A partir de 2024, entrará em vigor um reajuste na mensalidade dos restaurantes. Neste post, vamos explicar melhor como vai funcionar para você entender melhor essas transformações e esclarecer todas as suas dúvidas!
O que é a Mensalidade?
A mensalidade é a cobrança correspondente à utilização de todas as ferramentas, servidores e tecnologias que o iFood disponibiliza para a administração do seu negócio e gestão de seus pedidos.
Importante notar que essa taxa é fixa mês a mês e permanece inalterada desde 2020, quando decidimos congelá-la em virtude da pandemia de COVID-19.
Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.
O que vai mudar e qual o novo valor?
A Mensalidade sofrerá um reajuste em 2024, de acordo com a data de renovação do contrato dos parceiros. Vale ressaltar que a implementação dessa mudança ocorrerá de forma gradual, e todos os parceiros serão devidamente informados sobre a mudança em sua mensalidade.
Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega Flex: para parceiros com Plano Entrega Flex (possuem entrega parcial parceira), a mensalidade também é de R$150,00.
Onde acompanho a Mensalidade no Painel Financeiro?
Em seu Painel Financeiro, na aba detalhada de Faturamento, você encontra categorias e tem a opção de expandi-las. Dentro da categoria “Outros valores”, você encontra o lançamento da sua mensalidade, como abaixo:
As mudanças na mensalidade acontecem para investirmos cada vez mais em uma melhor eficiência em nossa operação e na qualidade da nossa plataforma.
Em caso de dúvidas adicionais, entre em contato com o time de suporte do iFood!
1.794 respostas
iFood segue não entregando os mesmos resultados de antes. Nos cobram por anuncios que na maioria das vezes que utilizados não dão retorno que justifique o investimos, e o que recebemos é um aumento na mensalidade.
Fora que não criam um canal decente de atendimento ao parceiro.
O valor aumenta e o serviço piora. Não houve nenhum melhora do Ifood para com seus parceiros. Entregadores que escolhem quando querem trabalhar, se chover no RJ a loja fecha automaticamente ou diminui o raio de quiilometragem que defasa as vendas do restaurante. Cobram um % alto de comissão das vendas e ainda querem aumentar a mensalidade.
Acho que vocês precisam rever urgente o conceito administrativo da empresa.
Valor Almenta e serviço nao melhora so piora, em vez de ajuda loja parceira com reduçao de 3 mes nas taxas, onde podemos diminuir um pouco valor pra ver se alavanca as vendas, NAO so almenta as taxas, com novos serviços esta tendo ainda mais estabilidades principalmente finaisde semana. um ex: Motob.. ifood qd e solicitado chegar 2 no msm pedido.
demora pro pedido ser aceito, na plataforma, dda um delay, 1 vez outra cliente liga perguntando se loja esta fechado, mas e bug na plataforma ifood… e outros.
realmente deixa a desejar nada de melhora para parceiros ,sem contar que e um problema quando tem que entrar em contato com cliente,ja estou pensando em desistir.
vou sair fora se cobrar esse absurdo ,quer dizer que alem de 23% vao cobrar gente se muitos sairem fora consertesa ifood vai cair muito ja nao atendem os parceiro bem ,solicitei a mudança em meu cadastro faz 1 ano nem atencao deram ?
A plataforma como marketplace tem um serviço básico, ainda sim por ser a mais conhecida nacionalmente entrega o mínimo esperado. No entanto quando se trata de factores administrativos com as lojas parceiras, a péssima gestão fica evidente, provavelmente por não terem concorrentes a altura. O que todos lojistas percebe e que melhorias básicas que podem fazer toda diferença na portal do parceiro, na logística de entrega, ou ate mesmo no marketplace não são aplicadas.
Ouvindo os feedbacks dos parceiros, o Ifood pode chegar a receitas cada vez maiores, no entanto isso não pode acontecer de forma superficial, pois os lojistas estão no fundamental da operação, sua opinião tende apenas a trazer melhorias para todos e satisfação na parceria.
Aumento de valores, porém como tenho poucas vendas ou muitas vezes nenhuma, não acho justo aumentar um valor por um serviço que usamos pouco, já pagamos taxa, agora aumento de mensalidade, de motivos para aumento com melhorias do serviço
Aumento de valores, porém como tenho poucas vendas ou muitas vezes nenhuma, não acho justo aumentar um valor por um serviço que usamos pouco, já pagamos taxa, agora aumento de mensalidade, ATENDIMENTO PESSIMO PARA PARCEIROS
Parei para dar uma olhadinha e nao li nenhum comentário que não fosse de descontentamento. Será que nos estamos chorando de barriga cheia ou de fato o serviço deixa muito a desejar? É muita cobrança e pouco retorno, ninguém viria aqui reclamar se estivessem recebendo pelo menos o mínimo de atenção. As taxas deveriam ser cobradas por faixa de faturamento, mas é o contrário. Robin-Hood as avessar, tira dos pobres para bancar os ricos….
Realmente,muitas vantagens aos clientes e muitos ainda cancelam o pedido depois de entregue sem motivo nenhum…tive que aumentar muito o valor dos produtos pra ter menos prejuízo….Já são muitas taxas,ainda tem mensalidade cara….não vejo muita vantagem, deveriam apoiar mais os comerciantes e não só os clientes…
Concordo plenamente 👏
Só sabem cobrar taxa e mais taxas sistema horrível com muitas falhas inclusive quando tentam melhorar sistema trava nos atrapalha a trabalhar pois sistema n obedece sem falar outros tipos de prejuízos q do cliente cancela depois de entregue ainda vai aumentar a mensalidade sendo q n há melhorias e sim piora cada vez mais
Como empresa vcs deveriam observar todos os comentários, pois a reclamação da prestação de serviço oferecida não é compatível com o preço que é cobrado. Desde 2020 que vc não aumentam a mensalidade por causa da pandemia, porém foi por este motivo que acabaram com o atendimento aos lojistas que decidiram ser parceiros de vcs. O aumento irá trazer também uma central de atendimento para os parceiros ou vamos ter que ficar a todo momento sem qualquer atendimento? Sempre que precisamos entramos na plataforma mas não conseguimos falar com ninguém, no máximo enviar um e-mail. O fato de vcs dominarem o mercado não quer dizer que precisam ignorar os parceiros, pois o que será o IFOOD sem os parceiros?
Realmente o IFOOD tem que melhorar o atendimento ao parceiro e rever a sua politica de cancelamento de pedido depois de entregue, temos muitos problemas com os pedidos que depois de 3horas são cancelados.
E ter um canal para falar com o ifood que não seja ter que abrir um chamado.
Inacreditável. As taxas do plano entrega de comissão já são altas e o reajuste maior fica pra nós. Cada vez mais difícil.
Um absuro é chover o sistema fecha, taxas altissimas usamos a entrega parceira e ainda quer cobrar mensalidade, nem pensar não vale a pena, já deixamos metade do valor que recebemos para o ifood, querem que sejamos funcionarios deles, não vou renovar.
Bom dia, eu acho um absurdo aumentar as taxas, como o amigo Felipe falou, fica dificil trabalhar com essas taxas.
O suporte deixa a desejar, Não tem melhoria em nada em nosso beneficio.
O pior, é que todo mundo reclama, não tem 1 que ache o ifood Ótimo para vendas, e o ifood não faz $@#$ nenhuma pra melhorar, e além do mais só taxa em cima de taxa. Por isso as outras plataformas estão crescendo…
As vendas caem devido a crise econômica e o Ifood aumenta! Isso é incrível!
Cada vez mais te desmotiva a trabalhar com a plataforma. Não pensam no pequeno empreendedor jamais! Só pensam em cobrar, incluir taxas, e tirar mais. Política nada inclusiva!
Bom, temos a dizer que não temo o que reclamar. O IFOOD nos salvou na época da pandemia, quando estávamos perdidos e tínhamos que estar na plataforma para SOBREVIVER no comércio, pois as pessoas nao podiam sair de casa. Desde lá, o ifood se tornou o nosso maior canal de vendas. Vendemos MUITO! Obrigado ifood! MAS…
Seguem as nossas sugestões de melhorias:
– Se temos um produto já em promoção (com desconto em porcentagem) o cliente nao pode aplicar um cupom encima do produto já com o desconto, isso dificulta muito, por isso nao estamos colocando nossos pratos em promos, ou seja: BLOQUEAR CUPONS PARA PROSUTOS JÁ EM PROMO!
– Ver uma forma de avisar a loja quando o cliente está de aniversário, para enviarmos mimos!
talvez na impressão do pedido, um aviso!
– Não permitir que o cliente cancele depois de 30min. PREJUIZO A LOJA.
Fora isso, Obrigado ifood!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Oi Ezequiel, obrigado pela sugestão! Vamos trabalhar para continuar oferecendo a melhor experiência na ferramenta.