Garantir segurança nos acessos e em transações feitas pela internet é fundamental. Isso porque é preciso preservar seus dados pessoais e os dados do seu negócio.
As informações do seu negócio devem ser protegidas com cuidado. Dados sobre o seu desempenho de vendas, desempenho financeiro, informações sobre sua empresa e dos seus clientes não podem estar em um espaço frágil.
Pensando na segurança do seu negócio, o iFood desenvolveu a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro, exigida a todos os usuários da ferramenta. Entenda mais!
O que é a autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores é um processo de login em duas etapas, o que demanda um segundo recurso de verificação ao entrar em determinada plataforma, como o Portal do Parceiro iFood.
De forma prática, ao acessar o Portal do Parceiro, você vai inserir o seu e-mail e senha. Logo após, você vai receber um novo código por e-mail, SMS ou WhatsApp — canal à sua escolha. Esse código deve ser inserido para concluir o login.
Todo esse processo visa promover ainda mais segurança a você, ao seu negócio e às informações dos seus clientes. Com a autenticação de dois fatores, o iFood busca garantir que somente pessoas autorizadas utilizem as ferramentas.
Diferentes empresas de tecnologia já utilizam a autenticação de dois fatores para entregar mais segurança aos usuários das ferramentas. A adoção do processo pelo iFood foi baseada em outras práticas já consolidadas no mercado.
Como fazer a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro?
O Portal do Parceiro direciona você para fazer a autenticação de dois fatores de forma intuitiva. O primeiro passo é abrir o Portal do Parceiro iFood e inserir suas informações de login.
Atualmente, existem usuários que fazem login no Portal do Parceiro utilizando o recurso de senha descartável ou o tradicional e-mail e senha. Para cada um desses formatos de login há um fluxo de atualização diferente.
Usuários que acessam com senha temporária
Alguns usuários acessam o Portal do Parceiro utilizando uma senha temporária, também conhecida pela sigla OTP. Trata-se de um processo em que, a cada acesso, uma senha é enviada ao e-mail do usuário. Logo após a conclusão do login, aquele acesse perde sua validade.
Se esse é o seu caso, faça o login normalmente no Portal do Parceiro. Após a inclusão da senha, você vai receber um aviso orientando a criar uma senha forte.
Clique em Cadastrar e inicie a criação da sua senha forte — lembre-se de que ela garante a segurança dos seus acessos. Essa senha forte deve conter:
- no mínimo 10 caracteres;
- letra maiúscula;
- caractere numérico;
- caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
Escolha uma senha em que você consiga guardar facilmente, mas não compartilhe ou anote-a em papéis. A senha deve ser preservada para garantir a segurança no acesso ao Portal do Parceiro.
Após confirmar sua senha, você consegue acessar o Portal do Parceiro normalmente.
Usuários que utilizam e-mail e senha
Se você tem um e-mail e senha únicos para acessar o Portal do Parceiro, você pode iniciar o seu processo de login normalmente. Logo no primeiro acesso, a ferramenta vai perguntar por qual canal você prefere fazer a autenticação de dois fatores:
- e-mail;
- WhatsApp;
- SMS.
Escolha aquela que faz mais sentido para você e, então, a ferramenta vai direcionar você a uma página em que você deve confirmar o endereço de e-mail ou o número de telefone, conforme a escolha feita na etapa anterior.
Tenha atenção ao fazer a escolha do canal de confirmação, pois ela será selecionada automaticamente nos acessos futuros.Após confirmar o endereço de e-mail ou número de telefone, a ferramenta vai fazer a primeira verificação enviando o código para o canal escolhido. Insira o código no Portal do Parceiro e, então, dê andamento ao login.
Caso você já tenha uma senha suficientemente forte e segura, o acesso ao Portal do Parceiro é feito imediatamente. Mas caso sua senha seja fraca, é preciso criar uma outra senha que contenha:
- no mínimo 10 caracteres;
- letra maiúscula;
- caractere numérico;
- caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
Lembre-se de preservar sua senha e não a anote em papéis ou outros lugares em que outras pessoas tenham acesso. O ideal é que você crie uma senha que consiga se recordar facilmente, mas que seja igualmente segura.
Como atualizar o canal de autenticação de dois fatores?
Caso você tenha escolhido um canal para fazer a autenticação de dois fatores, mas queira trocar por outro, você pode fazer essa ação diretamente no Portal do Parceiro. Da mesma forma, você pode atualizar a senha caso seja necessário.
Para realizar essas ações, acesse o botão Minha conta, no menu lateral do Portal do Parceiro. Lá você escolhe se quer fazer a alteração da senha ou a adição/edição dos fatores de autenticação.
Viu só como a mudança é simples? Mas não se engane, porque apesar de se tratar de uma pequena adaptação, ela tem o potencial de trazer ainda mais segurança aos seus acessos.
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#MelhoriaContinua
Respostas de 138
Olá bom dia Ifood, estou tentando recuperar meu portal parceiro, desde 2019 não acesso, já está tudo certo com meu MEI atualizado todos os dados, tentei entrar na plataforma mais não consigo o acesso. Acabei tentado tbm refazer um novo cadastro e mesmo assim não conclui. O que devo fazer? Essa é minha dúvida? Quero muito recuperar minha conta e voltar a ser parceiro de vcs…só mais uma questão na época eu vendia lanches, porém me atualizei e desta vez vou entrar no ramo comida brasileira tem como fazer essa mudança? Minha gratidão espero que venhamos a ser parceiros novamente, meu CNPJ 33108395000108 gratidão!!!