Mensalidade iFood: tire suas dúvidas e entenda a mudança

Confira as mudanças na Mensalidade iFood. Entenda o novo modelo variável e esclareça todas as suas dúvidas!

A partir de 2024, entrará em vigor um reajuste na mensalidade dos restaurantes. Neste post, vamos explicar melhor como vai funcionar para você entender melhor essas transformações e esclarecer todas as suas dúvidas!  

O que é a Mensalidade?

A mensalidade é a cobrança correspondente à utilização de todas as ferramentas, servidores e tecnologias que o iFood disponibiliza para a administração do seu negócio e gestão de seus pedidos. 

Importante notar que essa taxa é fixa mês a mês e permanece inalterada desde 2020, quando decidimos congelá-la em virtude da pandemia de COVID-19.

Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.

O que vai mudar e qual o novo valor?

A Mensalidade sofrerá um reajuste em 2024, de acordo com a data de renovação do contrato dos parceiros. Vale ressaltar que a implementação dessa mudança ocorrerá de forma gradual, e todos os parceiros serão devidamente informados sobre a mudança em sua mensalidade.

Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00.

Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00.

Caso sua loja utilize o Plano Entrega Flex: para parceiros com Plano Entrega Flex (possuem entrega parcial parceira), a mensalidade também é de R$150,00.

Onde acompanho a Mensalidade no Painel Financeiro?

Em seu Painel Financeiro, na aba detalhada de Faturamento, você encontra categorias e tem a opção de expandi-las. Dentro da categoria “Outros valores”, você encontra o lançamento da sua mensalidade, como abaixo:

As mudanças na mensalidade acontecem para investirmos cada vez mais em uma melhor eficiência em nossa operação e na qualidade da nossa plataforma.

Em caso de dúvidas adicionais, entre em contato com o time de suporte do iFood!

1.794 respostas

  1. Caros, muitas vezes menos é mais, já pensaram o quanto poderia aumentar as vendas se os pratos fossem mais baratos ??? Porque no final quem paga isso tudo é o cliente… $120 sobre uma venda mensal de $4.800 significam 2,5% a mais de custo. Com mensalidade e percentual de comissão mais baixos os pratos ficariam mais acessíveis. Incentivo de desconto para pagar com pix deve ser implantado, mas também repassados com fidelidade aos estabelecimentos. Gratos !!!

  2. Tudo no Ifood é muito caro. Funciona, mas é caro! Poderia haver uma flexibilidade dos diversos valores cobrados.

  3. Aumento MUITO acima da inflação, taxas abusivas e serviço PÉSSIMO. Estou com um chamado há 1 mês atrasado pelo prazo de resolução ( 31/12 era o prazo de resolução) Não resolvem, não dão retorno, não dão sinal de vida. Um total absurdo. E eu ( somente nesse chamado ) com um prejuízo de mais de R$5.000,00.

    Mas para aumentar a cobrança é rapido.

  4. Cobrança alta. Acredito que as taxas e comissões já são um valor mais do que justo! Precisam colaborar mais com os “parceiros”.

  5. Não posso considerar o IFood como parceiro,essa cobrança é muito errada,esse reajuste não está certo,de modo que estes meses do começo do ano são muito difíceis para todos nos da loja,e ainda vão aumentar .Que parceiro é esse ?

  6. Se nós pagamos a taxa de mensalidade para usar a ferramenta e tecnologia do Ifood, temos autonomia para usa-las, certo. Me respondam uma coisa, porque então o Ifood habilita cupom de descontos sem se quer consultar a gente e saber dos meus custos? Tenho que ficar de olhos nas promoções toda hora, se piscar os olhos tem uma promoção habilitada de cupom de $10. Poxa ifood, sejam parceiros, os pensam em lucrarem!!

  7. Ifood sempre decepcionando, já pagamos taxa sobre a venda, e quando abrimos chamado não temos retorno,
    Já que é para cobrar um absurdo preste um serviço de qualidade, repasse semanal no mínimo.

  8. Tem como ficar pior??? Que apareça logo algum aplicativo para competir com o Ifood. Se não bastasse a porcentagem absurda que cobram, agora vão cobrar mais na mensalidade e não reajustam valores mínimos do faturamento. Vou cancelar, porque não compensa mais.

  9. Achei um absurdo o aumento de preço mensal , já pagamos comissão por cada pedido que já vai uma nota, e ainda a loja nem pode passar de certo valor específico no mês pra poder render um pouco mais o nosso dinheiro, ifood em vez de ajudar os parceiros igual fala só coloca mais pra baixo. Essa e a realidade!

  10. Poxa quase desisti dessa plataforma tudo muito dificil e muito caro ainda tem pessoas q colocar estrelas menores prejudica nossa loja horrível não sei mas eu acho q as eles não querem agente venda !

  11. meus amigos, aumentar taxa acho DESNECESSÁRIO. Entendo que os serviços que são oferecidos (e as vezes deixa a desejar) tem seus custos, mas já pararam pra pensar que, se os PRATOS fossem mais baratos teriam MAIS vendas? assim a plataforma e o restaurante ganha. o menos é mais, se coloquem no lugar de nossos clientes e entendem as DORES. aumentar taxa é coisa de doido!!!

  12. O pior é que mudam o valor sem nosso consentimento, não se interessam em saber nossa opinião e ficam enfiando em goela abaixo a decisão deles . É triste fazer parte de uma empresa que não respeita nossa opinião. Só cobram e não oferecem nada em troca além dos cursos ridículos e sem sentido só almejando like. João Barcelos, você é hipócrita, ninguém gosta dos seus cursos ridículos. Estou contestando e não aceito esse aumento de mensalidade, mas como vocês não estão nem ai pra nossa opinião, bora procurar um bom advogado e rever essa parceria que só visa vantagem pra vocês…. Indignado com a falta de respeito.

  13. Acho essa cobrança vergonhosa, já que a comissão é bem alta, ainda mais para quem é logística Ifood. Sofremos muito, entregador que não vem e a demora da troca do mesmo, loja reduzida sempre. Esse aumento temos que repassar, menos clientes comprarão. Inaceitável!

  14. A verdade é essa, pararem de usar esse ifood. Eu parei pq não aguento as taxas.
    observe que lojas de grande porte não se importa muito pq é mais uma taxa de gasto, pago fixo ao mês, mas e os estabelecimentos pequeno que não atingem os valores mensais? taxa de repasse, taxa de serviço que é cobrado de R1 pra outro valor, taxa de pagamento online, taxa por cada item vendido… minha gente, façam as contas e vejam. eu vendi um hamburguer de 30 reais e paguei do meu bolso mais 8,00 de entrega. o ifood vendeu 38,00 na plataforma. quando chegou o repasse sabem quanto caiu ? 22,00 REAIS. não cobria o valor do lanche nem de gasto e muito menos da txa que paguei. ou seja, eu estava pagando pra eu mesma trabalhar. iae? agora eu ia voltar pra plataforma pra ter mais vizbilidade e vi que aumentou mais ainda as taxas. agora não volto mesmo. se liguem. não há lucro algum trabalhar com o ifood.

  15. Olá, Marcelo! Neste artigo você entende um pouco melhor sobre nossos planos: https://blog-parceiros.ifood.com.br/planos-ifood/ Mas caso queira receber uma informação aplicada para os seus faturamentos e realidade é só chamar a gente na Portal, ta bom? Asssim nossos especialistas conseguem acessar suas informações financeiras e dar um direcionamento exclusivo. Para isso, basta clicar no botão Chamados e Ajuda > Atendimento

  16. acho que uma empresa!!! que cobra 0,99 do usuários + mensalidade + comissão que varia de no minimo 12% a 27% … que casta milhões em propaganda dentro do big brother !!! quer tirar o coro dos restaurante !!!!! ela é unica no seguimento que sempre viveu sem isso!!! mas tudo um dia acaba, é perceptivo pelos comentários acima que se existir outra opção ou forma de não depender mais da plataforma, vai sair fora facil !!!! tecnologias mudam e é sempre bom lembra que ifood nunca fez 1 kilo de arroz e nunca fez uma entrega!!!! nos dependemos dele ou ele depende de nos !!!!

  17. um roubo, como todo mundo falou pra aumentar eles sao rapidos , mas pra resolver e cancelar sao uma tartaruga, ja trabalho com ifood a 4 anos nao vejo melhoras e so piora a cada dia agora colocaram uma opcao do cliente cancelar e a gente tentar entermediar com o cliente a gente faz isso ai vem o ifood depois de tudo resolvido e cancelo o pedido entregue ai ficamos com prejuizo e os cliente rindo na nossa cara aqui na minha cidade ifood ja virou piada pois as pessoas conbram e não precisam pagar pois elas cancelam o pedido depois agora mais essa aumento de mensalidade como todos disseram as taxas sao tao altas que temos que elevar os precos e fica caro para o cliente, assim case nao vende. mas obrigado por mais uma conta ifood

  18. nao da para mim isto nao e parceria estamos passado uma tranformacao na economia e no mundo sento assim .SINTO MUITO ESTAREI FORA DA PLATAFORMA……….

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