A oferta de um serviço de qualidade pode ser o diferencial de um estabelecimento. Afinal, isso impacta de maneira significativa na experiência do consumidor, fazendo com que ele se sinta satisfeito com o atendimento recebido.
Por consequência, também influencia nos resultados do negócio. Considere que o consumidor satisfeito compra mais, indica os serviços e promove o estabelecimento. Por isso, você precisa aprender como oferecer serviço de qualidade para o seu público.
Neste post estão algumas dicas para alcançar esse objetivo. Continue a leitura e confira!
1. Capriche no atendimento
Para oferecer um serviço de qualidade ao cliente é preciso começar pelo atendimento caprichado. É essencial que desde o primeiro contato com o seu estabelecimento, o público se sinta acolhido e bem recebido.
É importante tratar o cliente de uma forma personalizada, sempre com atenção, agilidade e prestatividade. Isso precisa acontecer tanto de forma presencial quanto por meio de um serviço delivery de qualidade e ágil. Afinal, apesar de estar distante, o cliente espera ser muito bem atendido dentro do prazo previsto.
2. Seja acessível
Disponibilize diferentes canais de comunicação para que os seus clientes não encontrem dificuldades na hora de entrar em contato com o estabelecimento. Considere que as pessoas precisam entrar em contato para tirar dúvidas, pedir informações, resolver problemas ou fazer pedidos.
Não tem como oferecer um serviço de entrega de qualidade, por exemplo, se a comunicação falha, se é difícil abrir um pedido, se não tem como acompanhar as etapas de entrega e assim por diante.
Então, abra os canais contato e atendimento e garanta que eles funcionem para manter a proximidade com o público, mas é importante ressaltar que essa estratégia também visa atender à nova lei do SAC, que estabelece regras para o atendimento ao cliente, como consta no site gov.br:
“As empresas têm a possibilidade de escolher, dentre os diferentes canais de atendimento oferecidos, quais estarão disponíveis de maneira ininterrupta. Um destes deve funcionar durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O atendimento telefônico deverá estar disponível durante, no mínimo, 8 horas diárias, com atendimento humano”.
3. Mantenha a transparência
Seus clientes precisam estar bem informados sobre o sistema de trabalho do estabelecimento. É essencial atuar de uma forma transparente, deixando claro como tudo funciona para que o público se sinta mais seguro e confiante. Esta prática ajuda a criar laços de confiança com seus cleintes, o que faz com que eles tenham voltado de voltar a comprar com você.
A transparência deve existir mesmo quando ocorrem problemas de qualquer natureza. Se acontecer algum atraso ou imprevisto com o serviço de entrega, por exemplo, demonstrar interesse e agilidade para solucioná-lo também é uma forma de afirmar o compromisso com um serviço de qualidade ao cliente.
4. Seja profissional
Trabalhar com profissionalismo é indispensável, seja para registrar ou separar pedidos, seja para atender no balcão, no salão ou para fazer uma entrega de excelência. Manter a postura profissional é uma demonstração de responsabilidade e compromisso com a satisfação do público.
As pessoas precisam perceber que no seu estabelecimento tudo funciona de maneira organizada, que os profissionais são capacitados e que existe estrutura para oferecer o melhor atendimento. Leve a sério mesmo os detalhes, já que basta uma pequena deslizada para perder clientes.
5. Aprenda com feedbacks dados pelos clientes
É sempre importante ouvir o que os clientes têm a dizer porque são opiniões e dicas que ajudam muito a oferecer um serviço de qualidade. Afinal, as pessoas apontam erros e acertos, o que agrada ou não, e a partir dessas informações você consegue melhorar o atendimento e os processos do estabelecimento. Dessa forma, sempre estimule seus clientes a avaliarem seus serviços, trazendo pontos positivos e pontos de melhoria.
Veja as críticas e reclamações como uma oportunidade para crescer e evoluir. Ninguém melhor do que o seu público para apontar o que traz satisfação e aquilo que prejudica a experiência.
6. Foque em desenvolver relacionamentos de longo prazo
A relação com o cliente não pode terminar depois da compra. É importante criar vínculo com cada um deles para que você atenda a um público cada vez maior. Dessa forma, terá um faturamento maior e menos custos com a atração de pessoas.
A intenção é fazer com que o cliente se sinta tão bem atendido que tenha vontade de fazer novas compras. Mantenha essas pessoas por perto, adotando estratégias para fidelizar seu público. Ao fazer isso, automaticamente você estará prestando um ótimo atendimento.
Para oferecer um serviço de qualidade é preciso buscar formas de melhorar a experiência do cliente. Aplique essas dicas nos processos e rotinas do seu estabelecimento e, em breve, verá os primeiros resultados positivos dessa nova postura e sistema de trabalho.
Para aprimorar ainda mais suas estratégias, confira este material que ensina como encantar os clientes com o serviço de delivery.