Muitos parceiros enfrentam cancelamentos evitáveis de pedidos simplesmente por não conseguirem responder a tempo às solicitações de negociação. Quando o volume de pedidos é alto, fica difícil acompanhar todos esses chamados manualmente. Pensando nisso, o iFood desenvolveu a Automação de Negociações.
E os números comprovam: negociar vale a pena! Parceiros que realizam negociações podem ter até 3x menos cancelamentos e uma taxa de recompra 20% maior em comparação com quem não oferece alternativas aos clientes. Com a automação, você garante esses benefícios sem precisar dedicar tempo ou equipe ao processo.
Com essa ferramenta, basta sua autorização para que o iFood gerencie automaticamente as respostas às negociações – desde reembolsos até oferta de cupons. O resultado? Menos cancelamentos, operação mais eficiente e clientes mais satisfeitos.
Continue a leitura e aprenda como automatizar as negociações dos seus pedidos!
O que é a automação de negociações?
É uma nova ferramenta exclusiva do iFood que gerencia automaticamente as negociações após a entrega – como reembolsos e envio de cupons. Tudo acontece sem necessidade de intervenção manual da sua equipe.
Ideal para parceiros com alto volume de pedidos e equipe reduzida, essa solução elimina a sobrecarga operacional ao lidar com negociações individuais. Assim, você pode evitar cancelamentos por falta de resposta ágil e garante mais eficiência no dia a dia, mesmo com pouca mão de obra dedicada.
Adotando essa solução, você pode ganhar mais:
- eficiência operacional: a automação assume as respostas, permitindo que sua equipe foque em atividades estratégicas;
- agilidade comprovada: resolução imediata de solicitações, sem tempo de espera;
- controle de perdas: maior redução de cancelamentos por falta de resposta;
- satisfação do cliente: atendimento rápido e personalizado para seus clientes.
Como funciona a automação de negociações?
O funcionamento da automação de negociações é fácil e intuitivo! O acesso da ferramenta será feito no Portal do Parceiro :
- No menu à esquerda, clique em “Automações”;
- Ative/desative a automação no botão de liga/desliga.
Importante: ao desativar, todas as novas solicitações voltam ao modo manual, mas as negociações em andamento mantêm o tratamento automático.
Quais são os parâmetros, regras e como usar a automação?
A edição dos parâmetros da automação no pós-entrega facilita a operação dos parceiros, dando total autonomia às lojas para personalizar as regras conforme suas necessidades. Caso o parceiro não crie suas próprias regras, a regra padrão será utilizada automaticamente. Essa configuração padrão pode ser consultada dentro da lista de regras no Portal do Parceiro.
Como Usar e Personalizar
Para criar ou editar regras, clique nos 3 pontinhos e depois em “Editar” na aba de automações. Adicione suas próprias regras ou mantenha a configuração padrão. Após qualquer ajuste, não esqueça de salvar e ativar para aplicar as mudanças na automação.
Quais Parâmetros podem ser editados
- Status da Loja: Escolha se a automação funcionará com a loja aberta, fechada ou em ambas as situações.
- Tipo de Problema: Configure os problemas que a automação deve tratar. As opções disponíveis são:
- Pedido ou item veio errado
- Pedido veio incompleto
- Pedido veio revirado ou violado
- Pedido veio impróprio para consumo
- Tamanho do Problema: Determine se a automação cobrirá as negociações de problemas relacionados ao pedido inteiro, parte dele ou ambos os cenários.
- Valor do Item: Defina faixas de preço (exemplo: até R$15, R$15-30, acima de R$90 ou todas as faixas) para limitar os casos atendidos.
Com a Automação de Negociações, você pode reduzir cancelamentos, otimizar tempo operacional e entregar respostas rápidas aos clientes – tudo de forma automática. Maior previsibilidade e transparência para os seus negócios!
Gostou do conteúdo? Saiba também o que é acordo após entrega, parte da nova política de cancelamentos do iFood!