Garantir segurança nos acessos e em transações feitas pela internet é fundamental. Isso porque é preciso preservar seus dados pessoais e os dados do seu negócio.
As informações do seu negócio devem ser protegidas com cuidado. Dados sobre o seu desempenho de vendas, desempenho financeiro, informações sobre sua empresa e dos seus clientes não podem estar em um espaço frágil.
Pensando na segurança do seu negócio, o iFood desenvolveu a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro, exigida a todos os usuários da ferramenta. Entenda mais!
O que é a autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores é um processo de login em duas etapas, o que demanda um segundo recurso de verificação ao entrar em determinada plataforma, como o Portal do Parceiro iFood.
De forma prática, ao acessar o Portal do Parceiro, você vai inserir o seu e-mail e senha. Logo após, você vai receber um novo código por e-mail, SMS ou WhatsApp — canal à sua escolha. Esse código deve ser inserido para concluir o login.
Todo esse processo visa promover ainda mais segurança a você, ao seu negócio e às informações dos seus clientes. Com a autenticação de dois fatores, o iFood busca garantir que somente pessoas autorizadas utilizem as ferramentas.
Diferentes empresas de tecnologia já utilizam a autenticação de dois fatores para entregar mais segurança aos usuários das ferramentas. A adoção do processo pelo iFood foi baseada em outras práticas já consolidadas no mercado.
Como fazer a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro?
O Portal do Parceiro direciona você para fazer a autenticação de dois fatores de forma intuitiva. O primeiro passo é abrir o Portal do Parceiro iFood e inserir suas informações de login.
Atualmente, existem usuários que fazem login no Portal do Parceiro utilizando o recurso de senha descartável ou o tradicional e-mail e senha. Para cada um desses formatos de login há um fluxo de atualização diferente.
Usuários que acessam com senha temporária
Alguns usuários acessam o Portal do Parceiro utilizando uma senha temporária, também conhecida pela sigla OTP. Trata-se de um processo em que, a cada acesso, uma senha é enviada ao e-mail do usuário. Logo após a conclusão do login, aquele acesse perde sua validade.
Se esse é o seu caso, faça o login normalmente no Portal do Parceiro. Após a inclusão da senha, você vai receber um aviso orientando a criar uma senha forte.
Clique em Cadastrar e inicie a criação da sua senha forte — lembre-se de que ela garante a segurança dos seus acessos. Essa senha forte deve conter:
- no mínimo 10 caracteres;
- letra maiúscula;
- caractere numérico;
- caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
Escolha uma senha em que você consiga guardar facilmente, mas não compartilhe ou anote-a em papéis. A senha deve ser preservada para garantir a segurança no acesso ao Portal do Parceiro.
Após confirmar sua senha, você consegue acessar o Portal do Parceiro normalmente.
Usuários que utilizam e-mail e senha
Se você tem um e-mail e senha únicos para acessar o Portal do Parceiro, você pode iniciar o seu processo de login normalmente. Logo no primeiro acesso, a ferramenta vai perguntar por qual canal você prefere fazer a autenticação de dois fatores:
- e-mail;
- WhatsApp;
- SMS.
Escolha aquela que faz mais sentido para você e, então, a ferramenta vai direcionar você a uma página em que você deve confirmar o endereço de e-mail ou o número de telefone, conforme a escolha feita na etapa anterior.
Tenha atenção ao fazer a escolha do canal de confirmação, pois ela será selecionada automaticamente nos acessos futuros.Após confirmar o endereço de e-mail ou número de telefone, a ferramenta vai fazer a primeira verificação enviando o código para o canal escolhido. Insira o código no Portal do Parceiro e, então, dê andamento ao login.
Caso você já tenha uma senha suficientemente forte e segura, o acesso ao Portal do Parceiro é feito imediatamente. Mas caso sua senha seja fraca, é preciso criar uma outra senha que contenha:
- no mínimo 10 caracteres;
- letra maiúscula;
- caractere numérico;
- caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
Lembre-se de preservar sua senha e não a anote em papéis ou outros lugares em que outras pessoas tenham acesso. O ideal é que você crie uma senha que consiga se recordar facilmente, mas que seja igualmente segura.
Como atualizar o canal de autenticação de dois fatores?
Caso você tenha escolhido um canal para fazer a autenticação de dois fatores, mas queira trocar por outro, você pode fazer essa ação diretamente no Portal do Parceiro. Da mesma forma, você pode atualizar a senha caso seja necessário.
Para realizar essas ações, acesse o botão Minha conta, no menu lateral do Portal do Parceiro. Lá você escolhe se quer fazer a alteração da senha ou a adição/edição dos fatores de autenticação.
Viu só como a mudança é simples? Mas não se engane, porque apesar de se tratar de uma pequena adaptação, ela tem o potencial de trazer ainda mais segurança aos seus acessos.
Se você quer continuar acompanhando o que o iFood está fazendo para melhorar a segurança e a operação do seu negócio, assine nossa newsletter!
#MelhoriaContinua