Conheça a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido

Sofre com cancelamentos indevidos? Conheça a ferramenta de denúncia de clientes e conte com mais segurança na sua operação!

Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido  em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.

Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.

Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.

Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!

Como funciona a ferramenta de denúncia? 

Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular

O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.

A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood

A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.

Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado  a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

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#MelhoriaContinua

948 respostas

  1. Seria mais útil uma ferramenta pra evitar que o cliente fizesse cancelamento. Pq a maioria está sofrendo por isso. O cliente recebe o pedido e depois cancela dizendo que n recebeu o pedido ou o pedido chegou revirado,impróprio pra consumo e etc. Teve um cliente que fez um cancelamento 3 dias depois. Vamos avaliar isso tbm né ifood.

    1. Oi, Jaiane! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!

  2. Bom dia.
    Nós estabelecimentos temos além de todas as dificuldades, que lidar com clientes desonestos. Fazem o pedido com pagamento on-line, recebem o pedido, comem e depois simplesmente cancelam dizendo que não receberam, pedido foi incompleto, pedido véio bagunçado ou qualquer outro motivo, deixando o estabelecimento com o prejuízo.
    E o Ifood simplesmente aceita o cancelamento sem se quer questionar o restaurante. Isso tem que acabar.
    Obrigado.
    Honestidade e um princípio in negóciavel.

  3. Não vi a resolução do problema, prejuízo sempre vai ser do restaurante, esses dias tomei um golpe de quase 200,00 abro chamado a atendente disse que não poderia fazer nada, minha opinião é mudar e preparar os atendentes.

    1. Oi, Marcel! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!

  4. A ferramenta é necessária e precisa ser usada por todos parceiros para que o Ifood perceba a necessidade urgente de melhorar os recursos para combate às fraudes. Caso isso persista, avalio seriamente a deixar a plataforma e buscar novas formas para manter o faturamento sem conviver com prejuízos e aborrecimento.

  5. Bom dia
    Sou uma lanchonete que trabalha de madrugada sem nenhum tipo de suporte do ifood
    Levo muitos golpes dos clientes da plataforma … principalmente cancelamentos depois que já entreguei o pedido….
    Na minha opinião o ifood antes de aceitar um cancelamento deveria ligar pra lanchonete pra saber se o pedido foi ou não entregue….pois me sinto roubado ..e já aconteceu diversas vezes .. por este motivo quando não consigo falar com o cliente….cancelo o pedido pra não levar calote….
    Fica aqui minha repudia

    1. oi, Cristiano. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?

  6. O ifood tem que pensar mais nos parceiros,a final somos nós que enche o bolso deles de dinheiro.as vezes por simples motivo o cliente dar uma estrela ,na mesma hora o ifood já mostra que vc recebeu uma estrela,e quando vc recebe 5 estrela é uma semana para mostrar.Ifood pense mais na empresa.

  7. Essa ferramenta é boa para casos de pedido trote e de assaltos.
    E qual a forma de agir naqueles pedidos onde o cliente recebe o pedido, consome, e depois alega não ter recebido, ou então, alega todos os itens errados, ou produto impróprio para consumo? Entregamos um pedido de 100 reais de cerveja, com pagamento via App, e no dia seguinte, o cliente cancelou, com o motivo de “todos os itens errados”, e o app estornou ao “cliente”, e ficamos no prejuízo e sem poder contestar o cancelamento por “estar dentro da política de cancelamento”.
    Como fica nessa situação???

    1. Oi, Marcello! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!

  8. Denunciar apenas quando for cancelado pelo o RESTAURANTE?! “?
    E como fica os pedidos pagos que depois de recebidos eles cancelam pra ter o estorno do dinheiro e o nosso restaurante continua no prejuízo, pois toda vez que vamos falar com algum atendente só falam de abrir chamado e aguardar, depois vem o email dizendo que não pode constestar o cancelamento e ótimo mais um prejuízo na conta. ?

    1. Oi, Adriana! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!

  9. Como o amigo Mauro falou, tem que haver um canal direto estabelecimento/ifood. Pois existem aqueles cancelamentos do tipo: “produto impróprio para consumo”, que não é o restaurante que cancela por suspeitas dos clientes, e sim má fé do mesmo. E não temos como contestar. E mesmo contestando não adianta, porque o ifood diz que está dentro das normas de cancelamentos. O ifood poderia perguntar ao estabelecimento se deseja o recolhimento do produto. Mesmo que tenha que pagar um percentual do frete ou até o frete todo. Pois a única certeza que não é golpe, é recolhendo o item supostamente “impróprio”. E digo mais, recebendo o produto de volta, poderemos reportar a plataforma imagens do produto para se garantir se tratava-se de golpe ou não.

    1. Oi, Ieda! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!

  10. Tive um pedido cancelado motivo que se deu o cancelamento foi impróprio para o consumo sem direito a questionamento. Errado da parte do Ifood, se o produto estava impróprio para o consumo o Ifood antes de cancelar teria que mandar o motoqueiro ir lá pegar e devolver para a loja só assim constatado o cancelamento.

    1. Olá! Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

    1. Oi, Jonatha! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!

  11. Infelizmente o ifood está muito distante dos seus parceiros restaurantes, continua beneficiando somente os consumidores e não olha pela ótica dos restaurantes não aprova reembolsos mesmo quando o errado é o cliente e as vezes os próprios entregadores do ifood. Mas a conta sempre acaba estourando em nós comerciantes. Não vejo a hora desse monopólio acabar. E não adianta abrir chamado no ifood porque sempre respondem da mesma forma, que estes reembolsos são contra política de ressarcimento do ifood. Pena que desse jeito não vai sobrar comércio pro ifood explorar.

  12. Realmente, ou o Ifood começa a proibir e/ou indenizar as lojas parceiras ou vai terminar todo mundo abandonando a plataforma. É um absurdo dar o produto “de graça” para um cliente / estelionatário.

  13. Até que não permitam o acceso ao telefone do cliente,como antes,nada feito,e absurdo este 0800,que ninguém atende por pensar que es publicidad,

  14. Sou de Tianguá CE. o ifood aqui pra nois parceiro deixa muito a desejar pois aqui não tem nenhum representante estou a dias sem poder acessar o portal do parceiro já tentei várias formas e ainda nada.
    Se tiver algum dessa região poderia me informar.

  15. Precisa também pra denunciar o entregador, eles também precisam de atenção. Eles fazem o que querem……

    1. Oi Washington, caso você encontre alguma possível situação irregular com entregadores, por favor, acesse o Portal do Parceiros e abra um chamado em Chamados e Ajuda. Assim, vamos conseguir analisar a situação, combinado?

  16. Meu restaurante foi bloqueado devido a cancelamentos de clientes com uma índole fugindo com os termos de uso da plataforma o nome do meu restaurante é Almeida lanches e vou contar o que aconteceu estava para trabalhar no iFood fazia pedidos todos os dias porém entre esses pedidos alguns clientes agiam de má-fé e cancelavam o pedido alegando o pedido não foi entregue ou que eu pedido tava impróprio para o consumo e devido a esses cancelamentos o meu restaurante foi bloqueado e os meus repasses também dinheiro que eu gastei para poder investir no meu negócio eu perdi no iFood por causa de clientes que agiam de má-fé e se aproveitavam disso para consumir de graça seus pedidos isso é completamente injusto e fiquei no maior prejuízo peço que vocês me ajudem pois estou aqui sem nem conseguir tocar meu negócio pois o prejuízo foi alto

    1. Oi Vinicius, para evitar esses possíveis casos de fraude, você pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/

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