A culinária portuguesa, rica em sabores autênticos e tradições gastronômicas únicas, desperta o interesse de paladares ao redor do mundo. Com sua combinação harmoniosa de ingredientes frescos e técnicas diversas, cativa amantes da boa comida.
Em meio a essa diversidade de prazeres gastronômicos, a importância de um cardápio atraente torna-se evidente. Isso reflete a identidade e a qualidade do estabelecimento e influencia diretamente a experiência culinária dos clientes.
Veja 4 pratos portugueses para incorporar ao cardápio e ampliar a oferta gastronômica do seu estabelecimento.
1. Bolinho de bacalhau
Ingredientes:
- 500g de bacalhau;
- 500g de batatas cozidas e amassadas;
- 1 cebola média picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 1/4 xícara de salsa fresca;
- 2 ovos;
- sal e pimenta;
- óleo para fritar.
Instruções
Cozinhe o bacalhau dessalgado e desfie. Em uma tigela grande, misture-o com as batatas. Adicione a cebola, o alho e a salsa. Bata os ovos em uma tigela separada, acrescente à mistura e tempere.
Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Modele pequenos bolinhos com as mãos. Frite até que fiquem dourados e crocantes. Você vai adorar esse famoso prato da gastronomia de Portugal!
2. Arroz de pato
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz;
- 1 pato cortado em pedaços;
- 1 cebola grande picada;
- 3 dentes de alho picados;
- 1/2 xícara de chouriço em rodelas;
- 1/2 xícara de bacon em cubos;
- 2 folhas de louro;
- 1 ramo de salsa picada;
- 4 xícaras de caldo de galinha;
- sal e pimenta;
- azeite de oliva.
Instruções
O pato não pode ficar de fora da lista de pratos típicos portugueses. Comece temperando-o com sal e pimenta, doure com o azeite. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, adicione um pouco mais de azeite, se necessário, e refogue a cebola e o alho.
Adicione o chouriço, o bacon, as folhas de louro e a salsa. Coloque o arroz e mexa bem. Acrescente o pato de volta. Adicione o caldo de galinha quente, suficiente para cobrir o arroz e o pato. Cozinhe em fogo médio por cerca de 30-40 minutos.
3. Sardinha
Ingredientes:
- 16 sardinhas pequenas com espinhas e sem cabeça;
- 4 ovos cozidos, em rodelas;
- 2 batatas grandes cozidas em rodelas;
- 2 tomates maduros, em rodelas;
- 1 cebola em rodelas;
- 1 pimentão verde em rodelas;
- meia xícara de azeitonas pretas cortadas ao meio;
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- meia colher (chá) de sal;
- alecrim.
Instruções
No rol de receitas portuguesas tradicionais temos a sardinha. Inicie o processo misturando-a com um pouco de alecrim e metade do sal em uma tigela e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Em outra tigela, misture o azeite, alecrim e sal restantes.
Unte um refratário médio com azeite e faça camadas com a batata, a sardinha, o tomate, a cebola, o pimentão e a azeitona e regue com o azeite temperado. Faça novas camadas até terminar os ingredientes e cubra com o ovo.
Leve ao forno médio por 40 minutos ou até cozinhar os legumes.
4. Cozido à portuguesa
Ingredientes:
- 500g de carne de porco em pedaços;
- 500g de carne de vaca em pedaços;
- 1 chouriço de carne em rodelas;
- 1 linguiça em rodelas;
- 1 morcela em rodelas;
- 1/2 repolho médio em pedaços;
- 4 batatas em pedaços grandes;
- 2 cenouras em rodelas grossas;
- 2 nabos em pedaços;
- 1 couve-portuguesa em pedaços;
- 1 cebola, descascada e inteira;
- 4 dentes de alho picados;
- 2 folhas de louro;
- sal e pimenta;
- azeite de oliva.
Instruções
Para chegar no ponto perfeito de um dos mais famosos sabores da culinária lusa, você precisa ferver a carne de porco e de vaca. Depois, acrescente a cebola, o alho, as folhas de louro e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar por 30 minutos. Adicione as batatas, cenouras, nabo e o repolho e cozinhe por mais 20 minutos.
Em uma frigideira, doure as rodelas de chouriço, linguiça e morcela em um pouco de azeite. Adicione as carnes e legumes. Junte a couve-portuguesa e cozinhe por mais 10-15 minutos. Retire a cebola, as folhas de louro e ajuste o tempero, se necessário.
A inclusão de pratos da culinária portuguesa no cardápio da marmitaria destaca-se pela autenticidade e qualidade dos sabores. É uma oportunidade para aproveitar a sazonalidade também.
Segundo o SEBRAE: “respeitar o calendário de frutas e legumes da época e adaptar a alimentação à estação do ano pode ter vários benefícios para a saúde, para o planeta e para a carteira”.
Ao planejar o cardápio, a inclusão estratégica de pratos internacionais amplia as possibilidades de proporcionar uma experiência gastronômica diversificada e memorável. Une a riqueza da culinária portuguesa aos sabores do Brasil.
Gostou da ideia? Então veja como aumentar as vendas divulgando seu negócio de comida italiana.