Conheça a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido

Sofre com cancelamentos indevidos? Conheça a ferramenta de denúncia de clientes e conte com mais segurança na sua operação!

Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido  em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.

Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.

Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.

Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!

Como funciona a ferramenta de denúncia? 

Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular

O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.

A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood

A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.

Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado  a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

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#MelhoriaContinua

948 respostas

  1. Eu sinceramente acho uma absurdo, vc ter que trabalhar o dia inteiro e a madrugada, para tirar o pão de cada dia, e vem uns bandidos sem arma de fogo e assalta a sua loja, e pior o IFOOD aceita isso. Imagina se vou trabalhar pela madrugada pra vender comida estraga, comida imprópria para consumo? O IFOOD sabendo que é trote e aceita o cancelamento, simplesmente o restaurante fica no prejuízo, trabalho com alimentos bons não sou maluco de ficar pela madrugada vendendo comida ruim, sabendo que não vou ganhar nada em prol disso, mas o IFOOD aceita, e estamos só tomando prejuízos com esses tipos de pedidos e pessoas ruins fazendo isso, e os bandidos sabem que o IFOOD acata o cancelamento fica mais fácil, qualquer cliente fazer isso, mesmo aquele cliente antigo na plataforma IFOOD, é simples fazer isso, fico imaginando se um safado desse fazer um pedido de mais de 500 reais no meu restaurante e cancelar? Já que o IFOOD acha certo isso, e ainda não nos dá opção de contestação, isso é inadmissível inacreditável, sendo que ninguém sabe oq é o impróprio para consumo, já que não são enviados fotos do produto ou sabe lá oq é, só sei que fico no prejuízo, mando refrigerante para os clientes safados e dizem também que está impróprio para consumo kkkkk parece piada mas é verdade. Nessa brincadeira já perdi foi dinheiro triste realidade… Preciso que o IFOOD se posicione em relação a isso, preciso de mais investigação sobre, pq não posso mais perder tempo e dinheiro.

    1. Oi, Denis! Além da ferramenta de denúncia de clientes, uma outra dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/

  2. O cancelamento indevido se dá após a conclusão do pedido. Alegando falha ou erro no pedido. Aí está o golpe.
    Impossível prever quando vai ser, antes da entrega.
    Minha sugestão é…. Ao cliente cancelar o pedido o restaurante ser informado e ter o direito de contestar e fazer a denuncia.

  3. Ferramenta deveria verificar antes do cliente cancelar, quando o cliente cancelar ficar em analise até verificar com o restaurante se procede ou não o motivo do cliente querer cancelar.

    1. Ótima informação que o iffood está proporciona do professor pra os parceiros porque fizeram um pedido com o valor auto e diversão que foi tudo errado só que eu checo tudo pra depois envia em felizmente eles comeram e não quiserem pagar

      1. Olá! Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

    2. Hoje há algoritmos capazes de detectar possíveis fraudadores.
      Qualquer desenvolvedor mediano, consegue um programa capaz de fazer isso.
      Caso o Ifood ainda não consiga esse desenvolvimento, pode entrar em contato comigo que faço de graça.

      1. Pois bem. Solicitei um reembolso de uma cancelamento indevido me falaram que eu iria ser reembolsado e não fui. Na TEORIA funciona na prática não

        1. Oi, Nielson. Para verificarmos mais informações sobre o reembolso pendente, precisamos que o atendimento continue pelo Portal do Parceiro. Basta acessar a aba “Chamados e ajuda” do menu lateral e clicar em “Atendimento” no canto superior direito da tela. Daremos um retorno por lá o quanto antes. 🙂

    3. O Ibug ta cagando e ansando para os restaurantes.
      O cliente consegue cancelar o pedido comm alguns cliques

  4. O usuário suspeito deveria ficar sem poder fazer pedido em qualquer estabelecimento em quanto é feito a análise. E o Ifood não deveria cancelar pedidos pela operação sem consultar o restaurante e nem com alegações absurdas horas depois do pedido, além de pedir para o usuário provar com imagem quando ele alega impróprio para o consumo. E caso seja a alegação de impróprio para consumo que de a oportunidade de o restaurante fazer o recolhimento como prova de se está imprópria ou não para consumo.

    1. Oi, Ricardo! Após a denúncia de um usuário, o iFood vai investigar se realmente se trata de uma conduta irregular. Caso seja confirmado, o usuário será bloqueado da plataforma. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  5. Finalmente tomaram uma atitude diante desses cancelamentos indevidos, prejudicam a operação da loja, prejudica o desempenho para super restaurantes e gera retrabalho para loja em controlar os pedidos cancelados e acompanhar reembolsos.

  6. Precisamos de apoio com os supostos clientes que fazem pedido e no outro dia cancelam justificando alguma falha. Se a falha é identificada ao receber ou ao abrir o produto, porque o cancelamento é feito no outro dia? Esse cancelamento deveria ser possível após receber o produto por um tempo, desta forma se a o cancelamento vamos buscar o produto.

  7. Solicitei meu cadastro como parceiro a dias, e ainda não recebi nenhum retorno. Preciso resolver isso logo! Preciso de ajuda e atenção!

  8. Uma cliente, falou que o bolo estava duro, sendo que o bolo tinha sido feito no mesmo dia e era um bolo Vulcão com muita calda, ela me humilhou, e queria que eu enviasse um pix pra ela, como era bem próximo eu falei que era próximo, que ela trouxesse o bolo, eu daria outro, ela disse que já tinha comido o bolo todo. Eu disse que não poderia dar outro bolo se ela tinha comido o anterior, ela cancelou, disse que o bolo era impróprio para consumo. No dia seguinte el pediu o mesmo bolo, eu cancelei o pedido, ela já pediu outras vezes e eu cancelo todas as vezes, pois ela me hamou de idiota, falou coisas horríveis. Entrei em contato com o ifood, pedindo que a bloqueasse para meu restaurante. O ifood não fez nada, absolutamente nada. Ela continua pedindo e eu cancelado. É ruim para meu restaurante, sim é.. pra ela foi muito fácil, comer um bolo e receber o dinheiro de volta, e tá querendo fazer novamente!

  9. Olá bom dia, infelizmente o maior problema são os clientes que recebem o pedido e após um período cancelam dizendo que não receberam e nós estabelecimentos não podemos nem ao menos recorrer pois não é possível contestar esse tipo de cancelamento. Eu já tive que cancelar por suspeita de golpe ou trote quando o cliente coloca pagamento na entrega chegamos no endereço e ninguém naquele local pediu ifood, quando ligamos ou entramos em contato via chat não conseguimos resposta.

  10. Bom dia. Eu vejo que tem que rever até os motoboys, eles Tb estão nos causando um grande prejuízo, retira o pedido e não entrega …tem cliente que entende o estabelecimento e aguarda uma nova entrega. Mas alguns clientes detona o restaurante sem culpa alguma …creio que isso tudo pode melhorar.

  11. Mais uma vez o ifood divulga uma ferramenta sem o passo a passo.

    Diz que tem a ferramenta, diz que tá no portal e no gestor, mas não diz como usar.

    Será que tem mesmo? É se tiver, Será que a usabilidade é minimamente aceitável, ou é repleta de dark patterna para desistimos seu uso? Implementada só pra dar satisfação a investidores e entidades reguladoras? Igual a abertura de chamados e contatos por e-mail que funcionam de maneira duvidosa.

    1. Oi, Rafael!

      Estamos empenhados em oferecer uma experiência cada vez melhor aos nossos parceiros, e isso envolve levar instruções adequadas em todos nosso canais de comunicação. Obrigado por compartilhar o seu feedback! Vamos trabalhar em conteúdos com passo a passo de uso da ferramenta. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, combinado?!

  12. Até que enfim algo que favorece o estabelecimento… poderia colocar para denunciar os motoboys que levam o pedido sem entregar também!

  13. Bom dia. Eu vejo que tem que rever até os motoboys, eles Tb estão nos causando um grande prejuízo, retira o pedido e não entrega …tem cliente que entende o estabelecimento e aguarda uma nova entrega. Mas alguns detona o restaurante sem culpa alguma …creio que isso tudo pode melhorar.

  14. Na verdade os golpes vão continuar, pois se eu entrego e o cara cancela como acontece hoje pelo que eu entendi vou continuar não podendo contestar, essa ferramenta seria interessante em caso concreto de golpe, o que eu acho que deveria mudar é a forma de cancelamento, o cliente quer cancelar, aí chega o pedido de cancelamento para o estabelecimento como acontece quando o cliente acaba de fazer o pedido e quer cancelar o estabelecimento aceita ou não, deveria ser o mesmo pra produtos entregues, pois no meu ramo que é bebidas os cancelamentos são por pedido atrasado (minha entrega é uma das mais rápidas da região), impróprio para o consumo (isso não existe com bebidas lacradas) e o mais absurdo todos os produtos vieram errados nesse caso o estabelecimento teria que ser informado e fazer a troca do produto ao invés de perder sua mercadoria.

    1. Oi, Adriano! Obrigado por compartilhar sua percepção com a gente! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  15. E quanto aos cancelamentos advindos da má fé dos entregadores parceiros? Vão continuar alegando qualquer coisa e nós que produzimos e vendemos seremos obrigados a engolir a irresponsabilidade deles?

  16. Mas quem cancelar o pedido é o cliente geralmente de madrugada quando o restaurante esta fechado depois de comer a pizza e o ifood não deixa nem a gente contestar são pessoas mal intencionado o telefone é falso o endereço é falso tudo é falso

    1. Oi, José! Obrigado por compartilhar sua percepção com a gente! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  17. E quando i próprio ifood cancela o pedido sem o conhecimento do restaurante?? No meu caso o cliente recebeu o pedido e cancelou pq segundo o cliente recebeu itens errados, mas em nenhum momento o ifood quis saber o lado do restaurante, que tem a certeza que não enviou item errado!! No portal não dá nem pra contestar o cancelamento, o time de atendimento do ifood precisa de mais preparo pra cancelar pedidos! Clientes estão inovando na fraude

    1. Oi, Marco! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  18. Já estava na hora, poxa quantos prejuízos tivemos? É muito injusto. Parabéns pela iniciativa.

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