Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.
Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.
Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.
Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!
Como funciona a ferramenta de denúncia?
Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular.
O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.
A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood.
A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.
Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
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#MelhoriaContinua
948 respostas
Olá. O restaurante, depois de 2h de atraso, cancelou o pedido e informou que nao conseguiu fazer a entrega. MENTIRA! O pedido sequer saiu para a entrega. O que posso fazer nesses casos? O restaurante também não atendeu a ligação.
Oi, Amanda. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes parceiros com dúvidas e dificuldades, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? 🙂
Sou responsavel pelo VIRAL HAMBURGUERIA E PETISCARIA, por que o ifood depois de dois dias manda um pedido cancelado por IMPROPRIO PARA CONSUMO sem qualquer justificativa ou contato, seja pelo cliente ou pelo ifood, pedido 8831?? O mesmo mesmo manda emails e mensagens de whatsapp interminaveis, mas não é capaz de dar uma jstificativa que possa explicar esse prejuizo que minha loja, de pequeno porte, sofreu sem nem saber o que porque, ate para uma possivel atenção de todos nos que trabalhamos para melhor atender… Sera que o ifood não viu isso como ma fé ??? Trabalhamos duro na noite pra atender essas pessoas, que muito nos crucificam e tem a conivencia, muitas vezes, das empresas, que sequer fazem contato com os restaurantes …
Oi, Adil. Sentimos muito que tenha passado por essa situação. Por aqui estamos sempre buscando melhorias e publicamos recentemente a nova política de cancelamentos. Depois dá uma olhadinha, combinado? Suas sugestões são sempre bem-vindas! ?
tenho estabelecimento e fui vitima de um motobou mal intencionado
ele retirou o pedido aqui na loja, entregou o pedido ao cliente, e depois ele cancelou dizendo que nao localizou o endereço, isso me gerou 2 transtornos, minha venda foi extornada ou seja o cliente comeu e eu nao recebi, e tambem quando o cliente tentou me avaliar ele nao consegue pois a entrega foi cancelada pelo motoqueiro apos ele ter entregue o pedido, gostaria de saber como proceder pois pago caro pela plataforma e nao e possivel que a maioria dos motoqueiros parceiros sejam mal intencionados afim de prejudicar o estabelecimento ! estou em contato com o cliente que concordou em colaborar em eventuais processos, haja visto que isso me gerou um dano moral, gostaria que o motoqueiro fosse identificado e removido da plataforma ! para que nao cause mais problemas a outros estabelecimentos !!!
Oi, Nathalia. Tudo bem? Sentimos muito por essa situação e vamos te ajudar, tá? Basta falar com nosso time de especialistas pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Vamos analisar com carinho!
Minha conta ifood entregador foi suspensa indevidamente. Fui avisado de usar 2 contas ao mesmo tempo, sendo que meu cadastro ainda estava em análise. O que aconteceu foi que troquei de celular.
Oi, Joan! Esse canal é voltado a falar com as lojas que vendem no iFood. Para ter um suporte para pessoas entregadoras, você pode acessar este canal: https://entregador.ifood.com.br/faq/
Gostaria de saber o que fazer quando o estabelecimento tenta dar o golpe, foi o que houve comigo, fiz o pedido pelo Ifood, paguei via cartão de credito, falaram que estavam saindo pra entrega e nesse momento cancelaram o pedido por engano, falei que ia pagar em dinheiro, insistiram pra fazer Pix, falei que sim, mas só quando chegasse, esperei uma hora e não veio e pararam de responder as mensagens.
Oi, Lincoln. Sentimos muito por essa experiência, não é esse o padrão dos nossos parceiros. Por aqui, conseguimos auxiliar apenas os restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza?
Gostaria de saber pq minha conta vai ser bloqueada por 3 dias . Eu nunca fiz mal uso da plataforma, eu so coloquei cliente nao localizado, pq nunca me responde no chat, eu buzino nao sai pra pegar , e qdo coloca cliente nao localizado, o ifood liga pra ele. Vcs nao podem mandar uma msg assim , sem me cobrar dizendo q to usando mto essa funçao, e quero q tirem esse bloqueio.
Oi, Luis. Tudo bem? Para esses casos, acesse o seu aplicativo e fale com a gente por lá.
Queria reclamar de um restaurante, Bfodd de blumenau Sc. Aceitou meu pedido 11 horas e 12.40 cancelou, e agora vou passar o dia sem almoçar, falta de respeito e compromisso com o próximo
Oi, Gabriel. Sentimos muito pelo que aconteceu! Infelizmente, não conseguiremos te auxiliar por aqui como gostaríamos. No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Assim que possível, entre em contato pelo botão de Ajuda no app, ok?
Olá, tudo bem? Para esse tipo de solicitação, por favor, acesse o seu aplicativo e clique no item de Ajuda e mande uma mensagem para nós, combinado?
Tenho visto cliente comprar perto do horário de fechamento do restaurante e depois que a loja está fechada chama no chat dizendo que a comida está estragada ou com algum problema; e pede o dinheiro de volta. Na última vez que aconteceu comigo fui ao local e comprovei que a comida estava em perfeito estado, devolvi o dinheiro por pix, mas recolhi a comida. Depois a cliente comentou (apenas colocando uma pontuação . ) e deu 2 estrelas. Pedi moderação e não tive uma resposta positiva do IFood. Todos os dados da cliente ficaram no Chat (Nome e CPF – chave pix) e eu tinha inclusive testemunha do ocorrido. Resumindo o cliente pede o dinheiro de volta, se a loja pagar e não recolher o pedido ele ainda come de graça…
E no caso, de pedidos cancelados pelo usuário do IFOOD, quando o restaurante passa muito tempo pra entregar o pedido? Quem responde na justiça pela não devolução do dinheiro pago pelo cliente, o IFOOD ou restaurante?
Oi, Ezequiel! O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Oi, Felipe! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Entao recebi uma mensagem do ifood de uma empresa chamada de Padoca do Pedroca que nao reconheço não e minha
Tenho uma chamada Gao’s Yakisoba
Essa eu reconheço tem como me enviar um email para resolvemos isso porfavor
Olá!
Nosso canal oficial para tratar esse tipo de caso é por meio da abertura de chamados, no Portal do Parceiro.
Acesse o Portal do Parceiro > clique em Chamados e Ajuda > Atendimento.
Se tiver alguma dúvida, você pode conferir aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/
Qualquer coisa, estamos por aqui! 🙂
Comigo aconteceu pela segunda vez essa noite dia 06/11/22, o cliente fez um pedido de um lanche, com maionese a parte, foi tudo certinho, no capricho. A entrega parceira foi feita, e depois de uma hora, o restaurante já estava fechado o cliente cancelou alegando que estava impróprio para consumo. Tenho certeza que foi de má fé, porque o produto foi entregue com qualidade e rápido pois era bem perto.
Boa tarde, hj apareceu que meu restaurante estava com contrato vencido e está inoperante, onde consigo ver essa situação, não tem um telefone nem uma opção pra resolver isso
Oi, Carlos. Se você recebeu um e-mail sobre o assunto, pode retornar diretamente por lá, tudo bem? No caso de ter verificar a informação no Portal do Parceiro mesmo, entre em contato pelo atendimento em https://portal.ifood.com.br/cases/help.
Oi, Felipe. Dê uma olhada em nossas ferramentas de acordo de cancelamento. Qualquer dúvida, além do blog, você pode consultar nosso time em Chamados e ajuda no Portal do Parceiro.
olá, recomendo que o iFood fiscalize com mais frequência restaurantes golpistas que estão se cadastrando na plataforma. Convido vocês a olharem as avaliações desse suposto “restaurante” que está enganando diversos clientes. O nome é “Burguesia Lanchonete e Restaurante”. E o endereço fictício está descrito no centro de São Paulo, na 25 de março.
Por favor façam o trabalho de vocês direito, deem a devida atenção, penalizem o responsável e o excluam da plataforma.
https://www.ifood.com.br/delivery/sao-paulo-sp/burguesia-lanchonete-e-restaurante-centro-historico-de-sao-paulo/be0fb09f-c2a1-4627-9a67-e499193af08f?utm_medium=share
Grata.
Oi, Lilian. Encaminhamos o comentário ao time responsável para que verifiquem o quanto antes. Você também pode acionar nossa equipe pelo recurso de Atendimento na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Oi, Lilian. O time responsável já está atuando sobre o caso. Agradecemos pelo envio da mensagem!
Os motoboys do entrega facil estão roubando os pedidos, ninguém se responsabiliza e não consigo contato com ninguém para resolver meu problema
Oi, Thiago. Investimos constantemente em melhorias na plataforma e você poderá acompanhar mais novidades aqui pelo blog. Assim que possível, envie mensagem pelo suporte no Portal do Parceiro também para que nosso time de especialistas possa dar novas orientações.
Eu fiz um pedido dia 17/11/22 e esse pedido foi cancelado pelo restaurante, pedido (5800) fiz pedido pelo app da minha mãe, mas paguei com meu app bancário da caixa via pix. Já pedi ajuda, mandei print, falaram que ia fazer o estorno e nada. Toda vez falam que vai estornar em 72 horas e nada. Por que tanta falta de empatia se eu não tenho culpa? Por que preciso passar por isso se não foi eu que cancelei? Quero ajuda urgente foi 101,90 pro bolso de vcs de graça e não querem devolver.
Oi, Deborah. No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Em um computador, acesse nosso suporte para clientes em: https://www.ifood.com.br/ajuda – ou clique no botão “Ajuda” do app.
Eu quero saber quando vou receber meu repasse que foi retido e não tem um lugar p se comunicar e tentar resolver… até. Quando tenho que viver essa ansiedade de receber e nunca recebo o meu dinheiro?! Por que vcs tem que reter o dinheiro que é nosso por direito… vcs acham certo fazer isso com o nosso dinheiro eu preciso pagar fornecedor e cadê meu dinheiro o iFood comeu quem vai resolver isso?! Me fala faz um chamado eu tento fazer um chamado mas a fatura do meu repasse não existe por que não foi atualizada só existe a fatura do mês de abril e estamos na data de hoje 24/11/2022 quando vou receber meu dinheiro que trabalhei muito p ter e quando que vcs vai ter um canal de comunicações que responda os seus parceiro na hora que precisa meu repasse que não recebi foi o da data de 07/11/2022 a 13/11/2022 e acho que nunca vou receber não existe alguém p resolver e melhora mais se não resolver estarei fora da plataforma e sei muito bem que vcs não se importa com apenas um parceiro que está saindo na mesma hora que eu for sair vai ter vários entrando e iludido achando que vai ser mil e uma maravilhas mas não é eles não te respeita e ainda pega seu dinheiro e manda p espaço
Oi, Rodrigo. Para entendermos melhor o ocorrido com repasse e podermos ajudar, precisamos que nos envie mensagem pelo suporte disponível no Portal do Parceiro, tudo bem? Você pode clicar em Atendimento na aba Chamados e ajuda do menu lateral. Temos uma equipe preparada por lá para atender demandas financeiras.