Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.
Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.
Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.
Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!
Como funciona a ferramenta de denúncia?
Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular.
O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.
A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood.
A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.
Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
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#MelhoriaContinua
948 respostas
O objetivo deveria ser evitar o prejuízo do restaurante, mas nem contra os fraudadores o ifood fica do nosso lado. Nessa ferramenta nós temos que adivinhar a intenção do cliente, e se ele cancelar o pedido depois de receber, nós ficaremos no prejuízo e sem ter a quem reclamar.
Oi, Daniel! Uma outra dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
A implantação dessa ferramenta ajuda bastante sim, claro
Uma dúvida, em meu restaurante algumas vezes o cliente consegue realizar um pedido msm com um item pausado
Como isso é possível??
No meu restaurante tbm tem acontecido isso e tem causado maior transtorno. Agora tenho que ficar de olho até nisso toda vez. Ja cancelei vários pedidos por causa disso.
Oi, Laura! Sentimos muito pela experiência ruim que você teve. Estamos empenhados a entregar uma experiência cada vez melhor a você. Já começamos os trabalhos: confira o Relatório de Melhoria Contínua para ver todas as iniciativas.
O ifood está colocando minha loja com o saldo devedor além do que deveria ser.
Oi Laryssa! Para esse caso, abra um chamado no Portal do Parceiro na aba de Chamados e Ajuda, combinado? Assim, conseguimos analisar o caso com mais detalhes.
Como sempre trabalhando para melhorar… Ótima plataforma de vendas!
Me ajudou muito depois que coloquei minha loja aqui. Ainda não tive problemas desse tipo por aqui, mas agora fico mais tranquilo em saber que estão trabalhando para combater esses tipos de atitudes de pessoas mal caráter.
Parabéns!
Oi Ras! Obrigado pelo comentário! Conte com a gente!
Tô sempre levando golpe
E o ifood não me resarce abro chamados perco tempo mercadoria
O cliente pede recebê depois cancela
E eu fico no prejuízo
Oi, Taila! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
O cliente fez um comentário e me deu uma estrela, n procede o comentário do mesmo, eu acredito q essas avaliações tinha q passar por um filtro se é uma única reclamação do tipo em meio a 85 positivas, será quem está errado, as vezes a pessoa sai de casa com mau humor e culpa o mundo por ser um infeliz, e comenta no restaurante que n tem culpa.
Oi, Miliane! Pelo Portal do Parceiro você pode solicitar moderação das avaliações que você considera que são indevidas ao pedido. Dessa forma, a equipe do iFood vai entender o caso e, caso constate que é inadequada ao restaurante, poderá desatribuir do perfil da sua loja. Aproveite para ler este material sobre como ter boas avaliações no iFood.
Faço várias entregas , aí como os clientes pagam com cartão de crédito depois eles vão lá e cancelam a compra aí quem fica no prejuízo somos nós do restaurante o iFood tinha que toma providenciar sobre isso pôs tem hora que tenho que da meu jeito de ir cobra as pessoas que fazem esse tipo de coisa para o meu restaurante , pagamos tantas taxas teria que ter algum suporte para nós vendedores .
Oi, Max! Obrigado por compartilhar sua percepção com a gente! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!
Meu restaurante tem a opção de agendamento ativa, mas eventualmente um cliente pede por engano e cancela. Nossos cancelamentos têm sido somente por este motivo e impactam no resultado na opção desempenho. Esse tipo de cancelamento, feito pelo cliente, não deveria ser contabilizado. Estou até pensando em desativar os agendamentos.
eu tbm estou passando por isso, qria saber como se finaliza um pedido agendado e depois cancela falando q foi sem querer q agendou
Oi Andrea, para evitar esses casos, use a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
E quando não desconfiamos do golpe e o cliente depois cancela dizendo que o produto está impróprio (geralmente quando pago por PIX). Vamosnpoder denunciar e receber nosso pagamento devido ou vamos continuar a ficar no prejuízo pq temos que analisar precisamente qual cliente do IFOOD é ou não é golpista?
Vdd isso ocorre demais..E percebi que é mais no PIX mesmo.
E outra.. quando o cliente alega que foi com todos os itens trocados. O IFood cancela na hora e ficamos no prejuízo
Oi, Igor. Sentimos muito por essa situação. O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura, evitando suspeitas de fraudes e trotes. Queremos oferecer uma experiência cada vez melhor aos nossos parceiros aqui e estamos, diariamente, trabalhando para isso. Fica de olho aqui no blog, pra não perder as próximas novidades. 😉
Tomei um prejuízo de 200 reais cliente feis pedido pelo aplicativo ifood fizemos tudo certo cardápio foi entregue para cliente golpista comeu comida depois cancelou pedido pelo app sem eu saber mutivos IFOOD ja erra ta caindo perdendo conceitos com os clientes tao deixando de compra pelo aplicativo comprando mais pelo Whatsapp fais tempo ja trabalhei 2 anos com IFOOD muita correria nada de retorno só quem ganhou ifood eu proprietário dono ganhei monte de dívida pra pagar essa IFOOD e sociedade anônima do emprendedor tira da pobreza coloca na miséria
Oi, Cassiano! Sentimos muito pela experiência ruim que você teve. Estamos empenhados a entregar uma experiência cada vez melhor a você. Já começamos os trabalhos: confira o Relatório de Melhoria Contínua para ver todas as iniciativas.
IFOOD não dá a atenção devida pro restaurante nós dos restaurantes temos q nós reunir e fazer igual os motoboy fizeram parar, só assim esse aplicativo vai nos respeitar, todo tipo de cancelamento vai para o histórico do restaurante e sem falar q o aplicativo agora deu pra manipular as suas vendas e o fim …
Oi, Rodrigo! Sentimos muito pela experiência ruim que você teve. Estamos empenhados a entregar uma experiência cada vez melhor a você. Já começamos os trabalhos: confira o Relatório de Melhoria Contínua para ver todas as iniciativas.
MAIS ESSE NÃO É O MAIOR PROBLEMA, O MAIOR PROBLEMA É O FAMOSO GOLPE DO IFOOD, CLIENTES QUE FAZEM PEDIDO COM VALORES ALTOS PAGAM ONLINE, RECEBEM COMEM E DEPOIS DO ESTABELECIMENTO FECHADO CANCELAM E O IFOOD ACEITA SEM CONSULTAR O RESTAURANTE DEVOLVE O VALOR E FICAMOS NO PREJUIZO, POIS SABEMOS QUE FOI TUDO CERTINHO, AI VAMOS LÁ COBRAR MUITAS VEZES NÃO SOMOS ATENDIDO OU ARRUMAMOS BRIGA PORQUE O CARA NÃO QUER PAGAR DIZENDO QUE NÃO CANCELOU QUE SÓ RECLAMOU E O IFOOD CANCELOU POR CONTA DELE. ISTO ESTÁ GERANDO UM PREJUIZO GRANDE.
Oi, Alex! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!
Boa tarde gostaria de falar com alguém do suporte do iFood pois sou novo no aplicativo como loja e não houve uma parceria conosco, pois precisamos que o IFOOD nos ajude agora no início para alavancar as vendas para que assim cresçamos juntos
Oi Tiago! Fale com a gente por mensagem privada no perfil @ifoodparaparceiros no Instagram! Assim, poderemos entender o caso e ajudar você!
O maior problema que temos é quando o “cliente” cancela após já ter recebido o pedido só para ter o reembolso, mesmo tendo recebido o pedido.
Oi, Julio! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Legal a iniciativa mas talvez o que o ifood ainda não compreendeu é que uma plataforma feita por restaurantes precisa levar em conta a palavra dos restaurantes e não…não existe uma pessoa que fale em nosso nome…nem “João” nem fulano e nem ciclano…cada restaurante tem sua demanda e enxerga a plataforma de um jeito e portanto tem problemas individuais… Um atendimento especializado em resolver problemas e não postergar seria uma boa opção.
No momento contamos apenas com o chat que de cada 10 problemas não resolve 11 e os chamados que hoje levam em média 15 dias para serem respondidos e muitos na base da tirania sem dar a chance de réplica ao restaurante… O 4003-0706 não retorna e a impressão que fica é que a pandemia foi usada como desculpa.
Oi Junior, tudo bem? Estamos trabalhando para melhorar a sua experiência na plataforma. Veja o nosso Relatório de Melhoria Contínua e confira todas as melhorias que estão implantadas e estão por vir: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua/.
Levei golpe de 80 reais o tem, segundo cliente o estão usando o nome dele porem não tem como fzr nada no gestor de pedidos
Higor, agora você consegue inserir os dados do cliente na ferramenta de denúncia do Portal do Parceiro. Assim, o iFood analisa a situação e o cliente fica bloqueado de comprar no seu restaurante enquanto ocorre a análise da situação.
Já aconteceu uma vez de um cliente pedir pra retirar no local e ele pagou via pix para o ifood.
No dia seguinte chega a notificação de pedido cancelado pelo cliente afirmando que não recebeu o lanche.
Foi um pedido com valor alto e ficamos no prejuízo.
Espero que com essa ferramenta esses tipos de cliente sumam da plataforma.
Oi Emerson! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Boa tarde, o Problema que tem muita gente que faz o pedido é cancela ,aqui no meu restaurante acontece muito essa mês, eu acabei descobrindo que era pessoa de outro restaurante concorrente fazendo maldade.O Problema que eu não posso fazer nada ,Tem pessoa que trabalha em outra restaurante pede o lanche, só Para dar avaliação ruim aí o restaurante que fica mal visto .
Oi, Bruno! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
E quando o cliente cancela depois de ter recebido o produto e fala que os mesmo foi incorreto. Vamos poder denunciar e receber o extorno devido? ou ficar no prejuízo sem nem poder contratar o cancelamento?
Oi Roseanna, uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Já tenho 2 para denunciar, pilantras