Carnaval 2023: como o comércio pode impulsionar as vendas?

Já começou a se preparar para o Carnaval 2023? Este post traz algumas dicas interessantes para você. Confira!
3 Min
carnaval 2023: duas pessoas curtindo o carnaval e usando o celular

A chegada de datas comemorativas, sendo elas feriados oficiais ou não, costuma afetar consideravelmente os resultados de vendas — inclusive em estabelecimentos do setor alimentício. Com a proximidade do Carnaval de 2023, vale a pena começar a se preparar para aproveitar o evento da melhor forma possível.

Esse é um dos períodos em que mais se nota a sazonalidade nas vendas, ou seja, a variação na demanda de consumo ao longo do ano. Apesar de ser um momento desafiador, pode ser uma oportunidade e tanto para atrair e conquistar mais clientes para o negócio, se você souber aproveitar a chance.

Continue a leitura e saiba como você pode aproveitar o carnaval 2023 para impulsionar suas vendas!

Quando é o Carnaval de 2023?

Um dos feriados de 2023 mais aguardados, o Carnaval 2023 vai acontecer em 21 de fevereiro, o que significa que as comemorações devem se estender do dia 17, uma sexta-feira, ao dia 22 — a quarta-feira de cinzas. Empresas de vários setores costumam estar fechadas no período, mas o Carnaval reserva ótimas oportunidades para comércios alimentícios.

Com tantas pessoas querendo desfrutar do feriado, seja curtindo as festas, seja descansando em casa, a tendência é que exista um aumento na procura por estabelecimentos que vendem comida e bebida. Nesse cenário, os negócios que estiverem prontos para atender à demanda têm tudo para conquistar um bom faturamento.

Como se preparar para vender mais no Carnaval 2023?

Para que a folia se estenda aos seus lucros nesse Carnaval, é importante adotar algumas estratégias. Confira dicas a seguir!

Abasteça o estoque

Uma vez que é esperado um aumento na demanda, certifique-se de fazer as compras com antecedência para abastecer o estoque. Lembre-se de conferir quais ingredientes e que outros insumos precisam de reposição, além de checar os prazos de validade e as condições de armazenamento, para evitar perdas e prejuízos.

Prepare a equipe

Se você conta com uma equipe de colaboradores, é importante garantir que todos estejam devidamente treinados para realizar suas tarefas com eficiência e agilidade, especialmente diante do aumento na quantidade de pedidos e do ritmo frenético desse feriado tão movimentado.

A depender do porte da empresa e do aumento esperado na demanda, é plausível até mesmo avaliar a necessidade de contratar pessoal extra para trabalhar no Carnaval de 2023. Isso pode garantir que seu estabelecimento atenda, de forma eficaz, uma quantidade maior de clientes.

Ofereça promoções especiais

Para destacar o seu negócio entre os concorrentes, é interessante preparar e divulgar promoções e descontos especiais. Se as campanhas de divulgação estiverem dentro do tema carnavalesco, melhor ainda. Isso vai chamar a atenção dos consumidores, que podem se tornar clientes regulares depois e até recomendar o seu estabelecimento para outras pessoas.

Caso prefira tirar esse período de folga, o que fazer?

É claro que, apesar de o Carnaval 2023 ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas, você também pode optar por pausar a produção e tirar alguns dias para descansar. Nesse caso, o ideal é deixar o seu público avisado de que o estabelecimento estará fechado no período.

No iFood, é possível fazer isso de um jeito muito simples, por meio da funcionalidade de pausa programada. Basta acessar o Portal do Parceiro e configurar o intervalo durante o qual seu negócio estará fechado. Assim, você pode escolher entre aproveitar o Carnaval de 2023 para vender mais ou para descansar, sem prejudicar os seus indicadores de desempenho.

Gostou das dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery