Painel no iFood Move discute reforma tributária e simplificação de impostos para restaurantes

Desafios e benefícios das mudanças foram debatidos pelo senador Efraim Filho (União-PB), João Baptista, coordenador do Comitê Setorial de Redes de Food Service da ABF, e Fernando Di Paula, presidente da Associação Nacional dos Restaurantes, com mediação de Rodolfo Araújo, diretor de Legal and Tax do iFood

São Paulo, 26 de setembro de 2024 – A reforma tributária em tramitação no Senado foi tema do painel “Reforma Tributária e o Impacto no Setor de Food Service”, realizado nesta quinta-feira (26), durante o iFood Move, em São Paulo.

Os desafios e os benefícios foram debatidos pelo senador Efraim Filho (União-PB), presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviço no Senado; João Baptista, coordenador do Comitê Setorial de Redes de Food Service da ABF; e Fernando Di Paula, presidente da Associação Nacional dos Restaurantes, com mediação de Rodolfo Araújo, diretor de Legal and Tax do iFood.

Questionados por Araújo sobre os desafios e benefícios que a reforma trará para o setor de food service, todos concordaram que a simplificação será o maior ganho para os empreendedores.

Confira a opinião dos debatedores:

Efraim Filho

“O atual modelo está esgotado, ultrapassado e atrapalha quem quer produzir. Estamos substituindo cinco impostos sobre o consumo (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por apenas um, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Esta metodologia já é utilizada em mais de 170 países estabelecendo um sistema de tributação mais simplificado e transparente.  Nesse modelo, quando o empresário oferecer um produto saberá quanto está pagando de imposto. Ao comprar uma refeição, o consumidor saberá exatamente o custo da refeição e o valor pago em imposto. Esta reforma não visa apenas resolver o problema de arrecadação do governo, mas também facilitar a vida de quem produz. Ela precisa ser simples e menos burocrática. O desafio será controlar as alíquotas. Uma emenda de minha autoria prevê que os setores de bares e restaurantes tenham uma alíquota menor, pois geram empregos.”

Fernando Di Paula

“A reforma aponta para um futuro mais simples. O setor poderá focar melhor no seu empreendimento e na inovação, pois a preocupação com o pagamento de impostos será reduzida. Estou otimista com a reforma. O comerciante poderá saber claramente o valor do imposto que está pagando e o que está recebendo. A boa competição que existe no ecossistema de restaurantes se concentrará em inovação e não mais em burocracia.”

João Baptista

“A transição da reforma tributária levará nove anos. Devemos, desde já, focar no planejamento, pois trabalhamos com a gestão de caixa futura. Somos agentes de transformação dos nossos negócios. Devemos nos perguntar: qual será nossa atitude diante dessa nova realidade que está se desenhando?”

Sobre o iFood Move

Maior encontro para restaurantes da América Latina, o iFood Move está sendo realizado nos dias 25 e 26 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Em sua primeira edição, o evento deve reunir cerca de 10 mil empreendedores e pessoas interessadas na troca de experiências e novidades do universo dos restaurantes. Com mais de 60 horas de conteúdo distribuídas em seis palcos simultâneos, o evento vai trazer conteúdos que vão ajudar a acelerar o desenvolvimento e o crescimento de empreendedores – com informações sobre tendências, empreendedorismo, liderança, experiência do consumidor, marketing, inovação, novas ferramentas e produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/01/2025

Como vender no iFood com CPF?

16/01/2025

Margem bruta: saiba o que é, importância, como calcular e como melh...

15/01/2025

[Infográfico] Checklist operacional para evitar pedidos cancelados

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.