Pensando em contribuir ainda mais com as operações das lojas parceiras, o iFood está implementando uma nova etapa de segurança na coleta do pedido pela pessoa entregadora. Trata-se de uma forma de evitar fraudes e trocas de pedido nas coletas.
Todo o procedimento é bem simples e ocorre dentro do Gestor de Pedidos. Lá, o restaurante consegue validar o código, ao mesmo tempo que o entregador acessa pelo seu aplicativo.
Continue a leitura e conheça agora mesmo o fluxo de segurança na coleta do pedido!
Como funciona a etapa de validação da coleta do pedido?
O funcionamento é bem simples e intuitivo, tanto para a loja parceira, quanto para o entregador. Confira as 3 etapas:
- quando a pessoa entregadora informar que chegou na sua loja, ela receberá automaticamente, no aplicativo do entregador, um código de verificação;
- você deverá solicitá-lo e conferir se o código é o mesmo da comanda ou Gestor de Pedidos, não libere o pedido antes desta etapa;
- se tudo estiver certo, é só liberar a entrega!
Como validar o pedido com o entregador?
Veja o funcionamento do fluxo de validação do pedido com o entregador!
Experiência visual para Restaurantes
O próprio nome já indica o seu funcionamento. Ou seja, nessa solução não há uma validação com inserção de código, sendo somente visual:
- pessoa entregadora chega no local de coleta;
- pessoa entregadora informa o código numérico de coleta;
- parceiro visualiza o código no Gestor de Pedidos ou na comanda;
- se o parceiro verificar que o código é o mesmo, libera o pedido à pessoa entregadora.
Visual igual ao de Restaurantes
Já aqui, o fluxo de validação também é bem simples e prático, porém, o procedimento acontece por meio da digitação de um código:
- pessoa entregadora chega no local de coleta;
- pessoa entregadora informa o código de coleta;
- parceiro digita o código informado no SMR para validação;
- parceiro entrega o pedido.
Vale lembrar também que a digitação não é obrigatória!
Quais são os ganhos em utilizar a validação?
Existem diversas vantagens que podem contribuir com as operações de entrega das lojas parceiras:
- facilidade e agilidade: o parceiro não precisa de um computador para validar, tornando o processo mais rápido e prático.
- eficiência: o parceiro não precisa parar para digitar, agilizando o atendimento em horários de pico.
- familiaridade: a validação visual já faz parte da rotina dos entregadores, tornando o processo simples e familiar para eles;
- Impacto na Política de cancelamento: se uma pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um motivo relacionado à troca de pedido, o pedido não poderá ser cancelado caso o código já tenha sido validado.
A implementação do fluxo de segurança na coleta do pedido é mais uma demonstração do compromisso do iFood com a segurança e a excelência na experiência dos parceiros. Desfrute de uma entrega tranquila e bem-sucedida!
Aproveite a visita no blog e veja o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!