Cartão CNPJ: O que é? Como ter um?

O cartão CNPJ é um documento importante para o seu restaurante, bar, cafeteira ou outros empreendimentos. Veja como ele funciona!

Você sabia que o cartão CNPJ reúne todas as informações sobre o seu empreendimento em um único lugar? Esse documento não só comprova que a sua empresa existe, mas também pode ser usado para diversas finalidades.

Desde emitir notas fiscais até celebrar contratos, o cartão CNPJ faz parte do dia a dia do empreendedor. Assim, se você tem um restaurante, bar ou hamburgueria, por exemplo, deve estar por dentro das vantagens relacionadas a esse certificado.

Continue a leitura para entender para que serve e como emitir o cartão CNPJ.

O que é cartão CNPJ?

Também conhecido como Comprovante de Inscrição de Situação Cadastral, o cartão CNPJ é um documento criado para comprovar que uma empresa existe e que está ativa.

Com ele é possível saber se o empreendimento está registrado nos órgãos competentes, além de evitar a ocorrência de fraudes. Por esse motivo, trata-se de um documento obrigatório no Brasil, seja qual for o porte ou ramo de atuação do negócio.

[rock-convert-cta id=”17182″]

Para que serve o cartão CNPJ?

Por conter todos os dados da empresa, o cartão CNPJ é fundamental em atividades que precisam comprovar que sua empresa se trata de um negócio formal.

Isso inclui situações como emitir notas fiscais, abrir uma conta empresarial ou solicitar um empréstimo no banco. Na compra de insumos para o seu estabelecimento, por exemplo, o cartão CNPJ é usado para dar mais segurança na hora de fechar contratos com os fornecedores.

Como consultar o cartão CNPJ?

Agora que você entendeu mais sobre o documento, deve estar pensando: “mas onde consigo o cartão CNPJ”? A emissão é feita de forma online, basta você solicitar no site da Receita Federal para adquiri-lo automaticamente.

No Portal do Empreendedor você pode emitir o cartão CNPJ MEI, além de baixar e imprimir o documento. Já o cartão CNPJ digital funciona como um certificado digital. Os seus documentos e os documentos da empresa são necessários para que você possa emití-lo e, assim, acessar vários serviços eletrônicos.

Consultar o CNPJ do seu estabelecimento é importante para que você esteja a par de qualquer eventual situação cadastral adversa. Dessa forma, é possível regularizar o negócio com a Receita Federal o mais breve possível, evitando problemas.

Quais informações há no cartão CNPJ?

Como você já sabe, o cartão CNPJ apresenta as principais informações de uma empresa. São elas:

  • número de inscrição (CNPJ);
  • nome empresarial (razão social);
  • título do estabelecimento (nome fantasia);
  • data de abertura;
  • tipo de porte
  • código e descrição da atividade econômica principal e secundária (CNAE);
  • código e apresentação da natureza jurídica;
  • endereço completo do empreendimento;
  • e-mail da empresa;
  • número do telefone;
  • situação cadastral (ativa ou não);
  • data e motivo da situação cadastral.

Neste post, você entendeu a finalidade do cartão CNPJ e a importância da regularização do seu estabelecimento. Com esse documento, você pode ter acesso a vários benefícios e evitar problemas com os órgãos fiscalizadores. Por isso, não deixe de solicitar o seu o quanto antes.

Que tal ter mais eficiência na gestão de fornecedores? Baixe a planilha de contas a pagar agora mesmo!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery