Executivos discutem como branding impulsiona o crescimento dos negócios

No segundo dia de iFood Move, convidados falaram sobre como o branding vai muito além de um logotipo e está ligado à estratégia de negócio

São Paulo, 26 de setembro de 2024 – A importância do branding e da criatividade foi destacada como essencial para acelerar o crescimento dos negócios em painel com Alexandre Guerrero, CEO da Eletromídia, e Ana Couto, CEO da Ana Couto, sob comando de Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood, no iFood Move, maior evento de restaurantes da América Latina, realizado nesta quinta-feira (26), em São Paulo.

O debate reforçou a ideia de que o branding vai muito além de um logotipo ou campanhas pontuais. Precisa estar intrinsecamente ligado à estratégia de negócio.

Segundo Ana Couto, a construção de uma marca forte requer consistência e autenticidade, mas também coragem para inovar e se reinventar, sempre com foco em gerar valor real. “A marca é um ativo financeiro, que deve alavancar o negócio. Por isso é necessário criar um alinhamento perfeito entre negócio, marca e comunicação,” afirmou.

Esse alinhamento entre visão de negócio e expressão da marca foi um dos pontos centrais discutidos pelos executivos. Para Alexandre Guerrero, o ditado “quem não é visto não é lembrado” faz todo sentido na construção da marca. “Recomendo que todos façam marketing, façam propaganda. Se perguntem: o que é genuíno e posso trabalhar? E façam. Não deu certo? Corrijam. Mudem a rota. Inovação aberta é aprendizado. Separem um espaço para inovação.”

Criatividade e Tecnologia

Fernando Machado, consultor sênior de Marketing da NotCo, também esteve presente no iFood Move. No painel “Como a Criatividade e a Tecnologia Estão Transformando a Indústria da Comida”, destacou o papel pioneiro da NotCo, uma startup chilena que cria alternativas à base de plantas para produtos tradicionalmente de origem animal.

A NotCo, com o auxílio de Giuseppe, uma avançada Inteligência Artificial, tem conseguido não só entender a composição dos alimentos, mas também recriá-los utilizando exclusivamente ingredientes vegetais. Giuseppe opera no nível molecular, analisando e replicando a estrutura dos produtos animais, desde maionese e leite até frango e hambúrgueres, sem utilizar ingredientes de origem animal.

Um dos grandes desafios enfrentados, segundo Machado, é superar o ceticismo dos consumidores que duvidam que produtos à base de plantas possam replicar fielmente os sabores dos seus equivalentes animais. “Criamos uma sopa com sabor de tartaruga, completamente livre de ingredientes animais, demonstrando como a tecnologia pode ser usada para preservar sabores tradicionais de maneira sustentável.”

Machado também comentou sobre os erros comuns em restaurantes ao tentar inovar, destacando a importância de entender claramente os objetivos da inovação e de não inovar apenas por inovar. Segundo ele, a inovação pode assumir várias formas e deve ser adaptada às necessidades específicas de cada empresa.

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