Pensando em contribuir ainda mais com as operações das lojas parceiras, o iFood está implementando uma nova etapa de segurança na coleta do pedido pela pessoa entregadora. Trata-se de uma forma de evitar fraudes e trocas de pedido nas coletas.
Todo o procedimento é bem simples e ocorre dentro do Gestor de Pedidos. Lá, o restaurante consegue validar o código, ao mesmo tempo que o entregador acessa pelo seu aplicativo.
Continue a leitura e conheça agora mesmo o fluxo de segurança na coleta do pedido!
Como funciona a etapa de validação da coleta do pedido?
O funcionamento é bem simples e intuitivo, tanto para a loja parceira, quanto para o entregador. Confira as 3 etapas:
- quando a pessoa entregadora informar que chegou na sua loja, ela receberá automaticamente, no aplicativo do entregador, um código de verificação;
- você deverá solicitá-lo e conferir se o código é o mesmo da comanda ou Gestor de Pedidos, não libere o pedido antes desta etapa;
- se tudo estiver certo, é só liberar a entrega!
Como validar o pedido com o entregador?
Veja o funcionamento do fluxo de validação do pedido com o entregador!
Experiência visual para Restaurantes
O próprio nome já indica o seu funcionamento. Ou seja, nessa solução não há uma validação com inserção de código, sendo somente visual:
- pessoa entregadora chega no local de coleta;
- pessoa entregadora informa o código numérico de coleta;
- parceiro visualiza o código no Gestor de Pedidos ou na comanda;
- se o parceiro verificar que o código é o mesmo, libera o pedido à pessoa entregadora.
Visual igual ao de Restaurantes
Já aqui, o fluxo de validação também é bem simples e prático, porém, o procedimento acontece por meio da digitação de um código:
- pessoa entregadora chega no local de coleta;
- pessoa entregadora informa o código de coleta;
- parceiro digita o código informado no SMR para validação;
- parceiro entrega o pedido.
Vale lembrar também que a digitação não é obrigatória!
Quais são os ganhos em utilizar a validação?
Existem diversas vantagens que podem contribuir com as operações de entrega das lojas parceiras:
- facilidade e agilidade: o parceiro não precisa de um computador para validar, tornando o processo mais rápido e prático.
- eficiência: o parceiro não precisa parar para digitar, agilizando o atendimento em horários de pico.
- familiaridade: a validação visual já faz parte da rotina dos entregadores, tornando o processo simples e familiar para eles;
- Impacto na Política de cancelamento: se uma pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um motivo relacionado à troca de pedido, o pedido não poderá ser cancelado caso o código já tenha sido validado.
A implementação do fluxo de segurança na coleta do pedido é mais uma demonstração do compromisso do iFood com a segurança e a excelência na experiência dos parceiros. Desfrute de uma entrega tranquila e bem-sucedida!
Aproveite a visita no blog e veja o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!
12 respostas
Tecnologias de autenticação estão bastante desenvolvidas e podem ser autenticadas até mesmo quando a rede de dados não está disponível.
Há uma loja no Rio de Janeiro que está exigindo e obrigando os entregadores a mostrar a tela do celular mesmo o entregador informando o código da coleta o nome do cliente. A Loja é na Teodoro da Silva 474 em vila Isabel – Rio de Janeiro. Este procedimento é o correto? Visto que nem a polícia pode solicitar ver telefone do cidadão. A loja não quis me liberar o pedido mesmo dizendo o código da coleta e nome. A loja pode obrigar o entregador a isso? O ifood concorda com isso?
Oi, Rafael. O perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo.
olá bom dia , o pedido 3659 foi entregue pela loja ,como não tinha nenhum entregador disponível a entrega foi feita pela loja (André) e retirada pelo cliente Eduardo ás 21:20hs,Preciso receber o dinheiro desta venda.
Oi, Keytte. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Recebi um pedido no ifood, fizemos o pedido e aguardamos mais de 20 min. e não apareceu nenhum motoboy, então fizemos a entrega com o proprio motoboy da loja, e assim que foi entregue o pedido um motoboy apareceu. Expliquei o ocorrido e ele reportou que já tinha sido entregue, e pediu para entrar em contato com o suporte, porém o suporte não ajudou basicamente em nada. E estou tentando contestar o cancelamento que o próprio ifood cancelou e colocou que a loja tinha cancelado, e não estou conseguindo obter respostas. Preciso de ajuda!!!!!!!
Oi, Shaiane. Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos. Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso? Assim conseguiremos te ajudar.
boa noite, o pedido 4839 , foi liberado e depois disso chego mais dois motoboys pra retirar, mas ja tinha sido entrega para o cliente , e agora esta dando cancelado, nome da empresa Pastel Dontis
Oi, Pastel Dontis. Como estão? Para conseguirmos analisar melhor seu caso, pedimos que abra um chamado para nossos especialistas acessando a opção “Ajuda” do Portal do Parceiro, tá bem? 😊
Boa tarde.
Gostaria de contestar um cancelamento do pedido 8598. O pedido foi feito as 13:06, e no app mostrava que o entregador Arnaldo já estava esperando, porém ele não apareceu no local para retirada.As 14:00 o pedido ainda estava na loja e eu, a proprietária quem foi fazer a entrega. No caminho mostrava no app que o entregador Felipe estava no local, e quando cheguei da entrega, também não havia ninguém no local. Até que um terceiro entregador mostrado no app como Thiago, apareceu para fazer a entrega, por volta de quase 15:00 e relatei que eu já havia entregue. O Thiago entrou em contato com o Ifood e fez o cancelamento do pedido. Porém contesto o cancelamento porque o pedido foi feito e entregue por mim, pois já havia recebido mensagem da cliente que estava demorando.
Aguardo um retorno.
Grata
Sentimos muito por essa experiência, Danyelle. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil. Por lá eles vão conseguir te ajudar!
Boa tarde, o entregador retirou o pedido e não entrego para o cliente e não devolvel da a minha loja, simplistamente ficou com o pedido pra ele
26/07/2024
11:52
Entregador chegou na loja
26/07
11:46
Código de coleta confirmado
26/07
11:46