ENTREGA FÁCIL
Tá esperando o que pra deixar a gestão do delivery da sua loja mais simples, contando com a qualidade e tecnologia iFood? Organize as suas entregas em um único lugar com praticidade e segurança no seu dia a dia.
* Cotação direto no Gestor.
* Novo: Facilidade na atualização de endereço.
* Multipedidos: faça uma única solicitação para diferentes pedidos e tenha condições especiais.
* Métodos de pagamento: seu cliente pode pagar no momento da entrega.
* Rastreamento: você e seu cliente acompanham a pessoa entregadora em tempo real.
* Novo: Possibilidade de integração de múltiplas lojas.
* Você só paga o frete quando usar! O valor é calculado conforme a distância da entrega.
* Não tem custos extras ou de comissão.
* Lojas parceiras do iFood com plano Básico ou Entrega podem usar.
Veja como é simples usar:
Lojas integradas também podem usar o Entrega Fácil por meio do módulo Shipping, da merchant-API. Esse módulo disponibiliza dois endpoints:
Informações como valor, disponibilidade de entrega e janela de tempo.
Por exemplo: id do pedido, itens que o compõem, valores dos itens e dados de entrega do cliente.
A integração deve ser feita mediante a permissão da loja parceira. Para que o Entrega Fácil fique disponível, pode ser necessário contratá-lo pelo Portal do Parceiro, na vitrine de serviços.
Não vende no iFood? Cadastre-se para saber mais sobre nossas soluções logísticas!
O caminho certo pra ter a melhor experiência com o Entrega Fácil!
Você também deve informar o nome do cliente e o número do seu telefone. Esse contato será usado caso a pessoa entregadora tenha dificuldade para localizar o cliente.
Não se preocupe. Esses dados não são utilizados pelo iFood. Sua única função é auxiliar a pessoa entregadora a levar o seu pedido até o seu cliente.
Atendimento e suporte: O iFood também disponibiliza um time de atendimento e suporte preparado para sanar suas dúvidas, além de auxiliar em eventuais problemas durante o uso do Entrega Fácil.
O Entrega Fácil ajuda você a entregar todos os seus pedidos, recebidos nos seus canais de vendas além do app. Se precisar de apoio para o seu delivery, é só solicitar o serviço e contar com os entregadores parceiros iFood para entregar pedidos recebidos por telefone, WhatsApp, aplicativo ou site próprio, redes sociais e muito mais.
Basta acessar no Gestor de Pedidos iFood ou entrar em contato com sua integradora para fazer a integração, e solicitar o entregador parceiro iFood para o seu delivery! Você só paga por entrega.
O Entrega Fácil é um serviço sem taxas ou comissões. Você paga somente pelo valor do frete (e pode repassar diretamente ao seu cliente, se preferir). Mais de 65% dos pedidos são entregues em até 30 minutos.
Você pode combinar no seu negócio diferentes estratégias de vendas, utilizando canais como:
Com o Entrega Fácil, não importa em qual canal você fez a venda: você pode contar com o apoio do iFood.
Como contratar o Entrega Fácil
O Entrega Fácil já está disponível para todos os parceiros que estão dentro das áreas que possuem entrega pelo iFood. Confira a disponibilidade no Portal do Parceiro, no menu “Serviços”
Para solicitar o Entrega Fácil é bem simples! Acesse o Gestor de Pedidos iFood e clique no botão Solicitar Entrega Fácil. Logo depois, é só seguir os passos:
Durante a solicitação de entrega fácil, ao inserir o endereço do seu cliente, você será informado sobre qual será o valor de frete para essa solicitação. Antes mesmo de finalizar a solicitação do Entrega Fácil.
Ao utilizar o Entrega Fácil, você tem acesso facilitado e transparente às informações de cobrança do frete. Acessando o menu “Financeiro” no Portal do Parceiro você tem visibilidade do custo referente a cada serviço.
Importante: você não paga comissão e nem mensalidade.
Atualmente você pode solicitar o Entrega Fácil para pedidos que já foram pagos ao restaurante via PIX, QrCode, Picpay ou outro canal de pagamento. Ou seja, seu cliente já realizou o pagamento deste pedido e você precisa apenas que o pedido seja entregue em segurança para seu cliente.
Temos uma grande novidade! Agora você também pode contar a opção de cobrança no momento da entrega com a maquininha iFood. Essa é mais uma opção de pagamento para você conquistar mais clientes e dar outras opções para os que compram na sua loja.
Como funciona a cobrança na Entrega?
A cobrança na entrega é uma forma de você cobrar o valor do pedido quando o seu cliente prefere pagar direto na maquininha via iFood com o cartão de crédito ou débito.
Para saber se estará disponível a utilização de pagamento na entrega, ao solicitar o Entrega Fácil, basta colocar o endereço do seu cliente e consultar quais tipos de pagamento você pode escolher.
Ao ver quais tipos de pagamento estão disponíveis, informe ao seu cliente para que ele escolha qual a forma e bandeira do cartão vai utilizar para pagar.
Na próxima tela você adiciona a forma de pagamento e bandeira que o cliente deseja.
Atenção! Quando a demanda de pedidos estiver muito alta, a opção de cobrança na maquininha não aparece como uma forma de pagamento disponível.
Como funciona o repasse desses valores?
Em casos de pedidos com pagamento na entrega com a máquina do iFood, o valor será recebido pelos entregadores parceiros do iFood (apenas bandeiras Visa e Mastercard). Posteriormente, você receberá esses valores junto com os repasses de pagamentos via iFood.
Lembrando que ao utilizar essa forma de pagamento você paga a taxa de Transação Online, que é a mesma que você paga nos pedidos recebidos via iFood.
Veja em quais cidades a cobrança com maquininha iFood está disponível
AC – RIO BRANCO | MG – ARAXÁ | PA – CAMETA | RN – NATAL | SP – CAMPINAS |
AL – ARAPIRACA | MG – BARBACENA | PA – CASTANHAL | RN – PARNAMIRIM | SP – CAMPO LIMPO PAULISTA |
AL – MACEIO | MG – CONSELHEIRO LAFAIETE | PA – MARABA | RO – PORTO VELHO | SP – CAMPOS DO JORDAO |
AM – MANAUS | MG – CORONEL FABRICIANO | PA – PARAGOMINAS | RR – BOA VISTA | SP – CARAGUATATUBA |
AP – MACAPA | MG – DIVINÓPOLIS | PA – PARAUAPEBAS | RS – BAGE | SP – CATANDUVA |
BA – BARREIRAS | MG – GOVERNADOR VALADARES | PA – SANTARÉM | RS – BENTO GONCALVES | SP – CRUZEIRO |
BA – CAMACARI | MG – IPATINGA | PA – TUCURUÍ | RS – CANOAS | SP – CUBATÃO |
BA – EUNAPOLIS | MG – ITAJUBA | PB – CAMPINA GRANDE | RS – CAXIAS DO SUL | SP – FRANCA |
BA – FEIRA DE SANTANA | MG – ITUIUTABA | PB – JOÃO PESSOA | RS – ERECHIM | SP – FRANCO DA ROCHA |
BA – ILHEUS | MG – JOAO MONLEVADE | PB – PATOS | RS – GRAVATAÍ | SP – GUARATINGUETÁ |
BA – ITABUNA | MG – JUIZ DE FORA | PE – CARUARU | RS – IJUI | SP – GUARUJÁ |
BA – PAULO AFONSO | MG – LAGOA SANTA | PE – GARANHUNS | RS – NOVO HAMBURGO | SP – GUARULHOS |
BA – SANTO ANTÔNIO DE JESUS | MG – LAVRAS | PE – IGARASSU | RS – PASSO FUNDO | SP – HORTOLÂNDIA |
BA – SIMOES FILHO | MG – MANHUACU | PE – IPOJUCA | RS – PELOTAS | SP – INDAIATUBA |
BA – TEIXEIRA DE FREITAS | MG – MONTES CLAROS | PE – PETROLINA | RS – PORTO ALEGRE | SP – ITAPEVA |
BA – VITÓRIA DA CONQUISTA | MG – OURO PRETO | PE – RECIFE | RS – RIO GRANDE | SP – ITATIBA |
CE – BARBALHA | MG – PASSOS | PE – SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE | RS – SANTA CRUZ DO SUL | SP – ITUPEVA |
CE – CASCAVEL | MG – PATOS DE MINAS | PE – VITORIA DE SANTO ANTÃO | RS – SANTA MARIA | SP – JACAREÍ |
CE – EUSEBIO | MG – POUSO ALEGRE | PI – PARNAÍBA | RS – SANTANA DO LIVRAMENTO | SP – JAU |
CE – FORTALEZA | MG – TEÓFILO OTONI | PI – TERESINA | RS – SÃO LEOPOLDO | SP – JUNDIAI |
CE – IGUATU | MG – UBÁ | PR – APUCARANA | RS – URUGUAIANA | SP – LEME |
CE – ITAPIPOCA | MG – UBERABA | PR – ARAPONGAS | SC – BLUMENAU | SP – LIMEIRA |
CE – JUAZEIRO DO NORTE | MG – UBERLÂNDIA | PR – CAMPO LARGO | SC – BRUSQUE | SP – LORENA |
CE – MARANGUAPE | MG – VARGINHA | PR – CAMPO MOURÃO | SC – CRICIÚMA | SP – MAIRINQUE |
CE – PACATUBA | MG – BELO HORIZONTE | PR – CASCAVEL | SC – FLORIANÓPOLIS | SP – MARÍLIA |
CE – SOBRAL | MG – BETIM | PR – CURITIBA | SC – INDAIAL | SP – MARINGÁ |
DF – BRASÍLIA | MG – CONTAGEM | PR – FOZ DO IGUACU | SC – JARAGUÁ DO SUL | SP – MAUÁ |
DF – GAMA | MG – IBIRITE | PR – FRANCISCO BELTRÃO | SC – JOINVILLE | SP – MOGI DAS CRUZES |
DF – SOBRADINHO | MG – JOAO PINHEIRO | PR – GUARAPUAVA | SC – LAGES | SP – MOGI GUACU |
ES – CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | MG – RIBEIRAO DAS NEVES | PR – LONDRINA | SC – PALHOCA | SP – PAULÍNIA |
ES – COLATINA | MG – SABARA | PR – PARANAGUÁ | SC – TUBARAO | SP – PINDAMONHANGABA |
ES – SÃO MATEUS | MG – SANTA LUZIA | PR – PONTA GROSSA | SE – ARACAJU | SP – PIRACICABA |
ES – VILA VELHA | MG – VESPASIANO | PR – TOLEDO | SE – LAGARTO | SP – PRAIA GRANDE |
ES – VITÓRIA | MS – CORUMBÁ | PR – UMUARAMA | SP – AMERICANA | SP – PRESIDENTE PRUDENTE |
GO – AGUAS LINDAS DE GOIÁS | MS – DOURADOS | RJ – ANGRA DOS REIS | SP – APARECIDA | SP – REGISTRO |
GO – ANÁPOLIS | MS – TRES LAGOAS | RJ – ARARUAMA | SP – ARAÇATUBA | SP – RIBEIRÃO PRETO |
GO – CATALAO | MT – CAMPO GRANDE | RJ – CAMPOS DOS GOYTACAZES | SP – ARARAQUARA | SP – RIO CLARO |
GO – GOIANIA | MT – CUIABÁ | RJ – ITABORAÍ | SP – ARUJÁ | SP – SÃO CARLOS |
GO – ITUMBIARA | MT – RONDONÓPOLIS | RJ – MACAÉ | SP – ATIBAIA | SP – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO |
GO – LUZIANIA | MT – SINOP | RJ – MARICA | SP – BARUERI | SP – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS |
GO – PLANALTINA | MT – SORRISO | RJ – NITERÓI | SP – BAURU | SP – SOROCABA |
GO – RIO VERDE | MT – TANGARÁ DA SERRA | RJ – NOVA FRIBURGO | SP – BIRIGUI | SP – TATUÍ |
MA – BACABAL | PA – ABAETETUBA | RJ – PETRÓPOLIS | SP – BOITUVA | SP – TAUBATÉ |
MA – CAXIAS | PA – ALTAMIRA | RJ – RESENDE | SP – BOTUCATU | SP – VALINHOS |
MA – IMPERATRIZ | PA – BARCARENA | RJ – TERESOPOLIS | SP – BRAGANCA PAULISTA | TO – ARAGUAÍNA |
MA – SAO LUIS | PA – BELÉM | RN – MOSSORO | SP – CAIEIRAS | TO – PALMAS |
Para o reembolso do valor do frete e de produtos extraviados é necessário entrar em contato com nosso atendimento, e descrever o seu problema.
O Seu problema será analisado e se compatível com os motivos de responsabilidade do iFood, você receberá o valor do produto na sua fatura do mês vigente.
O reembolso é feito até R$ 150,00 do pedido. Por isso é importante informar o valor exato no campo “Valor do pedido para entrega” antes de solicitar o Entrega fácil.
Lembre-se de que para os motivos de responsabilidade do restaurante ou do cliente, não é realizado o reembolso do valor do frete ou produto extraviado. Sempre verifique se o endereço do cliente informado está correto. Esta etapa é de responsabilidade do restaurante e é importante que esteja correta para que a entrega ocorra sem imprevistos.
Para estornos do valor do frete será considerado o mesmo valor tabelado no momento de solicitar o entregador.
Cancelamentos solicitados antes do entregador ser alocado, não terá custo de frete para ambas as partes.
Para seu cliente, você determina o valor que quer cobrar na taxa de entrega.
Ex: Se você costuma cobrar R$ 5,00 ou R$ 8,00 dos seus clientes, você tem a opção de continuar mantendo esse valor ou ajustar conforme o pedido.
Lembrando que para cada pedido, é cobrado um frete da loja, que varia conforme a distância percorrida pelo entregador.
O custo da entrega inicia em R$ 7,99 e pode variar até, no máximo, R$ 18,99 dependendo da distância a ser percorrida. Este valor será cobrado na sua fatura do iFood do mês atual.
Com o Entrega Fácil você acompanha, em tempo real, todo o trajeto da pessoa entregadora pelo Gestor de Pedidos.
Acessando a aba ‘Entregas’ você tem acesso à localização de todos os pedidos e a localização em tempo real de cada Entrega.
Sabe o que é o melhor de tudo? O seu cliente também recebe um link por SMS ou WhatsApp, em que também poderá monitorar a rota do pedido.
Ainda dentro do Gestor de Pedidos, você também pode copiar o link de rastreio e enviar para seu cliente via WhatsApp.
O Entrega Fácil conta com um time exclusivo para atendimento das solicitações caso você precise de suporte.
Utilizando o Entrega Fácil você tem a autonomia para cancelar a solicitação ou pedido feito e pode fazer diretamente no Portal do Parceiro no menu ‘Pedidos’
Para os pedidos que já tem um entregador associado e a caminho, a cobrança do Frete permanece, caso não tenha nenhum entregador parceiro alocado, nada será cobrado.
Gestor de pedidos:
Para diferenciar os pedidos que você solicita a Entrega Fácil no Gestor de Pedidos dos pedidos que você recebe via app iFood é super simples.
Todos os pedidos têm uma marcação de qual o canal ele foi recebido:
Portal do Parceiro:
Para identificar os pedidos que você solicitou o Entrega Fácil no Portal do Parceiro também é bem simples:
e filtre para visualizar os pedidos do Entrega Fácil.
Sim. Para alterar o endereço de entrega de um pedido é necessário acionar o suporte via chat.
Lembre-se de que o endereço precisa estar dentro da sua área de entrega, consulte o Portal do Parceiro caso tenha dúvidas.
Informe o novo endereço e o time do suporte te ajudará com a solicitação de troca de endereço.
Para as solicitações de Entrega Fácil o pedido deve ter dimensões que não excedam as dimensões de 40cm largura x 30cm altura x 36cm profundidade ou peso superior a 5KG.
Caso entenda que o pedido é muito grande você pode fazer a solicitação de mais um entregador para o mesmo pedido.
Após fazer a primeira solicitação, basta voltar ao início do Gestor de Pedidos e solicitar uma nova ‘Entrega Fácil’
Se você tem mais de uma loja, você poderá selecionar qual unidade mais próxima do endereço de entrega e verificar
o valor do frete antes de contratar. Incrível né?
Você será informado do prazo de entrega ao incluir o endereço do seu cliente final na hora da solicitação do entregador.
Mais de 65% dos pedidos são entregues em até 30 minutos.
Os parceiros somente poderão utilizar o Entrega Fácil para solicitar entregas de produtos e bens que não sejam considerados Produtos Ilegais ou Produtos Proibidos.
Além disso o Entrega Fácil não poderá ser utilizado para solicitações envolvendo:
A política de cancelamento e estornos do Entrega Fácil tem como objetivo dar clareza sobre as responsabilidades em cada situação e problemas com o pedido. O conteúdo que você verá aqui é um resumo do que está especificado sobre cancelamento nos Termos & Condições do Entrega Fácil.
Os motivos de cancelamento a seguir estarão divididos entre responsabilidade do iFood e do Restaurante.
Situações de imprevistos que podem ocorrer com o entregador o iFood é responsável pelos custos do pedido, e situações que são causadas pelo consumidor final são de responsabilidade do Restaurante.
Atraso por parte do restaurante em confeccionar, solicitar ou despachar o pedido também são de responsabilidade do restaurante.
Atraso considerado da Entrega Parceira, serão considerados quando o entregador já está em deslocamento com tempo superior ao da rota Restaurante X Cliente Final. (~20 minutos)
Para contestar um pedido cancelado, siga os seguintes passos:
Quais situações posso contestar?
© Copyright 2022 – iFood – Todos os direitos reservados iFood com Agência de Restaurantes Online S.A.
CNPJ 14.380.200/0001-21 / Avenida dos Autonomistas, nº 1496, Vila Yara, Osasco/SP – CEP 06.020-902