Conheça o Plano Entrega Flex: o que muda e quais suas vantagens

O Plano Entrega Flex veio para substituir o Entrega+, conferindo muito mais flexibilidade e autonomia para nossas lojas parceiras.

O Entrega+ mudou: ele passou a ser o Plano Entrega Flex. Este novo plano oferece o mesmo serviço que nossos parceiros já conhecem: combinar a entrega própria com a entrega do iFood, só que de um jeito mais simples. Agora, além de configurar a área desejada de entrega própria, você conta  com entregas parceiras iFood em até 10km.

Este novo plano foi pensado para ajudar nossas lojas parceiras e irem mais longe, chegando a mais clientes, sem ter toda a preocupação que acompanha essa expansão. 

Neste post, vamos explicar tudo o que mudou com o Plano Entrega Flex e como vai funcionar daqui pra frente. 

O que é o Plano Entrega Flex?

Trata-se de uma nova modalidade de plano do iFood que combina entrega própria com entrega parceira. Nas áreas escolhidas pelo parceiro como de entrega própria, a entrega é realizada com a frota própria da loja parceira. As demais áreas, fixadas em até 10 Km, tornam-se de entrega parceira e são realizadas pelos entregadores parceiros do iFood.

Feitas estas configurações, a área definida pelo parceiro como entrega própria fica automaticamente com prioridade mais alta que a da logística iFood. Desta forma, onde há a área de entrega própria, a entrega é do parceiro. Onde não há, o iFood cobre automaticamente em até 10km.

Assim, no Plano Entrega Flex, as lojas parceiras têm autonomia e flexibilidade para definirem a partir de quando querem contar com a ajuda da entrega parceira iFood.

Confira as principais vantagens do plano:

  • Aumente o potencial de vendas e chegue mais longe: Com uma área de entrega maior, sua loja poderá alcançar mais clientes e tem a oportunidade de aumentar significativamente suas vendas e receita.
  • Maior visibilidade da marca: Torne sua marca mais popular, facilitando a aquisição e retenção de novos clientes.
  • Entrega parceira rastreável: Nos pedidos da área de entrega parceira iFood, tanto loja parceira como cliente final acompanham a rota de entrega.
  • Despreocupação com a entrega parceira: Aumenta o raio de entrega sem precisar de novos funcionários ou se preocupar com problemas de entrega, que se tornam responsabilidade iFood.
  • Maior segurança na entrega: Nos pedidos da área de entrega parceira, o iFood avalia os casos que têm possibilidade de reembolso de acordo com a Política de Cancelamento.
  • Mais opções de pagamento: Nos pedidos da área de entrega parceira, o cliente final pode escolher pagar com dinheiro ou maquininha iFood.

O que muda com o Plano Entrega Flex?

Na tabela a seguir, trazemos tudo o que mudou do Entrega+ para o Plano Entrega Flex:

Quilometragem atendida pelo iFood

O primeiro ponto de melhoria é que aumentamos o raio de entrega parceira iFood de 7 km para 10 km. Isso ajuda a loja parceira a acessar novos bairros e regiões, abrindo portas para atender novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Forma de cobrança da taxa de comissão

O segundo ponto de mudança é a taxa de comissão. O parceiro segue pagando 12% de comissão na área que realizar a entrega com a frota própria e passa a pagar 23% de comissão nos pedidos entregues por intermediação da entrega parceira iFood, assim como os parceiros que utilizam o Plano Entrega.

É importante relembrar que o iFood garante, nas áreas de entrega iFood, o melhor da nossa logística: alto foco em evitar atrasos na entrega, usando modelos de Inteligência Artificial para predição do tempo de entrega e rastreabilidade dos pedidos.

Atenção: caso tenha alguma condição diferenciada de comissão no seu plano, ela será mantida e proporcional no novo plano Entrega Flex.

Não é mais cobrado frete do restaurante

Antes, no modelo Entrega+, a loja parceira pagava uma taxa de entrega ao iFood nos pedidos dentro da área de entrega iFood. No plano Entrega Flex essa cobrança de Frete não existirá..

Na visão financeira, consequentemente a categoria de “Serviços Logísticos” deixa de existir, uma vez que o serviço será cobrado em comissão e não por frete.

Cobrança da taxa de entrega (cliente final)

No Entrega+, as lojas parceiras definiam o valor para todos os raios de entrega. A partir de agora, a loja define o valor apenas para a área de entrega própria. O valor da taxa de entrega determinada pelo iFood para o cliente pode ser consultado diretamente na aba Áreas de Entrega > Entrega Parceira > Taxa e tempo.

Por isso, vale lembrar que, para os parceiros que costumam fazer promoções de taxa de entrega grátis, será necessária uma configuração para área de entrega própria e outra configuração para área de entrega parceira iFood. Para configurar taxa grátis na área de entrega parceira iFood, basta configurar na aba Marketing>Promoções>Taxa de Entrega Flexível, em seu Portal do Parceiro.

Valor da mensalidade

A mensalidade paga também muda: passando de R$130 para R$150, equivalente ao Plano Entrega. 

Lembramos que os parceiros com faturamento mensal inferior a R$1.800 permanecem isentos da taxa.

  • Não há alterações na configuração do Pedido Mínimo. Loja define o valor ideal para sua operação, de R$0 a R$40;
  • Não há mudanças na taxa de processamento para pagamentos online.

Como ativar o Plano Entrega Flex?

Você pode ativar o Plano Entrega Flex no Portal do Parceiro, seguindo os passos abaixo:

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Serviços e soluções”, e clique no cartão com a opção de “Plano Entrega Flex“.
  2. Leia as informações sobre o plano e clique em “Quero contratar“.
plano entrega flex

Como configurar as áreas de Entrega Própria?

Depois de ativar o Plano Entrega Flex, é só seguir os passos abaixo para configurar suas áreas de Entrega Própria.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Áreas de entrega” e clique em “Entrega Própria”.
  2. Clique em “Áreas de entrega e taxas” e, em seguida, em “Minha área”.
  3. Clique em “Editar áreas” e selecione as áreas nas quais você gostaria de entregar com a sua frota própria.
  4. Informe as taxas e tempos de entrega dos pedidos que vão ser atendidos por sua Entrega Própria e, depois, clique em “Salvar”.
  5. Após escolher as áreas e salvar as configurações de entrega, as regiões escolhidas ficarão azuis, destacando as suas áreas de Entrega Própria.

Como saber quais são as áreas de Entrega iFood?

Após a seleção da sua área de Entrega Própria, a área de atuação da Entrega Parceira iFood é gerada automaticamente pelo sistema, sendo limitada até 10km a partir do endereço do seu estabelecimento. 

A área de Entrega Parceira pode variar dependendo da área de cobertura da região da sua loja. 

Pode ocorrer sobreposição de áreas de entrega?

Não, pois as áreas de entrega, depois de configuradas, ficarão bem definidas: as áreas azuis são responsabilidade da loja e, as áreas vermelhas, da Entrega Parceira iFood.

A área de Entrega Parceira iFood será configurada automaticamente, sendo complementar à área de Entrega Própria e considerando um raio de até 10 km de alcance do seu estabelecimento.

O que fazer quando não quiser mais entregar em uma determinada área do mapa?

Após a seleção da sua área de Entrega Própria, o sistema define automaticamente a área de Entrega Parceira iFood em um raio de até 10 km, para garantir uma ampla cobertura e alcançar mais clientes para o seu restaurante. 

Assim, ao determinar uma área de exclusão do mapa, ela automaticamente passa a ser área de Entrega parceira iFood, desde que esteja em uma distância de até 10 km do seu estabelecimento.

Perguntas frequentes

Separamos algumas das principais dúvidas sobre o novo Plano Entrega Flex. Veja só:

Sou elegível para aderir ao Plano Entrega Flex?

Toda loja parceira que trabalha com Plano Básico é elegível e pode contratar o Plano Entrega Flex, desde que exista operação logística do iFood na sua região.

Há restrições de entrega na área de entrega parceira?

  • Área de entrega parceira iFood: em momentos críticos, a operação logística do iFood pode sofrer restrições, diminuindo a área de entrega.
  • Área de entrega própria: não é afetada por momentos de criticidade da logística iFood.

Como funciona o cancelamento dos pedidos pelos clientes?

  • Área de entrega parceira iFood: a entrega é garantida para os pedidos já coletados.
  • Área de entrega própria: a loja parceira é responsável pelo cancelamento dos pedidos.

Com o Plano Entrega Flex, como ficam as taxas e os tempos de entrega?

A definição das taxas e tempos de entrega será diferente entre as áreas:  

  • Para os pedidos da área de Entrega Própria: a loja parceira continua definindo as taxas de entrega cobradas do cliente final e também o tempo de entrega, que pode variar por km.
  • Para os pedidos da área de Entrega Parceira iFood: as configurações de taxas e tempos de entrega mais adequados são determinados automaticamente pelo sistema do iFood.

Como fazer promoções de taxa de entrega grátis na área de Entrega Própria?

Para os pedidos recebidos na área de Entrega Própria, o restaurante pode oferecer taxa grátis para o cliente final através da própria configuração de taxa de entrega no Portal do Parceiro.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Áreas de entrega” e clique em “Entrega Própria”.
  2. Clique em “Áreas de entrega e taxas” e, em seguida, em “Taxa e tempo”.
  3. Altere a taxa de entrega dos raios desejados, possuindo a opção de não cobrar taxa de entrega.

Além disso, a loja também pode oferecer taxa de entrega grátis através da seção de Marketing.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Promoções”.
  2. Escolha e configure as promoções que deseja oferecer taxas grátis para os clientes finais.

Como fazer promoções de taxa de entrega grátis na área de Entrega Parceira iFood?

Para os pedidos recebidos na área de Entrega Parceira iFood, como a taxa de entrega para os clientes é definida e cobrada pelo próprio iFood, a única forma de oferecer taxa grátis para os clientes é através da seção de Marketing.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Promoções”.
  2. Escolha e configure as promoções que deseja oferecer taxas grátis para os clientes finais.

Neste caso, porém, a loja parceira assume o custo da taxa de entrega no lugar do cliente, pagando para o iFood a taxa que seria cobrada do cliente.

Como funciona as demais promoções no Plano Entrega Flex?

Para os outros tipos de promoções disponíveis, como Campanha Inteligente, Desconto em itens e Vouchers, não há nenhuma diferença em relação à forma de participação, custo e funcionamento para os pedidos recebidos na área de Entrega Própria e na área de Entrega Parceira iFood. 

Essas promoções podem ser encontradas na seção de “Promoções” no Portal do Parceiro.

Há alterações na forma de se criar promoções?

Para os outros tipos de promoções disponíveis fora a taxa de entrega grátis, como Campanha Inteligente, Desconto em Itens e Vouchers, não há nenhuma diferença em relação à forma de participação, custo e funcionamento para os pedidos recebidos na área de entrega própria e na área de entrega iFood. Essas promoções podem ser encontradas na seção de Marketing > Promoções.

Como configurar o valor de pedido mínimo permitido no Plano Entrega Flex?

Para configurar o seu pedido mínimo, basta entrar na seção “Minha Loja” no Portal do Parceiro.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Minha loja” e clique em “Loja”.
  2. No campo “Pedido mínimo”, defina o valor desejado.

Importante: a loja parceira continua tendo autonomia para definir o pedido mínimo, mas este valor não pode ultrapassar o limite de R$40,00

Qualquer valor menor que R$40,00 pode ser configurado, inclusive a possibilidade de R$0,00 ou seja, sem pedido mínimo na loja.

Quais são as formas de pagamento aceitas no Plano Entrega Flex?

Em casos de pedidos feitos dentro da sua área de entrega, você pode selecionar no Portal do Parceiro qualquer forma de pagamento já aceita pelo seu estabelecimento.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Formas de Pagamento“.
  2. Configure as formas de pagamento aceitas na área de Entrega Própria.

Já na área de Entrega Parceria, os meios de pagamento aceitos são definidos pelo iFood. Trabalhamos para maximizar a oferta de diversos métodos de pagamento, como PIX, pagamento online e pagamento na entrega, incluindo o pagamento com a maquininha do iFood e com dinheiro. 

Em casos de pedidos com pagamento na entrega, o valor será recebido pelos entregadores parceiros e, posteriormente, você receberá esses valores junto com os repasses de pagamentos via iFood.

Ainda consigo usar o Sob Demanda para pedidos da área de Entrega Própria?

Sim, para os pedidos da sua área de entrega você ainda poderá contar com a entrega Sob Demanda, desde que esta opção de entrega esteja disponível no momento da solicitação.

E se minha loja estiver aberta, mas a Entrega Parceira iFood não estiver operando?

A Entrega Parceira pode estar temporariamente indisponível por conta dos horários de operação ou disponibilidade de entregadores, mas isso não afeta a operação da sua área de Entrega Própria. O estabelecimento pode continuar recebendo pedidos normalmente, sem qualquer tipo de restrição.

O que fazer se ainda estiver com dúvidas sobre o Plano Entrega Flex?

Caso ainda tenha ficado com dúvidas, entre em contato com seu executivo comercial ou com nosso atendimento pela aba “Chamados e Ajuda” do Portal do Parceiro. Criamos motivos específicos para tirar suas dúvidas sobre o Entrega Flex (“Contrato Entrega Flex” ou “Cobrança Entrega Flex”) e o time de atendimento está pronto para te auxiliar.

Como vocês podem perceber, o Plano Entrega Flex veio para te auxiliar em sua operação. Assim, você pode flexibilizar sua operação e contar com nossa logística nas regiões que achar necessário.

Aproveite sua visita aqui no blog e faça parte do nosso canal no Whatsapp. Fique ligado em todas as nossas novidades em primeira mão!

103 respostas

  1. Vocês tem que rever isso, não vai dar certo, vai cair as vendas principalmente dos pequenos negócios, vocês tem que trazer soluções pra gente e não mais problemas e mais cobranças. Sobre a mensalidade tudo bem é aceitável, agora passar a cobrar 30% sobre os pedidos e não poder editar o valor das entregas é inataceitavel, aí vem as promoções de taxa grátis, vai nos quebrar assim. Não indico mais a parceria do ifood pra ninguém. Não faz nada pra nós ajudar, cada dia mais difícil, taxas de entregas também estão muito altas, e esse raio aí de 10 km não vai ter entregador pra retirar. Ainda dá tempo de rever isso ifood, vão perder restaurante na plataforma, vamos voltar pro watsap com entregador próprio, ou juntar os os donos de restaurantes e fazer uma manifestação .

    1. OI, Kelly! Infelizmente não conseguimos ajudar você por este canal, mas temos uma equipe de suporte à disposição para ajudar você. Isso porque, por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”, ok? Se já tiver feito isso, é só aguardar o prazo para análise!

  2. pra mim não ficou claro se além dos 23% sendo entrega parceira, ainda erão descontar o valor das taxas de frete como é agora.

    1. Oi Rosana. A alteração será somente na comissão do iFood, ok? As taxas de entrega permanecem da mesma forma 🙂

  3. 23% entrega parceira. 12% entrega propria, imagina o comerciante fazendo a ficha tecnica e estabelecendo os precos dos produtos? perdemos totalmente a métrica! itens com valores absurdos, redução de vendas e ainda promoções obrigatorias, resultado, mais lojas fechadas.

  4. Vai continuar cobrando comissão sobre o valor da entrega própria?
    No meu caso pago 100 de mensalidade, vai subir pra 150?

  5. Outra coisa, o fato de minha loja não estar recebendo pedido das áreas com entrega parceira, tem a ver com essas mudanças dentro da plataforma? pq olhando la não parece áreas marcadas e nessas últimas duas semanas não recebi um pedido sequer dessas áreas.

    1. Oi Cris. Para conseguirmos te orientar melhor sobre suas dúvidas, acione um de nossos especialistas técnicos acessando a aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro, tá bem?

  6. Isso é um absurdo, os clientes já estão acostumados com o valor da taxa, porque no plano entrega mais dividiamos a taxa com o cliente, agora a taxa vai pular pra quase o dobro, vamos perder muitos clientes com isso, fora esse absurdo de cobrar 30% sobre os pedidos da área de entrega do ifood, a mensalidade tudo bem concordo com o valor, mais essas outras mudanças vão acabar com a gente. Tô a dias preocupada com isso, quando a gente pensa que vem algo pra nos ajudar, só piora, sem esperança já com o ifood, olha o monte de dono de restaurantes reclamando, mais nem ligam. Absurdo isso não indico pra ninguém entrar nessa. Ainda dá tempo de repensar sobre isso, tinha que fazer uma reunião com os donos de estabelecimentos e nós ouvir antes de fazer isso com a gente, ifood só nós decepcionando.

    1. Oi, Carmélia. Com o reajuste, podemos continuarmos investindo, cada vez mais, em melhorias para nossos parceiros. Levaremos em consideração sua opinião para as próximas atualizações.

  7. Estou a dois dias tentando fazer a contratação e só aparece a mensagem:

    Aguarde, estamos finalizando sua contratação
    A configuração pode levar alguns minutos.

    Vocês conseguem me ajudar

    1. Oi, Mauricio. Claro! Envie direct para o nosso perfil no Instagram (@ifoodparaparceiros) com seu CNPJ, e-mail e número de telefone. 🙂 Vamos te ajudar!

  8. Qual a taxa de entega de 1km do “plano flex” e o valor da mesma taxa no “plano entrega” exclusiva do ifood? No aguardo. Obrigada!

    1. Oi, Raquel. Para o raio que você utiliza entrega própria a taxa será definida pelo seu restaurante. Já nos raios onde for entrega parceira, a taxa será definida pelo iFood. 😊

  9. OLOKO MENSALIDADE ALÉM DAS TAXAS ABSURDAS QUE O IFOOD COBRA DAS ENTREGAS PARCEIRAS… MEU DEUS DO CÉU ONDE VAMOS PARAR…. ISSO NÃO É PRA AJUDAR NEM UM POUCO OS PEQUENOS RESTAURANTES ISSO VAIÉ QUEBRAR MUITA GENTE… HORRIVÉL!!!

  10. Quando eu usar a entrega do ifood no caso agora passo a pagar uma comissão de 23%? Só tenho a comissão de 12% quando eu mesmo fizer a entrega? Ifood parece que deu um jeito de cobrar mais taxas mudando as regras, que parceria ein!

    1. Oi, Douglas. Para continuarmos investindo, cada vez mais, em melhorias para nossos parceiros, são necessárias algumas taxas, mas qualquer sugestão sua será levada para a nossa equipe.

  11. Que falta de profissionalismo, total descaso com o “parceiro” estou desde o dia 19 de maio implorando para resolver o problema que essa entrega flex trouxe para o meu perfil e fica um jogando para o outro, ja abri chamado, ja abriram chamado para ver porque não responderam meu chamado, ja reclamei aqui inumeras vezes, ja falei com a minha gerente de conta, ja falei com o ifood parceiros no instagram e ate agora nada, vocês deveriam de ter vergonha de receber salario para não fazer nada, isso é importante, importantissimo, urgente, urgentissimo,

    1. Oi, Mauricio. Recebemos suas mensagens via Instagram e em breve nosso time entrará em contato por lá.

  12. Posso escolher na hora de despachar o pedido se vai pela entrega parceira ou pela entrega própria?

    1. Olá, Edemar. Tudo bem?
      Com o Plano Entrega Flex, você pode configurar a área de entrega própria desejada, mas as entregas parceiras são realizadas no raio de até 10 km.

  13. Em vez de ajudar a gente a acrescer e vender mas Eles só vem cobra mas já não basta as coisas caras do jeito que já tá só vê o lucro deles e nosso como fica

  14. Estou tentando entrar no portal mais não consigo e nem consigo redefinir a senha já tem mês q estou tentando resolver e não consigo nenhum contato com vcs

    1. Oi, Giselle! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

    1. Olá, Angelo. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail.

  15. eu acho um absurdo ter que pagar pela entrega propria 30% taxa cara estou a 2 semana sem vender aqui por esta brugado o ifood e ninguem faz nada deveria cobrar so a taxa entrega ifood ao a nossa ifood ja foi bom vendiamos bem com esta troca de dono ta dificil todos os dias eles mexem no aplicativo quando nao solta pedido pros ricos do outro lado da ponte e deixa os bairros sem pedidos o que o ifood faz que jha reparei e atender as pessoas de alto nivel no centro morumbi e outros e fecha as vendas nos baiiros quando da 7 da noiote abre os bairros e fecha o centro por nao ter mais lojas abertas la poodem reparar nisto referente a este mes fizeram uma laive com fala ai joao sobre a conta do ifood sobre creditos para os pequenos mas ainda esta la com a crefisa sendo quem ta com o nome comprometido nao tem cm ser ajudado so mudou o nome da conta mas ajudar ninguem ajuda

    1. Oi, Aparecida. Deixa a gente te explicar: investimos significativamente em tecnologia e inovação para garantir que milhões de clientes tenham acesso aos nossos estabelecimentos parceiros. Lamentamos muito que as coisas não estejam indo bem para você, mas queremos reforçar nosso compromisso com a saúde financeira do seu negócio. Preparamos uma série de recursos que podem ajudar a estabelecer uma precificação equilibrada e lucrativa aqui 👉 https://blog-parceiros.ifood.com.br/precificacao-de-produtos/
      O que você acha? Vamos juntos? ❤️

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