Entre tomar decisões embasadas e tocar o próprio negócio com base apenas na intuição, a maioria dos empreendedores brasileiros provavelmente optaria pela primeira alternativa. Uma maneira de estudar as perspectivas comerciais, de modo a fazer as melhores escolhas possíveis, é realizar uma análise de mercado.
Taíne Hoffman, administradora de empresas, explicará melhor o conceito e ensinará você a como colocá-lo em prática. Além disso, ela ajudará a entender como executar a estratégia e colher bons frutos.
Continue a leitura para entender melhor o que é análise de mercado e como utilizá-la a seu favor!
O que é análise de mercado?
É um processo em que um empreendedor ou empresa reúne e interpreta informações sobre um mercado específico. O objetivo é entender os desafios e oportunidades que esse nicho oferece. Nesse sentido, é uma estratégia útil tanto para quem quer começar um novo negócio ou ampliar suas atividades.
Ao reunir o maior número de informações possíveis sobre um determinado mercado, você terá conhecimento para decidir como avançar — ou até desistir da ideia, se ela se mostrar financeiramente inviável. De qualquer modo, a análise proporciona um entendimento completo sobre o ramo.
Por que é importante fazer análise de mercado?
Conheça algumas das razões que mostram que realizar a análise de mercado é relevante para qualquer empreendedor.
Entendimento das principais características do mercado
Essa análise ajuda a determinar o tamanho de um mercado e identificar demandas reprimidas, além do potencial de crescimento. Esse trabalho é útil para avaliar se há chances de sucesso nesse nicho ou se é melhor buscar outra opção.
Identificação de lacunas e tendências
De acordo com Taíne, a análise de mercado “ajuda a identificar lacunas e demandas dos clientes que não estão sendo atendidas”. Outra possibilidade é descobrir novas tendências de consumo ou segmentos inexplorados em uma determinada região.
Conhecimento da concorrência
Esse trabalho ajuda a conhecer melhor seus competidores e os desafios que o mercado apresenta. Você entenderá o tamanho e a força dos concorrentes, além de mapear as estratégias de marketing que eles utilizam, por exemplo.
Decisões embasadas
Uma análise de mercado proporciona conhecimento para quem a faz. Assim, será mais fácil tomar decisões informadas de negócio. Diversos insights podem surgir durante esse trabalho, como redefinição de estratégias de marketing, de investimentos ou de mercado-alvo, por exemplo.
Qual é o passo a passo para fazer a análise de mercado?
Para aprofundar o seu entendimento sobre o mercado, consulte associações comerciais para levantar informações sobre o setor. Para um plano mais estruturado de ações, siga essas etapas:
- defina o objetivo da análise: antes de começar, é importante ter um objetivo claro para a sua análise de mercado. Você pode propor um estudo para entender o tamanho de um determinado ramo ou realizar um trabalho de identificar oportunidades no nicho em que você já atua, por exemplo;
- defina o público-alvo para realizar uma análise eficiente: você precisará entender quais são as pessoas que quer atingir. Por isso, colete dados como a localização geográfica, o perfil demográfico (faixa etária, gênero, profissão) e os interesses desses consumidores em potencial;
- reúna informações: há diversas maneiras de coletar dados para uma análise de mercado, como pesquisas, entrevistas com especialistas de um determinado setor e por meio da observação das redes sociais dos concorrentes, por exemplo. Contudo, é muito importante trabalhar apenas com informações de fontes confiáveis, aquelas que você pode verificar novamente, por exemplo. Depois de reunir os dados, analise de maneira minuciosa para identificar tendências e padrões;
- elabore relatórios: não basta reunir informações, você também deve produzir relatórios que resumam as principais conclusões e destaque as recomendações para a realização da análise de mercado. Esse documento deve ser claro e conciso, de modo a promover sugestões úteis para os próximos passos;
- avalie os riscos: outra etapa relevante é a avaliação de ameaças associadas ao mercado em questão. Alguns exemplos são os concorrentes muito fortes e estabelecidos, volatilidade do nicho e riscos regulatórios;
- identifique oportunidades: uma análise de mercados deve apontar oportunidades claras de crescimento dentro de um setor. É importante que ela indique novas tendências de consumo, demandas reprimidas não atendidas pelos competidores, entre outras lacunas;
- revise a sua análise continuamente: esse trabalho não é feito uma vez só, de modo que o empreendedor possa abandonar as conclusões posteriormente. É muito importante revisar e atualizar regularmente o trabalho para garantir que as informações produzidas ainda sejam relevantes. Algumas dicas são a coleta de novos dados e a reavaliação do próprio mercado de tempos em tempos, a fim de constatar o que mudou.
Quais são as principais ferramentas para realizar a análise de mercado?
Quais são algumas formas práticas de realizar a análise de mercado? Além das tradicionais pesquisas, há outras ferramentas. Conheça as principais delas!
Pesquisas de mercado
Esse método tradicional de coletar informações ainda é muito útil, principalmente com a facilidade de obter novos dados por meio da internet. Você pode aplicá-las por meio de entrevistas, grupos focais e questionários online.
Caso enfrente dificuldades para realizá-las, ofereça incentivos, como descontos, ofertas exclusivas e cupons com condições especiais para quem se dispuser a responder à pesquisa.
Análise de dados secundários
Os chamados dados secundários são aqueles que já existem, mas que são analisados sob uma nova luz. Alguns exemplos são estatísticas de vendas, relatórios de mercado e dados demográficos. Eles podem ser encontrados em sites de órgãos governamentais, de sindicatos e em relatórios de associações do setor, assim como pesquisas de mercados públicas.
Conversas com especialistas
Realizar entrevistas com especialistas do setor é uma ótima forma de obter insights sobre o mercado, produzidos por quem realmente entende dele. Converse com consultores, empreendedores de destaque e líderes de empresas.
Caso você não queira conversar com colaboradores da concorrência, uma boa ideia é buscar a opinião de especialistas de outras cidades e/ou pessoas que atuam em segmentos distintos, mas que reúnam características similares à área que você quer explorar.
Mapeamento do comportamento dos clientes
Utilize métricas, como a taxa de churn, para medir a qualidade dos seus serviços. Busque o contato com aqueles clientes que pararam de comprar ou com consumidores que não fizeram mais de uma compra, com o intuito de mapear suas razões para esses comportamentos.
Análise de oportunidades de consumo
Aqui, são realizados estudos relacionados aos padrões de compra e de consumo do público-alvo. Isso ajuda a identificar oportunidades de crescimento e oferece a oportunidade de se antecipar a mudanças no mercado.
Outra dica interessante é realizar a análise SWOT — Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Por meio dela, é possível conhecer a fundo a sua área de atuação.
Segmentação de mercado
A análise de segmentação de mercado ajuda a dividir o seu ramo em grupos menores com base em características como demografia, comportamento de compra e necessidades de consumo. Isso ajudará a identificar oportunidades de crescimento e a direcionar a estratégia de marketing de maneira mais eficaz.
Para garantir essa segmentação, Taíne indica um checklist para ser adotado de maneira contínua:
- comece observando o comportamento dos seus clientes e conversando com eles diretamente. Peça sugestões, opiniões sobre os produtos que você já vende;
- registre as informações relacionadas que vende bem e o que não vende. Isso pode ser feito manualmente, mas contar com um software de gestão adaptado ao seu setor é melhor para centralizar dados e facilitar a consulta;
- utilize a internet para se informar sobre o seu setor e sobre concorrentes locais. Visite as redes sociais desses competidores e veja o que eles estão fazendo. Outra dica é consultar a página de associações diretamente ligadas ao seu ramo, que costumam postar pesquisas e estudos úteis. No universo de alimentação, por exemplo, uma fonte valiosa é a Abrasel;
- use redes sociais para ver o que as pessoas dizem sobre produtos similares aos seus, prestando atenção especial ao que eles mencionam sobre o que falta para as soluções encontradas no mercado serem melhores. Isso dará ideias para o aperfeiçoamento e o lançamento de novas mercadorias, além de ajudar a identificar demandas reprimidas;
- utilize ferramentas de pesquisa. Envie formulários por e-mail ou WhatsApp para colher informações dos clientes de uma maneira mais focada. Inclua perguntas relacionadas à idade, localização, horários em que prefere comprar, as redes sociais que utiliza e os meios de comunicação preferido;
- acompanhe notícias locais e tendências do seu ramo, na imprensa geral e em sites e canais do YouTube específicos do seu setor.
A segmentação surge como uma forma de garantir um foco mais específico no público-alvo — afinal, quem tenta vender para todo mundo pode acabar não vendendo para ninguém. Com esse processo, você estabelece exatamente com quem você vai falar e define metas práticas para chegar até a essas pessoas.
Como implementar estratégias a partir da análise de mercado?
Taíne sinaliza que a o segredo para interpretar os dados de análise de mercado envolve a identificação de padrões e tendências relevantes. “Compare esses resultados com os objetivos da empresa e os benchmarks do setor. Os insights gerados devem ser usados para ajustar as estratégias de produto, preço e marketing”, ensina.
Mantenha a prioridade nas oportunidades baseadas em potencial de crescimento e no alinhamento com as metas. Não deixe de envolver diferentes departamentos da empresa na interpretação dos dados para garantir uma perspectiva holística. Além disso, sempre leve em conta o contexto do mercado antes de tomar decisões.
A análise contínua mantém a empresa atualizada sobre mudanças no setor. “Isso permite adaptação rápida a novas tendências e demandas dos clientes, ajuda a identificar oportunidades de crescimento e ameaças emergentes”, reforça Taíne.
Como se não bastasse, a análise de mercado melhora a tomada de decisões estratégicas e a alocação de recursos por parte dos empreendedores. De acordo com um estudo do Sebrae, 29% dos MEIs e 21,6% fecham as portas após 5 anos. Um dos motivos é justamente a falta de planejamento, que inclui esse trabalho de estudo do setor:
“Os MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 29% fecham após 5 anos de atividade. Já as MEs têm taxa de mortalidade intermediária entre os Pequenos Negócios, 21,6% fecham após 5 anos de atividade. As EPPs têm a menor taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 17% fecham após 5 anos de atividade.
A maior taxa de mortalidade é verificada no comércio (30,2% fecham em 5 anos) e a menor na indústria extrativa (14,3% fecham em 5 anos).”
Agora que você conhece o conceito de análise de mercado, suas vantagens e como colocá-la em prática, já pode implementá-la em seu empreendimento — independentemente do segmento em que atue. Essa é uma forma eficiente de unir inteligência de mercado e análise de dados!
Aproveite a visita ao blog para descobrir como ter mais eficiência na gestão de projetos: conheça a planilha 5w2h!
4 respostas
ola boa noite. somos do vivaz boutique hotel e estou com dificuldade em acessar a bossa conta do ifood.
nao conseguimos recuperar a senha e nem tivemos retorno em falar por telefone e nem por email, peco ajuda .
nosso e-mail bohocaferecife@gmail.com
obrigada.
Olá, Felipe. Tudo bem?
Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.
o post é bem esclarecedor, mas como ele mesmo indica um levantamento de uma base confiável. Quero saber se vocês possuem uma análise do volume de vendas por região e setor.
Oi, Evelin. Obrigado pelo seu comentário. Por enquanto não temos essa informação disponível, pois pode variar de acordo com a sua região e categoria.