O que é certificado digital: guia completo sobre como obtê-lo!

Entenda já o que é certificado digital, quais os principais modelos e como escolher o melhor para o seu negócio!

Cada vez mais usado por empresas e autônomos, o certificado digital ainda gera algumas dúvidas para muitos empreendedores, mas suas vantagens são inegáveis. Esse recurso tecnológico chegou para trazer mais agilidade, segurança e comodidade nas transações online.

Empresas que não adotam o certificado digital em sua rotina de trabalho podem perder em termos de agilidade operacional. Logo, ao adotar o certificado digital, você consegue otimizar a rotina da sua equipe, podendo alocar em tarefas mais estratégicas para o negócio.

Entenda o que é um certificado digital, seus benefícios e os principais tipos. Confira também como escolher a melhor opção para um estabelecimento do ramo alimentício!

O que é o certificado digital?

O certificado digital funciona como uma carteira de identidade virtual para pessoas físicas ou jurídicas. Trata-se de um cadastro eletrônico que armazena versões digitais de vários documentos (como CNPJ, CPF e notas fiscais) em um só lugar.

Ao adquirir o certificado, você terá reunidas suas informações, como nome completo, número do CPF ou CNPJ, endereço e e-mail. Tudo isso é identificado por um número, conhecido como chave, que pode ser usado para fazer assinaturas digitais com validade jurídica em operações da internet.

Para que serve um certificado digital?     

Com o certificado, empresas e autônomos dos mais diversos segmentos podem realizar uma ampla variedade de procedimentos, como:

  • emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • transações bancárias;
  • assinatura de contratos;
  • comprovação de operações.

Tudo isso — entre muitas outas funcionalidades — é possível sem a necessidade de estar fisicamente presente em um lugar. Afinal, o certificado digital assegura a veracidade das informações, provando que você é quem realmente diz ser. 

Quais os benefícios do certificado digital para os estabelecimentos?

O certificado digital traz mais facilidade para o dia a dia de qualquer empreendedor. Por isso, é interessante considerar suas vantagens para uma melhor gestão de restaurantes, bares, lanchonetes e afins. Conheça as principais seguir.

Segurança

Usando criptografia complexa e bloqueado para edições, o certificado digital evita fraudes ou alterações indevidas. Dessa forma, esse documento digital oferece total segurança e autenticidade para seus usuários.

Praticidade

Com o certificado, você não precisa estar no local ao assinar um documento. Você pode acessar uma plataforma de assinatura em casa, na praia, no avião ou qualquer outro lugar com acesso à internet, facilitando a gestão empresarial.

Agilidade na assinatura

Sem precisar de papel e caneta, os processos tornam-se mais ágeis, graças ao uso da identidade digital. Além disso, o certificado conta com informações pré-avaliadas na hora de declarar o imposto de renda ou realizar outras ações.

Validade

Os certificados digitais têm validade que vai de um a três anos. Isso traz a comodidade de não precisar se preocupar em renovar por um bom tempo. 

Quais os principias tipos de certificado digital?

Os certificados digitais se dividem em alguns modelos, com base em seus formatos de aplicação e armazenamento. Os principais são:

  • tipo A1 (assinatura): software com criptografia mais simples. É armazenado na nuvem ou no computador e com validade de 12 meses;
  • tipo A3 (assinatura): com tecnologia mais avançada, é armazenado em token, nuvem ou smart card. Tem validade de até 3 anos;
  • tipo S (sigilo): transforma 100% das informações em dados criptografados, acessados apenas por pessoas autorizadas;
  • tipo T (tempo): seu uso costuma ser feito para atestar o dia e horário em que um documento foi emitido.

Como escolher um certificado digital?

Para escolher o modelo certo para o seu estabelecimento, você precisa considerar a finalidade do certificado. Como exemplo, existem a emissão de notas fiscais e a assinatura de contratos online com os fornecedores. Esses são dois procedimentos importantes para a gestão financeira de um estabelecimento, então precisam ser contemplados pelo certificado digital escolhido.

Após definir a melhor opção, você deve solicitar a certificação no site da autoridade certificadora de sua escolha e pagar o valor solicitado. Em seguida, é preciso levar pessoalmente os documentos exigidos até a autoridade de registro para a emissão do seu certificado.

Entender o que é certificado digital e sua importância ajuda a identificar a necessidade desse documento virtual para o seu negócio. Ao optar pelo uso, você vai otimizar sua gestão, seu tempo e seus processos com segurança garantida.

Quer manter seu empreendimento no caminho do sucesso e do crescimento? Entenda o que é e como construir o planejamento estratégico do seu negócio!

Por iFood

Por iFood

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

15/06/2024

Aumente o faturamento: 5 estratégias de vendas para aplicar no deli...

14/06/2024

Fluxo de caixa: o que é e como aplicá-lo no seu estabelecimento!

13/06/2024

Conheça as principais frentes de atuação do Compromisso para 2024

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery