Quais as tendências para o foodservice? Pesquisa aponta o que os restaurantes devem ficar de olho

Confira os principais resultados da pesquisa realizada pela Galunion, consultoria especializada em food service, com dados sobre o ecossistema desse setor no Brasil

São Paulo, 26 de setembro de 2024 – Quais as tendências de foodservice que os restaurantes devem ficar de olho para o ano que vem? Simone Galante, Fundadora e CEO da Galunion (empresa que atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação para foodservices), apresentou nesta quinta-feira (26), no iFood Move, a Mandala de Tendências Galunion para 2024/25 – pesquisa com consumidores, operadores e outros tipos de negócio do ecossistema de foodservice no Brasil.

Foram 26 tendências apontadas neste levantamento da Galunion, baseadas em quatro áreas principais: Tecnologia Onipresente, Modelos de Negócio, Experiência e Hospitalidade e Oferta Culinária. Alguns números e curiosidades foram levantados na fala de Galante, tais como:

  • Em média, os consumidores usaram 2,7 canais diferentes para fazerem pedidos de delivery e para retirar
  • Saudabilidade (saúde e cuidado do corpo) é uma tendência.
  • iFood (79%) e Whatsapp (63%) lideram os canais de pedidos nos últimos três meses
  • 52% dos respondentes disseram que gostam de consumir produtos brasileiros que remetem a ingredientes/receitas tipicamente brasileiros (Feijoada foi o mais citado)
  • 71% dos consumidores se sente à vontade com o uso da Inteligência Artificial para melhorar a oferta do programa de fidelidade
  • 85% dos consumidores se dizem influenciados positivamente ao saber que os restaurantes tratam bem seus funcionários e tem política de valorização dos mesmos
  • Inflação (65%) e falta de mão de obra qualificada (56%) estão entre as principais desafios apontados para 2025

Simone Galante encerrou a apresentação com um conselho para quem comanda um negócio na área de foodservices. “Primeira coisa que tem que ser capaz em qualquer negócio é a escuta. Como estou escutando meu cliente? Como estou sabendo se ele está gostando do serviço ou não? Da embalagem ou não? Em seguida, meu conselho é ouvir as pessoas que trabalham no negócio”.

Sobre o iFood Move

Maior encontro para restaurantes da América Latina, o iFood Move está sendo realizado nos dias 25 e 26 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Em sua primeira edição, o evento deve reunir cerca de 10 mil empreendedores e pessoas interessadas na troca de experiências e novidades do universo dos restaurantes. Com mais de 60 horas de conteúdo distribuídas em seis palcos simultâneos, o evento vai trazer conteúdos que vão ajudar a acelerar o desenvolvimento e o crescimento de empreendedores – com informações sobre tendências, empreendedorismo, liderança, experiência do consumidor, marketing, inovação, novas ferramentas e produtos.

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