Conheça o fluxo de segurança na coleta do pedido

Aprenda sobre o novo fluxo de segurança na coleta do pedido. Garanta uma experiência mais eficiente e livre de fraudes.
3 Min
segurança na coleta do pedido

Pensando em contribuir ainda mais com as operações das lojas parceiras, o iFood está implementando uma nova etapa de segurança na coleta do pedido pela pessoa entregadora. Trata-se de uma forma de evitar fraudes e trocas de pedido nas coletas.

Todo o procedimento é bem simples e ocorre dentro do Gestor de Pedidos. Lá, o restaurante consegue validar o código, ao mesmo tempo que o entregador acessa pelo seu aplicativo.

Continue a leitura e conheça agora mesmo o fluxo de segurança na coleta do pedido!

Como funciona a etapa de validação da coleta do pedido?

O funcionamento é bem simples e intuitivo, tanto para a loja parceira, quanto para o entregador. Confira as 3 etapas:

  • quando a pessoa entregadora informar que chegou na sua loja, ela receberá automaticamente, no aplicativo do entregador, um código de verificação;
  • você deverá solicitá-lo e conferir se o código é o mesmo da comanda ou Gestor de Pedidos, não libere o pedido antes desta etapa;
  • se tudo estiver certo, é só liberar a entrega!

Como validar o pedido com o entregador?

Veja o funcionamento do fluxo de validação do pedido com o entregador!

Experiência visual para Restaurantes

O próprio nome já indica o seu funcionamento. Ou seja, nessa solução não há uma validação com inserção de código, sendo somente visual:

  • pessoa entregadora chega no local de coleta;
  • pessoa entregadora informa o código numérico de coleta;
  • parceiro visualiza o código no Gestor de Pedidos ou na comanda;
  • se o parceiro verificar que o código é o mesmo, libera o pedido à pessoa entregadora.

Visual igual ao de Restaurantes

Já aqui, o fluxo de validação também é bem simples e prático, porém, o procedimento acontece por meio da digitação de um código:

  • pessoa entregadora chega no local de coleta;
  • pessoa entregadora informa o código de coleta;
  • parceiro digita o código informado no SMR para validação;
  • parceiro entrega o pedido.

Vale lembrar também que a digitação não é obrigatória!

Quais são os ganhos em utilizar a validação?

Existem diversas vantagens que podem contribuir com as operações de entrega das lojas parceiras:

  • facilidade e agilidade: o parceiro não precisa de um computador para validar, tornando o processo mais rápido e prático.
  • eficiência: o parceiro não precisa parar para digitar, agilizando o atendimento em horários de pico.
  • familiaridade: a validação visual já faz parte da rotina dos entregadores, tornando o processo simples e familiar para eles;
  • Impacto na Política de cancelamento: se uma pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um motivo relacionado à troca de pedido, o pedido não poderá ser cancelado caso o código já tenha sido validado.

A implementação do fluxo de segurança na coleta do pedido é mais uma demonstração do compromisso do iFood com a segurança e a excelência na experiência dos parceiros. Desfrute de uma entrega tranquila e bem-sucedida!

Aproveite a visita no blog e veja o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!

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Por iFood

12 respostas

  1. Há uma loja no Rio de Janeiro que está exigindo e obrigando os entregadores a mostrar a tela do celular mesmo o entregador informando o código da coleta o nome do cliente. A Loja é na Teodoro da Silva 474 em vila Isabel – Rio de Janeiro. Este procedimento é o correto? Visto que nem a polícia pode solicitar ver telefone do cidadão. A loja não quis me liberar o pedido mesmo dizendo o código da coleta e nome. A loja pode obrigar o entregador a isso? O ifood concorda com isso?

    1. Oi, Rafael. O perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo.

  2. olá bom dia , o pedido 3659 foi entregue pela loja ,como não tinha nenhum entregador disponível a entrega foi feita pela loja (André) e retirada pelo cliente Eduardo ás 21:20hs,Preciso receber o dinheiro desta venda.

    1. Oi, Keytte. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  3. Recebi um pedido no ifood, fizemos o pedido e aguardamos mais de 20 min. e não apareceu nenhum motoboy, então fizemos a entrega com o proprio motoboy da loja, e assim que foi entregue o pedido um motoboy apareceu. Expliquei o ocorrido e ele reportou que já tinha sido entregue, e pediu para entrar em contato com o suporte, porém o suporte não ajudou basicamente em nada. E estou tentando contestar o cancelamento que o próprio ifood cancelou e colocou que a loja tinha cancelado, e não estou conseguindo obter respostas. Preciso de ajuda!!!!!!!

    1. Oi, Shaiane. Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos. Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso? Assim conseguiremos te ajudar.

  4. boa noite, o pedido 4839 , foi liberado e depois disso chego mais dois motoboys pra retirar, mas ja tinha sido entrega para o cliente , e agora esta dando cancelado, nome da empresa Pastel Dontis

    1. Oi, Pastel Dontis. Como estão? Para conseguirmos analisar melhor seu caso, pedimos que abra um chamado para nossos especialistas acessando a opção “Ajuda” do Portal do Parceiro, tá bem? 😊

  5. Boa tarde.
    Gostaria de contestar um cancelamento do pedido 8598. O pedido foi feito as 13:06, e no app mostrava que o entregador Arnaldo já estava esperando, porém ele não apareceu no local para retirada.As 14:00 o pedido ainda estava na loja e eu, a proprietária quem foi fazer a entrega. No caminho mostrava no app que o entregador Felipe estava no local, e quando cheguei da entrega, também não havia ninguém no local. Até que um terceiro entregador mostrado no app como Thiago, apareceu para fazer a entrega, por volta de quase 15:00 e relatei que eu já havia entregue. O Thiago entrou em contato com o Ifood e fez o cancelamento do pedido. Porém contesto o cancelamento porque o pedido foi feito e entregue por mim, pois já havia recebido mensagem da cliente que estava demorando.
    Aguardo um retorno.
    Grata

    1. Sentimos muito por essa experiência, Danyelle. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil. Por lá eles vão conseguir te ajudar!

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