São Paulo, 26 de setembro de 2024 – A primeira edição do “Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood”, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion, mostra que houve um crescimento de pedidos de café da manhã, com aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, sendo que metade dos pedidos são realizados em padarias. O documento foi lançado no iFood Move, o maior evento para restaurantes da América Latina, nesta quinta-feira (26), em São Paulo.
Neste período do dia, no entanto, apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos, o que aponta para um nicho com potencial a ser explorado. A madrugada também tem conquistado os usuários do delivery — o turno registrou aumento de 25% nos pedidos. A oportunidade para restaurantes é significativa: neste horário, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento no iFood. O período com maior número de entregas continua sendo o jantar, com 58% dos pedidos.
“O iFood é uma oportunidade para todos, e não somente para grandes marcas. Há mercado e espaço para todos crescerem. Também é uma oportunidade para empreendedores que estão iniciando sua jornada. Nos últimos seis meses, mais de 125 mil empreendedores entraram no iFood, e, destes, 50% eram novos empreendedores. Podemos afirmar que estamos alavancando o mercado de empreendedorismo no Brasil”, afirmou Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de Operações e Restaurantes do iFood, na abertura do iFood Move nesta quinta-feira (26).
Bertolaccini também enfatizou que o iFood trabalha para a melhoria contínua de sua parceria com os restaurantes. “Um dos projetos que realizamos é o Fórum de Restaurantes. Organizamos encontros periódicos com proprietários para ouvir feedbacks, novas ideias e proposições. Essa troca gera muito valor. Temos, por exemplo, equipes de tecnologia que conversam diretamente com os proprietários. É uma melhoria contínua. Todos os dias trabalhamos para isso. Amanhã será melhor do que hoje.”
Relatório para Restaurantes
O “Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood” aponta também que lanches e comida brasileira se destacam entre as culinárias preferidas pelos clientes da plataforma, figurando entre os cinco pratos mais pedidos em todos os turnos do dia. No almoço, 38% dos pedidos são de culinária brasileira. As marmitas também são bastante consumidas no dia a dia, ocupando o sexto lugar no ranking geral, com um aumento de seis vezes entre os anos de 2019 e 2023. Já aos fins de semana, o consumidor está mais aberto a “tentações gastronômicas”: 61% do consumo de pizza ocorre de sexta a domingo no iFood. No domingo, há uma maior venda de doces, comida italiana e pedidos em padarias, sendo o único dia da semana em que refeições tradicionais não figuram no Top 10 das culinárias preferidas.
O relatório também destaca as diferentes motivações dos consumidores ao utilizar o delivery, dependendo do momento. No dia a dia, os clientes com restrições de tempo optam pela comodidade do serviço, pedindo pratos individuais e snacks entre refeições. Porém, há também motivações ligadas a experiências mais coletivas, como refeições em família, receber amigos em casa e celebrações.
Ao longo de um ano, entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, houve um crescimento de 11,4% no número de estabelecimentos ativos na plataforma. O estudo também traça um perfil dos donos desses restaurantes: há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria tem entre 30 e 44 anos, e 69% têm filhos, sendo que 22% são pais ou mães solo (três vezes mais mulheres do que homens nessa situação). No total, 59% operam apenas por meio do delivery, e 77% dos estabelecimentos ficam ativos no turno da noite. O iFood tem investido em soluções de inteligência artificial para facilitar a gestão dos parceiros, e 67% deles já afirmam usar a I.A. em seu dia a dia.
Sobre o iFood Move
Maior encontro para restaurantes da América Latina, o iFood Move está sendo realizado nos dias 25 e 26 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Em sua primeira edição, o evento deve reunir cerca de 10 mil empreendedores e pessoas interessadas na troca de experiências e novidades do universo dos restaurantes. Com mais de 60 horas de conteúdo distribuídas em seis palcos simultâneos, o evento vai trazer conteúdos que vão ajudar a acelerar o desenvolvimento e o crescimento de empreendedores – com informações sobre tendências, empreendedorismo, liderança, experiência do consumidor, marketing, inovação, novas ferramentas e produtos.