A partir de 2024, entrará em vigor um reajuste na mensalidade dos restaurantes. Neste post, vamos explicar melhor como vai funcionar para você entender melhor essas transformações e esclarecer todas as suas dúvidas!
O que é a Mensalidade?
A mensalidade é a cobrança correspondente à utilização de todas as ferramentas, servidores e tecnologias que o iFood disponibiliza para a administração do seu negócio e gestão de seus pedidos.
Importante notar que essa taxa é fixa mês a mês e permanece inalterada desde 2020, quando decidimos congelá-la em virtude da pandemia de COVID-19.
Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.
O que vai mudar e qual o novo valor?
A Mensalidade sofrerá um reajuste em 2024, de acordo com a data de renovação do contrato dos parceiros. Vale ressaltar que a implementação dessa mudança ocorrerá de forma gradual, e todos os parceiros serão devidamente informados sobre a mudança em sua mensalidade.
Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega Flex: para parceiros com Plano Entrega Flex (possuem entrega parcial parceira), a mensalidade também é de R$150,00.
Onde acompanho a Mensalidade no Painel Financeiro?
Em seu Painel Financeiro, na aba detalhada de Faturamento, você encontra categorias e tem a opção de expandi-las. Dentro da categoria “Outros valores”, você encontra o lançamento da sua mensalidade, como abaixo:
As mudanças na mensalidade acontecem para investirmos cada vez mais em uma melhor eficiência em nossa operação e na qualidade da nossa plataforma.
Em caso de dúvidas adicionais, entre em contato com o time de suporte do iFood!
1.794 respostas
Quero saber de vocês como eu vejo os repasses dos descontos que a plataforma da e diz que vai passar para o comerciante e nunca vejo esse repasse. Não tem suporte na cidade para poder me mostrar e não tem um telefone que eu possa entrar em contato; Quero saber como faço.
Oi, Flavio. Com o repasse semanal, estabelecimentos parceiros contam com mais flexibilidade no fluxo de caixa. Você pode solicitá-lo por meio do nosso canal de contato no Portal do Parceiro, disponível pela aba “Chamados e ajuda” (menu lateral à esquerda da sua tela). E se você tem a Conta Digital iFood, pode receber seus repasses semanais diretamente por lá, com uma redução da taxa!
A minha loja não aparece no app ,porque?
Eu acho um absurdo aumentar o valor da mensalidade,pois a taxa cobrada de cada pedido já sai caro,vc não tem nem opção de colocar mais barato por causa dessa taxa encima de cada pedido, são tantos comércios mas acaba saindo do iffod pelo valor da taxa de cada pedido,já que são tantas comércio deveriam abaixar essa taxa de cada pedido para colocarmos um valor melhor para os clientes comparem,e a mensalidade aumentar o valor de 1.800 de vendas para 2.000 ou 2.500
Concordo plenamente, penso o mesmo.
Eu acho um absurdo aumentar o valor da mensalidade,pois a taxa cobrada de cada pedido já sai caro,vc não tem nem opção de colocar mais barato por causa dessa taxa encima de cada pedido, são tantos comércios mas acaba saindo do iffod pelo valor da taxa de cada pedido,já que são tantas comércio deveriam abaixar essa taxa de cada pedido para colocarmos um valor melhor para os clientes comparem,e a mensalidade aumentar o valor de 1.800 de vendas para 2.000 ou 2.500
Creio que o app ifood deveria ter outras ferramentas e impulsionamento e engajamento; Para as lojas não dependerem exlcusivamente de algumas redes sociais.
Reitero: Concordo plenamente com o que a Valéria da Silva falou acima, sobre os altos valores das taxas cobradas pelo Ifood.
Eu parei de utilizar porque fui obrigada abrir uma conta Ifood que tem taxa bancária pois vocês não aceitam conta no pagbank que não me cobra taxa e agira mais essa taxa de manutenção fora as taxas em cima das vendas ? Vou cancelar agora minha conta onde eu iria retornar a usar .
Tudo bem que vcs dão visibilidade aos restaurantes. Não é uma coisa imparcial, pois, vc tem de pagar para aparecer em lugar melhor nas listas. O que é injusto, já que eu nao tenho condições de pagar 99,00 para aparecer em destaque e acho que vários restaurantes tb não tem condições de fazer isto. MAs aumentar a mensalidade, para que? Voces já ganham em cima dos pequenos ( meu caso) quase 28% do meu faturamento com taxas e tals. Quando eu consigo vender mais de 1.800 por mes, o desconto passa de 30% e vcs querem aumentar o valor da mensalidade, porque estao há varios anos com o mesmo valor? vcs nao contam o tanto de restaurantes novos que aparecem todo dia né? O valor que vcs gastam com propaganda , programas e outras coisas, acaba se diluindo e não representa tanto assim, para justificar aumentar a mensalidade. Dãããã!
Beleza! Querem aumentar a mensalidade? Aumentem! MAs sejam justos, pelo menos. Aumentem também o valor para o pagamento da mensalidade, de 1.800,00 para 2.300,00. A gente já faz promoção, trabalha com margem enxutíssima. Em alguns casos, a margem fica até negativa em alguns itens, para que o valor fique atrativo ao cliente e ele compre conosco. E vcs ainda dão essa facada na gente? R$20,00 pode parecer pouco para voces, talvez considerem este valor até irrisório, mas para nós, pequenos restaurantes, isso é muito dinheiro, muito trabalho da nossa parte. A entrega de vcs já faz o cliente desistir da compra em alguns casos, pois os valores são altíssimos, as vezes o valor da entrega é praticamente o valor do lanche que ele está comprando. e se o pedido for feito fora da plataforma, ai que o frete fica inviável. Varios dos meus clientes ja desistiram de fazer o pedido por causa do valor da entrega e como eu dependo dos entregadores de vcs, fico chupando dedo. Perco vendas por isto. E acredito que em vários outros restaurantes isso também acontece. Mas isto vcs não levam em conta na hora de aumentar a nossa mensalidade. Fica a dica: aumentem a mesalidade mas aumentem também o limite para pagamento dela. De 1.800,00 para 2.300,00 ( 500,00 reais de folga para a gente). Sejam justos. Afinal, quanto mais a gente vender, mais VOCÊS irão ganhar.
Vai ser dessa vez que vou tirar minhas lojas do Ifood. Estou a 7 anos e não vejo nada que esteja ajudando o restaurante. Retiraram os telefone de contato do cliente o restaurante tem ligar para um 0800 que não funciona os repasses sempre com novidades negativas, facilidade para clientes cancelar depois de entregue ou seja só retrocesso
Absurdo esse aumento, então porque não aumenta o valor 1800 pra 2000 e pouco ou então abaixa as taixas dos pedidos que já são caras, tô muito insatisfeita e cliente que cancela falando coisas que não e verdade e agente leva prejuízo e ifood aumentando as taxas! nois pequenos empreededor só se ferra pra mim já não tá dando pra manter a loja logo logo terei que fechar pois não estou tendo lucro ! Difícil por um tempo foi bom mais agora não e mais viável , enquanto não arrumo emprego ficarei por aqui e ver no que dar
Boa tarde, tentar alimentar os preços 35% em seguida ative as promoções inteligente ela vai gerar mais vendas e desconto para seus clientes,ou ative entrega grátis,e coloque 3 pontos resgatar cliente,novos clientes, todos os tipos de clientes.
O ifood não está agegando em nada para mim, so taxas e mais taxas, e os descontos que eles dizem que dão , não sei ao certo se é eles ou eu que estou bancando pois não fica claro no painel financeiro, em fim estou deixando de lado aos poucos fechando o app .
Bom ,tem que saber trabalhar no iFood ou vc vai rasgar dinheiro trabalhar de graça aprender precificação ou vc tá no mato sem cachorro não confunda o preço de uma loja física,com vendas no WhatsApp com o iFood ou vc aumenta os preços no iFood 30% e deixa a plataforma joga promoção,aí sim vc não perde ,aprenda a ativar todas promoção que seja viável para sua loja, cuidado com pegadinha, não sei viver sem essa plataforma sai de 2 mil pra 15mil em pouco tempo não tenho loja física trabalho em casa só com delivery eu mesmo sou meu patrão.
Nossa aumento…já está dificil com essas taxas ainda aumento,cobram tudo, taxa de entrega absurda, eu coloco um valor ifood cobra mais caro e nós ainda temos que pagar a diferença e ainda tem a porcentagem em cima do pedido total e sem contar que já sumiram com mercadoria minha, estragaram um bolo motoboy correu tanto que o bolo chegou destruido e pior cliente pediu o cancelamento eu fiquei tão nervosa qdo vi a foto do bolo destruido que aceitei, enfim todos receberam menos eu e cliente nem mandou de volta fiquei super chateada e o ifood respondeu que coo aceitei o cancelamento não haveria o que fazer, então a gente trabalha muito pra e só ifood leva vantagem.
Eu trabalho com ifood a mais de 10 anos eu não tenho o que reclamar, e caro mas o ifood , final de ano sem ifood eu nao tenho vendas, a clientela do ifood sabe o produtos são caro
Fica cada vez mais dificil usar a plataforma… os grandes se beneficiam e os pequenos fecham.. É ESSA A POLÍTICA IFOOD… ELITISTA !!!
Sugestão: Deveria aumentar o valor para se cobrar a mensalidade.
1.800,00 também estar desatualizado.
Aguardo retorno.
Trabalhamos com vcs a quase 06 anos.
O salário mínimo em 2018 era 954,00.
Então a taxa era cobrada quando se vendia quase 02 salários mínimos.
Deveria atualizar para no mínimo 2.600,00 ou 2.824,00.
Abre outra conta PJ! O inter não cobra nada.
O ifood ajuda, porém eu também ajudo, é uma via de mão dupla
Não há necessidade de aumentar a mensalidade, ifood já ganha muito bem com as comissões e taxas de cada pedido, não é pouco não em.
Não da pra contar com os entregadores do ifood, o preço pra chamar é quase o preço do pedido, inviável
Vocês deveriam baixar é as taxas e comissões que descontam de cada pedido
Quando me cadastrei no Ifood, essa mensalidade era isenta para faturamento dentro do app de até R$1.800,00. Isso também mudou?
ta loko ferramentas, servidores e tecnologias que o iFood disponibiliza para a administração do seu negócio e gestão de seus pedidos. não dá pra pagar com as comissões sobre os pedidos??????
tem que beliscar mais um pouco 🙁
Boa Tarde! Tudo bem?
Por favor, gostaria de mais informação sobre essa questão de mensalidade!! eu não entendi.
pois eu não pago mensalidades pro ifood, só pago a comissão de 12% sobre o valor dos pedidos.
No aguardo,
Atenciosamente,
Lilian Senna