Conheça o fluxo de segurança na coleta do pedido

Aprenda sobre o novo fluxo de segurança na coleta do pedido. Garanta uma experiência mais eficiente e livre de fraudes.
3 Min
segurança na coleta do pedido

Pensando em contribuir ainda mais com as operações das lojas parceiras, o iFood está implementando uma nova etapa de segurança na coleta do pedido pela pessoa entregadora. Trata-se de uma forma de evitar fraudes e trocas de pedido nas coletas.

Todo o procedimento é bem simples e ocorre dentro do Gestor de Pedidos. Lá, o restaurante consegue validar o código, ao mesmo tempo que o entregador acessa pelo seu aplicativo.

Continue a leitura e conheça agora mesmo o fluxo de segurança na coleta do pedido!

Como funciona a etapa de validação da coleta do pedido?

O funcionamento é bem simples e intuitivo, tanto para a loja parceira, quanto para o entregador. Confira as 3 etapas:

  • quando a pessoa entregadora informar que chegou na sua loja, ela receberá automaticamente, no aplicativo do entregador, um código de verificação;
  • você deverá solicitá-lo e conferir se o código é o mesmo da comanda ou Gestor de Pedidos, não libere o pedido antes desta etapa;
  • se tudo estiver certo, é só liberar a entrega!

Como validar o pedido com o entregador?

Veja o funcionamento do fluxo de validação do pedido com o entregador!

Experiência visual para Restaurantes

O próprio nome já indica o seu funcionamento. Ou seja, nessa solução não há uma validação com inserção de código, sendo somente visual:

  • pessoa entregadora chega no local de coleta;
  • pessoa entregadora informa o código numérico de coleta;
  • parceiro visualiza o código no Gestor de Pedidos ou na comanda;
  • se o parceiro verificar que o código é o mesmo, libera o pedido à pessoa entregadora.

Visual igual ao de Restaurantes

Já aqui, o fluxo de validação também é bem simples e prático, porém, o procedimento acontece por meio da digitação de um código:

  • pessoa entregadora chega no local de coleta;
  • pessoa entregadora informa o código de coleta;
  • parceiro digita o código informado no SMR para validação;
  • parceiro entrega o pedido.

Vale lembrar também que a digitação não é obrigatória!

Quais são os ganhos em utilizar a validação?

Existem diversas vantagens que podem contribuir com as operações de entrega das lojas parceiras:

  • facilidade e agilidade: o parceiro não precisa de um computador para validar, tornando o processo mais rápido e prático.
  • eficiência: o parceiro não precisa parar para digitar, agilizando o atendimento em horários de pico.
  • familiaridade: a validação visual já faz parte da rotina dos entregadores, tornando o processo simples e familiar para eles;
  • Impacto na Política de cancelamento: se uma pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um motivo relacionado à troca de pedido, o pedido não poderá ser cancelado caso o código já tenha sido validado.

A implementação do fluxo de segurança na coleta do pedido é mais uma demonstração do compromisso do iFood com a segurança e a excelência na experiência dos parceiros. Desfrute de uma entrega tranquila e bem-sucedida!

Aproveite a visita no blog e veja o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!

Respostas de 35

  1. Fomos vitimas de golpes praticados por entregadores do Ifood nos pedidos 4413 (23/05) e 1788 (30/05), apesar de terem informado o código de identificação e o nome dos clientes os mesmos simplesmente desapareceram com os pedidos. Após tomar conhecimento através de novos entregadores fizemos contato pelo Chat e simplesmente negativaram os motos e nos orientaram a informar aos novos motos que informassem que os pedidos já teriam sido levados, outro roubo por parte da análise que efetuaram o cancelamento para os clientes e nos deixaram com o prejuizo. Absurdo o time especializado nas reclamações 53254727 e 53179497 (pedido 4413) e 53245843 e 53295966 (pedido 1788) também julgam não ter-mos direito ao reembolso, será que no próxino roubo vamos ter que registrar Boletim de Ocorrência contra o Ifood?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

30/06/2025

Vantagem competitiva: como criar o diferencial da sua empresa

30/06/2025

Gerenciamento de riscos: 4 dicas de como fazer

30/06/2025

Conheça a nova política de cancelamento iFood

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.