Marketing local: confira as principais estratégias

As principais estratégias de marketing local para destacar seu negócio.

Não são todos os negócios que atendem de uma forma ampla. Muitos têm um foco maior nos consumidores da região, por isso, suas estratégias de divulgação precisam focar nesse público-alvo. Então, é interessante investir em marketing local.

A intenção é apostar em ações que vão atingir, principalmente, as pessoas que estão na mesma cidade ou em cidades vizinhas, por exemplo, conforme o alcance de cada estabelecimento. Assim, os recursos são melhor direcionados e os resultados superiores.

Muitos negócios podem ser destacar com os investimentos em marketing local, e o seu pode estar nessa lista. Quer saber como funciona? Thiago Murça de Almeida, bacharel em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Gestão de Marketing Digital, explica tudo para você.

Continue lendo e confira as recomendações do especialista e as principais estratégias para sair na frente.

O que é marketing local e como ele ajuda seu negócio?

O marketing local é um conjunto de estratégias de divulgação que tem como foco a segmentação geográfica. Em vez de fazer uma campanha nacional, existe a preocupação em direcionar as ações para um público menor e mais próximo do estabelecimento.

Esse tipo de marketing é muito importante para os negócios com uma atuação mais restrita. Uma pizzaria, por exemplo, fará a entrega dos seus produtos para pessoas que estão na mesma cidade, principalmente. Então, se a intenção dela for aumentar o volume de vendas, não faz sentido criar uma campanha que vai alcançar pessoas que estão em outro estado.

O marketing local pode ajudar o seu negócio a crescer justamente por isso. Ele fará com que o seu estabelecimento se torne mais conhecido entre os consumidores que podem se tornar clientes. Fortalece a marca para essas pessoas, ampliando a presença e se tornando mais competitiva entre os outros estabelecimentos que disputam o mesmo mercado.

Principais estratégias para atrair clientes locais

O objetivo do marketing local é mostrar para os consumidores próximos que o seu negócio existe. Apresentar para eles as soluções disponibilizadas, os diferenciais, a qualidade do atendimento. Enfim, se fazer conhecer ganhar a preferência do público e a fidelização dos clientes.

Para isso, existem diversas estratégias que podem ser adotadas, mas Thiago explica por onde começar.

“O ponto de partida é mostrar que você entende e valoriza as pessoas ao seu redor. Oferecer produtos ou serviços que tenham conexão com a cultura ou com as necessidades locais cria um vínculo imediato”.

Ou seja, é interessante adequar os produtos ou serviços à realidade do público que você pretende atender. Mas as pessoas também precisam saber que isso acontece, então, é fundamental apostar nas estratégias de divulgação. Veja só o que fazer.

Google Meu Negócio

Essa é uma das principais ferramentas para investir em marketing local, em especial, geomarketing. É muito simples: você só precisa ter uma conta no Google e criar o perfil do seu estabelecimento para aparecerem todas as informações sobre ele quando as pessoas fizerem pesquisas na internet.

SEO local

Quando você publicar algum texto, vídeo ou a descrição de um produto na internet, faça otimizações acrescentando termos relacionados à região onde você atende. Por exemplo: pizzaria em São Paulo, ou a melhor pizzaria de São Paulo.

Isso fará com que você tenha uma palavra-chave bem específica para aparecer para o público que faz essas buscas locais.

Mídias pagas

Você pode fazer anúncios pelo Google Ads realizando a segmentação para o público local. Com isso, seu estabelecimento vai aparecer na posição mais alta nos resultados de busca, e somente para as pessoas que você definir como sendo consumidores ideais. Esses anúncios também estão nas redes sociais.

Redes sociais

Thiago fala sobre elas: “outra ideia que funciona bem é investir nas redes sociais, mas com foco no público da região — por exemplo, criando conteúdos que reflitam o dia a dia da comunidade ou promovam eventos que acontecem por perto”.

O Sebrae também recomenda investir nelas: “utilize as redes sociais para compartilhar conteúdo de valor, como informações sobre seus produtos e serviços, dicas úteis e notícias sobre eventos e promoções. Isso ajudará a construir uma imagem positiva da sua franquia e a estabelecer um relacionamento mais próximo com o público local”.

Como eventos e promoções podem fortalecer seu negócio local

As promoções são sempre uma excelente estratégia para chamar a atenção dos clientes. Principalmente quando a intenção é atrair mais pessoas, fazendo com que elas venham da concorrência para conhecer o que o seu estabelecimento oferece.

Um preço mais em conta é atrativo para quem ainda não é cliente do seu negócio. Ele faz com que a pessoa se sinta mais estimulada a experimentar. Dessa forma, você poderá não só chamar a atenção como também ganhar a preferência.

Porém, ficar brigando por preço não é uma boa estratégia de longo prazo. Você precisa se aproximar desse público, como Thiago recomenda.

“Acredito que o segredo está em criar conexões reais com a comunidade. Participar de eventos locais, como feiras ou encontros de bairro, é uma ótima forma de ganhar visibilidade e mostrar o lado humano do negócio”.

Segundo o especialista, as pessoas gostam de saber quem está por trás de uma determinada marca e por que ela faz aquilo que faz. Então, apresentar esse lado humano do seu estabelecimento pode fazer com que as pessoas se identifiquem com ele.

“Algo simples como apoiar causas locais ou participar de ações solidárias já ajuda a criar essa identificação. Quando os clientes sentem que sua empresa faz parte da comunidade, eles acabam se tornando defensores da sua marca”, sugere Thiago.

Depois, você ainda pode criar muito conteúdo para as suas redes sociais. Vale convidar as pessoas a fazerem o mesmo, tirar fotos, colocar hashtags, marcar o perfil do estabelecimento, e assim contribuir para a divulgação cada vez maior da marca.

Inclusive, ações e eventos também são um bom momento para fazer parcerias. Thiago recomenda buscar parceiros que tenham a ver com os valores que a sua marca representa, de modo que não sejam contraditórios à proposta oferecida.

Assim, é possível fazer com que o público desses estabelecimentos parceiros também conheçam o seu negócio. Isso amplia cada vez mais a presença de mercado, além de fazer essa conexão com uma empresa que já tem certa influência, o que gera uma imagem positiva e valoriza seu marketing local.

Exemplos de negócios que se destacam com marketing local

Existem vários estabelecimentos que podem se beneficiar com o marketing local. Como você viu, principalmente aqueles que têm uma atuação um pouco mais restrita em função das soluções que disponibiliza.

Alguns negócios que trabalham no ramo alimentício entram nessa lista, por exemplo:

  • pizzaria;
  • lanchonete;
  • restaurante;
  • carrinho de lanche;
  • padaria;
  • doceria;
  • bares.

Até mesmo supermercados, mercearias e mercadinhos podem se beneficiar com o marketing local. Além deles, também o comércio de modo geral, estabelecimentos e profissionais da área da saúde e prestadores de serviço.

Até mesmo as franquias podem crescer com o marketing local. Isso porque, embora a marca tenha um alcance mais amplo, aquela unidade precisa se fazer conhecer e atender aos clientes que estão mais próximos.

Por tudo isso o marketing local não pode ficar de fora da estratégia dos estabelecimentos com uma atuação regional. Ele fará com que a marca fique bem conhecida, apresente seus diferenciais e seja a primeira escolha dos consumidores.

Para aprofundar um pouco mais seu conhecimento, confira o que é o marketing estratégico e como fazer no seu negócio.

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Por Pedro Camargo

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