10 dicas para montar uma padaria e ganhar dinheiro

Confira 10 dicas fundamentais sobre como montar uma padaria e começar a ganhar dinheiro. Tenha sucesso no seu empreendimento!

Quer saber como montar uma padaria? Saiba que este negócio pode ser muito lucrativo! Só para você ter uma ideia, segundo a edição mais recente do Painel de Mercado da Panificação e Confeitaria, lançado em 2017, são mais de 63 mil padarias no Brasil.

Os números revelam que esse é um dos grandes setores industriais do país — o mercado se sobressai pela alta capacidade de movimentação, crescimento e geração de lucros.

Mas o que é preciso para montar uma padaria? Pensando em trazer mais informação para a sua jornada empreendedora, o iFood separou 10 dicas que ensinam como montar uma padaria e ganhar dinheiro. Confira!

1. Faça um plano de negócio

Primeiramente, é fundamental que você faça um plano de negócio. O documento detalha como deve ser feito o planejamento para uma nova empresa, funcionando como um mapa que vai auxiliar você a alcançar seus objetivos. O plano deve conter informações como:

  • qual é o orçamento;
  • o que será vendido;
  • qual é a expectativa de lucro e retorno;
  • quanto será gasto em maquinário, estrutura e outros;
  • qual é o público-alvo;
  • como será o estoque;
  • como será o posicionamento de marketing.

São variadas as vantagens de trabalhar com um plano de negócios. Ele não é somente útil para se lançar entre os nichos em alta no delivery, mas também para atuar em negócios já estabelecidos que precisam repaginar sua operação. Além de garantir que você tenha mais organização, esse documento ajuda na estimativa de como serão os ganhos da sua padaria.

2. Escolha a localização

Um dos fatores mais importantes no planejamento do estabelecimento é a localização. É necessário considerar alguns aspectos antes de decidir o ponto de venda perfeito. Para saber exatamente o melhor ponto para montar uma padaria, observe os detalhes:

  • quantidade de padarias concorrentes;
  • densidade populacional da região;
  • número de imóveis nas redondezas;
  • poder aquisitivo da população local.

3. Encontre bons fornecedores para abrir uma padaria

Procurar e definir bons fornecedores é um momento importantíssimo em qualquer tipo de processo de vendas, principalmente quando falamos sobre padaria. Para garantir sempre o melhor produto aos clientes, todo cuidado é pouco na hora de escolher os parceiros de negócio.

O procedimento de abastecimento impacta na entrega do produto final ao consumidor. Por exemplo, o fornecimento que não atinge bons níveis de qualidade poderá ocasionar numa produção final ruim, ou, até mesmo, pausar a produção caso um item falte. Contar com fornecedores certos é uma questão que está diretamente ligada ao sucesso e à saúde do negócio. Dificilmente uma padaria que não tem bons contatos consegue crescer.

Considere também procurar pelo fornecimento local, além de conseguir analisar com mais profundidade a procedência dos produtos, você pode estreitar o relacionamento com o parceiro, ter maior flexibilidade nas negociações de preços e prazos, além de juntos, contribuírem na economia da região.

4. Ofereça um cardápio diferenciado

Muitas pessoas vão a uma padaria com a intenção de consumir pratos básicos, como embutidos, bolos e pães já que são os alimentos mais tradicionais do setor. Mas não se engane: os consumidores nem sempre procuram apenas pelo básico. Para ter um diferencial e se destacar no segmento, é interessante unir os itens clássicos às opções diferenciadas.

Por isso, considere elaborar um cardápio inovador para a sua padaria. É importante que ele esteja organizado de acordo com as demandas do público.

5. Entenda as preferências do público

Conhecer as preferências do público-alvo é uma forma de identificar quais são os clientes com interesses e gostos semelhantes, os quais podem ser um padrão a ser explorado no planejamento de marketing para padarias. Para ser possível entender as preferências do público, utilize algumas estratégias como:

  • definir a persona;
  • conhecer o mercado;
  • utilizar ferramentas de pesquisa;
  • fazer análises dos clientes atuais;
  • observar os comentários em redes sociais.

Também é importante observar padrões no consumo dos clientes: eles costumam tomar café na padaria ou geralmente pedem e levam os itens para consumir em casa? Quais são os produtos mais consumidos por horário e dias da semana? Aos fins de semana os doces são mais pedidos? Entre outros hábitos.

6. Estruture seu posicionamento na internet

Essa dica está relacionada ao marketing digital da sua padaria. É preciso estar onde seus possíveis e atuais clientes estão. Assim, seu negócio consegue se comunicar e despertar o interesse do público.

Mantenha uma unidade nas comunicações ao construir uma boa identidade visual e definir a linguagem mais adequada para atender à clientela. Algumas estratégias para marcar presença digital e fortalecer sua reputação online, são:

  • tenha um perfil ativo nas redes sociais: faça publicações no feed e nos stories com novidades do cardápio, curiosidades da produção, promoções, entre outros;
  • escreva uma boa bio para o Instagram e fixe destaques: aproveite o espaço para disponibilizar horário de atendimento, link para a plataforma de delivery e outras informações úteis;
  • responda aos comentários e avaliações: com gentileza e foco na solução, é importante responder às pessoas nos canais digitais, principalmente quando os comentários não são positivos. É necessário também garantir que toda a equipe envolvida tenha o mesmo tipo de comunicação;
  • faça uma conta no WhatsApp Business: divulgue promoções exclusivas, combos com edição limitada e novidades no cardápio neste ponto de contato instantâneo com a clientela.

7. Conte com equipamentos profissionais

Dependendo dos alimentos que você produzirá e do tamanho da sua padaria, podem variar a capacidade e os modelos das máquinas de panificação. Veja a seguir uma lista dos principais equipamentos para montar uma padaria:

  • equipamentos para a preparação dos pães, como amassadeiras e câmaras de fermentação;
  • forno de padaria;
  • refrigeradores e congeladores;
  • utensílios de cozinha, como facas, garfos e colheres;
  • equipamentos para o atendimento, como expositores, balcões refrigerados, mesas e cadeiras;
  • equipamentos para a preparação dos lanches, como fatiador de frios, cafeteira, sanduicheira, liquidificador, chapa e espremedor de frutas.

8. Contrate bons profissionais

A qualidade do seu time influencia totalmente no sucesso do negócio. Logo, uma das etapas para montar uma padaria bem-sucedida é escolher profissionais que saibam trabalhar conforme a demanda dos clientes.

Procure dar preferência para colaboradores flexíveis, com domínio e experiência no setor. Isso vai diminuir o tempo de treinamento e melhorar a qualidade do atendimento, garantindo uma boa percepção do público em relação à sua padaria.

Além disso, fará com que o custo de adaptação seja menor, algo essencial para quem busca saber como montar uma padaria com um orçamento reduzido.

9. Utilize Cardápio Digital

Por meio do Cardápio Digital iFood, é possível criar um canal próprio para mostrar seus produtos e compartilhar com os clientes. Com esse canal, o público escolhe os itens e faz o pedido. Na sequência, você recebe as informações por meio do Gestor de Pedidos — o sinal certo de que poderá iniciar o preparo.

A ferramenta garante que você tenha mais liberdade para divulgar o cardápio nos canais em que a sua padaria já utiliza. Depois que você sobe as informações na plataforma, é disponibilizado um link que você pode compartilhar nas redes sociais ou em qualquer outro meio de divulgação que faça sentido para a sua empresa.

10. Invista no delivery

A plataforma de delivery faz toda a conexão entre o cliente e a sua padaria, sendo a responsável pela recepção do pedido. O aplicativo é como uma vitrine online para a empresa, um espaço em que seus produtos são divulgados e vendidos para clientes que já estão por lá.

No momento em que o pedido é confirmado pelo cliente, a padaria cadastrada é notificada, e em seguida, faz a organização e/ou produção dos itens solicitados.

Na hora em que o pedido estiver pronto, a padaria envia o produto por meio da equipe de pessoas entregadoras, que pode ser da própria equipe do estabelecimento ou entregadores parceiros da plataforma de delivery.

Agora que você já sabe as principais dicas de como montar uma padaria delivery, é importante destacar que, além dos gastos com a estrutura e equipamentos, o valor para montar uma padaria pode variar muito conforme o tamanho do estabelecimento. Além disso, é fundamental que você tenha bons parceiros para garantir que o produto chegue sem problemas até o cliente.

Quer mais uma dica sobre como montar uma padaria delivery? Leia este post e saiba como funciona uma conta digital CNPJ!

Por iFood

Por iFood

5 respostas

  1. Gostei muito do conteúdo,estou me preparando pra montar uma pequena padaria e estou bem confiante.

  2. Bom dia, meu sonho é montar uma mini padaria. Mas falta maquinarios tipo masseira fatiados, balança. Onde posso comprar a prazo. Sem ou pouca entrada. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/04/2024

Como montar um restaurante pequeno? Confira 8 passos

20/04/2024

Como calcular a margem de contribuição do seu negócio?

19/04/2024

Qual a diferença entre lucro presumido e lucro real? Descubra!

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery