Conheça as mudanças na tela de avaliação

Conheça as mudanças na tela de avaliação do iFood e saiba como você pode ter ainda mais clareza nesse monitoramento!

Monitorar as avaliações dos clientes é um papel importante no dia a dia de um delivery. Isso porque, com as avaliações, você coleta as experiências positivas das suas entregas, além de poder mapear melhorias na sua operação.

A boa notícia é que está em fase de implementação novas mudanças na tela de avaliação. O objetivo é permitir que você tenha mais clareza sobre a satisfação do seu cliente, podendo atuar com mais efetividade nos casos.

Continue a leitura e conheça as mudanças na tela de avaliação!

Como funciona a avaliação para o cliente?

Ao concluir um pedido, o cliente avalia a entrega considerando uma nota entre 1 a 5 estrelas. Além disso, o consumidor pode indicar atributos que contribuíram para a avaliação, como comida saborosa; boa embalagem; boa quantidade; entre outros.

Outro espaço importante para monitorar a satisfação do cliente é a caixa de comentários. O cliente pode atribuir um detalhamento do ocorrido, compartilhando algum elogio ou até insatisfação.

Moderação da avaliação

A moderação da avaliação feita pelo iFood pode ocorrer quando o cliente atribuir uma nota, justificando um motivo que não tenha relação com a entrega da loja.

Um exemplo é se o cliente tiver um problema na entrega parceira e, ainda assim, penalizar o restaurante com uma nota negativa. Nesse caso, vale a pena solicitar que o iFood modere a avaliação.

Você pode solicitar a moderação de uma avaliação nas seguintes ocasiões:

  • Quando conter ofensas, palavrões ou discurso de ódio;
  • Quando a reclamação for sobre o iFood e não sobre sua loja;
  • Quando o item avaliado não fizer parte do pedido feito;
  • Quando um comentário conter suspeita de pedido trote.

Quais foram as mudanças na tela de avaliação?

As mudanças na tela de avaliação foram implementadas em busca de oferecer uma melhor experiência aos parceiros.

​​Agora, as telas de avaliação são baseadas na exibição padrão dos componentes de um formulário, permitindo a criação por meio de elementos pré-definidos. Esses elementos serão apresentados no Portal do Parceiro.

Na aba “Desempenho” da nova tela de avaliação você consegue visualizar:

  • total de Avaliações da loja nos últimos 90 dias;
  • nota média da loja considerando os últimos 90 dias e a distribuição de cada nota;
  • tags positivas e negativas selecionadas sobre o pedido;
  • resposta sobre a entrega;
  • tags positivas e negativas selecionadas sobre a entrega;
  • link para a página de Política de Avaliações.

Ao clicar na aba superior “Avaliações e Comentários” você encontrará uma versão similar à anterior. As alterações realizadas se concentram na parte de filtros, em que foram reduzidos para os mais utilizados.

As mudanças implementadas consideram:

  • agora só é possível consultar os últimos 90 dias, e não mais 90 dias de qualquer período do ano;
  • os filtros foram reduzidos para uma página mais funcional e objetiva;
  • a página vem filtrada pela data da avaliação, assim como a página de Desempenho, visando trazer mais clareza no entendimento das datas.
  • os status agora têm uma nova nomenclatura, mais objetiva e com cores que auxiliam no entendimento do que é válido e do que foi descartado.

Ao clicar no número do pedido, destacado em vermelho e localizado na primeira coluna, uma janela é aberta apresentando os detalhes. Nessa janela você visualiza a nota, atributos adicionados pelo consumidor e comentário. É por lá também que você pode responder ao cliente.

Caso queira solicitar a moderação da avaliação, você pode clicar na aba superior da janela aberta, ler as orientações e confirmar a solicitação.

Com as mudanças na tela de avaliação você tem ainda mais autonomia e transparência para monitorar a satisfação do seu cliente, atuando em ações que ajudem a melhorar cada vez mais suas entregas.

O que acha de conhecer outras melhorias implementadas pelo iFood para melhorar a sua experiência? Acesse o espaço de Melhoria Contínua!

72 respostas

  1. Boa tarde,
    estou com uma dúvidas nos cupons conquistados pela pontução da loja no programa super restaurante, eu queria saber se os códigos de cupons que o ifood fornece para o restaurante enviar pra seus clientes, se eles podem gastar os cupons em outros restaurantes?

  2. Oi, Fabiana! Obrigado pelo seu comentário com feedback. Estamos empenhados a melhorar cada vez mais nossas ferramentas, visando entregar uma experiência cada vez melhor a você.

  3. Boa noite meu endereço no cadastro ifood está correto porém o aplicativo manda o entregador pra outro lugar trazendo para meu restaurante reclamações por causa da demora. Já abri chamado e não obtive resposta.

    1. Oi, Edu. Poxa, sentimos muito por isso e vamos te ajudar, tá? Fala com a gente pelo direct do Instagram (@ifoodparaparceiros) para entendermos melhor o caso.

  4. Concordo com o Nair Silva, as avaliações por comentários é muito negativo para o restaurante, muitas das vezes é por conta de um imprevisto, um problema interno e o cliente acaba afastando futuros clientes por conta daquele comentário.

  5. Voltem com as avaliações aparecendo em tempo real. Hoje mesmo dia 12/01 não consigo as ver as avaliações feitas hoje ainda nos pedidos ja feitos e avaliados. Quando aparecia em tempo real, tínhamos mais tempo hábil até de resolver o que precisar resolver. Nos queima com o cliente quando falamos que ainda não vimos a avaliação.

  6. O restaurante também deveria avaliar o cliente, que as vezes trata a gt como se fosse animal, zero educação!

  7. Deveria deixar o comentário visível para os clientes, isso influencia na hora de decidir comprar ou não, ao ler comentários sobre nossa loja, não faz sentido deixar esses comentários ocultos, independente se a entrega é própria ou por entrega do ifood, o comentário deveria estar visível para todos.

  8. Acho importante deixar o comentário visível para os clientes, isso influencia na hora de decidir comprar ou não, ao ler comentários sobre nossa loja, não faz sentido deixar esses comentários ocultos, independente se a entrega é própria ou por entrega do ifood, o comentário deveria estar visível para todos.

  9. Voltem com as avaliações aparecendo em tempo real. Quando aparecia em tempo real, tínhamos mais tempo hábil até de resolver o que precisar resolver. Nos queima com o cliente quando falamos que ainda não vimos a avaliação.

  10. É injusto as nossas respostas das avaliações não aparecerem mais para os clientes. Se o cliente tem o direito de reclamar, também temos que ter o direito de deixar clara a situação para todos os clientes que vão analisar nossas avaliações

    1. Concordo, deveria ter uma forma de avaliarmos os clientes, para que não fiquemos reféns de maus clientes e que estes aprendam a se comportar devidamente.

  11. Misericórdia! o que está acontecendo com a plataforma do ifood na minha região eu era a terceira a aparecer na minha lista e desde de ontem 24/03/2023 não sei o que aprontaram,daí colocaram lojas de longe e com taxas altas aqui na minha região e eu e outras lojas com taxa grátis jogaram em décimo terceiro pra mais,o que está acontecendo? Os clientes sumiram e o meu ifood não toca mais como antes. Vcs estão tentando ajudar as lojas grandes e prejudicar as pequenas,na verdade estou tentando entender,qual é a intenção da plataforma. Só sei que estás mudanças estão prejudicando muito a minha loja e com certeza outra tmb que são do mesmo nível que a minha. Pelo amor de Deus a gente paga o que vcs pedem ,mais precisamos de resultado.

    1. Oi, Renata! Assim que possível, converse com nosso time de especialistas pelo atendimento disponível na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Estamos à disposição para te ajudar!

  12. Misericórdia! o que está acontecendo com a plataforma do ifood na minha região eu era a terceira a aparecer na minha lista e desde de ontem 24/03/2023 não sei o que aprontaram,daí colocaram lojas de longe e com taxas altas aqui na minha região e eu e outras lojas com taxa grátis jogaram em décimo terceiro pra mais,o que está acontecendo? Os clientes sumiram e o meu ifood não toca mais como antes. na verdade estou tentando entender,qual é a intenção da plataforma. Só sei que estás mudanças estão prejudicando muito a minha loja e com certeza outra tmb que são do mesmo nível que a minha. Pelo amor de Deus a gente paga o que vcs pedem ,mais precisamos de resultado.

    1. Oi, Renata. Assim que possível, converse com nosso time de especialistas pelo atendimento disponível na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Estamos à disposição para te ajudar!

  13. Lamentavelmente, o iFood parece não ter experiência alguma como restaurante, de fato, e continua agindo como um “juiz para causa própria”, sem dar a mínima importância para o trabalho árduo e o valor de seus “parceiros”, que soa demagogo vindo do iFood. Os restaurantes parecem ser o vilões e os clientes os santos na perspectiva do iFood. Não podemos nos proteger de clientes arrogantes e que não sabem avaliar, que avaliam apenas em razão do seu bel-prazer. Que tal criar um mecanismo para que os restaurantes possam avaliar ou mesmo bloquear determinados clientes?? Existem clientes que, tenho certeza, que nenhum restaurante gostaria de ter.

  14. Recebi algumas avaliações de clientes e até hoje não foram publicadas para o publico ver.

    Gostaria de resolver esse problema visto que avaliações são importantes para clientes novos

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