O que é e como funciona a Logística Integrada?

A logística integrada é uma estratégia focada no cliente. Para saber mais sobre o tema e implementá-la no seu delivery, confira este post completo!

A logística integrada é um termo que ganhou bastante popularidade no mercado. Isso porque ela representa um forma de se destacar no setor, proporcionando maior eficiência e competitividade às empresas.

No contexto de hoje, a tecnologia é um componente crucial na integração entre logística e cadeia de suprimentos. Ela não só torna mais acessível o conhecimento sobre o tema, como possibilita ferramentas das mais diversas para aplicar esse conhecimento na prática diária de um estabelecimento alimentício.

Confira o funcionamento da logística integrada e como ela pode ser adotada no negócio com ajuda da tecnologia!

O que é logística integrada e como funciona?

A logística integrada pode ser considerada a integração da logística com a cadeia de suprimentos. É a coordenação de todos os processos, desde a origem do produto até a entrega ao cliente, na intenção de gerar um fluxo mais ágil e sem entraves.

A compra de insumos junto a fornecedores, a gestão de estoque e o atendimento ao cliente são apenas alguns pontos da logística integrada a serem trabalhados.

Assim como a TI tem um papel de suma importância em vários setores das empresas, com a logística ocorre algo parecido. Ela precisa estar aplicada em todo o processo.

Dito isso, para que se entenda o funcionamento da logística integrada, é preciso listar e explicar algumas de suas principais áreas, que são os suprimentos, a distribuição, o atendimento ao cliente e a gestão da informação.

Suprimentos

Na hora de compor ou repor um estoque, é preciso que o setor de compras entre em ação: essa é a parte de suprimentos da logística integrada. Vale destacar que outros produtos também precisam ser levados em conta, como itens de limpeza e produtos usados em escritório.

A ideia de integrar suprimentos com logística é operar com mais eficiência, tendo em vista também o transporte e a gestão de todos os materiais comprados.

Distribuição

A distribuição diz respeito aos processos adotados na entrega de mercadorias aos clientes. Algumas atividades relacionadas são:

  • uso de Centros de Distribuição, ou CDs;
  • contratação de transportadores privados ou os Correios;
  • roteirização.

Atendimento ao cliente

Independentemente de o cliente ser uma pessoa física ou jurídica, é preciso atender bem às suas necessidades. Um dos objetivos de adotar a logística integrada é não fazê-lo esperar muito, principalmente quando se trata de um empreendimento do ramo alimentício.

A consequência para o empresário de um mau serviço no atendimento é menos receita e muita insatisfação. Dito isso, a logística integrada se propõe a medir, por meio de indicadores, o nível de satisfação dos clientes em relação ao serviço e entrega dos seus itens.

Gestão da informação

Basicamente, a gestão da informação é a TI integrada à logística. Um dos principais motivos dessa integração é o monitoramento de processos, visando encontrar e corrigir pontos de ineficiência.

Um dos softwares que podem ser empregados para esse fim é o Supply Chain Management, ou SCM. Ele realiza, entre outras atividades, a gestão de dados, finanças e fluxos de mercadorias. Nunca é demais lembrar que as tendências na logística são fortemente caracterizadas por tecnologia e automação.

Qual a importância da logística integrada para uma empresa?

A logística integrada tem o potencial de mudar uma empresa de patamar. Isso costuma acontecer quando o nível de satisfação dos clientes é elevado, sendo um reflexo de processos otimizados e eficientes.

Redução de custos

Com a logística integrada, o risco de o setor de compras errar na aquisição de novos itens para o estoque é menor. Além disso, os retrabalhos passam a ser menos frequentes, o que também gera economia de tempo e dinheiro para o negócio. Na prática, a boa comunicação entre os setores é um dos fatores que mais gera a tão desejada redução de custos.

Agilidade de processos

A agilidade dos processos ocorre, justamente, à medida que os setores se comunicam melhor entre si. Os sistemas passam a funcionar de modo integrado, proporcionando a gestores e colaboradores uma visão sistêmica das operações em uma única interface, o que facilita a tomada de decisão e produção de relatórios.

Vantagem competitiva

A fluidez e padronização nos processos logísticos contribuem para uma empresa se destacar no mercado. Para isso, é de suma importância monitorar continuamente e implementar melhorias e ajustes sempre que necessário, com o auxílio de softwares integrados e colaboradores capacitados. Vale destacar que essa vantagem competitiva também se dá pela prática de preços mais justos, condizentes com o mercado e com o perfil dos clientes.

Maior lucratividade

À medida que os custos são reduzidos e os processos são otimizados, uma possível consequência é o aumento da lucratividade. Decisões acertadas dos gestores também são importantes nesse sentido, aumentando a base de clientes e o índice de satisfação deles, que vão passar a fazer negócios com mais recorrência.

Quais são os principais objetivos da logística integrada?

A logística integrada foi desenvolvida com foco no cliente. Isso significa que os processos, softwares e capital humano empregados devem ter por objetivo final a máxima satisfação do consumidor. Portanto, é uma abordagem não mais centrada no negócio, mas sim em quem compra dele, sendo pessoa física ou jurídica.

Como a logística integrada pode ser aplicada no delivery?

A logística de delivery tem particularidades. Uma delas é o transporte das refeições, que deve ser feito com muito cuidado, mesmo em pequenos trajetos, além de muito bem coordenado. Com isso em mente, ter um sistema que faça a gestão e monitoramento das entregas pode fazer a diferença, proporcionando redução de custos e aumento da lucratividade.

Implementar uma boa logística para delivery pode trazer uma experiência positiva para o cliente, que assim tem mais chance de divulgar o estabelecimento a outras pessoas, fazer boas avaliações do local, entre outras atitudes que contribuem para a reputação e conhecimento da marca.

Nesse sentido, é preciso ter atenção aos diversos aspectos no processo de entrega, como a temperatura dos alimentos transportados, a área de cobertura, o uso de embalagens apropriadas, o gerenciamento do ritmo de entregas, entre outros.

Todos esses elementos, quando pensados em termos estratégicos, fazem parte da logística integrada. Para quem busca melhorar e facilitar a operação logística, o iFood tem uma solução chamada Entrega Fácil, que disponibiliza a rede de pessoas entregadoras parceiras para o transporte de pedidos realizados por diversos meios, como redes sociais ou WhatsApp, e não só pelo aplicativo.

Que tal conhecer melhor as possibilidades e vantagens do Entrega Fácil? Para isso, acesse a página de parceiros do iFood e faça seu cadastro!

Por iFood

Por iFood

4 respostas

  1. Gostaria de receber informações mais,Eu moro em Boa esperança MG estou pesquisando com entrega para minha cidade,pretendo trabalhar fim de semana , com produtos alimentação.Como em contrato o serviço etc.

  2. Bom dia!
    Gostaria de fazer contato com o depto responsável por aquisição de centros de distribuição, CD’s.
    Tenho um prédio ótima localização e que serve muito bem como centro de distribuição.

    1. Oi Abrao, tudo bem? Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções