São Paulo, 25 de setembro de 2024 – O iFood apresentou sua nova frente de negócios, o iFood Salão, durante o iFood Move, o maior evento de restaurantes da América Latina, realizado nesta quarta-feira (25), no São Paulo Expo. O primeiro produto dessa linha é um totem para atendimento presencial, cujo objetivo é otimizar a tomada de pedidos por meio de uma tecnologia integrada para o restaurante.
“Quando falamos de autoatendimento, pensamos nas dificuldades dos estabelecimentos, como a formação de filas, perda de oportunidades de aumentar o ticket médio e o cliente que vai embora. Temos, então, um mundo de possibilidades. O totem é uma peça fundamental nesse processo. É o início da jornada do iFood Salão”, afirmou Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery no iFood.
Segundo o executivo, nos primeiros testes, os restaurantes registraram um aumento de 15% no faturamento, e 50% dos usuários aceitaram compartilhar seus números de telefone. Além disso, os estabelecimentos passaram a realizar 75% do GMV do salão por meio do totem, ou seja, a maior parte do que os clientes consumiram foi pedida por essa tecnologia. A expectativa é que 1 milhão de pedidos sejam feitos via totens até o primeiro trimestre de 2025.
Outro benefício do iFood Salão é que, ao estar conectado ao sistema do iFood – seja pelo app ou pelo totem –, será gerada uma rede de informações para o restaurante, permitindo um entendimento mais profundo sobre o comportamento dos clientes, tanto no mundo virtual quanto no presencial. Isso ajudará os proprietários a desenvolverem estratégias eficientes de fidelização e aumento de pedidos.
“Temos a possibilidade de oferecer o incentivo certo para a pessoa certa. Trata-se de empreender e de como a tecnologia ajuda o negócio a evoluir. É um trabalho incansável para manter o espírito colaborativo e o desenvolvimento dos nossos produtos. É um trabalho de empatia e cuidado que estamos realizando”, acrescentou Gandolfo.
Rafael Augusto, proprietário do restaurante Patroni, está utilizando o totem em seu estabelecimento e afirmou que a experiência tem sido “muito positiva”. “Evitando filas, conseguimos atender mais clientes e, assim, gerar mais vendas. Estamos felizes em vivenciar essa experiência”, concluiu.
Maior encontro para restaurantes da América Latina, o iFood Move está sendo realizado nos dias 25 e 26 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Em sua primeira edição, o evento deve reunir cerca de 10 mil empreendedores e pessoas interessadas na troca de experiências e novidades do universo dos restaurantes. Com mais de 60 horas de conteúdo distribuídas em seis palcos simultâneos, o evento vai trazer conteúdos que vão ajudar a acelerar o desenvolvimento e o crescimento de empreendedores – com informações sobre tendências, empreendedorismo, liderança, experiência do consumidor, marketing, inovação, novas ferramentas e produtos.