6 dicas para ser um dono de restaurante de sucesso

Abrir um negócio no ramo alimentício é o sonho de muitas pessoas. No entanto, saber como mantê-lo no topo é um desafio. Por essa razão, conhecer algumas dicas para se tornar um dono de restaurante de sucesso faz toda a diferença.

O que define o potencial de um negócio de se tornar um dos melhores do ramo são as estratégias aplicadas ao longo do tempo. Saber como atender às expectativas dos clientes e trazer diferenciais, por exemplo, são medidas importantes.

Quer saber como fazer com que o seu restaurante seja bem-sucedido? Confira 6 dicas de empreendedorismo que vão ajudar você a atingir os objetivos!

1. Diversifique o cardápio

Preparar-se para enfrentar os desafios mais clássicos de um negócio no ramo alimentício é o primeiro passo. Nesse caso, uma das primeiras missões do proprietário de restaurante é saber como definir o cardápio de forma diversificada e atrativa aos consumidores.

Esse processo envolve pesquisa de mercado, montagem de uma infraestrutura adequada para o preparo dos pratos e atualização constante. Desde conhecer a preferência dos clientes até acompanhar os preços dos alimentos é importante para a montagem do menu.

2. Foque no atendimento ao cliente

Independentemente do tipo de negócio, caprichar no atendimento ao cliente é fundamental. Afinal, é isso que vai garantir a fidelização dos consumidores e, principalmente, o aumento do ticket médio. Sendo assim, saber como satisfazer o público é crucial para o faturamento.

O treinamento dos funcionários e a própria postura do empresário gastronômico impactam a qualidade do atendimento ao cliente. Por isso, priorizar a humanização, a empatia e o bem-estar dos consumidores é sempre uma boa escolha.

3. Busque o engajamento da equipe

Manter os profissionais engajados às atividades também é um desafio comum entre os empreendedores. Muitas vezes, o bem-estar dos colaboradores não é nem considerado no plano de negócio, e esse é um grande erro.

Para garantir o engajamento da equipe, é necessário atender às necessidades dos trabalhadores. Criar uma rotina confortável, diminuir a sobrecarga de trabalho e oferecer benefícios profissionais são algumas estratégias que ajudarão a evitar erros.

4. Invista em presença online

Não marcar presença no meio online pode ser o que está fazendo o seu negócio perder dinheiro. Afinal, é importante que a sua marca seja vista onde o público está, e as redes sociais e o ambiente digital são esses espaços.

Por esse motivo, investir em marketing digital e se tornar um parceiro de aplicativos de entrega não é desperdício de dinheiro. Na verdade, essas iniciativas têm um grande potencial de conversão e atraem mais público para o seu negócio. 

5. Escute o seu público

Ouvir o que os seus clientes têm a dizer também conta muito. Os feedbacks ajudam a identificar os acertos e erros do restaurante, o que permite buscar soluções eficientes para evitar problemas e aumentar a satisfação do público.

Pense de forma ampla. Os consumidores não buscam apenas uma boa comida. É claro que o sabor é muito importante, mas para garantir uma boa experiência em seu restaurante, entenda o que o seu cliente busca em relação ao atendimento, organização, limpeza, ambiente, volume da música dentro do restaurante, entre outros aspectos relevantes.

6. Mantenha-se atualizado

Um negócio obsoleto também tem poucas chances de crescimento no mundo atual. Por essa razão, acompanhar as tendências e atualizar-se constantemente ajudará a ter insights de novos investimentos para colocar o seu restaurante em destaque.

Segundo o SEBRAE, “um dono de restaurante precisa ter o hábito de se atualizar constantemente sobre o mercado em que atua. Pesquise, faça cursos, leia sobre as novidades do seu segmento, peça a opinião dos seus colaboradores, faça pesquisas com os clientes e esteja aberto a receber sugestões e críticas: tudo isso ajudará você a crescer e a melhorar cada vez mais os resultados do seu restaurante”.

Pensando nesta constante necessidade de atualização, temo aqui no iFood uma iniciativa chamada iFood Decola, dedicada não somente aos nossos parceiros, mas também a todo o público que busca conhecimento técnico e humano de qualidade. Com cursos que vão desde gestão financeira até vendas e marketing. Uma ótima maneira de se manter atualizado.

Em geral, ser dono de restaurante de sucesso não é uma tarefa simples. No entanto, ninguém precisa passar por essa missão sozinho. Por isso, invista nos colaboradores e em parcerias de qualidade para garantir o crescimento do seu negócio.

Achou este post interessante? Confira também o que fazer para encantar o cliente e aumentar as suas chances de retorno!

2 respostas

    1. Que bom, Fran. É assim que se fala! 😍😁 Empolgação pra fazer seu restaurante decolar com iFood. <3

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