Planejamento anual para um negócio: importância e como criar

Precisa montar um planejamento anual? Confira quais são as etapas principais dele e entenda a sua importância!

Seja para quem já tem, seja para quem está abrindo um negócio, o planejamento anual é muito importante. Afinal, ele garante a previsibilidade das operações pelo tempo determinado. Além disso, ajuda o empresário a se preparar melhor para obrigações e desafios futuros. Isso permite que a empresa evite crises e até seu fechamento. 

Segundo o boletim do 2ºquadrimestre, do Mapa de Empresas, realizado pelo Governo Federal, foram abertas 1.459.079 empresas; 0,3% a mais que no 1º quadrimestre e 5,3% a mais que no mesmo período, em 2023.

Porém, também foram fechadas 830.525 empresas, uma queda de 3% em comparação ao 1º quadrimestre do ano, mas um aumento de 11,7% em relação ao 2º quadrimestre de 2023. 

Assim, apesar do saldo positivo, é significativo o número de empresas que abrem, mas fecham depois. Portanto, para estar entre os negócios que continuam funcionando, se preparar é fundamental. 

Neste post, entenda o conceito do planejamento anual e seus elementos. Saiba também como realizá-lo. Boa leitura! 

O que é planejamento anual? 

Planejamento anual para um negócio: importância e como criar

Quando alguém começa a empreender, realiza o plano de negócios. No caso do planejamento anual, ele também funciona como um guia, que deve ser feito por quem está começando ou já atua há algum tempo. 

Sendo uma ferramenta de gestão, ele inclui objetivos do negócio e as ações que serão tomadas ao longo do ano para alcançá-los. Por isso, deve ser bem detalhado e planejado no ano anterior ao seu uso. 

Por exemplo, um empresário que queira ter uma segunda unidade ou transformar seu negócio em franquia, deve colocar esse objetivo como meta. Para alcançá-lo, pode precisar de mais dinheiro. Então, seu plano deve incluir ações para aumentar as vendas. 

Caso queira contratar um empréstimo para dar esse grande passo, isso também deverá ser calculado. Afinal, o pagamento do contrato deve ficar dentro do que é seu faturamento atual para não colocar nenhum dos dois negócios em risco. 

Dessa forma, o planejamento anual também envolve uma análise profunda do histórico da empresa, de sua saúde financeira, além do cenário macro e microeconômico. Afinal, se existe déficit ou uma dívida, o plano anual pode ser projetado para equilibrar a empresa, não expandi-la nesse momento. Isso ajuda a não tomar decisões precipitadas, que comprometam sua existência. 

O Sebrae traz uma informação muito importante sobre o assunto:

“De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 60% das empresas vão à falência nos primeiros cinco anos. Planejar não é uma opção; é fundamental para uma empresa ter saúde financeira e fôlego no momento de enfrentar as adversidades”.

Qual a importância do planejamento atual? 

Ao saber o que é plano anual e aplicá-lo bem, a empresa estará melhor preparada para o dia a dia, bem como para desafios futuros. 

No quesito segurança, o plano ajuda o empreendedor a definir o que precisa, o que funciona e o que deve ser corrigido. Isso permite uma bom comunicação entre as equipes, para que todos entendam o rumo da empresa e trabalhem para isso — sem contar que ele também ajuda a não se desesperar diante de crises. Pelo contrário, com preparo, é possível pensar em soluções para vencê-las, sabendo como agir. 

Já no quesito do planejamento financeiro, que é essencial para manter a empresa de pé e crescendo, o plano ajuda a não desperdiçar recursos ou comprometê-los, colocando as operações em risco. 

Por fim, quando a empresa está passando por um problema, ou quando não se alcança os objetivos esperados para certo período, o plano auxilia na correção de erros e na visão clara do que deve ser feito. 

O que incluir no planejamento anual? 

Não há uma regra exata do que o planejamento anual deve conter. Porém, ele precisa ser objetivo. Assim, considerando que a empresa conta com muitas informações, é importante montá-lo com base em: 

  • dados históricos do empreendimento nos últimos anos; 
  • informações contábeis sobre a saúde financeira e fluxo de caixa; 
  • dados sobre processo de vendas, como taxa de devolução e cancelamento; 
  • métricas sobre campanhas de marketing; 
  • despesas previstas para o ano, como despesas fixas e de marketing; 
  • custos previstos de objetivos a serem alcançados, como uma reforma; 
  • previsão de metas a serem alcançadas. 

Como fazer um planejamento anual? 

Planejamento anual para um negócio: importância e como criar

O planejamento da empresa anual resulta em um documento extenso. Portanto, é importante seguir certas etapas para que ele não tenha que ser corrigido depois. Veja algumas delas a seguir! 

Metas e objetivos claros 

O primeiro passo do planejamento anual envolve uma análise detalhada da empresa. Com isso, é possível compreender em que momento ela está e traçar metas e objetivos. Afinal, não adianta querer expandir um negócio, mudar para um outro prédio ou fazer alguma grande mudança se a empresa não vai bem. 

Assim, os caminhos para onde ela deve ir no próximo ano devem ser bem definidos. Isso porque a sua realização vai influenciar o trabalho mensal. Por exemplo, se no primeiro quadrimestre você quer crescer 10% em relação ao ano anterior, todas as ações de vendas e marketing terão que ser pensadas para esse foco. 

Aqui, é importante também entender a realidade conforme a análise da empresa para não estabelecer metas impossíveis. Uma boa ferramenta muito útil é a análise SMART

Projetos e iniciativas 

As ações do planejamento anual envolvem os projetos e iniciativas que devem ser colocadas em prática para alcançar os objetivos. Isso precisa ser planejado com antecedência, a fim de potencializar o resultado. 

Por exemplo, se o objetivo é crescer x% ao ano, y% ao mês, é possível aproveitar as datas que vendem mais para melhorar as ações e bater a meta. Um exemplo disso é o Dia dos Namorados ou a Black Friday, datas nas quais um restaurante pode criar ações especiais e novidades para aumentar o ticket médio. 

Tendências do mercado 

É impossível saber como montar um planejamento sem considerar o mercado. Afinal, ter um negócio significa lidar com fatores externos, que o empreendedor não controla

Assim, pesquisar as tendências e rumos da sua área de atuação e incluir essas informações no planejamento anual vale a pena. Dessa forma, é possível definir se a empresa deve segui-las, bem como se preparar para uma possível crise prevista por especialistas. 

Monitore o progresso 

Quando o planejamento do ano começa a ser aplicado, é importante monitorar cada etapa. Afinal, você não pode esperar o ano passar para ver se ele deu certo, já que decisões estratégicas terão que ser tomadas com antecedência. 

Portanto, também é necessário definir métricas, KPIs e indicadores, a fim de saber o que analisar ao longo do tempo. 

O planejamento anual traz muitas vantagens para um negócio iniciante ou antigo. Ele prepara a empresa e sua equipe para definir e cumprir ações que alcancem as metas desejadas. Além disso, fornece dados essenciais para que o negócio se prepare para crises e desafios. Assim, é possível agir com mais segurança e tomar boas decisões estratégicas, que mantêm o empreendimento saudável e funcionando. 

Gostou do post? Use a planilha de cronograma em seu planejamento anual! 

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Por Pedro Camargo

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