A culinária brasileira é uma das mais ricas e diversificadas do mundo, refletindo a grandeza continental do país e suas influências culturais variadas — e se destaca globalmente pelo sabor único e pela diversidade de temperos.
Classificando em posições de destaque entre 100 culinárias mundiais, pratos típicos brasileiros, como a picanha em segundo lugar, mostram o reconhecimento internacional da excelência gastronômica brasileira.
Com ingredientes autênticos e sabores marcantes, a gastronomia nacional é uma verdadeira expressão da identidade e tradição de cada região do Brasil!
Desde pratos ícones como a feijoada e o acarajé até receitas regionais menos conhecidas, a culinária brasileira encanta tanto moradores quanto turistas em busca de novas experiências gastronômicas.
Neste artigo, a gente explora os pratos típicos da nossa culinária, ingredientes essenciais e como essa rica gastronomia pode ser incorporada aos cardápios de restaurantes.
Vamos nessa?
O que é a culinária brasileira?
A culinária brasileira é uma grande fusão de influências indígenas, africanas, portuguesas e de outros povos imigrantes que ajudaram a moldar a cultura alimentar do país.
Cada região tem suas especialidades, destacando ingredientes locais e modos de preparo que refletem o clima, a história e os costumes de sua população.
O resultado? Uma gastronomia variada, colorida e cheia de sabor, com pratos que vão do litoral ao sertão, da Amazônia ao Sul do Brasil.
A influência das tradições regionais na culinária brasileira
Cada região do Brasil possui uma culinária única, refletindo sua cultura e diversidade, e ajudando a compor a riqueza da nossa gastronomia.
Na região Norte, a culinária amazônica traz ingredientes exóticos como o tucupi e o jambu; ainda, peixes de rio, como tambaqui e pirarucu, são amplamente utilizados, assim como a mandioca e suas variações.
Já a culinária do Nordeste é rica em sabores intensos: aqui, são famosos os pratos com azeite de dendê, como acarajé e vatapá, além de carne-seca, cuscuz de milho e frutos do mar.
O uso de temperos marcantes e o preparo artesanal são características fortes da região.
O Centro-Oeste é conhecido pelo churrasco pantaneiro e pelo arroz com pequi, com uma culinária que valoriza ingredientes do cerrado; o pintado e outros peixes de rio também são comuns, assim como pratos preparados no fogão à lenha.
A região Sudeste tem forte influência mineira e paulista, oferecendo pratos como feijão-tropeiro, virado à paulista e o tradicional pão de queijo.
A culinária caipira, baseada no milho e na carne de porco, também se destaca aqui.
Influenciada por imigrantes europeus, a culinária da região Sul churrasco gaúcho, o barreado paranaense e pratos à base de queijos e embutidos; a tradição do chimarrão e o uso de ingredientes coloniais também são marcantes.
10 pratos típicos da culinária brasileira
Você com certeza já deve ter provado boa parte dos pratos que estão na lista a seguir; a nossa rica culinária não só é orgulho nacional e está presente na rotina dos brasileiros, mas também conquista o mundo!
Confira abaixo os 10 pratos da nossa culinária que fazem muito sucesso:
1. Baião de dois
O baião de dois é um prato tradicional da culinária nordestina, particularmente popular no Ceará, Pernambuco e outros estados da região Nordeste.
O nome “Baião” é uma referência ao ritmo musical típico do Nordeste, e o “dois” se refere à combinação dos dois ingredientes principais do prato: arroz e feijão de corda.
Esse prato tem origem na cozinha sertaneja, sendo um símbolo da simplicidade e riqueza de sabores dessa culinária.
O baião de dois, na sua versão mais autêntica, leva além desses dois ingredientes a carne de sol, o queijo coalho, bacon ou linguiça calabresa e temperos bem típicos brasileiros.
Ele é servido como prato principal, acompanhado de salada e farofa. Uma pimentinha também é comum para dar um toque extra de sabor.
2. Coxinha
O encanto da coxinha está na diversidade de recheios que ela pode abrigar, desde o clássico frango desfiado até opções mais inovadoras, como camarão ou queijo com goiabada.
Esse famoso petisco do sudeste do Brasil é um dos queridinhos dos brasileiros; cada mordida é uma explosão de sabores que cativa até os paladares mais exigentes!
Seja como uma opção para um lanche rápido, em festas ou como parte de uma refeição descontraída, a coxinha é um petisco que transcende ocasiões.
Sua popularidade internacional é um testemunho não apenas da maestria na cozinha brasileira, mas também da capacidade dessa pequena maravilha de conquistar a todos, independentemente de sua origem.
3. Arroz com pequi
Prato típico da culinária do Centro-Oeste do Brasil, especialmente em estados como Goiás e Minas Gerais, o arroz com pequi é outra receita muito brasileira.
O pequi é uma fruta nativa do nosso cerrado, com um sabor peculiar e uma textura única, o que torna esse prato muito característico dessas regiões.
Esse prato é tradicionalmente servido como a atração principal na refeição, acompanhado geralmente de um bom frango caipira. Algumas pessoas também costumam servir com farofa.
4. Moqueca
Originária das regiões litorâneas do Brasil (ainda sem consenso se na Bahia ou no Espírito Santo) essa iguaria se destaca por sua base de frutos do mar frescos, como peixe, camarão e polvo, cozidos lentamente em um caldo rico em especiarias e dendê.
Mais uma vez a nossa culinária marcando presença nos rankings mundiais: a moqueca está no top 10 melhores ensopados do mundo, de acordo com a TasteAtlas.
Os ingredientes regionais têm um papel importantíssimo na moqueca: o dendê, óleo extraído do fruto da palmeira, traz um sabor distinto e uma cor vibrante ao prato; o leite de coco complementa essa mistura, adicionando uma suavidade deliciosa e realçando os sabores do mar.
A moqueca, servida com arroz e acompanhamentos frescos, representa a culinária brasileira em sua forma mais autêntica, transportando quem prova o prato diretamente para as praias ensolaradas do Brasil.
5. Feijão tropeiro
O feijão tropeiro é um prato típico da culinária mineira e tem suas raízes na alimentação dos tropeiros: viajantes e comerciantes responsáveis por transportar mercadorias entre as regiões de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e outros estados durante o ciclo do ouro no Brasil colonial.
O prato surgiu como uma refeição prática, nutritiva e energizante para quem estava em longas viagens — e eles também inspiraram o nome!
Ele é feito com feijão carioca, arroz, torresmo, linguiça, alho, cebola, ovos e farofa. Tem tudo o que a gente gosta e é um queridinho nos almoços em família.
6. Brigadeiro
Com origens nas décadas de 1940 e 1950 no Sudeste do país, essa pequena delícia é resultado de uma mistura simples de leite condensado, chocolate, manteiga e granulado.
A textura cremosa e o sabor aveludado do brigadeiro viraram uma presença obrigatória em festas, celebrações e como um mimo do dia a dia.
Seja enrolado em granulado, servido em copinhos ou recheando bolos, o brigadeiro é um símbolo da doçura brasileira que desperta memórias afetivas e celebrações.
A simplicidade de seus ingredientes, combinada com seu sabor irresistível, faz do brigadeiro uma escolha apreciada por todos que desejam experimentar um pedacinho da alegria culinária do Brasil.
7. Curau
O curau tem origens africanas e é um prato tradicional da culinária nordestina e mineira — mas é amplamente consumido em todo o Brasil.
Ele é uma sobremesa simples, feita com milho-verde e faz sucesso especialmente em festas típicas como as de São João.
Pode ser servido em porções individuais ou em uma tigela grande, com canela a gosto; algumas variações do curau também podem levar leite de coco, amendoim e queijo.
8. Churrasco brasileiro
Com origens da região Sul, ligadas aos churrascos gaúchos, essa prática evoluiu para um fenômeno nacional, tornando o Brasil um dos destinos gastronômicos mais reconhecidos quando se trata de carne na brasa.
A maestria na seleção de cortes, a técnica de preparo e o amor pela carne são elementos essenciais que tornam o churrasco brasileiro uma experiência única.
O sucesso também se dá pela variedade de cortes de carne: desde picanha suculenta até costelas suínas e linguiças saborosas, o que destaca a diversidade e riqueza do churrasco brasileiro.
Além disso, a utilização de diferentes tipos de marinadas e temperos regionais acrescenta camadas de sabor, resultando em uma explosão de sabores que cativam os amantes de carne ao redor do mundo.
9. Vatapá
O vatapá, prato enraizado na rica herança afro-brasileira, é conhecido pela sua combinação única de ingredientes e técnicas de preparo.
Originário da culinária baiana, o vatapá reflete a influência das tradições africanas, incorporando elementos como pão, amendoim, azeite de dendê e camarões secos.
Essa mistura resulta em um prato cremoso que representa a diversidade cultural do Brasil!
A base do vatapá consiste em um creme espesso, obtido pela trituração de ingredientes como pão, amendoim e coco; o azeite de dendê é adicionado para intensificar o sabor e conferir uma coloração vibrante ao prato.
O vatapá é frequentemente preparado com a inclusão de camarões secos, proporcionando uma dimensão adicional de sabor e textura.
10. Caipirinha
A caipirinha, ícone das bebidas brasileiras originária do estado de São Paulo, é uma explosão cítrica que conquistou paladares ao redor do mundo — inclusive um dos melhores drinks do mundo, de acordo com a TasteAtlas!
O grande segredo está na simplicidade dos ingredientes frescos e na arte de equilibrar sabores.
A versatilidade da cachaça, destilado brasileiro, aliada à acidez do limão e à doçura do açúcar, cria uma harmonia única em cada gole; além disso, a caipirinha permite variações com frutas tropicais, como morango, maracujá e abacaxi, que ampliam ainda mais seu apelo global.
Seja apreciada à beira da praia, em um animado bar ou como o toque refrescante em festividades, a caipirinha é uma celebração do estilo de vida descontraído e alegre do Brasil.
Ingredientes essenciais da culinária brasileira
Quando o assunto é comida brasileira, talvez os primeiros dois ingredientes que vêm à mente sejam arroz e feijão: presente na maioria das refeições brasileiras, essa dupla forma a base da alimentação cotidiana.
O arroz, muitas vezes refogado com alho e cebola, é servido como acompanhamento principal, enquanto o feijão pode variar em tipos, como preto (o da nossa feijoada!), carioca e fradinho, dependendo da região.
A mandioca — ou aipim, ou macaxeira — é também um ingrediente versátil da nossa culinária, utilizada em pratos como farofa, pirão, tapioca e até mesmo na forma de chips ou purês.
São, ainda, itens essenciais em uma boa autêntica brasileira:
- peixes e frutos do mar para pratos como a moqueca, o bobó de camarão e o peixe na brasa;
- carne-seca e os cortes bovinos típicos do churrasco, usados também em pratos como o barreado e o picadinho;
- coentro, cominho, pimenta e azeite, principais especiarias e temperos e fundamentais em diversas receitas;
- dendê e leite de coco também são ingredientes marcantes da culinária baiana e amazônica, trazendo cremosidade e um sabor inconfundível para diversos pratos.
Como incluir a culinária brasileira no cardápio do seu restaurante?
Oferecer pratos típicos brasileiros pode ser uma excelente estratégia para restaurantes que desejam atrair clientes interessados em pratos já conhecidos e perfeitos para o dia a dia.
Esse é, inclusive, um mercado super rentável no delivery: no ano passado, a culinária brasileira foi a mais pedida no app do iFood, preferida por 38% dos usuários e com as marmitas em 6º lugar entre os itens mais consumidos.
Se você pensa em investir nesse nicho, temos algumas dicas que podem ajudar:
- valorize os ingredientes nacionais e destaque-os no seu cardápio;
- crie versões contemporâneas dos pratos tradicionais para atrair diferentes perfis de clientes;
- inclua opções de petiscos ou acompanhamentos, como pastéis recheados, caldinhos de feijão ou mandioca frita;
- faça dias temáticos com pratos regionais, como uma “Noite Nordestina” com baião de dois e acarajé, por exemplo.
Conte com a parceria do iFood no seu negócio!
A culinária brasileira é um reflexo da riqueza cultural do país, com sabores únicos que encantam tanto moradores quanto visitantes.
Seja na comida de rua, em restaurantes sofisticados ou na cozinha de casa, a gastronomia brasileira oferece uma experiência sensorial inesquecível.
Para quem está no ramo alimentício, investir em pratos típicos da nossa culinária pode ser um diferencial competitivo, conquistando clientes que buscam pratos saborosos, já conhecidos, e que vão bem nas refeições do dia a dia.
Precisa de visibilidade para o seu negócio? O iFood é a maior vitrine digital de restaurantes no Brasil — e ajuda o seu estabelecimento a decolar. Cadastre-se e seja um parceiro!
Aproveite a visita no blog e conheça um guia completo com aplicativos para ganhar dinheiro e impulsionar a renda!
Respostas de 2