Conheça o Plano Entrega Flex: o que muda e quais suas vantagens

O Plano Entrega Flex veio para substituir o Entrega+, conferindo muito mais flexibilidade e autonomia para nossas lojas parceiras.

O Entrega+ mudou: ele passou a ser o Plano Entrega Flex. Este novo plano oferece o mesmo serviço que nossos parceiros já conhecem: combinar a entrega própria com a entrega do iFood, só que de um jeito mais simples. Agora, além de configurar a área desejada de entrega própria, você conta  com entregas parceiras iFood em até 10km.

Este novo plano foi pensado para ajudar nossas lojas parceiras e irem mais longe, chegando a mais clientes, sem ter toda a preocupação que acompanha essa expansão. 

Neste post, vamos explicar tudo o que mudou com o Plano Entrega Flex e como vai funcionar daqui pra frente. 

O que é o Plano Entrega Flex?

Trata-se de uma nova modalidade de plano do iFood que combina entrega própria com entrega parceira. Nas áreas escolhidas pelo parceiro como de entrega própria, a entrega é realizada com a frota própria da loja parceira. As demais áreas, fixadas em até 10 Km, tornam-se de entrega parceira e são realizadas pelos entregadores parceiros do iFood.

Feitas estas configurações, a área definida pelo parceiro como entrega própria fica automaticamente com prioridade mais alta que a da logística iFood. Desta forma, onde há a área de entrega própria, a entrega é do parceiro. Onde não há, o iFood cobre automaticamente em até 10km.

Assim, no Plano Entrega Flex, as lojas parceiras têm autonomia e flexibilidade para definirem a partir de quando querem contar com a ajuda da entrega parceira iFood.

Confira as principais vantagens do plano:

  • Aumente o potencial de vendas e chegue mais longe: Com uma área de entrega maior, sua loja poderá alcançar mais clientes e tem a oportunidade de aumentar significativamente suas vendas e receita.
  • Maior visibilidade da marca: Torne sua marca mais popular, facilitando a aquisição e retenção de novos clientes.
  • Entrega parceira rastreável: Nos pedidos da área de entrega parceira iFood, tanto restaurante como cliente final acompanham a rota de entrega.
  • Despreocupação com a entrega parceira: Aumenta o raio de entrega sem precisar de novos funcionários ou se preocupar com problemas de entrega, que se tornam responsabilidade iFood.
  • Maior segurança na entrega: Nos pedidos da área de entrega parceira, o iFood avalia os casos que têm possibilidade de reembolso de acordo com a Política de Cancelamento.
  • Mais opções de pagamento: Nos pedidos da área de entrega parceira, o cliente final pode escolher pagar com dinheiro ou maquininha iFood.

O que muda com o Plano Entrega Flex?

Na tabela a seguir, trazemos tudo o que mudou do Entrega+ para o Plano Entrega Flex:

plano entrega flex

Quilometragem atendida pelo iFood

O primeiro ponto de melhoria é que aumentamos o raio de entrega parceira iFood de 7 km para 10 km. Isso ajuda a loja parceira a acessar novos bairros e regiões, abrindo portas para atender novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Forma de cobrança da taxa de comissão

O segundo ponto de mudança é a taxa de comissão. O parceiro segue pagando 12% de comissão na área que realizar a entrega com a frota própria e passa a pagar 23% de comissão nos pedidos entregues por intermediação da entrega parceira iFood, assim como os parceiros que utilizam o Plano Entrega.

É importante relembrar que o iFood garante, nas áreas de entrega iFood, o melhor da nossa logística: alto foco em evitar atrasos na entrega, usando modelos de Inteligência Artificial para predição do tempo de entrega e rastreabilidade dos pedidos.

Atenção: caso tenha alguma condição diferenciada de comissão no seu plano, ela será mantida e proporcional no novo plano Entrega Flex.

Não é mais cobrado frete do restaurante

Antes, no modelo Entrega+, o restaurante pagava uma taxa de entrega ao iFood nos pedidos dentro da área de entrega iFood. No plano Entrega Flex essa cobrança de Frete não existirá..

Na visão financeira, consequentemente a categoria de “Serviços Logísticos” deixa de existir, uma vez que o serviço será cobrado em comissão e não por frete.

Cobrança da taxa de entrega (cliente final)

No Entrega+, as lojas parceiras definiam o valor para todos os raios de entrega. A partir de agora, a loja define o valor apenas para a área de entrega própria. O valor da taxa de entrega determinada pelo iFood para o cliente pode ser consultado diretamente na aba Áreas de Entrega > Entrega Parceira > Taxa e tempo.

Por isso, vale lembrar que, para os parceiros que costumam fazer promoções de taxa de entrega grátis, será necessária uma configuração para área de entrega própria e outra configuração para área de entrega parceira iFood. Para configurar taxa grátis na área de entrega parceira iFood, basta configurar na aba Marketing>Promoções>Taxa de Entrega Flexível, em seu Portal do Parceiro.

Valor da mensalidade

A mensalidade paga também muda: passando de R$130 para R$150, equivalente ao Plano Entrega. 

Lembramos que os parceiros com faturamento mensal inferior a R$1.800 permanecem isentos da taxa.

  • Não há alterações na configuração do Pedido Mínimo. Loja define o valor ideal para sua operação, de R$0 a R$40;
  • Não há mudanças na taxa de processamento para pagamentos online.

Como ativar o Plano Entrega Flex?

Você pode ativar o Plano Entrega Flex no Portal do Parceiro, seguindo os passos abaixo:

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Serviços e soluções”, e clique no cartão com a opção de “Plano Entrega Flex”.
  2. Leia as informações sobre o plano e clique em “Quero contratar“.
plano entrega flex

Como configurar as áreas de Entrega Própria?

Depois de ativar o Plano Entrega Flex, é só seguir os passos abaixo para configurar suas áreas de Entrega Própria.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Áreas de entrega” e clique em “Entrega Própria”.
  2. Clique em “Áreas de entrega e taxas” e, em seguida, em “Minha área”.
  3. Clique em “Editar áreas” e selecione as áreas nas quais você gostaria de entregar com a sua frota própria.
  4. Informe as taxas e tempos de entrega dos pedidos que vão ser atendidos por sua Entrega Própria e, depois, clique em “Salvar”.
  5. Após escolher as áreas e salvar as configurações de entrega, as regiões escolhidas ficarão azuis, destacando as suas áreas de Entrega Própria.

Como saber quais são as áreas de Entrega iFood?

Após a seleção da sua área de Entrega Própria, a área de atuação da Entrega Parceira iFood é gerada automaticamente pelo sistema, sendo limitada até 10km a partir do endereço do seu estabelecimento. 

A área de Entrega Parceira pode variar dependendo da área de cobertura da região da sua loja. 

Pode ocorrer sobreposição de áreas de entrega?

Não, pois as áreas de entrega, depois de configuradas, ficarão bem definidas: as áreas azuis são responsabilidade da loja e, as áreas vermelhas, da Entrega Parceira iFood.

A área de Entrega Parceira iFood será configurada automaticamente, sendo complementar à área de Entrega Própria e considerando um raio de até 10 km de alcance do seu estabelecimento.

O que fazer quando não quiser mais entregar em uma determinada área do mapa?

Após a seleção da sua área de Entrega Própria, o sistema define automaticamente a área de Entrega Parceira iFood em um raio de até 10 km, para garantir uma ampla cobertura e alcançar mais clientes para o seu restaurante. 

Assim, ao determinar uma área de exclusão do mapa, ela automaticamente passa a ser área de Entrega parceira iFood, desde que esteja em uma distância de até 10 km do seu estabelecimento.

Perguntas frequentes

Separamos algumas das principais dúvidas sobre o novo Plano Entrega Flex. Veja só:

Sou elegível para aderir ao Plano Entrega Flex?

Todo restaurante que trabalha com Plano Básico é elegível e pode contratar o Plano Entrega Flex, desde que exista operação logística do iFood na sua região.

Há restrições de entrega na área de entrega parceira?

  • Área de entrega parceira iFood: em momentos críticos, a operação logística do iFood pode sofrer restrições, diminuindo a área de entrega.
  • Área de entrega própria: não é afetada por momentos de criticidade da logística iFood.

Como funciona o cancelamento dos pedidos pelos clientes?

  • Área de entrega parceira iFood: a entrega é garantida para os pedidos já coletados.
  • Área de entrega própria: o restaurante é responsável pelo cancelamento dos pedidos.

Com o Plano Entrega Flex, como ficam as taxas e os tempos de entrega?

A definição das taxas e tempos de entrega será diferente entre as áreas:  

  • Para os pedidos da área de Entrega Própria: o restaurante continua definindo as taxas de entrega cobradas do cliente final e também o tempo de entrega, que pode variar por km.
  • Para os pedidos da área de Entrega Parceira iFood: as configurações de taxas e tempos de entrega mais adequados são determinados automaticamente pelo sistema do iFood.

Como fazer promoções de taxa de entrega grátis na área de Entrega Própria?

Para os pedidos recebidos na área de Entrega Própria, o restaurante pode oferecer taxa grátis para o cliente final através da própria configuração de taxa de entrega no Portal do Parceiro.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Áreas de entrega” e clique em “Entrega Própria”.
  2. Clique em “Áreas de entrega e taxas” e, em seguida, em “Taxa e tempo”.
  3. Altere a taxa de entrega dos raios desejados, possuindo a opção de não cobrar taxa de entrega.

Além disso, a loja também pode oferecer taxa de entrega grátis através da seção de Marketing.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Promoções”.
  2. Escolha e configure as promoções que deseja oferecer taxas grátis para os clientes finais.

Como fazer promoções de taxa de entrega grátis na área de Entrega Parceira iFood?

Para os pedidos recebidos na área de Entrega Parceira iFood, como a taxa de entrega para os clientes é definida e cobrada pelo próprio iFood, a única forma de oferecer taxa grátis para os clientes é através da seção de Marketing.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Promoções”.
  2. Escolha e configure as promoções que deseja oferecer taxas grátis para os clientes finais.

Neste caso, porém, o restaurante assume o custo da taxa de entrega no lugar do cliente, pagando para o iFood a taxa que seria cobrada do cliente.

Como funciona as demais promoções no Plano Entrega Flex?

Para os outros tipos de promoções disponíveis, como Campanha Inteligente, Desconto em itens e Vouchers, não há nenhuma diferença em relação à forma de participação, custo e funcionamento para os pedidos recebidos na área de Entrega Própria e na área de Entrega Parceira iFood. 

Essas promoções podem ser encontradas na seção de “Promoções” no Portal do Parceiro.

Há alterações na forma de se criar promoções?

Para os outros tipos de promoções disponíveis fora a taxa de entrega grátis, como Campanha Inteligente, Desconto em Itens e Vouchers, não há nenhuma diferença em relação à forma de participação, custo e funcionamento para os pedidos recebidos na área de entrega própria e na área de entrega iFood. Essas promoções podem ser encontradas na seção de Marketing > Promoções.

Como configurar o valor de pedido mínimo permitido no Plano Entrega Flex?

Para configurar o seu pedido mínimo, basta entrar na seção “Minha Loja” no Portal do Parceiro.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Minha loja” e clique em “Loja”.
  2. No campo “Pedido mínimo”, defina o valor desejado.

Importante: o restaurante continua tendo autonomia para definir o pedido mínimo, mas este valor não pode ultrapassar o limite de R$40,00

Qualquer valor menor que R$40,00 pode ser configurado, inclusive a possibilidade de R$0,00 ou seja, sem pedido mínimo na loja.

Quais são as formas de pagamento aceitas no Plano Entrega Flex?

Em casos de pedidos feitos dentro da sua área de entrega, você pode selecionar no Portal do Parceiro qualquer forma de pagamento já aceita pelo seu estabelecimento.

  1. No Portal do Parceiro, acesse “Formas de Pagamento“.
  2. Configure as formas de pagamento aceitas na área de Entrega Própria.

Já na área de Entrega Parceria, os meios de pagamento aceitos são definidos pelo iFood. Trabalhamos para maximizar a oferta de diversos métodos de pagamento, como PIX, pagamento online e pagamento na entrega, incluindo o pagamento com a maquininha do iFood e com dinheiro. 

Em casos de pedidos com pagamento na entrega, o valor será recebido pelos entregadores parceiros e, posteriormente, você receberá esses valores junto com os repasses de pagamentos via iFood.

Ainda consigo usar o Sob Demanda para pedidos da área de Entrega Própria?

Sim, para os pedidos da sua área de entrega você ainda poderá contar com a entrega Sob Demanda, desde que esta opção de entrega esteja disponível no momento da solicitação.

E se minha loja estiver aberta, mas a Entrega Parceira iFood não estiver operando?

A Entrega Parceira pode estar temporariamente indisponível por conta dos horários de operação ou disponibilidade de entregadores, mas isso não afeta a operação da sua área de Entrega Própria. O estabelecimento pode continuar recebendo pedidos normalmente, sem qualquer tipo de restrição.

O que fazer se ainda estiver com dúvidas sobre o Plano Entrega Flex?

Caso ainda tenha ficado com dúvidas, entre em contato com seu executivo comercial ou com nosso atendimento pela aba “Chamados e Ajuda” do Portal do Parceiro. Criamos motivos específicos para tirar suas dúvidas sobre o Entrega Flex (“Contrato Entrega Flex” ou “Cobrança Entrega Flex”) e o time de atendimento está pronto para te auxiliar.

Como vocês podem perceber, o Plano Entrega Flex veio para te auxiliar em sua operação. Assim, você pode flexibilizar sua operação e contar com nossa logística nas regiões que achar necessário.

Aproveite sua visita aqui no blog e faça parte do nosso canal no Whatsapp. Fique ligado em todas as nossas novidades em primeira mão!

Picture of Por iFood

Por iFood

95 respostas

  1. A Cada dia que se passa fica pior e mais cobranças!
    Nada melhor, tudo só piora . espero que chegue logo um concorrente para poder facilitar as coisas!

    como pode um app cobrar 28% do restaurante , cobrar a entrega do cliente e ainda tem uma taxa de serviço de 0,99$, já não basta essa arruma de dinheiro que vcs tomam da gente ?
    deixamos de vender mais porque temos que colocar o preço em cima da comissão de vcs, e o preço final chega fora da realidade pro cliente . Ifood ta péssimo, já foi bom …

  2. Aqui Em Belém a entrega da mottu não funciona, Já estou negociando com A Box delivery só esse mês o Ifood fechou minha loja 4 vezes 2 dessas no Sábado e uma no Domingo melhor dia das vendas, deste que acabou os Operador Logísticos as O.L Ifood fica sacaneando.

    1. Oi Rogério! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  3. Só quem ganha com isso é o iFood extorquindo os restaurantes que precisam trabalhar com margem mínima pra aparecer na plataforma e ter alguma chance de vender.

  4. Parem de nos extorquir, muda sim ma comissão pois passa de 17% para 30%, fora essas taxas de entrega abusiva, vai vendo, vai acabar com nossas vendas pois o valor da entrega chega até 25 reais, qual o cliente que vai querer pagar ? Isso é um absurdo ifood, não ta fazendo nada pra melhorar pra gente e sim pra extorquir mais dinheiro nosso. Pena que a uber eats saiu, era cobrado somente os 30% e as taxas de entrega eram baixas!

  5. Isso é um absurdo quer sugar cada centavo nosso, e agora vem com esse plano falando de benéficos, benefícios pra vcs isso sim, se só aumentasse o valor da mensalidade até concordaria, agora aumento na comissão, e essa mudança na taxa de entrega, aumento de raio de entrega pra 10 km, aí a taxa vai sair uns 30,00 reais pro cliente, qual cliente vai querer paga esses valores absurdos de taxa, agora vai mudar não podemos dar desconto na taxa de entrega, o cliente não vai querer pagar valores absurdos de taxa, e vai cair as vendas, vcs nos suga de todo lado até mensalidade de conta digital temos que pagar, absurdos isso, sinto falta da uber eats, tem que vir outra empresa pra nos ajudar

    1. Oi, Carmélia. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  6. O roubo só aumenta, parabéns por ser tão expert em extorquir cada vez mais o pouco que ganhamos através desta plataforma!

  7. Descontratar o entrega + e não contratar o flex. Impossível trabalhar com essas porcentagens, e mensalidade. Ifood só piora.

    1. Oi, Alessandra. Agradecemos pelo seu comentário.
      Estamos empenhados em oferecer melhorias para nossos parceiros. No Plano Entrega Flex, as lojas parceiras têm autonomia e flexibilidade para definirem a partir de quando querem contar com a ajuda da entrega parceira iFood.

  8. Só piora, eu vi um podcast onde o ceo do ifood dizia que o ifood queria que todas as lojas utilizassem seu serviço de entrega, acho que é o oposto certo? Se o objetivo era que as lojas largasse a entrega de vocês para ter a própria, estão de parabéns, estamos com menos vontade de utilizar a entrega de vocês, está mais caro que uber e que qualquer outra plataforma de entrega que oferece exatamente mesmo serviço, exemplo, lala move, bee delivery, acho que a pessoa que toma essas decisões nunca trabalhou em restaurante na vida certo? É o que justifica tantas decisões ruins!

    1. Oi, Fer. Saiba que ainda é possível contar apenas com o plano Básico ou com o plano Entrega. O Plano Entrega Flex oferece às lojas parceiras autonomia e flexibilidade para definirem a partir de quando querem contar com a ajuda da entrega parceira iFood.

  9. Vocês ainda tem audácia de dizer que isso é pra melhoria? Só se for pra vcs, não somos trouxas e isso já é abuso, eu que assim como os motoboy, tá na hora dos estabelecimentos parar e fazer uma manifestação porque o ifood só está fazendo isso, porque sempre aceitamos aa condições quietos, sinto falta da uber eats, o valor da entrega tá mais caro que taxi. Fora os os devios de pedido dos entregadores e esse aumento de raio só vai dar mais dor de cabeça porque quando chove só aparece entregador pra pedido perto. Taxa vai passar de 17% para 30%, fora a mensalidade da conta digital né, nem banco físico anda cobrando mais, ifood cada vez pior, todos os clientes deveriam saber sobre essas coisas, porque acham que ganhamos rios de dinheiro no ifood, e quando aumentamos o preço a maioria não quer comprar mais, pior agora com essa mudança de taxa. É hora dos estabelecimentos voltarem com entrega própria e a vender pelo watsap

  10. Só quem ganha com isso é o iFood extorquindo os restaurantes que precisam trabalhar com margem mínima pra aparecer na plataforma e ter alguma chance de vender.

  11. Palhaçada isso pessoal temos que fazer alguma coisa , fazer uma paralisação nacional de um dia para ninguém trabalhar pra ele não lucrar, que absurdo , faz nem 3 meses que já inventou uma taxa de desconto na conta bancária do Ifood toda semana desconta meu 50,00 reais praticamente

  12. Infelizmente desde que comecei no ifood vejo que estão dificultando muito para os restaurantes, primeiro tiraram os beneficios de pontos por ser super, poxa blz pensei que iriam dar algo em troca, um desconto na mensalidade talvez etc, mais não, só tirou e pronto, não temos um incentivo!

  13. Se o restuarante quiser ele tem que ativar um promoção de entrega grátis que fica na aba promoções…. ai o restaurante paga a taxa e ainda paga 23% kkkkkk fico imaginando a reunião onde foi proposto isso e não teve um filho de Deus pra dizer.. Gente… e o lucro dos restaurantes? Não é importante eles lucrarem? ….

    Antes os restuarante aumentavam os preços para subsidiar as promoções que o ifood adora dar para os clientes.. agora acabou.. pois se ele que cobra pela entrega.. não da mais para embutir isso no produto, pois a entrega grátis é definida por eles.. Essa conta não fecha e o pior absurdo é SABER QUE ELES SABEM QUE ISSO PODE IMPACTAR NO PEQUENO RESTAURANTE… E DIGO MAIS.. IMPACTAR A ECONOMIA DO FOOD SERVICE COMO UM TODOS….Torço que as pessoas que pedem delivery reflitam e voltem a pedir pelo links próprios dos restaurantes e voltem aos salões e mesas e peçam para retirada direto no balcão.

  14. Agora não dá mais por exemplo, colocar uma taxa de R$ 3,99 para 2km e arcar com o restante que o Ifood cobrava pela entrega! Isso chamava muita venda, ao invés disso vai aparecer para o cliente de 2km a taxa imposta pelo Ifood que é R$ 8,99, que cliente vai querer pagar? Qual benefício para a loja, que além disso, passa a pagar de 12% para 23% pelo mesmo serviço? Palhaçada esse Ifood, vamos entrar com processo coletivo, estarei divulgando na minha página , Instagram e whatsapp!

  15. É Lamentável o que a grande maioria dos comerciantes passam por ficarem refém do ifood, o que acontece e que para os grandes funciona, e para quem e pequeno ou novato não funciona, vendem para quem convém.. isso e digo e provo.. e eles ainda ficam empurrando uma monte de campanhas para levar o pouco que você vende.

    e uma vergonha, eu tenho três lojas de frangos assados na brasa com um cardápio rechiado de opções com um custo beneficio super atrativo e mesmo assim não vende nem para pagar o carvão que gasta para manter.

    a vontade que dar e cancelar todos os contratos e mandar a m…

    1. Oi Joao! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  16. O valor da mensalidade será reajustado para 150,00, porém caso peça a entrega parceira e o Ifood nessa ocasião não tem o entregador disponível para fazer minha entrega, então estarei pagando por algo que não recebo!

  17. Tá na hora de todos os restaurantes focarem em tráfego próprio, com o valor alto das taxas a gente paga uma empresa de marketing e ainda temos o dinheiro para investir em publicidade, por isso vemos cada dia mais empresas fazendo o faturamento de um restaurante dobrar vendendo fora do Ifood, tchau Ifood!

  18. Desculpe a franqueza, mais o ifood tem um bando de inconsequentes com objetivo apenas de ganhar dinheiro.
    O plano de entrega + anteriormente atendia acima de 7 km. SERVIÇO RUIM, muitas vezes deixava clientes na mão.
    A mudança agora só tem um objetivo de aumentar o custo para o parceiro e para o cliente e o lucro para o Ifood.
    O ifood tenta a toda hora matar a galinha de ouro deles.

    1. Oi Mariceia! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/07/2024

Entenda o que é aviso prévio trabalhado e quais são as obrigações d...

25/07/2024

Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

25/07/2024

Case de Sucesso: veja como a Estela Pizza alavancou suas vendas log...