O que é uma Defis? Quando declarar?

O que você sabe sobre a Defis? Descubra quem deve entregar essa declaração e por que é tão relevante para os empreendedores!

Todo ano, os empreendedores precisam cumprir com algumas obrigações fiscais para manter o negócio regularizado. Um exemplo disso é a declaração da Defis, que precisa ser feita pela maioria dos pequenos negócios.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Semelhante ao Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), esse documento deve ser emitido todo ano para manter a Receita Federal atualizada sobre as informações da empresa. Dados fiscais e sociais do negócio são enviados para garantir que a atuação esteja conforme as normas estabelecidas pelo Governo Federal.

Neste artigo, saiba mais sobre a Defis, quais os prazos e as condições para fazer a declaração!

O que é a Defis e qual sua relevância para empreendedores?

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) é uma declaração anual destinada a todos os negócios que estão dentro do regime do Simples Nacional. Sendo assim, Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) devem ficar de olho nos prazos, todo ano, para garantir a entrega desse documento.

Saber o que é a Defis e a sua importância para os negócios é fundamental para fazer a gestão tributária correta da sua empresa. O documento é relevante para os empreendedores, pois informa à Receita Federal sobre a situação do negócio.

Na Defis, são solicitadas informações como ganhos, lucro, saldo, despesas, rendimento dos sócios e muito mais. Por isso, manter as informações sobre as finanças da empresa bem organizadas vai facilitar todo o processo de gestão tributária e declaração de impostos.

Quem está obrigado a declarar a Defis?

A declaração da Defis é obrigatória para todos os negócios que optaram pelo regime do Simples Nacional, como as microempresas e empresas de pequeno porte. No entanto, o Microempreendedor Individual (MEI) está isento da entrega desse documento.

Vale a pena destacar que até mesmo as empresas que ficaram inativas no ano de exercício da Defis ou que não obtiveram faturamento devem fazer a declaração. Essa é uma obrigação para evitar consequências do descumprimento das obrigações fiscais, como inscrição da Dívida Ativa ou a perda do CNPJ.

Quais são os prazos e formas de declaração?

O prazo máximo de entrega da Defis costuma ser todo dia 31 de março do ano seguinte ao período vigente. Sendo assim, para declarar as informações do ano de 2023, é preciso que todas as empresas do Simples Nacional, exceto MEI, entreguem o documento até o último dia de março de 2024.

Para fazer a declaração, basta acessar o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional — Declaratório (PGDAS-D). O sistema está disponível para download no site da Receita Federal.

Quais as principais informações exigidas na Defis?

Em geral, das informações exigidas na Defis são econômicas, fiscais e sociais do negócio, como:

  • ganhos de capital;
  • soma das despesas no ano de exercício;
  • lucro;
  • rendimentos de cada sócio;
  • quantidade de funcionários;
  • saldo bancário do negócio no início e no final do ano de exercício;
  • endereço da empresa.

Garantir a gestão financeira e fiscal do negócio é fundamental para mantê-lo em funcionamento. Por isso, cumprir o prazo da entrega da Defis e pagar todos os tributos corretamente vai ajudar a garantir a regularidade da empresa. Para facilitar, conte com ferramentas digitais na rotina para simplificar o processo.

Achou este artigo interessante? Saiba mais sobre as obrigações fiscais e quem tem que declarar Imposto de Renda!

Author picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/06/2024

Dia das Crianças: o que vender nessa data?

20/06/2024

Marketing para restaurantes: especialista mostra como começar

19/06/2024

Como funciona o Imposto de Renda MEI?

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery