Pedidos com ruptura são aqueles que sofreram a falta de itens selecionados no momento da compra, ocasionando uma má experiência e reduzindo a recompra. Cada vez que um pedido é cancelado por esse motivo, a loja deixa de faturar com essa compra, ocasionando uma perda de até 65% de clientes, que não retornam para novas compras.
Queremos ajudar a sua loja a contornar essa situação, então vamos te ensinar como corrigir os erros de cadastro de um produto ou impedir que novas vendas aconteçam, para que possa voltar a faturar com esses pedidos perdidos.
ESTRATÉGIA CONTRA RUPTURA
Integração de estoque: Deixe o SMI (sistema integrador do SiteMercado) aberto em seu computador para que a integração com o banco de dados aconteça, caso seja identificado uma falha na comunicação entre os sistemas, será enviada uma mensagem de alerta para o e-mail da loja.
Exemplo: Fez a atualização do estoque ou mudou o preço de um produto e as alterações ainda não refletiram no catálogo do iFood. Acesse a Extranet do SiteMercado e confira quando foi feita a última integração de estoque dentro de cadastros e lojas.
Disponibilização de produtos iFood: Siga os padrões do sistema para cada produto, ter mais de 5 unidades (Mercado), ou 1 unidade (petshop) ou 2 unidades (farmácia) disponíveis em estoque. E lembre-se de conferir a integração e a normalização do produto no sistema.
Normalização de produtos: Com o item cadastrado de forma correta constando as informações de departamento, categoria, imagem, nome e descrição, basta realizar a normalização na Extranet do SiteMercado.
Antecipação de ruptura: Quando o cliente confirma o pedido no app, são apresentadas as opções de “escolha um item por mim”, “entre em contato comigo” e “cancele o item”. Todos os detalhes sobre antecipação de ruptura estão disponíveis no conteúdo de Edição de cesta.
O IMPACTO DO CANCELAMENTO
Experiência
O pedido cancelado influencia diretamente na experiência do cliente com a loja e na sua fidelização. Lembre-se que por traz do pedido existe uma necessidade.
Recompra
Clientes que têm o pedido cancelado, têm menos chances de voltar a comprar com a sua loja pois perdem a confiança e preferem buscar outros meios de compras.
Avaliações
Clientes frustrados, avaliam e fazem propaganda negativa da sua loja. Lembre-se que suas avaliações são importantes para a atração de potenciais clientes.
Faturamento
Um pedido a menos, significa menos faturamento. Cancele o mínimo de pedidos possíveis.
COMO REDUZIR O IMPACTO DO CANCELAMENTO DE PEDIDOS
Existem casos onde o cancelamento é inevitável, mas na maioria das vezes é possível prevenir e não afetar a experiência do cliente. Quando houver algum problema como “dificuldades internas”, a orientação é que programe uma pausa através do Portal do Parceiro até que tudo seja normalizado.
Mantenha o seu estoque sempre atualizado, isso evita que o cliente visualize e compre itens indisponíveis, resultando em cancelamentos. E também através do Portal do Parceiro, programe seus feriados com antecedência!
2 respostas
Ola, não recebi os codigos para acesso ao site mercado, onde eu consigo falar pois os bots de ai do ifood não passam e não reconhecem nada que escrevo.
Oi, Jacira. Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2