Jay Livingston, João Branco e Luis Justo discutem estratégias para encantar o consumidor

Executivos compartilharam com a plateia como estruturaram planos de marketing para melhorar a experiência dos consumidores no primeiro dia do iFood Move

São Paulo, 25 de setembro de 2024 – Jay Livingston, CMO do Shake Shack, rede americana de fast food; João Branco, ex-CMO do McDonald’s e palestrante da StartSe; e Luis Justo, CEO do Rock in Rio, enfatizaram a importância de entender e priorizar as necessidades do cliente durante painéis nesta quarta-feira (25) no iFood Move, o maior evento de restaurantes da América Latina. Os executivos compartilharam percepções valiosas sobre como o foco na experiência do consumidor pode transformar negócios e impulsionar o sucesso no competitivo setor de restaurantes.

Livingston falou sobre o sucesso do Shake Shack, destacando o equilíbrio entre hospitalidade, inovação e sustentabilidade. Ele ressaltou o compromisso com ingredientes de qualidade e a importância de encantar o cliente em cada interação. “Trabalhamos com hospitalidade, e isso é uma experiência viva. Nosso diferencial está na transparência e na qualidade dos ingredientes, como nossa carne 100% angus. Inovamos constantemente, e nossa cozinha de testes em West Village, Manhattan, nos permite criar novas receitas e oferecer produtos sazonais e exclusivos, por meio de parcerias com chefs renomados”, afirmou.

Além disso, o executivo destacou a relevância de manter a equipe motivada para garantir uma experiência excepcional ao cliente. “Quando mantemos nossa equipe feliz, isso reflete diretamente no atendimento ao cliente”, explicou.

Outro ponto crucial foi a transformação digital do negócio. Antes da pandemia, 85% das vendas ocorriam em lojas físicas, mas, com a chegada da Covid-19, houve uma rápida adaptação e o percentual de vendas digitais subiu para 85%. “Nosso desafio agora é garantir que a experiência digital seja tão boa quanto a analógica”, afirmou Livingston.

Sobre a expansão, o Shake Shack conta atualmente com 150 lojas na América do Norte, mas a empresa adota uma abordagem cautelosa. “Estamos sempre em busca do parceiro certo para cada mercado. O Brasil é um mercado promissor para nós, mas ainda estamos avaliando as opções”, revelou.

Livingston encerrou sua participação no IFood Move com uma reflexão sobre o futuro da alimentação, mencionando o uso de robótica e inteligência artificial para entregas. Apesar das inovações tecnológicas, ele acredita que a conexão humana e a alegria proporcionada por uma refeição continuarão sendo essenciais.

Marketing ao máximo: Como transformar o cliente no centro do negócio

No painel “Marketing ao Máximo: Como Fazer do Marketing o Maior Aliado ao seu Negócio”, João Branco, ex-CMO do McDonald’s, iniciou sua apresentação com uma provocação: “O que você entrega?” A pergunta foi dirigida aos proprietários de restaurantes presentes no evento, com o objetivo de instigá-los a refletir sobre as reais motivações de seus clientes.

Branco destacou a importância de conversar diretamente com os consumidores para entender o que realmente valorizam, seja o sabor, a saúde ou outros atributos. “O marketing não é empurrar um produto. É servir. Entender que, do outro lado do balcão, há uma pessoa que precisa de algo que só você pode oferecer. Entregue o seu melhor”, enfatizou.

O palestrante apresentou seis lições essenciais para os empreendedores do setor. A primeira é que agradar a todos é impossível. Apenas itens com função e que agradam a um público específico devem permanecer no cardápio. Em seguida, ele destacou a importância de identificar o diferencial do negócio e fazer disso o foco do marketing. “O que só você entrega? Faça disso o seu marketing”, aconselhou.

Branco também abordou a necessidade de consistência. “Você não pode falar de sustentabilidade enquanto utiliza embalagens de plástico, por exemplo. Cumprir promessas e manter uma comunicação coerente constrói uma imagem sólida”, acrescentou. Ele finalizou ressaltando a autenticidade como elemento essencial e reforçando que, mais do que campanhas, o sucesso está nas conversas com os clientes.

Experiências que encantam: Como o Rock in Rio cria valor para os clientes

Luis Justo, CEO do Rock in Rio, participou do painel “Experiências que Encantam: Case Rock in Rio” e compartilhou cinco percepções essenciais para uma estratégia de marketing que busca criar valor inesquecível para os clientes.

Justo destacou que a proposta de valor do Rock in Rio se baseia em proporcionar experiências únicas, exemplificadas por iniciativas como o Rock in Rio Card e o Rock in Rio Club, que fortalecem a conexão emocional com os participantes. “A cultura organizacional reflete diretamente as lideranças, e prestar atenção aos detalhes é crucial para garantir a perfeição na experiência do cliente”, afirmou.

Também destacou a importância da inovação e da escuta ativa, transformando o feedback do público em melhorias concretas. “Cada crise traz riscos e oportunidades, e é preciso coragem para defender as crenças da empresa, mesmo que isso signifique adotar abordagens não convencionais”, concluiu Justo.

Sobre o iFood Move

Maior encontro para restaurantes da América Latina, o iFood Move está sendo realizado nos dias 25 e 26 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Em sua primeira edição, o evento deve reunir cerca de 10 mil empreendedores e pessoas interessadas na troca de experiências e novidades do universo dos restaurantes. Com mais de 60 horas de conteúdo distribuídas em seis palcos simultâneos, o evento vai trazer conteúdos que vão ajudar a acelerar o desenvolvimento e o crescimento de empreendedores – com informações sobre tendências, empreendedorismo, liderança, experiência do consumidor, marketing, inovação, novas ferramentas e produtos.

2 respostas

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