Mensalidade iFood: tire suas dúvidas e entenda a mudança

Confira as mudanças na Mensalidade iFood. Entenda o novo modelo variável e esclareça todas as suas dúvidas!

A partir de 2024, entrará em vigor um reajuste na mensalidade dos restaurantes. Neste post, vamos explicar melhor como vai funcionar para você entender melhor essas transformações e esclarecer todas as suas dúvidas!  

O que é a Mensalidade?

A mensalidade é a cobrança correspondente à utilização de todas as ferramentas, servidores e tecnologias que o iFood disponibiliza para a administração do seu negócio e gestão de seus pedidos. 

Importante notar que essa taxa é fixa mês a mês e permanece inalterada desde 2020, quando decidimos congelá-la em virtude da pandemia de COVID-19.

Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.

O que vai mudar e qual o novo valor?

A Mensalidade sofrerá um reajuste em 2024, de acordo com a data de renovação do contrato dos parceiros. Vale ressaltar que a implementação dessa mudança ocorrerá de forma gradual, e todos os parceiros serão devidamente informados sobre a mudança em sua mensalidade.

Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00.

Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00.

Caso sua loja utilize o Plano Entrega Flex: para parceiros com Plano Entrega Flex (possuem entrega parcial parceira), a mensalidade também é de R$150,00.

Onde acompanho a Mensalidade no Painel Financeiro?

Em seu Painel Financeiro, na aba detalhada de Faturamento, você encontra categorias e tem a opção de expandi-las. Dentro da categoria “Outros valores”, você encontra o lançamento da sua mensalidade, como abaixo:

As mudanças na mensalidade acontecem para investirmos cada vez mais em uma melhor eficiência em nossa operação e na qualidade da nossa plataforma.

Em caso de dúvidas adicionais, entre em contato com o time de suporte do iFood!

1.794 respostas

  1. Olá, eu tenho mês que vendo 2 pedidos e ainda tenho que pagar mensalidade?
    Pelo amor de Deus esclarece isso pousada se não tiver um valor mínimo para cobrar essa mensalidade vou fechar essa loja pois isso é um absurdo e pior o ifood nem divulga nossa loja se fizesse isso iria justificar essa cobrança, porque não vão cobrar da americanas, atacadao, assai e pacheco que vende absurdamente no ifood.

    1. Oi Wellington. A condição de cobrança não mudou. Ou seja, a mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00. 😉

  2. Só Deus ,quando vendemos um pouco mais ficam com quase mais da metade do valor e ainda a mensalidade aumenta ,é de fato é um roubo,estou pensando seriamente em fechar minha loja no Ifood ,tá difícil .

    1. Oi Maria, tudo bem? A mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00.

  3. Eu gosto de trabalhar no ifood, porém isso é um roubo, vende, vende, vende pra atingir uma meta e simplesmente tem que pagar uma taxa, poxa já tem as comissões de todos os pedidos vendidos na loja, sem conta 10,00 na conta digital do ifood todo mês.

    1. Oi tudo bem? A mensalidade é uma taxa é fixa mês a mês e permanece inalterada desde 2020, portanto ela soferá reajuste em 2024 para continuarmos investindo, cada vez mais, em melhorias para nossos parceiros.

  4. O pior de tudo isso é que o valor de 1.800 é considerado pelo bruto ou seja você começa a pagar mensalidade depois que atinge esse valor onde é considerado entrega, tx ifood e por ai vai … mudem essa cobrança para que seja o valor liquido e aumentem isso !

  5. Simplesmente um absurdo, estou em um bairro onde quando a chuva está na cidade vizinha eles já reduzem minha área de atendimento. Sofro com constantes falhas e roubos de motoboys despreparados e mau intencionados. Não existe um e-mail ou central onde conseguimos falar com alguém fixo, sempre no chat nos encaminham para mensagens prontas e que NUNCA resolvem nossos problemas! Pago a tarifa mais alta que o ifood se torna quase um segundo sócio, por um sistema falho e cheio de erros, e agora mais isso? Se recuso qualquer promoção que envolva mais dinheiro de minha loja, eles bloqueiam e fico 2 dias sem receber pedidos. Esse monopólio está por acabar, pois do jeito que continua, só irão perder clientes, pois está compensando ter plataforma própria e contratar serviço de entrega por outros aplicativos.

    1. Oi Taffarel. A mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00.

  6. Bem, mal tenho lucro por conta das taxas do ifood….. e olhe que no app, aumentei em 4 reais o valor de cada item para receber uma media de 5 reais por item vendido. /nunca teve mensalidade, e olhe que sou do app desde antes da pandemia. Isso vale para todos, inclusive os que, como eu, tem um baixo volume de vendas? Se for, vou fechar a loja no app…

    1. Oi Alexandre, tudo bem? A condição de cobrança não mudou. Ou seja, a mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00. 😉

  7. Nossa que absurdo ! Já é cobrado a taxa altíssima do estabelecimento,agora mais essa ainda????
    Deveriam estipular um valor x de vendas.
    Se não atingir esse valor ,não deveria cobrar.
    Estou bem querendo sair do Ifood.

    1. Oi Luciane, A condição de cobrança não mudou. Ou seja, a mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00. 😉

  8. Vocês não podem fazer isso, impor uma mensalidade pós contratual, já ganham comissão do restaurante, do entregador e do cliente e acham pouco ? A do entregador vocês cobram do restaurante, do cliente e ainda ganham porcentagem do próprio entregador é uma cobrança tripla.
    Meu restaurante de espetinho tem semana que não sai 1 pedido e pra piorar só aparece no segmento de carnes conforme escolhido mas nem na janela de espetinhos aparece, que seria um destaque dado por vocês, está errado fazer esse tipo de cobrança indevida !

    1. Oi Petronio. A condição de cobrança não mudou para os planos já contratados. Ou seja, a mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00. 😉

  9. O ifood deveria rever a mensalidade e avalia cada comercio para cobrar valor,pois as tachas muito alta um absurdo ,quando olho o faturamento do mês de chegar ficar triste, se todos cancelar com o ifood e ver uma outra plataforma, que tenha um preço justo. nem vou comentar as promoções

  10. Querem tirar dinheiro de todos os lados. Retiraram os benefícios de super restaurante na troca dos pontos, a taxa do frete era de 3,99 para frete grátis hoje já está 9,99. A conta digital tem taxa. Está péssimo. Lula tem que regulamentar essa empresa mesmo. Só querem ganhar e tirar de dinheiro do empresário, só motoboy, do cliente.

    1. Oi Claucio. Estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Você pode solicitar o cancelamento do seu plano entrando em contato com nossa equipe pela aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Se tiver qualquer dificuldade, nos avise, tudo bem?

  11. esse tipo de operaçao tem que ser passada atras dos meio de comunicaçao vcs nao podem simplismente vir aqui e aumentar ta dificil pra todo mundo infelizmente temos que ficar mas horas trabalhando pra pagar taxas extras que nao foi passado pro empreendedor conserteza irei procurar me informar se isso pode por lei se todo empreendedor fizer o mesmo as coisas podem mudar sem mas .

    1. Oi Valeria. A mensalidade é uma taxa é fixa mês a mês e permanece inalterada desde 2020, portanto ela soferá reajuste em 2024 para continuarmos investindo, cada vez mais, em melhorias para nossos parceiros.

  12. Explica pra gente isso aí direito Ifood. Esse mês eu tive apenas 2 venda na plataforma. Ainda vou ser obrigado a pagar essa mensalidade?
    Já pago, pela conta toda mês o valor de 9,99 que já acho um absurdo que não me serve pra nada. Cobram uns absurdos de taxas e ainda vem a mensalidade!
    Bom eu quero uma explicação! Pois se eu tiver que pagar por essa mensalidade eu digo ADEUS p/ plataforma. Pois não dependo do Ifood pra exatamente nada!

    1. Oi Aguinaldo. A condição de cobrança não mudou. Ou seja, a mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00.

  13. Infelizmente não vejo outra saída há não ser cancelar, tem dias que não vendo nada pelo o iFood, as taxas altíssimas e mais essa de mensalidade?! Absurdo

    1. Oi Marcélia. A mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00.

  14. Que roubalheira em 😡 que tanto tira de nois que quase não vendemos dentro do app. Vou cancela minha loja já.

  15. Concordo plenamente, pagamos para não termos dores de cabeça e mesmo assim enfrentamos isso, já que passamos por isso, o ifood deveria dar desconto em cima de todos as vezes que chovem e reduzem a área de entrega ou até mesmo quando fechamos a loja.

  16. Isso é um absurdo, o ifood vive pedindo para oferecermos descontos, para os clientes, em quanto a logística deles não fazem muitas coisas, sem contar que pagamos todas as taxas parceiras mas passamos por cada sufoco, se chover reduzem a área de entrega, ou até mesmo fecham a loja, deveriam rever isso, apoio totalmente em reduzir devido o cuidado com os entregadores, mas poderiam dar um bônus para os estabelecimentos, sem contar que pagamos para trabalharmos tranquilos sem se preocupar com entregador, aí demorarm as vezes horrores para retirarem um pedido e acabamos sendo prejudicados, só acho que se pagamos tudo certinho não deveríamos ter problemas com demoras de entregadores, aí quando o ifood vê que está se prejudicando começa a oferecer promoção para os entregadores, as vezes triplicam o valor da entrega, ai aparece um entregador fácil, ao invés de ficar pedindo para os lojistas darem desconto pq não pagam a mais por entrega ao invés de ficar só tirando das lojas, mas não, só aumentam quando vê que os entregadores não estão afim de pegar entrega longe e barata.
    Cada dia que se passa da vontade de deixar de ser parceiro do ifood.

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