Planejamento estratégico: o que é e como criar o seu

Quer saber o que é planejamento estratégico e quais são os seus principais objetivos? Então, não deixe de ler o post!

Os planos são essenciais na trajetória de qualquer negócio ou pessoa. Quando se tem um desejo pessoal, por exemplo, o caminho para realizá-lo consiste em estipular pequenos objetivos para alcançá-lo. Com projetos empreendedores não é diferente: é importante saber como fazer um planejamento estratégico para criar soluções eficientes.

Apesar de parecer uma tarefa sem aplicação prática, não se engane. Planejar é o que possibilita que o estabelecimento se organize, tornando os processos mais eficientes e, com isso, obtenha um diferencial competitivo.

Continue a leitura para entender o que é o planejamento estratégico de uma empresa e os seus benefícios!

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico possibilita definir a melhor direção a ser seguida por uma empresa, desde a definição de metas até a tomada de decisão e distribuição dos recursos no período que virá. Isso torna as ações mais efetivas, fazendo com que alcancem o sucesso empresarial.

Esse é o tipo de trabalho que pode ser elaborado por todos os negócios, independentemente do segmento de atuação e do porte. Afinal, assim como as corporações necessitam crescer e atingir seus objetivos, também é importante elaborar planos de ação que sejam coerentes.

É bom ressaltar que um planejamento estratégico tático e operacional deve ser um processo que consiga envolver todos os níveis da empresa.

Assim, é necessário unir a dedicação e o comprometimento da liderança com o engajamento da equipe para que todos trabalhem de maneira harmônica e com foco no mesmo propósito.

Quais os seus benefícios?

Agora, você vai conhecer os principais benefícios do planejamento estratégico na gestão de restaurante e de outros estabelecimentos do ramo alimentício. Confira!

Alcance dos objetivos

O planejamento estratégico, quando feito com eficácia e direcionado ao resultado, traz o alcance de objetivos e metas. Isso porque ele atua com a formulação de planos de ação e diretrizes, que são ferramentas fundamentais para atingir o efeito desejado.

Crescimento do negócio

O crescimento do negócio é alcançado por meio da adaptação às mudanças externas e internas que o gestor realiza. Essa decisão que alia estratégias e adequação eficientes faz parte da elaboração de um planejamento estratégico eficiente.

Geração de lucros

O planejamento estratégico, junto a uma gestão financeira de qualidade, promove o controle do fluxo de caixa. Esse processo contribui para a geração de lucros do seu negócio.

Melhoria na eficiência operacional

Um planejamento estratégico bem-feito oferece uma espécie de roteiro para alinhar as atividades funcionais do empreendimento visando alcançar as metas.

Assim, ele orienta a tomada de decisões e as discussões gerenciais na determinação do requisito de orçamento e recursos para atingir os objetivos determinados. Com isso, aumenta-se a eficiência operacional.

Criação de valor

A criação de valor é uma grande vantagem para o negócio que se planeja de maneira estratégica. O objetivo da empresa se alinha com os seus valores e sua visão, estabelecendo uma imagem forte e clara para os parceiros, fornecedores, colaboradores e clientes.

Como fazer o planejamento estratégico do seu estabelecimento?

A primeira etapa para ter sucesso na elaboração de um planejamento estratégico é entender qual é a sua finalidade. O conceito permite que o gestor veja as coisas de uma perspectiva abrangente para criar soluções e metas mais eficientes.

Presença nas redes sociais, ambiente, atendimento ao cliente e qualidade dos alimentos são alguns dos aspectos que precisam ser considerados na formulação desse plano.

Analisar se o seu negócio precisa passar por transformações, oferecer algo que os outros não entregam, ter um cardápio com sobremesas especiais ou investir em um sistema de delivery, por exemplo, podem ser aspectos viáveis para planejar e concretizar. Assim, estudar a concorrência traz ótimas respostas sobre como aumentar o faturamento.

Para elaborar um bom planejamento estratégico é importante estudar sobre marketing e gestão. É necessário ter atenção aos pontos fortes do estabelecimento e conhecer os aspectos que podem melhorar.

Nesse caso, a análise SWOT é uma boa aliada no desenvolvimento do planejamento. Ela simboliza os 4 pontos que precisam ser analisados: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Os dois primeiros (forças e fraquezas) estão relacionados aos fatores internos, ou seja, aquilo que pode ser controlado e administrado pelo próprio estabelecimento. Os dois últimos (oportunidades e ameaças) tratam dos fatores externos e que não dependem somente da administração, mas do macroambiente e precisam ser identificados.

Além disso, existem outras etapas para que o planejamento estratégico seja bem-sucedido. Elas são:

  • trace os seus objetivos;
  • invista em um bom plano de marketing;
  • crie estratégias e ações;
  • tenha métricas de desempenho;
  • prepare um cronograma;
  • envolva toda a equipe;
  • coloque o plano em prática;
  • acompanhe o andamento do planejamento estratégico por meio de indicadores.

Quais são os 8 Cs do planejamento?

Os 8 Cs do planejamento são uma maneira de concentrar em 8 valores os requisitos para que planejamento estratégico seja um sucesso no seu negócio. Confira quais são eles:

  • comprometimento: se refere ao engajamento com o propósito de planejamento e com os compromissos que determinam o sucesso das estratégias e dos planos;
  • colaboração: ajuda os funcionários a entenderem a importância do planejamento e a superarem as dificuldades no cumprimento das metas e das ações. Nesse caso, a gestão por competência também pode ser aplicada;
  • comunicação: comunica as estratégias às pessoas interessadas e cria uma rotina de comunicação que mantém todas as partes atualizadas em relação à evolução do planejamento;
  • controle: cria um mecanismo para exercer os controles sistemáticos sobre o andamento dos planos de ação, o atingimento das metas e o cumprimento dos prazos;
  • competência: coloca em prática o plano de ação, definido no planejamento estratégico, nos prazos determinados e da qualidade esperada;
  • confiança: acredita no potencial do time de trabalho e na transformação que o planejamento estratégico pode provocar;
  • coragem: força de vontade e iniciativa para introduzir a cultura do planejamento estratégico e para superar a resistência, muito comum a todo tipo de mudança;
  • conhecimento: sabe o que é o planejamento estratégico em detalhes e a importância que tem. Conta com conhecimentos suficientes sobre as ferramentas e os métodos que auxiliam na sua implementação.

Agora que já sabe o que é planejamento estratégico, lembre-se de que, para ter sucesso no estabelecimento e aumentar as vendas, é muito importante implementá-lo. Com isso, é possível perceber uma melhoria na eficiência operacional e o crescimento do negócio!

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Por iFood

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2 respostas

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