Conheça a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido

Sofre com cancelamentos indevidos? Conheça a ferramenta de denúncia de clientes e conte com mais segurança na sua operação!

Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido  em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.

Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.

Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.

Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!

Como funciona a ferramenta de denúncia? 

Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular

O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.

A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood

A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.

Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado  a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

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#MelhoriaContinua

948 respostas

  1. Olha a ideia é boa , mas o que precisamos é fazer a denuncia quando o cliente cancela o pedido, pois a maioria desses cancelamentos é sacanagem do cliente,pois ele fica com o produto e não paga por ele , e a loja fica no prejuízo,pois perde o produto e não recebe, e aí da não podemos nem questionar ,pois vocês aceitam o cancelamento sem nem perguntar . Eles colocam qualquer motivo lá para cancelar e não temos o direito de fazer qualquer questionamentos.

    1. Oi, Alessandra! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!

    1. Até quem fim um benefício pra nós comerciantes
      Ainda precisa por pra nós avaliar o cliente,para q os parceiros possam saber igual o consumidor
      E tbm seria muito bom rever os critérios de avaliação,pois lutamos por avaliações boaas e na primeira crítica vcs descem a nota
      Ou seja 10 avaliações boas pra conseguir uma nota
      1 avaliação ruim pra cair nossa nota

      1. oi, Jackson. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?

    2. Glória Deus. Já tive dois golpes por conta disso, um no valor de 237,00 e outro de 50,00. Só acho que teria de ter como reclamar dos clientes anteriores que aplicaram o golpe.

  2. O problema é que o Ifood aceita o cancelamento sem nos consultar e isso tem trazido enormes prejuízos para a loja.os clientes golpistas só fazem isso porque o ifood aceita.

    1. Oi, Amarildo! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!

  3. Mas os pedidos que conseguimos cancelar está tudo bem, pois geralmente não chegamos a tomar o golpe do dinheiro, que vcs são coniventes. A ferramenta tem que ser feita para pedidos que são entregues e o cliente cancela alegando que está impróprio para o consumo, mesmo estando em perfeito estado. Pedidos cancelados como não entregue e fizemos a entrega. Eu nunca tive um cancelamento golpe com pedidos pagos na entrega, somente com pedidos pago online. Outro dia a cliente disse que iria cancelar o pedido pq não queríamos entrar dentro da residência para chama lá .

    1. Oi, Clayton! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!

  4. Acredito até que seja válido a nova ferramenta, mas não será suficiente. A plataforma precisa inclusive, abrir novos meios de comunicação, novos acessos, para não ficarmos presos somente ao chat que, por sua vez, é lento demais, com atendentes totalmente despreparados e sem informação.

    1. oi, Magnólia. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?

  5. A maioria das vezes só sabemos que é golpe após o pedido chegar e a pessoa cancelar, aí o ifood cancela nossas vendas e é um custo pra receber por isso já estou com duas ações judiciais contra o ifood

    1. Oi, Dowglas! Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  6. Não sei não, só vendo na prática se realmente vai funcionar e não defender o cliente que mesmo errado sempre tem a razão ?

    1. Oi, Paulo! Obrigado por compartilhar sua percepção com a gente! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  7. Não adianta nada organizar essa ferramenta, o golpe vai continuar e o restaurante fica com o prejuízo do mesmo jeito.

    Este mês recebi 3 cancelamentos de cliente depois que recebeu o pedido, cancelou o mesmo, abri chamado e não tive nenhuma resposta
    São 200,00 reais de prejuízo fora logística, nenhuma posição do portal.
    Esse atendimento de vocês com essa distância toda é péssimo. Um desânimo total.

  8. E o pedido que o entregador retira do estabelecimento e não entrega para o cliente, casando o maior stress para explicar para o cliente, sem falar no prejuízo.

    E os pedidos agrupados que a do primeiro e segundo já estão prontos e acabam agrupando mais pedidos fazendo com que a qualidade do primeiro pedido seja comprometido

    1. oi, Jackson. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?

  9. Até quem fim um benefício pra nós comerciantes
    Ainda precisa por pra nós avaliar o cliente,para q os parceiros possam saber igual o consumidor
    E tbm seria muito bom rever os critérios de avaliação,pois lutamos por avaliações boaas e na primeira crítica vcs descem a nota
    Ou seja 10 avaliações boas pra conseguir uma nota
    1 avaliação ruim pra cair nossa nota

  10. Bom dia já aconteceu várias vezes na minha loja do cliente fazer o pedido o motoboy entrega para ele e alguns tempo depois ele cancelar o pedido e eu acabei ficando várias vezes com o prejoiso isso sempre acontece.

  11. Tive um problema desse no meu estabelecimento, o rapaz fez um pedido no valor de $120,00 ,eu mesmo faço minhas entregas levei no endereço ,chegando lá confirmei se era a pessoa só falei o primeiro nome e ele me confirmou o sobre nome ,estava certo, entreguei na mão dele ,isso foi 11:00 horas da manhã, quando foi 19:40 da noite vem a mensagem que o pedido foi cancelado por motivo que não teria sido entregue, entramos em contato com ifood, falaram que não podia contestar esse pedido, eu acho que um problema desse o ifood deveria primeiro entrar em contato com a loja vê realmente o que aconteceu, depois se for o caso devolver o dinheiro para o cliente, não devolver sem saber primeiro o que aconteceu.

  12. Precisamos de uma postura mais incisiva do iFood para com esses clientes de má fé, e também com os entregadores maldosos. Trabalho com Açaí, e já tive pedido de 2 litros de Açaí cancelado no dia seguinte, por “produto impróprio para consumo”, sem direito a reembolso nem moderação! Como assim impróprio 24 horas depois? Imagina eu pedir uma pizza e no dia seguinte cancelar a mesma porque não estava boa?
    Os restaurantes precisam ter e receber mais respeito e consideração do aplicativo, pois sem a gente o iFood e similares não mais existirão!
    Acho essa ferramenta ainda pouco útil para compensar nosso prejuízo!

  13. Fizeram uma compra na minha loja, e repetiram a mesma compra e após receber as duas cancelaram, alegando que não estava bom pra consumo, nossos produtos são de qualidade e fresquinho, impossível não está bom! O ifood simplesmente cancelou as duas compras! Quer dizer um cliente mal intencionado, deve ter consumido, e pediu estorno! E agente fica no prejuízo.

    1. Oi, Valéria! Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  14. Estamos sofrendo constantemente com clientes que fazem o pedido paga via ifood , recebem o pedido e em seguida cancela , boa os restaurantes ficamos no prejuízo sem ter a quem recorrer , no último dia de trabalho nosso aqui ocorreu mais uma vez conosco , entrei no chat ,perdi horas e sai sem nenhuma solução, me pediram dados do cliente que não temos acesso , abri um chamado para não ter prejuízo e sai com mais raiva ainda e com prejuízo no final ….as vezes penso seriamente em não usar mais o ifood e partir para outro modo de venda …pagamos taxas conforme é solicitado porém não temos suporte como parceiros , sinto que somos sugados a todo momento…se alguém do ifood puder nos ajudar agradeço

  15. O problema é quando vc contrata a entrega parceira e o motoboy faz coisa errada com o restaurante, essa semana foram dois pedidos, cancelados pelos motoboy e sem motivo, alegaram ser golpe sendo que eram parentes e o pior ficaram com a mercadoria e o ifood não fez absolutamente nada e ainda descontou a entrega a comissão e cupons de descontos, ou seja fiquei com prejuízo reclamação e com uma conta negativa do pedido, um absurdo.

  16. O cliente Fez um pedido escolheu vários tem da loja recebeu o pedido depois simplimento cancelou alegando atraso. Isso é um absudo.

  17. Vcs precisam se espelhar Mercado Pago o cliente que cancelar um pedido depois de pago deverá ter seu dinheiro retido pelo menos por 7 dias e nesse período analisar se foi um golpe contra o estabelecimento que normalmente é ou se foi um cancelamento correto, aí nós não íamos ser tão roubados como estamos sendo hoje!!!

  18. Não resolve nada, vcs acham que bloquear o cliente soluciona o problema, parem de tapar o sol com a peneira, quem faz esse tipo de coisa usa usuário fantasma, vc precisam e valorizar os parceiros ressarcindo nós dos prejuízos, ah esqueci o ifood tá cagando prós parceiros, não somos tolos

  19. Vdd não temos suporte, clientes falam mau dos restaurantes dão nota baixa detona falando mentiras q o alimento estava cru, q parecia estar uma semana na geladeira etc e não temos como nos defender, eles fazem mau comentários querendo cancelar e o ifood não nos dá nenhuma chance de defesa simplesmente abaixa a nossa estrelinhas fazendo com isso q outros clientes não façam pedidos

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