketing do Portal do Parceiro é que você consegue observar o comportamento dos clientes com a sua loja e oferecer condições de compra exclusivas a essas pessoas. Assim você tem mais chances de gerar vendas, fidelizar ainda mais sua carteira de clientes e alcançar os objetivos com a ação.

Como participar de promoções?

Para participar de uma promoção você deve acessar o Portal do Parceiro e ir ao menu Promoções, na barra lateral. Nessa página você visualiza as promoções disponíveis e seleciona aquela ideal para sua estratégia. Tenha atenção às regras de cada uma das promoções antes de selecioná-la.

Após aceitar a participação da promoção, basta aguardar que no máximo até o próximo turno ela ficará disponível ao cliente. O iFood trabalha com os seguintes turnos:

  • almoço — de 9 horas às 16h30;
  • jantar — de 16h30 às 00 horas.

As promoções padrões disponíveis no Portal do Parceiro não têm um tempo padrão de vigência. Cabe a você monitorar o período em que quer mantê-la ativa. Caso você queira suspendê-la, basta acessar a mesma página, clicar em Ver promoções ativas; selecionar a promoção que quer pausar e clicar em Saber mais. No final da página, selecione a opção Sair da promoção. Essa facilidade garante que você faça um gerenciamento personalizado das promoções.

Já as promoções especiais, como aquelas que oferecem preços especiais pelos produtos, ficam vigentes pelo período determinado em conjunto com o iFood. Essa informação depende da campanha e você pode consultá-la com a pessoa responsável pelo seu relacionamento com o iFood ou pelos canais de atendimento.

Como preparar minha loja para promoções?

Uma promoção de sucesso começa com um bom planejamento. No período de vigência da promoção, você precisará contar com uma equipe preparada, um bom estoque de ingredientes e uma estrutura de funcionamento adequada para que tudo funcione bem.

Não é porque sua loja está oferecendo condições especiais de compra que você pode reduzir a qualidade das entregas. Uma falta de padronização dos produtos e da experiência podem prejudicar a reputação da sua marca no iFood, já que, independentemente das condições do pedido, o cliente fará uma avaliação da sua loja — e essa avaliação pode influenciar outros clientes a comprarem, ou não, na sua loja.

Não se preocupe! Separamos uma lista com 9 itens que você deve ter atenção.

1. Planeje da data

Se você vai trabalhar com uma das promoções padrões disponíveis no Portal do Parceiro, planeje sua loja para atender um volume maior de vendas no período determinado. Você deve considerar tudo que for necessário para uma venda funcionar: equipe, treinamentos, estoque, divulgação, gerenciamento dos pedidos etc.

Mas se você vai trabalhar com outros formatos de promoção em parceria com o iFood, fale com a pessoa responsável pelo seu relacionamento ou acione a central de atendimento para saber se há planejamento de promoções diferentes, como as que oferecem preços especiais em produtos selecionados.

2. Monte o cardápio

Tenha atenção aos pratos que entrarão na promoção para que você se planeje. Considere que você precisará fazer um preparo em massa — por isso, uma dica é evitar pratos que demandam muito tempo de preparo.

Além disso, você deve avaliar os demais itens do seu cardápio, aqueles que não estão em promoção, para entender quais você conseguirá produzir nesse dia. Lembre-se de desativar o anúncio dos pratos que estarão suspensos.

3. Reveja o horário de funcionamento

Como você está direcionando diferentes esforços para vender mais no dia da promoção, uma boa ação é aumentar o horário de funcionamento. Analise se vale a pena abrir um pouco mais cedo e/ou fechar um pouco mais tarde para aproveitar ainda mais o movimento.

4. Prepare a mão de obra

É uma ação atípica na sua loja e, por isso, pode ser necessário aumentar a equipe neste dia. Planeje o número de profissionais necessários e divida as tarefas para garantir que os processos de preparo estão sendo feitos com eficiência. Você pode, por exemplo, deixar uma pessoa responsável pela retirada de pedidos, outra pela embalagem e pela expedição, além da equipe da cozinha.

5. Garanta uma pessoa ou equipe focada apenas na cozinha

Com a alta no volume de pedidos, é importante ter as atividades divididas entre a equipe de trabalho. Se um profissional fica responsável pela retirada de pedidos e pela cozinha, por exemplo, sua loja pode enfrentar alguns conflitos de funcionamento, capazes de gerar um impacto negativo ao cliente, como pedidos errados ou atraso no preparo.

6. Tenha atenção ao Gestor de Pedidos

Preferencialmente, tenha uma pessoa responsável pelo Gestor de Pedidos — assim você tem mais controle sobre o que está entrando. Lembre-se também de aumentar o volume do Gestor de Pedidos para que a ferramenta chame atenção da equipe sempre que um pedido novo entrar.

7. Cuide da entrega

Caso você tenha entregadores próprios, é interessante rever a equipe e ter profissionais extras neste dia. Assim conseguimos garantir que as entregas sejam feitas sem comprometimento do tempo. Mas você também pode contar com o serviço de entrega do iFood, disponível no Portal do Parceiro.

8. Confira seu estoque

Defina sua meta de vendas e, neste dia, prepare seu estoque para conseguir entregar em todo período de funcionamento da loja. As lojas costumam vender mais durante uma promoção — por isso, é importante você ter insumos suficientes para atender a demanda.

9. Prepare as embalagens

Assim como os ingredientes, as embalagens são insumos essenciais para você garantir uma entrega segura aos seus clientes, capazes de preservar os pratos. Confira o estoque de embalagens disponíveis e avalie a necessidade de aumentá-lo. No iFood Shop você encontra embalagens ideais para seus produtos.

O que fazer para divulgar a promoção?

O iFood direciona alguns esforços para divulgar as promoções. Essas promoções podem ganhar visibilidade em diferentes mídias, como redes sociais e anúncios de televisão. Além disso, o próprio aplicativo chama a atenção dos clientes enviando notificações e dando um destaque especial na tela inicial.

Também é interessante que sua própria marca convide sua audiência para a promoção que está sendo desenvolvida. Vocês podem fazer algumas ações nas redes sociais, focadas na fidelização de um público que já conhecem sua marca ou utilizar outras mídias e canais que já fazem parte das estratégias de divulgação desempenhadas.

Utilize também o Feed iFood para divulgar suas promoções. O recurso está disponível no Portal do Parceiro, no menu Feed, e pode ajudar você a alcançar com mais efetividade as pessoas que estão dentro do raio de entrega que você atende.

As peças de divulgação podem ser criadas por uma equipe de comunicação interna, por fornecedores contratados ou, até mesmo, você pode utilizar o Editor iFood, um benefício gratuito do Vantagens do Chef, para desenvolver materiais profissionais com artes exclusivas do iFood — é só fazer login utilizando o e-mail do Portal do Parceiro.

Como o iFood apoia sua loja durante a promoção?

O iFood apoia as lojas participantes durante as promoções por meio dos canais de divulgação, promovendo mais visibilidade e convidando os clientes para participarem.

Lojas que promovem promoções podem entrar em listas especiais no aplicativo ou aparecer em destaques na tela inicial. Enquanto isso, os clientes são comunicados por canais de comunicação, como redes sociais, televisão, e-mail, WhatsApp e também por notificações no próprio aplicativo.

O iFood também apoia os parceiros solucionando eventuais problemas durante as promoções e esclarecendo as dúvidas. Vale a pena observar sempre os canais de comunicação oficiais do iFood para obter as informações necessárias sobre as promoções. Ainda assim, caso esteja enfrentando algum desafio pontual na operação e precise do apoio do iFood, considere acionar os canais de atendimento pelo Portal do Parceiro.

O iFood está junto com as lojas parceiras para ajudá-las a alcançarem os melhores resultados. Por isso, o esforço mútuo para que a promoção funcione é fundamental para entregarmos uma boa experiência aos nossos clientes. Por isso, a equipe iFood mantém-se engajada a buscar soluções aos desafios enfrentados durante as promoções.

Quais cuidados ter no dia?

Com equipe e estoque preparados, chegou o dia da promoção. A expectativa é que as condições atrativas aumentem o número de pedidos e, além de um bom planejamento, você precisa fazer uma boa execução. Confira os itens que você deve ter atenção no dia da promoção para que o fluxo de trabalho funcione bem e para que sua equipe consiga lidar com imprevistos:

  • falta de ingrediente: caso falte algum ingrediente que impossibilite a produção de algum prato, lembre-se de pausar imediatamente no Gestor de Pedidos. Com isso, os clientes não conseguirão realizar o pedido de um produto que sua loja não conseguirá produzir;
  • Gestor de Pedidos: aumente o som das notificações do Gestor de Pedidos para que toda equipe saiba quando um novo pedido chegar;
  • adiante alguns preparos: conforme as possibilidades dos seus pratos, busque deixar algum preparo/ingrediente pronto ou adiantado. Assim, a equipe atua na finalização do prato e otimiza o tempo;
  • imprima os pedidos: uma boa forma de controlar os pedidos é utilizando uma impressora não fiscal. Assim você consegue transferir os pedidos à cozinha de forma física, auxiliando na organização e na linha de produção;
  • faça produções simultâneas: na cozinha, é interessante que você divida as tarefas entre a equipe, permitindo que cada profissional fique responsável por uma etapa e a produção dos pratos aconteça com mais eficiência;
  • deixe um profissional na expedição: ao ter um funcionário exclusivo para a relação com os entregadores, você otimiza todo o fluxo de preparo do prato, não tira o foco dos demais profissionais e, com isso, previne erros na entrega;
  • para quem usa o Plano Entrega: é importante verificar na aba Entregas, no Gestor de Pedidos, se o entregador será responsável por mais de um pedido por vez. Se sim, já organize as sacolas de acordo com o entregador;
  • sinalize as entregas: insira nas embalagens o número de pedido e nome do cliente. Isso ajuda os entregadores a serem mais eficientes, além de prevenir erros na entrega;
  • evite a entrega de pedidos errados: caso você utilize o Plano Entrega, lembre-se de validar com o entregador qual é o nome do cliente, para garantir que o entregador está levando o prato certo, ao cliente certo;
  • sinalize o espaço: busque deixar sinalizações no espaço para que o entregador identifique com facilidade onde deverá ir para retirar o pedido.

Como conferir os resultados da promoção?

Você pode acompanhar o desempenho das promoções em que seu restaurante está participando diretamente no Portal do Parceiro. Acesse o menu Promoções na barra lateral e então visualize as promoções ativas. Já nessa página você tem um resumo do desempenho nos últimos 30 dias, mostrando o número total de pedidos e o valor das vendas.

Ao clicar em Acompanhar resultados você consegue fazer filtros que permitem a visualização do desempenho conforme a data: últimos 30 dias; últimos 7 dias e hoje. Assim você entende os dias em que alcançou melhores resultados de vendas.

Conclusão

Desenvolver uma promoção é uma tática eficiente para atrair novos clientes, fidelizar os atuais e reconquistar os antigos. Mas lembre-se de que não é porque se trata de um prato promocional que ele não mereça ser preparado com o cuidado e a qualidade que você normalmente faz.

Busque padronizar a qualidade dos seus pratos, o atendimento, a apresentação, as embalagens e o tempo de preparo e entrega. Isso é fundamental para que sua loja aumente a reputação no aplicativo e conquiste um espaço ainda melhor, atraindo mais vendas constantemente.

Uma promoção feita sem planejamento e com uma execução falha gera uma experiência ruim para todos: sua loja e seus consumidores. Mas seguindo o passo a passo apresentado neste e-book, você conseguirá alcançar os resultados que espera.

Agora é com você! Coloque em prática os aprendizados adquiridos aqui e encante seus clientes.

Quer mais uma dica para continuar melhorando o desempenho de vendas da sua loja? Baixe nosso e-book sobre funil de vendas no iFood.

64 respostas

  1. Gostaria que ifood me reembolse por uma promoção não qual não me cadastrei, vendendo salgados por 0.99 por uma irresponsabilidade da plataforma, quem irá pagar meu prejuízo, pior não consigo sair dessa promoção.

    1. Oi, Josuel. Vamos te ajudar com isso! Fale com um de nossos especialistas pela aba Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro, combinado? 😉

  2. estou cadastrando as promoção pra alguns clientes ate aparece outras nao aparece os que estao aparecendo quando eles vao finalizar o pedido acaba que nao entra os descontos e fica o valor normal e os cliente pedindo cancelamento
    estavamos com uma media de 150 pedidos dias com todas as promoção fizeram uma atualização no meio do domingo onde que des da segunda feira do dia 14/08/2023 que estamos com esse problema

    1. Oi, Bruno. Sentimos muito por isso! Para que a gente consiga analisar melhor o seu caso e te ajudar, fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro, beleza?

  3. Ontem ganhei um cupom de 25 reais pra minha loja alavancar nas vendas.
    Porém ontem na minha cidade teve uma chuva muito forte e não pude vender.

    Hoje entrei no aplicativo e o cupom de 25sumiu
    Só ficou o cupom de 10. Meus clientes estão na expectativa do cupom de 25 pra hoje, por favor me ajudem

    1. Oi, Elcio. Fale com nosso time de especialistas pelo Portal do Parceiro na aba Chamados e Ajuda. Ficaremos felizes em te ajudar!

  4. Cobram uma taxa absurda..vendemos 2146.00 reais e vão repassar para nossa loja 980 reais que lixo.
    Já tentei inúmeras vezes contato para cancelar essa promoção. E não consigo

    1. Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

      Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/

      Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

  5. Não estou tendo suporte Men um
    Minha tevi pedido na quinta feira dia 21/09/23
    Hoje já terça feira dia 26/09/23
    Não tivemos Men um pedido já tentei entrar em contato não consegui

  6. Estou muito insatisfeita com as promoções automáticas do ifood.
    Eu entendo que, para proteger o cliente, não podemos mudar alguns itens do produto.
    Mas, não mudar NADA?
    Por ex.: tenho complementos que às vezes preciso pausar e não consigo. Tenho doces q mudam de sabor, e uso o mesmo, pra não ter um monte de item pausado. Mas, com a promoção eu acabo sendo obrigada a pausar e abrir outro.

    Acho q a limitação deveria ser menor.

    Ou então o restaurante poder ter a opção de não incluir aquele produto naquela promoção. Ou avisar 1 dia antes qual produto será colocado e podemos fazer devidas alterações.

    Ou então, nunca poderei participar das promoções automáticas.

    1. Oi Gilmar! Temos um time de atendimento à disposição para ajudar você. Para isso, você pode acessar o Portal do Parceiro, Clicar na aba Chamados e Ajuda, selecionar o botão Atendimento e escolher o assunto que você quer falar. Assim você será direcionado para a pessoa ideal para dar suporte nesse assunto. Entenda aqui como funciona nosso atendimento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/

  7. Eu baixei, me cadastrei, quando vi, não tinha nenhuma promoção de Ifood, acho isso uma promoção enganosa, eu poderia processar vocês.

    1. Oi Lucas, tudo bem? Vamos te ajudar! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda. Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.

  8. Entao o repasse para pessoa fisica é de 1 mes.acho isso um absurdo pois precisamos do dinheiro para repor mercadoria.suporte zero.
    Ja faz 7 dias que abri minha loja no primeiro dia fiz vendas ja nos ultmos dias nao consegui vender nada tendo perda de alimentos e prejuizo .
    Nao consigo suporte de ninguem.

  9. Olá, Jennifer! Depois que enviamos o seu repasse, os valores são processados pelo banco e só então são pagos na sua conta. Esse processo pode levar até 1 dia útil, então orientamos que aguarde esse prazo. Entenda melhor aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/. Se ainda precisar de ajuda, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  10. ativei algumas promoções e não estão funcionado, entrei varias vezes em contato com o suporte do ifood, só tem incompetentes no atendimento

  11. Boa noite, queria o critério de cada promoção para eu adequar meu restaurante para aparecer nas listas e também as datas que o promobomb estarão ativas, onde encontro isso?

    1. Oi José! Você consegue consultar cada uma delas acessando a aba “Promoções” do Portal do Parceiro. Em caso de dúvidas, fale com um de nossos especialistas no botão Ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

13/12/2024

Veja como foi o Fórum de Restaurantes de Novembro

12/12/2024

Feriados 2025: calendário com as principais datas

11/12/2024

Saiba como vender mais no final de ano!

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.