O lead time foca na otimização dos processos e uma entrega de excelência ao consumidor. Estabelecimentos como lanchonetes e restaurantes que levam essa métrica em consideração só têm a ganhar em produtividade e satisfação dos clientes.
Mas para isso, é preciso entender do que se trata esse conceito e como ele faz parte do dia a dia do seu estabelecimento. Assim, será possível aproveitar as vantagens e os resultados que ele tem a oferecer.
Saiba agora o que é lead time, sua importância para o negócio e como fazer para implementar ações que reduzam esse indicador.
O que é lead time?
O lead time pode ser definido como o ciclo de produção da matéria-prima até a entrega do item ao consumidor. Ou seja, é o tempo gasto para que um produto seja entregue, desde quando o cliente realiza o pedido até esse produto chegar ao endereço solicitado.
Em restaurantes e lanchonetes, por exemplo, esse processo envolve etapas com início no pedido via aplicativo, telefone ou site. Depois, passa pela produção do item, envio e, finalmente, a entrega. Toda essa trajetória passa por áreas como logística de produção, estoque, fornecedores e transporte para o cliente.
Por que o lead time é importante?
Segundo João Barcelos, embaixador do iFood, é preciso cuidado para “evitar que o cliente receba o produto frio ou fora do tempo de entrega”, o que vai comprometer a credibilidade do negócio e a satisfação do consumidor.
A atenção ao lead time ajuda a identificar as lacunas e oportunidades na jornada que o produto atravessa até chegar ao cliente. A métrica permite planejar e otimizar a trajetória dos itens, desde a organização do estoque até o acompanhamento das entregas pelo módulo de expedição.
No ramo de alimentação, é ainda mais urgente a necessidade de fazer com que o prazo de entrega seja o mais breve possível. Afinal, o consumo envolve tanto a necessidade de saciar a fome como o prazer de saborear o alimento. João lembra que “você precisa que o pedido chegue rápido ao seu cliente para ter uma boa avaliação”.
Reduzir o lead time traz mais agilidade e qualidade aos processos, proporcionando uma entrega mais rápida. Além disso, ajuda a prevenir o surgimento de problemas, bem como definir soluções estratégicas para garantir a satisfação dos clientes.
Como reduzir o lead time?
Reduzir o lead time é uma ação relevante para se manter à frente da concorrência. Por isso, veja quais ações aplicar no dia a dia.
Identifique os gargalos da produção
Revisar as etapas de produção dos alimentos e identificar o que prejudica o lead time do processo é o primeiro passo para otimizar o ciclo de produção. Essa tarefa envolve desde a aquisição de insumos até a organização do estoque e logística de entrega.
A atenção a esses detalhes permite visualizar os pontos de melhoria, tornando as etapas de produção mais eficientes.
Padronize os processos
Ao trabalhar o lead time, você também deve aplicar a padronização e automação dos processos de produção dos itens. Além de trazer mais dinamismo e agilidade nos preparos, padronizar as etapas de forma estratégica reduz as chances de erros e atrasos.
Outra dica de João é “organizar a sua produção antes de abrir o delivery, conferindo se todos os produtos estão devidamente organizados, o que vai garantir uma entrega mais rápida”.
Invista em tecnologia
Equipamentos profissionais para a cozinha, sistemas de gestão de estoque e de pedidos são exemplos de tecnologias que merecem ser implementadas no seu estabelecimento. Isso porque uma boa infraestrutura e ferramentas auxiliares potencializam a redução do lead time.
Outra opção para agradar os clientes oferecendo mais comodidade e agilidade é a entrega por delivery. Nesse sentido, os aplicativos de entrega ajudam a dar mais agilidade na hora de fazer o pedido, melhorando a experiência do consumidor.
A otimização do lead time traz grande influência para que cliente passe a dar preferência ao seu negócio não apenas pela qualidade dos itens, mas também pelo nível de entrega. Afinal, agiliza os preparos e o tempo de entrega, aumentando a confiança do consumidor no seu empreendimento.
Baixe agora mesmo o Guia Completo sobre Logística de Delivery e entenda como otimizar ainda mais as suas entregas!