iFood lança relatório inédito no iFood Move e revela crescimento de 31% nos pedidos de café da manhã

Estudo traz dados de tendência de consumo no app, além de um perfil detalhado dos donos de restaurantes

São Paulo, 26 de setembro de 2024 – A primeira edição do “Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood”, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion, mostra que houve um crescimento de pedidos de café da manhã, com aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, sendo que metade dos pedidos são realizados em padarias. O documento foi lançado no iFood Move, o maior evento para restaurantes da América Latina, nesta quinta-feira (26), em São Paulo.

Neste período do dia, no entanto, apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos, o que aponta para um nicho com potencial a ser explorado. A madrugada também tem conquistado os usuários do delivery — o turno registrou aumento de 25% nos pedidos. A oportunidade para restaurantes é significativa: neste horário, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento no iFood. O período com maior número de entregas continua sendo o jantar, com 58% dos pedidos.

“O iFood é uma oportunidade para todos, e não somente para grandes marcas. Há mercado e espaço para todos crescerem. Também é uma oportunidade para empreendedores que estão iniciando sua jornada. Nos últimos seis meses, mais de 125 mil empreendedores entraram no iFood, e, destes, 50% eram novos empreendedores. Podemos afirmar que estamos alavancando o mercado de empreendedorismo no Brasil”, afirmou Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de Operações e Restaurantes do iFood, na abertura do iFood Move nesta quinta-feira (26).

Bertolaccini também enfatizou que o iFood trabalha para a melhoria contínua de sua parceria com os restaurantes. “Um dos projetos que realizamos é o Fórum de Restaurantes. Organizamos encontros periódicos com proprietários para ouvir feedbacks, novas ideias e proposições. Essa troca gera muito valor. Temos, por exemplo, equipes de tecnologia que conversam diretamente com os proprietários. É uma melhoria contínua. Todos os dias trabalhamos para isso. Amanhã será melhor do que hoje.”

Relatório para Restaurantes

O “Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood” aponta também que lanches e comida brasileira se destacam entre as culinárias preferidas pelos clientes da plataforma, figurando entre os cinco pratos mais pedidos em todos os turnos do dia. No almoço, 38% dos pedidos são de culinária brasileira. As marmitas também são bastante consumidas no dia a dia, ocupando o sexto lugar no ranking geral, com um aumento de seis vezes entre os anos de 2019 e 2023. Já aos fins de semana, o consumidor está mais aberto a “tentações gastronômicas”: 61% do consumo de pizza ocorre de sexta a domingo no iFood. No domingo, há uma maior venda de doces, comida italiana e pedidos em padarias, sendo o único dia da semana em que refeições tradicionais não figuram no Top 10 das culinárias preferidas.

O relatório também destaca as diferentes motivações dos consumidores ao utilizar o delivery, dependendo do momento. No dia a dia, os clientes com restrições de tempo optam pela comodidade do serviço, pedindo pratos individuais e snacks entre refeições. Porém, há também motivações ligadas a experiências mais coletivas, como refeições em família, receber amigos em casa e celebrações.

Ao longo de um ano, entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, houve um crescimento de 11,4% no número de estabelecimentos ativos na plataforma. O estudo também traça um perfil dos donos desses restaurantes: há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria tem entre 30 e 44 anos, e 69% têm filhos, sendo que 22% são pais ou mães solo (três vezes mais mulheres do que homens nessa situação). No total, 59% operam apenas por meio do delivery, e 77% dos estabelecimentos ficam ativos no turno da noite. O iFood tem investido em soluções de inteligência artificial para facilitar a gestão dos parceiros, e 67% deles já afirmam usar a I.A. em seu dia a dia.

Sobre o iFood Move

Maior encontro para restaurantes da América Latina, o iFood Move está sendo realizado nos dias 25 e 26 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Em sua primeira edição, o evento deve reunir cerca de 10 mil empreendedores e pessoas interessadas na troca de experiências e novidades do universo dos restaurantes. Com mais de 60 horas de conteúdo distribuídas em seis palcos simultâneos, o evento vai trazer conteúdos que vão ajudar a acelerar o desenvolvimento e o crescimento de empreendedores – com informações sobre tendências, empreendedorismo, liderança, experiência do consumidor, marketing, inovação, novas ferramentas e produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

11/10/2024

Tecnologia e inovação: como o mercado de food delivery na China cre...

11/10/2024

Gerenciamento de riscos: 4 dicas para aplicar no dia a dia do empre...

10/10/2024

Consumo sustentável: saiba se a sua empresa está preparada