Conheça o Plano Entrega Flex: o que muda e quais suas vantagens

O Plano Entrega Flex veio para substituir o Entrega+, conferindo muito mais flexibilidade e autonomia para nossas lojas parceiras.

O Entrega+ mudou: ele passou a ser o Plano Entrega Flex. Este novo plano oferece o mesmo serviço que nossos parceiros já conhecem: combinar a entrega própria com a entrega do iFood, só que de um jeito mais simples. Agora, além de configurar a área desejada de entrega própria, você conta  com entregas parceiras iFood em até 10km.

Este novo plano foi pensado para ajudar nossas lojas parceiras e irem mais longe, chegando a mais clientes, sem ter toda a preocupação que acompanha essa expansão. 

Neste post, vamos explicar tudo o que mudou com o Plano Entrega Flex e como vai funcionar daqui pra frente. 

O que é o Plano Entrega Flex?

Trata-se de uma nova modalidade de plano do iFood que combina entrega própria com entrega parceira. Nas áreas escolhidas pelo parceiro como de entrega própria, a entrega é realizada com a frota própria da loja parceira. As demais áreas, fixadas em até 10 Km, tornam-se de entrega parceira e são realizadas pelos entregadores parceiros do iFood.

Feitas estas configurações, a área definida pelo parceiro como entrega própria fica automaticamente com prioridade mais alta que a da logística iFood. Desta forma, onde há a área de entrega própria, a entrega é do parceiro. Onde não há, o iFood cobre automaticamente em até 10km.

Assim, no Plano Entrega Flex, as lojas parceiras têm autonomia e flexibilidade para definirem a partir de quando querem contar com a ajuda da entrega parceira iFood.

Confira as principais vantagens do plano:

  • Aumente o potencial de vendas e chegue mais longe: Com uma área de entrega maior, sua loja poderá alcançar mais clientes e tem a oportunidade de aumentar significativamente suas vendas e receita.
  • Maior visibilidade da marca: Torne sua marca mais popular, facilitando a aquisição e retenção de novos clientes.
  • Entrega parceira rastreável: Nos pedidos da área de entrega parceira iFood, tanto restaurante como cliente final acompanham a rota de entrega.
  • Despreocupação com a entrega parceira: Aumenta o raio de entrega sem precisar de novos funcionários ou se preocupar com problemas de entrega, que se tornam responsabilidade iFood.
  • Maior segurança na entrega: Nos pedidos da área de entrega parceira, o iFood avalia os casos que têm possibilidade de reembolso de acordo com a Política de Cancelamento.
  • Mais opções de pagamento: Nos pedidos da área de entrega parceira, o cliente final pode escolher pagar com dinheiro ou maquininha iFood.

O que muda com o Plano Entrega Flex?

Na tabela a seguir, trazemos tudo o que mudou do Entrega+ para o Plano Entrega Flex:

plano entrega flex

Quilometragem atendida pelo iFood

O primeiro ponto de melhoria é que aumentamos o raio de entrega parceira iFood de 7 km para 10 km. Isso ajuda a loja parceira a acessar novos bairros e regiões, abrindo portas para atender novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Forma de cobrança da taxa de comissão

O segundo ponto de mudança é a taxa de comissão. O parceiro segue pagando 12% de comissão na área que realizar a entrega com a frota própria e passa a pagar 23% de comissão nos pedidos entregues por intermediação da entrega parceira iFood, assim como os parceiros que utilizam o Plano Entrega.

É importante relembrar que o iFood garante, nas áreas de entrega iFood, o melhor da nossa logística: alto foco em evitar atrasos na entrega, usando modelos de Inteligência Artificial para predição do tempo de entrega e rastreabilidade dos pedidos.

Atenção: caso tenha alguma condição diferenciada de comissão no seu plano, ela será mantida e proporcional no novo plano Entrega Flex.

Não é mais cobrado frete do restaurante

Antes, no modelo Entrega+, o restaurante pagava uma taxa de entrega ao iFood nos pedidos dentro da área de entrega iFood. No plano Entrega Flex essa cobrança de Frete não existirá..

Na visão financeira, consequentemente a categoria de “Serviços Logísticos” deixa de existir, uma vez que o serviço será cobrado em comissão e não por frete.

Cobrança da taxa de entrega (cliente final)

No Entrega+, as lojas parceiras definiam o valor para todos os raios de entrega. A partir de agora, a loja define o valor apenas para a área de entrega própria. O valor da taxa de entrega determinada pelo iFood para o cliente pode ser consultado diretamente na aba Áreas de Entrega > Entrega Parceira > Taxa e tempo.

Por isso, vale lembrar que, para os parceiros que costumam fazer promoções de taxa de entrega grátis, será necessária uma configuração para área de entrega própria e outra configuração para área de entrega parceira iFood. Para configurar taxa grátis na área de entrega parceira iFood, basta configurar na aba Marketing>Promoções>Taxa de Entrega Flexível, em seu Portal do Parceiro.

Valor da mensalidade

A mensalidade paga também muda: passando de R$130 para R$150, equivalente ao Plano Entrega. 

Lembramos que os parceiros com faturamento mensal inferior a R$1.800 permanecem isentos da taxa.

  • Não há alterações na configuração do Pedido Mínimo. Loja define o valor ideal para sua operação, de R$0 a R$40;
  • Não há mudanças na taxa de processamento para pagamentos online.

Como ativar o Plano Entrega Flex?

Você pode ativar o Plano Entrega Flex no Portal do Parceiro, seguindo os passos abaixo:

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Serviços e soluções”, e clique no cartão com a opção de “Plano Entrega Flex”.
  2. Leia as informações sobre o plano e clique em “Quero contratar“.
plano entrega flex

Como configurar as áreas de Entrega Própria?

Depois de ativar o Plano Entrega Flex, é só seguir os passos abaixo para configurar suas áreas de Entrega Própria.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Áreas de entrega” e clique em “Entrega Própria”.
  2. Clique em “Áreas de entrega e taxas” e, em seguida, em “Minha área”.
  3. Clique em “Editar áreas” e selecione as áreas nas quais você gostaria de entregar com a sua frota própria.
  4. Informe as taxas e tempos de entrega dos pedidos que vão ser atendidos por sua Entrega Própria e, depois, clique em “Salvar”.
  5. Após escolher as áreas e salvar as configurações de entrega, as regiões escolhidas ficarão azuis, destacando as suas áreas de Entrega Própria.

Como saber quais são as áreas de Entrega iFood?

Após a seleção da sua área de Entrega Própria, a área de atuação da Entrega Parceira iFood é gerada automaticamente pelo sistema, sendo limitada até 10km a partir do endereço do seu estabelecimento. 

A área de Entrega Parceira pode variar dependendo da área de cobertura da região da sua loja. 

Pode ocorrer sobreposição de áreas de entrega?

Não, pois as áreas de entrega, depois de configuradas, ficarão bem definidas: as áreas azuis são responsabilidade da loja e, as áreas vermelhas, da Entrega Parceira iFood.

A área de Entrega Parceira iFood será configurada automaticamente, sendo complementar à área de Entrega Própria e considerando um raio de até 10 km de alcance do seu estabelecimento.

O que fazer quando não quiser mais entregar em uma determinada área do mapa?

Após a seleção da sua área de Entrega Própria, o sistema define automaticamente a área de Entrega Parceira iFood em um raio de até 10 km, para garantir uma ampla cobertura e alcançar mais clientes para o seu restaurante. 

Assim, ao determinar uma área de exclusão do mapa, ela automaticamente passa a ser área de Entrega parceira iFood, desde que esteja em uma distância de até 10 km do seu estabelecimento.

Perguntas frequentes

Separamos algumas das principais dúvidas sobre o novo Plano Entrega Flex. Veja só:

Sou elegível para aderir ao Plano Entrega Flex?

Todo restaurante que trabalha com Plano Básico é elegível e pode contratar o Plano Entrega Flex, desde que exista operação logística do iFood na sua região.

Há restrições de entrega na área de entrega parceira?

  • Área de entrega parceira iFood: em momentos críticos, a operação logística do iFood pode sofrer restrições, diminuindo a área de entrega.
  • Área de entrega própria: não é afetada por momentos de criticidade da logística iFood.

Como funciona o cancelamento dos pedidos pelos clientes?

  • Área de entrega parceira iFood: a entrega é garantida para os pedidos já coletados.
  • Área de entrega própria: o restaurante é responsável pelo cancelamento dos pedidos.

Com o Plano Entrega Flex, como ficam as taxas e os tempos de entrega?

A definição das taxas e tempos de entrega será diferente entre as áreas:  

  • Para os pedidos da área de Entrega Própria: o restaurante continua definindo as taxas de entrega cobradas do cliente final e também o tempo de entrega, que pode variar por km.
  • Para os pedidos da área de Entrega Parceira iFood: as configurações de taxas e tempos de entrega mais adequados são determinados automaticamente pelo sistema do iFood.

Como fazer promoções de taxa de entrega grátis na área de Entrega Própria?

Para os pedidos recebidos na área de Entrega Própria, o restaurante pode oferecer taxa grátis para o cliente final através da própria configuração de taxa de entrega no Portal do Parceiro.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Áreas de entrega” e clique em “Entrega Própria”.
  2. Clique em “Áreas de entrega e taxas” e, em seguida, em “Taxa e tempo”.
  3. Altere a taxa de entrega dos raios desejados, possuindo a opção de não cobrar taxa de entrega.

Além disso, a loja também pode oferecer taxa de entrega grátis através da seção de Marketing.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Promoções”.
  2. Escolha e configure as promoções que deseja oferecer taxas grátis para os clientes finais.

Como fazer promoções de taxa de entrega grátis na área de Entrega Parceira iFood?

Para os pedidos recebidos na área de Entrega Parceira iFood, como a taxa de entrega para os clientes é definida e cobrada pelo próprio iFood, a única forma de oferecer taxa grátis para os clientes é através da seção de Marketing.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Promoções”.
  2. Escolha e configure as promoções que deseja oferecer taxas grátis para os clientes finais.

Neste caso, porém, o restaurante assume o custo da taxa de entrega no lugar do cliente, pagando para o iFood a taxa que seria cobrada do cliente.

Como funciona as demais promoções no Plano Entrega Flex?

Para os outros tipos de promoções disponíveis, como Campanha Inteligente, Desconto em itens e Vouchers, não há nenhuma diferença em relação à forma de participação, custo e funcionamento para os pedidos recebidos na área de Entrega Própria e na área de Entrega Parceira iFood. 

Essas promoções podem ser encontradas na seção de “Promoções” no Portal do Parceiro.

Há alterações na forma de se criar promoções?

Para os outros tipos de promoções disponíveis fora a taxa de entrega grátis, como Campanha Inteligente, Desconto em Itens e Vouchers, não há nenhuma diferença em relação à forma de participação, custo e funcionamento para os pedidos recebidos na área de entrega própria e na área de entrega iFood. Essas promoções podem ser encontradas na seção de Marketing > Promoções.

Como configurar o valor de pedido mínimo permitido no Plano Entrega Flex?

Para configurar o seu pedido mínimo, basta entrar na seção “Minha Loja” no Portal do Parceiro.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Minha loja” e clique em “Loja”.
  2. No campo “Pedido mínimo”, defina o valor desejado.

Importante: o restaurante continua tendo autonomia para definir o pedido mínimo, mas este valor não pode ultrapassar o limite de R$40,00

Qualquer valor menor que R$40,00 pode ser configurado, inclusive a possibilidade de R$0,00 ou seja, sem pedido mínimo na loja.

Quais são as formas de pagamento aceitas no Plano Entrega Flex?

Em casos de pedidos feitos dentro da sua área de entrega, você pode selecionar no Portal do Parceiro qualquer forma de pagamento já aceita pelo seu estabelecimento.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Formas de Pagamento“.
  2. Configure as formas de pagamento aceitas na área de Entrega Própria.

Já na área de Entrega Parceria, os meios de pagamento aceitos são definidos pelo iFood. Trabalhamos para maximizar a oferta de diversos métodos de pagamento, como PIX, pagamento online e pagamento na entrega, incluindo o pagamento com a maquininha do iFood e com dinheiro. 

Em casos de pedidos com pagamento na entrega, o valor será recebido pelos entregadores parceiros e, posteriormente, você receberá esses valores junto com os repasses de pagamentos via iFood.

Ainda consigo usar o Sob Demanda para pedidos da área de Entrega Própria?

Sim, para os pedidos da sua área de entrega você ainda poderá contar com a entrega Sob Demanda, desde que esta opção de entrega esteja disponível no momento da solicitação.

E se minha loja estiver aberta, mas a Entrega Parceira iFood não estiver operando?

A Entrega Parceira pode estar temporariamente indisponível por conta dos horários de operação ou disponibilidade de entregadores, mas isso não afeta a operação da sua área de Entrega Própria. O estabelecimento pode continuar recebendo pedidos normalmente, sem qualquer tipo de restrição.

O que fazer se ainda estiver com dúvidas sobre o Plano Entrega Flex?

Caso ainda tenha ficado com dúvidas, entre em contato com seu executivo comercial ou com nosso atendimento pela aba “Chamados e Ajuda” do Portal do Parceiro. Criamos motivos específicos para tirar suas dúvidas sobre o Entrega Flex (“Contrato Entrega Flex” ou “Cobrança Entrega Flex”) e o time de atendimento está pronto para te auxiliar.

Como vocês podem perceber, o Plano Entrega Flex veio para te auxiliar em sua operação. Assim, você pode flexibilizar sua operação e contar com nossa logística nas regiões que achar necessário.

Aproveite sua visita aqui no blog e faça parte do nosso canal no Whatsapp. Fique ligado em todas as nossas novidades em primeira mão!

Por iFood

Por iFood

91 respostas

  1. Infelizmente o plano veio para derrubar as vendas das lojas, pois não conseguimos ditar as taxas para o cliente.

    Dessa forma o cliente atendido pelo Ifood vai pagar uma taxa absurda sendo que o Restaurante poderia subsidiar uma parte.

    Além disso, ainda há o aumento da tarifa cobrada de 12% para 23%

    Mais uma vez os restaurantes têm que pagar financeiramente e cada vez mais se torna inviável a operação de delivery pelo Ifood.

    1. Realmente, cobrar 11% a mais e ainda se vc disponibilizar taxa grátis, vc assume a taxa. é um custo muito elevado. poderia haver por esse 11% um frete mais em conta, ou um frete padrão, para todos os clientes aí ficava a opção da loja assumir o valor ou não.

    2. APROVEITAR E DEIXAR SUGESTÃO, O APP MOTTU, ESTAMOS FAZENDO TESTES, MAS PRA ADIANTAR, EM ROTAS O VALOR SAI ATE 50% MAIS BARATO QUE DO ENTREGA + E SOB DEMANDA. SE TIVER NA SUA CIDADE COMPENSA DE MAIS. O APP E FÁCIL, AQUI EM BH , ATE O MOMENTO MELHOR QUE TA TENDO

      1. Aqui Em Belém a entrega da mottu não funciona, Já estou negociando com A Box delivery só esse mês o Ifood fechou minha loja 4 vezes 2 dessas no Sábado e uma no Domingo melhor dia das vendas, deste que acabou os Operador Logísticos as O.L Ifood fica sacaneando.

    3. Oi, Rossan! Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00. Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00. Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.
      A mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00. 😉

  2. Agora as lojas ou quebram ou ficam ricas… precificar pra ter uma comissao de 12% é uma coisa, precificar pra ter uma comsisao de 23% é outra!
    O pedido que sair na entrega propria vai ficar CARO pq tem que precificar com os 23%… se nao aumentar o valor pra cobrir os 23%, o que sair como parceiro vai quebrar a loja.
    Ou sejam os consumidores finais que vao pagar mais caro, ou só os grandes que tem $$ vao usar a entrega Flex… os pequenos vao fechar a area pra nao ter comissao de 23%, dimunuindo os pedidos e o faturamento!

  3. Uma forma de ganhar mais em cima dos lojistas, as taxas de entrega no entrega + já são mais altas que as do plano entrega, agora aumentar a comissão para 23% e querer falar de melhorias???? Só podem estar de brincadeira!

  4. Achei uma furada, o melhor será ficar com a entrega própria e diminuir o raio de entrega, não tem como colocar valores diferentes para o cliente que compra nesse novo plano, OU você aumenta para adequar os valores e consequentemente perde na entrega própria.

    1. Oi Micheke! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  5. Fudendo com os comerciantes, sem passar lubrificante e sem bjo na boca. Parabéns Ifood entrou rasgando nessa.

  6. Esqueceu dos 150$ de mensalidade só para esse serviço, sem cabimento para pequenas empresas.

    1. Oi, Pedro! A condição de cobrança não mudou. Ou seja, a mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00. 😉

  7. É o grande problema de manter o monopólio! Faz o que quer com as empresas que chama de “parceiro”, qnd na verdade quer sugar até a alma.

  8. Vou ter de fechar minha loja quem vai pagar de 9 a 15 reais de entrega eu cobria 9 reais de todas as minhas entregas o máximo que meus clientes pagavam era 5,99 num raio de 7 quilômetros e agora ele irá pagar 15,99 muita injustiça com as lojas pequenas

  9. São bons de negócios, agora eles ganham os 23 % de comissão, e ainda ficam com a taxa de entrega cobrada do cliente!
    No nosso caso, que os pedidos que saíam na cobertura de área de entrega parceira, eram de R$100,00 a R$ 300,00 , pegando como exemplo a média (R$150,00) ficará R$34,50 só de comissão, mais a taxa de entrega cobrada do cliente por eles (que hoje , a média é 13,99), quase 50 conto por pedido.
    Antes pelo menos eles cobravam a taxa de nós, e simplesmente podíamos repassar o valor ao cliente, arcando somente com a comissão…

  10. Ninguém que ficar com plano entregador do ifood paga 23% e quando não tem motoboy eles fecha sua loja. Aí os Restaurante preferem o plano entrega própria paga menos o ifood não fecha sua loja e se quiser um plus ligava o entrega+ onde vc podia subsidia uma parte do valor da entrega e deixa a outra para cliente. Aqui em Belém do Pará acabou as O.l do ifood depois disso a minha loja que tem plano entregador do ifood só vive fora de área. Acorda ifood quer cobra 23%, cobra mais da o Jeito de colocar entregador na rua porque loja fechada não paga conta

  11. Já está difícil ter lucro, aumentar para 23%, e inviável, além disso antes o Ifood tinha uma representante que visitava e dava um atendimento para discutir os problemas e orientação, hoje tiraram minha % que era 10% e aumentaram para 12% sem nenhum comunicado, ficamos sem ter com quem falar, que pena que o Ifood deixou de ser parceiro e passou a visar o bem próprio.

  12. Como vamos embutir esses 23% da entrega flex em 1 parte dos clientes q pedem na entrega parceira? Já q vamos pagar esses 23% o cliente final ainda vai pagar a taxa de entrega tb? No caso o ifood recebe 2x? 1 do restaurante q vai pagar 1 acréscimo de 11% e o cliente final q vai pagar o frete calculado pelo ifood?

    1. Oi, Sheila! Infelizmente não conseguimos ajudar você por este canal, mas temos uma equipe de suporte à disposição para ajudar você. Isso porque, por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”, ok? Se já tiver feito isso, é só aguardar o prazo para anális

  13. O entrega + é o melhor serviço que o Ifood oferece.
    Não acho justo outro aumento da taxa cobrada do restaurante.
    Realmente está ficando inviável trabalhar de parceria Ifood.

  14. Vai ser um tiro no pé, pois nao conseguiremos reajustar os preços so da entrega parceira, logo não ficara viavel… E eles dizem 23%, só que não ta entrando aí + os 5% da txa de transação, pois so pode ser pagamento on line ou pela maquina deles… O certo é ficar so na entrega propria mesmo e tentar ir jogando os clientes pra entrega propria dando desconto, entrega gratis pra em algum momento sair da plataforma… Parceiro… Parceiro que so quer te arrenbentar

    1. Oi, Tudo bem? Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

  15. AÍFOODE!!! Ifood para Parceiros, uma parceria Caracú. Ifood entra com a Cara e o restaurante com o cú. Um verdadeiro lixo essa mudança, o que é ruim e caro vai ficar péssimo e mais caro ainda.

  16. Esse ifood ganha do motociclista, do restaurante e do cliente, vai ficar ruin pra todos, eu como parceiro motociclista, vou ficar sem lojas pra retirada.

    1. Oi, William! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉

  17. Eu achei esse post extremamente desnecessário. Porque quem conhece o sistema de de entrega própria com entrega parceira sabe que a única mudança feita é na cobrança. Ou seja, 23% de desconto em cima da entrega parceira é pra mais uma vez a conta ser divivida com o restaurante. Eu fico extremamente chateaa porque você não vê nenhum tipo de evolução real. Só foi um monte de informação que já existe com aumento de cobranãs, resumidamente é isso.

  18. Pessoal, alguém saberia me dizer como fica o sob demanda? Não consigo um canal de atendimento que responda a minha dúvida. Se eu não quiser o entrega mais?

    1. Oi, Juliana! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

  19. É muita conversa fiada, estou a mais de 2 anos com entrega+ e não tem essa de mensalidade de R$130, simplesmente quem estava no plano básico pagava R$100 estando com o entrega+ ativado ou não, a mesma coisa era a comissão que seguia com 12%. Agora simplesmente aumenta a comissão para 23% e a mensalidade para R$150 e dizem que é pra melhorar, a pergunta é: Melhorar pra quem?
    E não vem se fazer de desentendido como fez numa resposta aqui nesse post, nessa altura do campeonato o responsável do iFood para parceiro chega aqui e diz:

    “Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.
    A mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00. 😉”

    Não há mudança um caramba, a gente já entendeu o que estão fazendo, nos poupe de tanto sarcasmo.

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