A partir de 2024, entrará em vigor um reajuste na mensalidade dos restaurantes. Neste post, vamos explicar melhor como vai funcionar para você entender melhor essas transformações e esclarecer todas as suas dúvidas!
O que é a Mensalidade?
A mensalidade é a cobrança correspondente à utilização de todas as ferramentas, servidores e tecnologias que o iFood disponibiliza para a administração do seu negócio e gestão de seus pedidos.
Importante notar que essa taxa é fixa mês a mês e permanece inalterada desde 2020, quando decidimos congelá-la em virtude da pandemia de COVID-19.
Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.
O que vai mudar e qual o novo valor?
A Mensalidade sofrerá um reajuste em 2024, de acordo com a data de renovação do contrato dos parceiros. Vale ressaltar que a implementação dessa mudança ocorrerá de forma gradual, e todos os parceiros serão devidamente informados sobre a mudança em sua mensalidade.
Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega Flex: para parceiros com Plano Entrega Flex (possuem entrega parcial parceira), a mensalidade também é de R$150,00.
Onde acompanho a Mensalidade no Painel Financeiro?
Em seu Painel Financeiro, na aba detalhada de Faturamento, você encontra categorias e tem a opção de expandi-las. Dentro da categoria “Outros valores”, você encontra o lançamento da sua mensalidade, como abaixo:
As mudanças na mensalidade acontecem para investirmos cada vez mais em uma melhor eficiência em nossa operação e na qualidade da nossa plataforma.
Em caso de dúvidas adicionais, entre em contato com o time de suporte do iFood!
1.794 respostas
Bom dia, minha reclamação é que o aifood só vê os direitos dos clientes o do estabelecimento não.Tem clientes que só cancelam no dia seguinte,ou seja depois que ja comeu,e ainda a nossa nota cai,. Eu acho que o aifood teria que entrar em contato com o estabelecimento e verificar o que aconteceu
Como assim ian cobra só se eu vende se acima de 1.800 reais mais eu não vende isso pra cobrar mensalidade
Oi, Juares! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
NAO ESTOU USANDO , QUERO CANCELAR, MAS NAO CONSIGO ACESSAR PQ TROQUEI EMAIL, ME MANDE UM TELEFONE Q EU POSSA ENTRAR EM CONTATO
Oi, Julia! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.
Outra coisa,os clientes reclamam da demora das entregas,eles não pensam que tem trânsito, endereços errados que temos que ficar ligando pra cliente que muitas das vezes nem respondem,ai eles vão na plataforma e detona com o estabelecimento,fora os absurdos que falam da comida,o aifood não ve que o estabelecimento tem mais nota 5 ,e mesmo assim cai a nota
Oi, Rosangela! Você pode solicitar a moderação de uma avaliação nas seguintes ocasiões: quando conter ofensas, palavrões ou discurso de ódio; quando a reclamação for sobre o iFood e não sobre sua loja; quando o item avaliado não fizer parte do pedido feito; quando um comentário conter suspeita de pedido trote. Saiba mais no nosso blog: https://blog-parceiros.ifood.com.br/avaliacoes-e-moderacoes/
Bom dia, concordo com a Rosângela tinha que ter outros critérios..para as notas,minha nota baixou porque esqueci uma coca , cliente não quis que levasse depois avaliou nota 1. ele sempre pediu na minha loja e pede ainda
Oi, Parceiro. Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood e sua opinião é sempre muito bem-vinda. 🙂 Caso a avaliação do cliente tenha sido a respeito de uma etapa fora do restaurante, como a entrega, por exemplo, você pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Avaliações”, e depois “Solicitar moderação”, no Portal do Parceiro.
Quando coloca nosso produto na promoção sem me consultar é pago o valor da promoção para mim ?
Oi, Faiçal! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.
Não usei cadastrei mas nem usei , nem estou usando e falaram q iria cobrar quando vendesse acima do valor q me mandaram , quero cancelar como faço?
Oi, Samanta! É uma pena que você não possa continuar com a gente. Estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Para solicitar o cancelamento do seu plano, pedimos que entre em contato com nossa equipe de suporte por meio do Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”.
Bom dia, não aceito porque era só se atingirmos um faturamento de 1.800,00 concordo com os meus colegas não aceitamos . Como cancelo ???
Oi, Giovana. É uma pena que você não possa continuar com a gente. Para solicitar o cancelamento do seu plano, pedimos que entre em contato com nossa equipe de suporte por meio do Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”.
Gostaria de voltar a vender de novo mais quero trocar o nome da minha loja porque eu estáva parada como faço
Oi, Debora! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.
Cobrança indevida até pq no contrato dizia que se eu vendesse acima de 1800 que eu teria que pagar agora do nada vem essa mensalidade desejo cancelar
Oi, Tiago. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
A 4 meses abri uma solicitação de cancelamento do meu cadastro no portal do parceiro e não tive retorno. Minha loja só teve 1 única venda no iFood. Identifiquei que a logística da minha empresa e do App não compactuam. Estou sendo informada de cobrança de mensalidade, porém já solicitei o cancelamento do meu cadastro a 4 meses.
Oi, Antonieta. É uma pena que você não possa continuar com a gente. Estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Para solicitar o cancelamento do seu plano, pedimos que entre em contato com nossa equipe de suporte por meio do Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”.
Minha loja foi bloqueada ainda com repasse dentro no qual nunca recebi. Faz mais de 5 meses que a loja está fechada pq o próprio Ifood fechou, e agora vou ter que pagar?
Oi, Fan! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.
O ifood sabe ganhar dinheiro, o ruim é que nós que vendemos os produtos ficamos desmotivados de tantos tirarem dinheiro da gente. Quase não lucramos devido tantas taxas, e se a gente colocar o valor pra ganhar dinheiro ninguém vai comprar. Creio que quase todos dividem seus lucros com ifood. Sobre as notas, temos muitas notas 5 e 1 se for nenor a nota já baixa. Não sei os critérios, mas não representa a realidade. Clientes colocam endereços errados o entregador vai perde tempo e atrasa outras entregas,o cliente cancela o pedido e ficamos no prejuízo. Sem falar que a maiorias das vezes não atende pelo chat e nem ligando. Pior quando é condomínio ou apartamento, dá vontade de cancelar o pedido na hora que chega.
Oi, Lili. A nota final do restaurante é calculada a partir da média simples em que o total de estrelas é dividido pelo total de avaliações, considerando apenas as avaliações dos últimos 90 dias. Por exemplo, se você tiver 10 avaliações com 5 estrelas e 1 avaliação com 1 estrela, serão 51 estrelas divididas por 11 avaliações. Nesse caso, sua nota será 4,6. A nota sempre segue esse padrão.
Me sinto muito levada pelo ifood,pois não temos nenhum suporte para reclamação e outra tem clientes que pede lanche depois de comer cancela e nós do estabelecimento não recebemos nada e nem tem como nos se explicar ao ifood !! Mais a taxa de vcs ,vcs recebem por aquele pedido que perdemos
Oi, Elessandra! Caso você queira esclarecer alguma dúvida sobre os valores pagos ao iFood ou repasses, você pode contar com nossos canais de atendimento. Acesse o Portal do Parceiro iFood e, no menu lateral, clique no botão “Chamados e ajuda”. Logo depois clique em “Atendimento” e selecione o motivo do seu contato. Assim nossa equipe interna poderá ajudar você! 🙂
Foi combinado que ia cobrar se vendesse acima de 1800 reais.
Oi, Ivanete! Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00. Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00. Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão. A condição de cobrança não mudou. Ou seja, a mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00. 😉
Quero cancelar não vendo R$ 1.800 mês
Oi, Silvio. É uma pena que você não possa continuar com a gente. Estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Para solicitar o cancelamento do seu plano, pedimos que entre em contato com nossa equipe de suporte por meio do Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”.
GALERA CALMA ELES NAO FALARAM QUE VAI COBRAR, PELO MENOS NA MINHA NAO VEIO NADA COBRANDO, SO TA DIZENDO QUE A MENSALIDADE AUMENTOU, CASO VOCE VENDA, MAIS QUE 1800 AO MES SERA COBRADO 150 EM VEZ DE 130, ME CORRIGEM SE ESTOU ENGANADO.
OI, Mateus! Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00.
Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.
Andei vendo os comentários.
Mas eu não posso reclamar
Minhas notas tem Cido ótimas sobre meus produtos.
Sobre a cobrança tbm entendi que pagamos quando atingir as vendas máximas.
Só sinto que poderia ter mas vendas em seguidas..
Mas do resto estou contente.
Eu quero cancelar não estou usando, tive vários problemas com entrega. E fiquei no prejuízo
Oi, Rosi. É uma pena que você não possa continuar com a gente. Estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Para solicitar o cancelamento do seu plano, pedimos que entre em contato com nossa equipe de suporte por meio do Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”.
Não mecho mais com marmitex J tem um bom tempo