Uma etapa importante que merece total atenção dos parceiros, é a parte de configuração da área de entrega. Isso faz grande diferença no dia a dia quando clientes procuram pela sua loja no iFood.
Lembrando que esta é mais uma funcionalidade no Portal do Parceiro. Todas as opções relacionadas à área, tempo e taxa de entrega são bem intuitivas e fáceis de escolher.
Entenda de forma prática como configurar área de entrega no iFood!
Como configurar área de entrega no iFood?
Primeiramente, é importante lembrar que você só consegue configurar sua área de entrega caso tenha a logística própria. Ou seja, se você optar pela logística do iFood, a área de entrega é selecionada automaticamente pela plataforma.
Portanto, se você optar pelo plano Básico, que trabalha com a logística própria, é possível ir à categoria de Configurações de Entrega e editar toda a área, tempo e taxas de entrega.
Clicando em Personalizar áreas, você verá a opção de incluir ou excluir lugares. Então, basta clicar no ícone de pincel para selecionar determinada área do mapa e ela será incluída. Caso queira desselecionar uma área, basta clicar no ícone de borracha e apagar a área que não quiser mais entregar.
Após fazer a alteração incluindo ou excluindo o que você vai atender e o que não vai atender, basta salvar as áreas. Para editar sua taxa e seu tempo, basta na área chamada de “taxa e tempo” digitar manualmente quais valores você quer inserir. É possível também clicar nos botões de ajuste rápido que, ao clicar, vai alterar todos os raios de uma vez só.
É importante destacar que quanto maior for o seu raio com taxa de entrega grátis, mais visibilidade você terá. E quanto mais rápida for a sua entrega, maior será a procura pela sua loja. Isso porque existem clientes com perfil de entrega rápida, que buscam estabelecimentos que entregam em menos tempo.
Por fim, com todas as alterações feitas, basta clicar em Salvar e continuar. Assim, você garante um diferencial atrativo para os clientes, aumentando a satisfação e a fidelização.
Novidades na configuração da área de entrega
Para tornar a configuração de entrega mais simples e eficiente, o iFood lançou uma atualização com novas funcionalidades para Parceiros MarketPlace e Entrega Flex. Agora, a tela de Áreas, Taxas e Tempos conta com melhorias e um novo método de cálculo de distâncias. Confira as novidades:
- Travas em que as taxas não podem passar de R$50,00 reais e tempos de entrega não podem passar de 120 minutos;
- Adicionamos botões que atualizam em massa todos os valores de tempo ou taxa;
- Agora vamos utilizar a distância percorrida (a distância mais próxima ao real, em que leva em consideração as ruas que serão percorridas no trajeto).
Simplifique a gestão das suas entregas com Pré Configurações!
Gerenciar as entregas nunca foi tão fácil! Antes, parceiros que realizavam entregas próprias, como Flex e Marketplace, precisavam acessar o Portal do Parceiro para ajustar manualmente áreas, taxas e tempos de entrega. Imagine ter que configurar raio por raio no meio da sua operação, em áreas que podem chegar a até 20 km!
Em momentos de alta demanda, como durante picos de pedidos, parar o preparo das refeições para atualizar essas configurações manualmente pode ser um grande desafio. Essa dificuldade muitas vezes resulta em cancelamentos, já que os prazos de entrega acabam não sendo cumpridos.
Pensando nisso, o iFood desenvolveu outra novidade: Pré-Configurações. Trata-se de uma solução prática e eficiente para otimizar a gestão das entregas.
Agora, você pode planejar com antecedência e criar até 5 combinações personalizadas de taxas e tempos de entrega, adaptadas a diferentes cenários: alta demanda, baixa demanda, dias de eventos especiais (como Carnaval ou períodos de chuva e alagamentos), e muito mais!
Com as Pré-Configurações, em momentos de pico, basta alguns cliques para ajustar toda a operação de entregas. O resultado? Menos cancelamentos, mais controle sobre suas entregas e mais tempo para focar no que realmente importa: a satisfação dos seus clientes.
Como usar as Pré-Configurações?
Ao acessar a aba Pré-Configurações, você verá um resumo das taxas e tempos de entrega atualmente em vigor na sua loja. Além disso, poderá criar e gerenciar diferentes configurações para usar sempre que necessário.
Veja o passo a passo para criar uma Pré-Configuração:
- Configuração Padrão: na primeira vez que acessar a funcionalidade, você precisará definir a configuração padrão da sua loja. Basta preencher os valores de tempo e taxa mais utilizados no seu dia a dia e clicar em “Continuar”;
- Personalização: na segunda etapa, você poderá ajustar os valores de tempo e taxa para situações específicas. Por exemplo, crie uma configuração para “Alta Demanda”, “Eventos Especiais” ou “Períodos de Chuva”. Dê um nome claro e objetivo para cada cenário e clique em “Salvar”;
- Pronto para usar: suas Pré-Configurações estarão disponíveis para serem aplicadas a qualquer momento. Basta clicar nos três pontinhos ao lado da configuração desejada e escolher entre “Usar agora”, “Editar” ou “Excluir”.
Se você precisar ajustar suas configurações a qualquer momento, basta acessar a categoria Configurações de Entrega no Portal do Parceiro. Dessa forma, você pode revisar as configurações e entender como confirmar a área de entrega de acordo com a melhor estratégia para sua loja.
Aproveite e aprenda agora mesmo como trabalhar com embalagens sustentáveis!
Respostas de 66
Olá, minha loja está no Ifood e trabalhamos no período noturno utilizando entrega flex.
Estamos pensando em abrir a loja no período da tarde, porém, gostariamos de utilizar neste novo período somente a entrega parceira, ou seja, neste período, entrega parceira.
A dúvida é: Se podemos e se existe uma forma de alternar o primeiro cenário que é noturno com entrega flex, com o segundo horário com entrega parceira. Como realizar esta troca de cenário.
Oi Cleide, vi que sua loja esta ativa em meu sistema.
Já falou com nosso time através do portal? Não!!
Então segue o passo a passo para falar com eles blz?
Basta ir em Chamados e ajuda https://portal.ifood.com.br/cases/help lá temos um grande time pra lhe ajudar.
Quero conferir meu cadastro