Garantir segurança nos acessos e em transações feitas pela internet é fundamental. Isso porque é preciso preservar seus dados pessoais e os dados do seu negócio.
As informações do seu negócio devem ser protegidas com cuidado. Dados sobre o seu desempenho de vendas, desempenho financeiro, informações sobre sua empresa e dos seus clientes não podem estar em um espaço frágil.
Pensando na segurança do seu negócio, o iFood desenvolveu a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro, exigida a todos os usuários da ferramenta. Entenda mais!
O que é a autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores é um processo de login em duas etapas, o que demanda um segundo recurso de verificação ao entrar em determinada plataforma, como o Portal do Parceiro iFood.
De forma prática, ao acessar o Portal do Parceiro, você vai inserir o seu e-mail e senha. Logo após, você vai receber um novo código por e-mail, SMS ou WhatsApp — canal à sua escolha. Esse código deve ser inserido para concluir o login.
Todo esse processo visa promover ainda mais segurança a você, ao seu negócio e às informações dos seus clientes. Com a autenticação de dois fatores, o iFood busca garantir que somente pessoas autorizadas utilizem as ferramentas.
Diferentes empresas de tecnologia já utilizam a autenticação de dois fatores para entregar mais segurança aos usuários das ferramentas. A adoção do processo pelo iFood foi baseada em outras práticas já consolidadas no mercado.
Como fazer a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro?
O Portal do Parceiro direciona você para fazer a autenticação de dois fatores de forma intuitiva. O primeiro passo é abrir o Portal do Parceiro iFood e inserir suas informações de login.
Atualmente, existem usuários que fazem login no Portal do Parceiro utilizando o recurso de senha descartável ou o tradicional e-mail e senha. Para cada um desses formatos de login há um fluxo de atualização diferente.
Usuários que acessam com senha temporária
Alguns usuários acessam o Portal do Parceiro utilizando uma senha temporária, também conhecida pela sigla OTP. Trata-se de um processo em que, a cada acesso, uma senha é enviada ao e-mail do usuário. Logo após a conclusão do login, aquele acesse perde sua validade.
Se esse é o seu caso, faça o login normalmente no Portal do Parceiro. Após a inclusão da senha, você vai receber um aviso orientando a criar uma senha forte.
Clique em Cadastrar e inicie a criação da sua senha forte — lembre-se de que ela garante a segurança dos seus acessos. Essa senha forte deve conter:
- no mínimo 10 caracteres;
- letra maiúscula;
- caractere numérico;
- caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
Escolha uma senha em que você consiga guardar facilmente, mas não compartilhe ou anote-a em papéis. A senha deve ser preservada para garantir a segurança no acesso ao Portal do Parceiro.
Após confirmar sua senha, você consegue acessar o Portal do Parceiro normalmente.
Usuários que utilizam e-mail e senha
Se você tem um e-mail e senha únicos para acessar o Portal do Parceiro, você pode iniciar o seu processo de login normalmente. Logo no primeiro acesso, a ferramenta vai perguntar por qual canal você prefere fazer a autenticação de dois fatores:
- e-mail;
- WhatsApp;
- SMS.
Escolha aquela que faz mais sentido para você e, então, a ferramenta vai direcionar você a uma página em que você deve confirmar o endereço de e-mail ou o número de telefone, conforme a escolha feita na etapa anterior.
Tenha atenção ao fazer a escolha do canal de confirmação, pois ela será selecionada automaticamente nos acessos futuros.Após confirmar o endereço de e-mail ou número de telefone, a ferramenta vai fazer a primeira verificação enviando o código para o canal escolhido. Insira o código no Portal do Parceiro e, então, dê andamento ao login.
Caso você já tenha uma senha suficientemente forte e segura, o acesso ao Portal do Parceiro é feito imediatamente. Mas caso sua senha seja fraca, é preciso criar uma outra senha que contenha:
- no mínimo 10 caracteres;
- letra maiúscula;
- caractere numérico;
- caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
Lembre-se de preservar sua senha e não a anote em papéis ou outros lugares em que outras pessoas tenham acesso. O ideal é que você crie uma senha que consiga se recordar facilmente, mas que seja igualmente segura.
Como atualizar o canal de autenticação de dois fatores?
Caso você tenha escolhido um canal para fazer a autenticação de dois fatores, mas queira trocar por outro, você pode fazer essa ação diretamente no Portal do Parceiro. Da mesma forma, você pode atualizar a senha caso seja necessário.
Para realizar essas ações, acesse o botão Minha conta, no menu lateral do Portal do Parceiro. Lá você escolhe se quer fazer a alteração da senha ou a adição/edição dos fatores de autenticação.
Viu só como a mudança é simples? Mas não se engane, porque apesar de se tratar de uma pequena adaptação, ela tem o potencial de trazer ainda mais segurança aos seus acessos.
Se você quer continuar acompanhando o que o iFood está fazendo para melhorar a segurança e a operação do seu negócio, assine nossa newsletter!
#MelhoriaContinua
134 respostas
como desativar o dois fatores do ifood, que so abrie meu gestor so com a senha e nao com o codigo de dois fatores.
Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
A PIOR PLATAFORMA QUE EXISTE NO BRASIL. A GENTE PAGA UM ABSURDO DE TAXA, NÃO TEMOS UM SUPORTE, NÃO TEM NADA. UMA DIFICULDADE IMENSA PARA ENTRAR EM CONTATO. ESTOU COM PROBLEMA PARA ACESSAR O PORTÃO ( PRECISO SÓ ALTERAR O NUMERO QUE FOI CADASTRADO PARA RECEBER O CODIGO DE ACESSO, PQ ATIVEI A SEGURANÇA DE DOIS FATORES E PERDI ESSE NUMERO. PRECISO ALTERAR PARA UM NOVO NUMERO. )
Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
Boa tarde, não consigo acessar, o portal do parceiro, o código de 6 dígitos não chegar, já assinei meu contrato, quero terminar o cadastro da minh loja pra conseguir vender. Me ajudem por favor!
Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
Já entrei em contato pelo chat e não resolveram o meu problema , O meu chip foi bloqueado e só preciso que tirem o meu celular da autenticação de 2 fatores , pois eu faço pelo aplicativo que já é logado no celular e pede a verificação eu preciso da ajuda de vcs por favor , já mandei vários formulários e nada resolve o meu problema , att
Não consigo acessar minha conta, porque não tenha mais acesso ao meu numero antigo, não tem suporte nenhum para me ajudar, preciso configurar minha conta, mudar preços, areas de entrega e não consigo acessar minha conta. sem suporte não está tendo como.
Oi Alef! Como vai? Vamos te ajudar, nesse caso recomendamos que utilize o recurso de recuperação de conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Como eu faço para acessar novamente o portal do parceiro? O número onde eu recebia o código de autenticação foi cancelado e agora não consigo mexer em nada; horario de funcionários etc.
Oi, Rodrigo. Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar!
Oi, boa tarde.. então o número que está na autenticação de dois fatores.. eu não tenho mais acesso. Porém na hora que vai mudar, sempre da erro! Já tentei diversas vezes. Todo hora que eu falo com uma atendente ele fala p eu abrir um chamado, eh eu abro um chamado e o outro atendente fala p eu abrir outra chamado.. eh fica assim e ninguém resolve nada.
Oi Andreza, tudo bem? Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar!
hoje o ifood não mandou o código de verificação em meu celular, e por conta disso estou impossibilitado de acessar o portal.
Como resolver
Oi Denilson! Caso tenha dificuldades no acesso, utilize os recursos de resgatar e-mail ou resgatar senha (“Esqueci minha senha” ou “Esqueci meu e-mail”) nesse mesmo site: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Caso ainda assim encontre alguma dificuldae nos chame pela DM do @ifoodparaparceiros no Instagram para entendermos como te ajudar.
Não consigo acessar meu portal do ifood parceiro, é meu primeiro acesso, e não esta me dando opção de criar minha senha, diz que algo deu errado ou que minha conta ainda não esta atrelada ao portal. Assim fico impossibilitada de configurar minha restaurante para começar a vender. E não tem como entrar em contato com ifood para resolver, pois a opção de contato é só pelo portal ao qual não tenho nenhum tipo de acesso! Preciso resolver o mais rápido possível essa questão! Desde já obrigada e Aguardo retorno o com urgência.
Oi Graziele! Caso esteja com algum problema no seu acesso ou tenha esquecido e-mail/senha, utilize o recurso de recuperação de conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
I think this is among the most significant info for me. And i am glad reading your article. But should remark on few general things, The web site style is wonderful, the articles is really excellent : D. Good job, cheers
Ola não consigo finalizar meu cadastro por conta da conta do iffod, escolher essa opção sem querer , agora a conta não libera e nem mim dá opção de trocar, já entrei em contato várias vezes mais o atendimento é péssimo de vocês
Oi, Klebson. Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2
Não estou conseguindo acessar minha conta do Ifood parceiro apareceu que está ocorrendo um erro preciso arrumar urgente
Ola bom dia…preciso desconectar um outru celular que antes fazia parte da empresa, mas mesmo ele apagando o app do seu celular ainda assim continua tocando o alerta quando algum pedido surge, ja alterei a senha, porem estava salvo com login e senha no seu dispositivo…
O que faço para esse terceiro contato nao receber mais notificações de pedidos?
Oi, Natália. Tudo bem? Você consegue desconectar um dispositivo acessando a opção “Perfil” do Portal do Parceiro. Caso precise de ajuda, clique no botão “Ajuda” no canto superior direito do Portal do Parceiro e fale com nossos especialistas!
como retirar a autenticaçao de dois fatores do portal do parceiro?
nao estou sempre disponivel para enviar os codigos para o pessoal do restaurante e preciso desativar essa função.
Oi, Lucas. A autenticação de dois fatores é obrigatória, pois garante mais segurança a sua conta. Caso precise de ajuda, fale com nossos especialistas através do botão “Ajuda” do Portal do Parceiro.
Deveria ter mais opções de ajuda , ou até mesmo suporte
Oi, Francisco. Estamos aqui para te ajudar! Poderia nos explicar melhor qual sua dúvida? 😊
Não estou conseguindo assinar o contrato pelo email
Olá, Leo. Tudo bem?
Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.