Conheça o fluxo de segurança na coleta do pedido

Aprenda sobre o novo fluxo de segurança na coleta do pedido. Garanta uma experiência mais eficiente e livre de fraudes.
3 Min
segurança na coleta do pedido

Pensando em contribuir ainda mais com as operações das lojas parceiras, o iFood está implementando uma nova etapa de segurança na coleta do pedido pela pessoa entregadora. Trata-se de uma forma de evitar fraudes e trocas de pedido nas coletas.

Todo o procedimento é bem simples e ocorre dentro do Gestor de Pedidos. Lá, o restaurante consegue validar o código, ao mesmo tempo que o entregador acessa pelo seu aplicativo.

Continue a leitura e conheça agora mesmo o fluxo de segurança na coleta do pedido!

Como funciona a etapa de validação da coleta do pedido?

O funcionamento é bem simples e intuitivo, tanto para a loja parceira, quanto para o entregador. Confira as 3 etapas:

  • quando a pessoa entregadora informar que chegou na sua loja, ela receberá automaticamente, no aplicativo do entregador, um código de verificação;
  • você deverá solicitá-lo e conferir se o código é o mesmo da comanda ou Gestor de Pedidos, não libere o pedido antes desta etapa;
  • se tudo estiver certo, é só liberar a entrega!

Como validar o pedido com o entregador?

Veja o funcionamento do fluxo de validação do pedido com o entregador!

Experiência visual para Restaurantes

O próprio nome já indica o seu funcionamento. Ou seja, nessa solução não há uma validação com inserção de código, sendo somente visual:

  • pessoa entregadora chega no local de coleta;
  • pessoa entregadora informa o código numérico de coleta;
  • parceiro visualiza o código no Gestor de Pedidos ou na comanda;
  • se o parceiro verificar que o código é o mesmo, libera o pedido à pessoa entregadora.

Visual igual ao de Restaurantes

Já aqui, o fluxo de validação também é bem simples e prático, porém, o procedimento acontece por meio da digitação de um código:

  • pessoa entregadora chega no local de coleta;
  • pessoa entregadora informa o código de coleta;
  • parceiro digita o código informado no SMR para validação;
  • parceiro entrega o pedido.

Vale lembrar também que a digitação não é obrigatória!

Quais são os ganhos em utilizar a validação?

Existem diversas vantagens que podem contribuir com as operações de entrega das lojas parceiras:

  • facilidade e agilidade: o parceiro não precisa de um computador para validar, tornando o processo mais rápido e prático.
  • eficiência: o parceiro não precisa parar para digitar, agilizando o atendimento em horários de pico.
  • familiaridade: a validação visual já faz parte da rotina dos entregadores, tornando o processo simples e familiar para eles;
  • Impacto na Política de cancelamento: se uma pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um motivo relacionado à troca de pedido, o pedido não poderá ser cancelado caso o código já tenha sido validado.

A implementação do fluxo de segurança na coleta do pedido é mais uma demonstração do compromisso do iFood com a segurança e a excelência na experiência dos parceiros. Desfrute de uma entrega tranquila e bem-sucedida!

Aproveite a visita no blog e veja o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!

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Por iFood

29 respostas

  1. Há uma loja no Rio de Janeiro que está exigindo e obrigando os entregadores a mostrar a tela do celular mesmo o entregador informando o código da coleta o nome do cliente. A Loja é na Teodoro da Silva 474 em vila Isabel – Rio de Janeiro. Este procedimento é o correto? Visto que nem a polícia pode solicitar ver telefone do cidadão. A loja não quis me liberar o pedido mesmo dizendo o código da coleta e nome. A loja pode obrigar o entregador a isso? O ifood concorda com isso?

    1. Oi, Rafael. O perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo.

  2. olá bom dia , o pedido 3659 foi entregue pela loja ,como não tinha nenhum entregador disponível a entrega foi feita pela loja (André) e retirada pelo cliente Eduardo ás 21:20hs,Preciso receber o dinheiro desta venda.

    1. Oi, Keytte. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  3. Recebi um pedido no ifood, fizemos o pedido e aguardamos mais de 20 min. e não apareceu nenhum motoboy, então fizemos a entrega com o proprio motoboy da loja, e assim que foi entregue o pedido um motoboy apareceu. Expliquei o ocorrido e ele reportou que já tinha sido entregue, e pediu para entrar em contato com o suporte, porém o suporte não ajudou basicamente em nada. E estou tentando contestar o cancelamento que o próprio ifood cancelou e colocou que a loja tinha cancelado, e não estou conseguindo obter respostas. Preciso de ajuda!!!!!!!

    1. Oi, Shaiane. Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos. Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso? Assim conseguiremos te ajudar.

  4. boa noite, o pedido 4839 , foi liberado e depois disso chego mais dois motoboys pra retirar, mas ja tinha sido entrega para o cliente , e agora esta dando cancelado, nome da empresa Pastel Dontis

    1. Oi, Pastel Dontis. Como estão? Para conseguirmos analisar melhor seu caso, pedimos que abra um chamado para nossos especialistas acessando a opção “Ajuda” do Portal do Parceiro, tá bem? 😊

  5. Boa tarde.
    Gostaria de contestar um cancelamento do pedido 8598. O pedido foi feito as 13:06, e no app mostrava que o entregador Arnaldo já estava esperando, porém ele não apareceu no local para retirada.As 14:00 o pedido ainda estava na loja e eu, a proprietária quem foi fazer a entrega. No caminho mostrava no app que o entregador Felipe estava no local, e quando cheguei da entrega, também não havia ninguém no local. Até que um terceiro entregador mostrado no app como Thiago, apareceu para fazer a entrega, por volta de quase 15:00 e relatei que eu já havia entregue. O Thiago entrou em contato com o Ifood e fez o cancelamento do pedido. Porém contesto o cancelamento porque o pedido foi feito e entregue por mim, pois já havia recebido mensagem da cliente que estava demorando.
    Aguardo um retorno.
    Grata

    1. Sentimos muito por essa experiência, Danyelle. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil. Por lá eles vão conseguir te ajudar!

    1. Olá, Cintia. Sentimos muito por isso!
      Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.

      1. Bom dia até agora Ifood não resolveu. Realmente o Ifood para cliente ele resolme mas para nós proprietária, ele não resolver nada, o food simplismente faz o cancelamento do pedido e o proprietário fica com prejuízo. Por gentileza me ajudar resolver esse cancelamento injusto. até quando vamos passar por isso não aguento mais.
        “Boa tarde, o entregador retirou o pedido e não entrego para o cliente e não devolvel da a minha loja, simplistamente ficou com o pedido pra ele”
        26/07/2024
        11:52
        Entregador chegou na loja
        26/07
        11:46
        Código de coleta confirmado
        26/07
        11:46

  6. sou entregador, Gostaria de relatar uma situação, fui fazer uma entrega na casa da cliente, o pedido dela foi trocado, informei a ela que o que o ifood informa é que pegue o produto e entre em contato com o ifood, mas ela não quis me passar o código, informou que só encerrava depois que conferisse o produto, ela entrou em contato com o ifood na hora e eu também entrei em contato com o ifood, mas demorou muito, passei uma hora esperando na casa da cliente, informei vou aguardar aqui pra vê o que eles responde a senhora, aguardei, ela não pegou o produto pois pensando que alguém ia buscar, mas eu informei a ela que o ifood pede pra o cliente ficar com o produto e ela entrava em contato que eles vão reembolsar, ela subiu pra casa dela, fiquei esperando, a atendente falou pra ela me passar o codigo pra encerrar pra me liberar, isso depois de uma hora, quando ela me passou informei a ela que ia embora e fui, ela nao pegou os produtos eu mandei ela tirar foto, mais nao sei o que fazer agora, ficou um clima chato pra mim, pra cliente, quero resolver essa situação, como faço?

  7. não consigo falar com o suporte do Ifood, já tentei de tudo mas ninguém me responde, isso está causando um constrangimento muito grande pra mim que é entregador!

    1. Olá, JHN. Sentimos muito por isso!
      Se você enviou uma direct no Instagram para o @ifoodparaentregadores, fique tranquilo que iremos ajudar você!

  8. Boa tarde, tive um pedido retirado pelo entregador do ifood, e o mesmo não entregou para o cliente, entrei contato com ifood e cancelaram o pedido. Falaram que entrariam em contato comigo ,só enviaram mensagem da abertura de chamado. Fui ver no aplicativo e mostrou que o não poderia contestar pois não pedi código de coleta. Sendo que no mesmo dia cliente recebeu o pedido e cancelou. Moral da história, prejuízo em dose dupla, e ifood não dando assistência para restaurante. Sendo que não é a primeira vez que acontece os dois casos, acho um absurdo e também um descaso pois não gostaria de receber pedido do cliente que aplicou o golpe e saber se o entregador foi punido, geralmente pessoas de má conduta sempre repetem a prática errônea. Muito triste isso estamos todos trabalhando duro para ser vítimas de golpistas com endereço e telefone fixo.

  9. O Entregador alegou que estva na loja e nao estava, solicitei outro entregador que levou certinho
    O primeiro entregador apareceu para buscar quase 30 minutos depois que já havia sido entregue.

    O ifood colocou meu pedido como cancelado pelo entregador

    O cliente recebe
    o Motoboy 1 recebe
    o Motoboy 2 recebe

    E A EMPRESA NO MEU CASO, fica no prejuizo

    1. Oi Josuel. Lamentamos muito pelo ocorrido. Nesse caso, acione o nosso suporte técnico para te ajudar. Para acioná-lo, acesse o “Portal do Parceiro”, clique em “Ajuda” no canto superior da tela e siga os passos automatizados. Será aberto um chamado e a nossa equipe interna vai ajudar você. 😉

  10. Oi Simone. Lamentamos muito por essa experiência. Para conseguirmos te ajudar melhor com isso, abra um chamado relatando seu caso através do botão “Ajuda” do App, ok?

  11. Fiz um pedido e o motoboy do ifood nao pôde levar pq nao tinha espaço na bag. Tive q mandar por Uber. Tenho inclusive o comprovante. O ifood cancelou o pedido e nao me repassou o valor de 398,00. Estou até agora batalhando para ter o valor da minha venda. Sendo q a cliente recebeu . Tenho como comprovar!

    1. Olá, Cristina. Tudo bem?
      Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.

  12. TIVEMOS NA TARDE DE HOJE UM PEDIDO 2739, CANCELADO PELO MOTOBOY, ALEGANDO QUE O MESMO JÁ HAVIA SIDO COLETADO POR OUTRO PROFISSIONAL, MAS DETALHE COMO ISSO PODE TER ACONTECIDO SE A A LOJA SE ENCONTRA DENTRO DE UM SHOPPING E A COLETA E EFETUADA PELO HUB DO IFOOD, O PRODUTO NÃO RETORNOU PARA A LOJA E AINDA ME PREJUDICA NA ESTRELA DE SUPER RESTAURANTE, SEM CONTAR QUE ERA O PRIMEIRO PEDIDO DESTA CLIENTE EM NOSSA LOJA. AGUARDO RESPOSTA E REEMBOLSO

    1. Oi, Roselaine. Lamentamos pelo que aconteceu! Assim que possível, entre em contato com nosso atendimento pelo Portal do Parceiro, na aba Chamados e ajuda, ou envie um direct para o perfil @ifoodparaparceiros no Instagram.

  13. 0 entregador nao fez a retirada do pedido , alegando que nao tem o equipamento proprio para levar o pedido ; nao cabe na beg o pedido ficou nA LOJA tivemos o prejuizo

    1. Oi, Carlos. Nos colocamos à disposição pelo atendimento no Portal do Parceiro, na aba Chamados e ajuda, para verificarmos. Você pode enviar mensagem por lá a qualquer momento!

  14. É na teoria parece tudo lindo,mas na prática é totalmente diferente.
    Ontem dia 01/09/2024 recebi um pedido grande,preparei e montei o pedido tudo certinho no seu tempo,e recebi msg do ifood que o motoboy já estava na loja pois bem,desci com o pedido e não tinha ninguém, entáo resolvi chamar um outro motoboy para não atrasar o pedido do cliente.
    E para minha surpresa,veiu um novo motoboy junto com o primeiro motoboy que estava escalado,este primeiro motoboy fez uma seninha porque eu tinha pedido outro entregador e foi embora e deixou o segundo comigo,ai pedi o numero de coleta e o nome do cliente para este nono entregador.
    E ele me passou tudo certinho,e eu crente que ele deu saida por ter passado os dados certo entreguei o pedido, e para minha surpresa ele furtou o pedido!!!
    Ou seja,este primeiro entregador armou o golpe com o segundo passando os dados da entrega e conseguiram aplicar o golpe.
    entrei em contato com Ifood e diseram que não posso contestar, e fiquei com o prejuizo de R$80,00 e fora o cancelamento do pedido!!!
    Vocês deviam ter mais controle de quem colocam para fazer entrega, por causa de poucos entregadores safados,os bons entregadores pagam!
    Abri um chamado,mas pelo visto não vai dar em nada.

    Ocorrência e chamado NUMERO: **49883139**

    1. Olá, Fernando. Sentimos muito por essa experiência e gostaríamos de ajudar você a solucionar esse problema!
      Para que o nosso time possa ajudar você, envie uma mensagem em nosso Instagram @ifoodparaparceiros que vamos ajudar você!

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